Equipamentos para a produção de lajes de pavimentação

Contente
  1. O que você precisa para fazer ladrilhos por fundição por vibração?
  2. Equipamento para vibrocompressão
  3. Nuances de aquisição

A produção de lajes de pavimentação pode ser uma boa opção para o seu próprio negócio - não é preciso muito investimento para abrir uma oficina. Ao mesmo tempo, é importante comprar o equipamento certo que ajudará a produzir bens duráveis ​​e de alta qualidade que possam fornecer ao fabricante uma reputação decente.

Se você decidir produzir ladrilhos por conta própria, terá que escolher um dos dois métodos de produção - vibrocast ou vibrocompressão. O equipamento nos dois casos será completamente diferente, então vamos considerar o que exatamente é útil.

O que você precisa para fazer ladrilhos por fundição por vibração?

Para a produção de lajes de pavimentação pelo método de fundição por vibração, uma massa de concreto espessa, mas ao mesmo tempo relativamente líquida, é utilizada como matéria-prima. Resumidamente, o princípio de fabricação das mercadorias é o seguinte: o concreto é despejado em formas especiais e, em seguida, os recipientes são colocados em uma mesa vibratória. Este último, vibrando, garante a compactação adequada da substância, de forma que nenhuma bolha de ar permaneça em sua espessura. Assim, a massa é compactada sem o uso de prensa a ponto de permitir que a forma solidificada dê às lajes de pavimentação a resistência e durabilidade necessárias.

Deixe-nos esclarecer imediatamente que A fundição por vibração não é a maneira ideal de produzir pedras de pavimentação. Apesar do fato de que o ladrilho tem uma chance de ficar bom, ele ainda terá um coeficiente de absorção de água bastante alto e isso não afetará a resistência e durabilidade para melhor. No entanto, na produção doméstica independente, este método particular acaba por ser mais barato e fácil, portanto, os proprietários individuais escolhem pessoalmente para eles e até mesmo pequenas oficinas provinciais.

Misturador de concreto

Você não precisa reinventar a roda aqui - um misturador de concreto comum funcionando graças ao princípio da gravidade serve para uso doméstico. Você pode comprar isso em qualquer grande loja de ferragens e custará pouco.

É importante escolher o volume certo da pêra betoneira. Se você realmente não planeja abrir seu próprio negócio, mas quer fazer com as próprias mãos lajes de pavimentação para seu próprio quintal, basta um pequeno volume - será mais barato.

Não faz sentido comprar um grande misturador de concreto para uma produção amadora - se não houver moldes suficientes para vazar, o concreto restante será danificado.

Formulários

A essência da produção de telhas está na formação do concreto, portanto não se pode prescindir de moldes. Para tornar os produtos variados e bonitos no conjunto, é aconselhável levar moldes diferentes - pelo menos dois tipos. Normalmente, os especialistas aconselham não experimentar a produção independente de formas, pois algumas delas inicialmente apresentarão defeitos, e a outra parte não suportará a carga e as vibrações, ou simplesmente grudará no concreto, impossibilitando a extração das telhas. Sem experiência, é improvável que você consiga fazer bons formulários à mão, por isso é muito mais prático comprá-los.

Os materiais de molde mais comuns hoje são plástico, fibra de vidro e silicone.... Chupetas de silicone são mais caras do que outras, mas são consideradas a escolha mais prática e adequada.

O fato é que, ao contrário dos concorrentes, eles têm uma certa elasticidade, por isso não é tão difícil retirá-los de pedras de pavimentação artesanais. Antes de retirar os produtos acabados, os moldes de plástico e fibra de vidro terão que ser aquecidos, o que, em princípio, não pode ser feito instantaneamente, principalmente em casa, onde o aquecimento só será possível em pequenos lotes.

Formando mesa vibratória

Na verdade, o dispositivo mais importante para a produção de pedras de pavimentação, sem as quais nenhuma produção funcionará. Parece uma mesa sólida e confiável, que é fixada de forma móvel na cama. Um motor está escondido na espessura da unidade, o que proporciona vibração contínua ao tampo da mesa - por isso, as formas instaladas com concreto líquido tremem constantemente por muitas horas.

Em tais condições, quaisquer bolhas de ar na maior parte do material líquido sobem para a superfície. O ladrilho resultante acaba sendo denso e sem inclusões estranhas, o que tem o efeito mais positivo em sua resistência.

Câmara de calor e mesa de agitação

Dissemos acima que, em casa, muitos tipos de moldes serão difíceis de se soltar do conteúdo sem aquecimento. Ao mesmo tempo, as empresas industriais, é claro, não fazem isso em um fogão de cozinha comum, como você já deve ter pretendido fazer - em vez disso, compram equipamentos especiais.

Uma das opções é um banho térmico - um recipiente especial com uma temperatura elevada constantemente mantida em seu interior. As formas colocadas nele aquecem rapidamente e se expandem a partir disso, de modo que o concreto endurecido pode ser separado delas. A mesa vibratória funciona segundo um princípio semelhante ao trabalho da mesa vibratória - a vibração fina é projetada para quebrar juntas instáveis, e tal é a linha de contato do concreto endurecido com a forma.

Equipamento para vibrocompressão

A vibrocompressão já é mais típica para grandes empresas no sentido de que a produção de bens exigirá a compra de equipamentos sérios... No entanto, isso pode ser visto como uma vantagem óbvia - o processo de moldagem é totalmente automatizado. Além disso, agora você já pode comprar uma mini-máquina manual, que custa muito menos e pode pagar com base nos resultados da produção, mesmo de um pequeno lote de produtos.

A diferença fundamental entre a produção de lajes de pavimentação pelo método de prensagem é que o concreto neste caso não é necessário úmido, mas semi-seco.... Por causa disso, um misturador de concreto por gravidade comum não funcionará mais para nós - a massa espessa no interior irá grudar nele e grudar nas paredes, por isso nenhuma mistura realmente funciona. Quem quiser dominar este método de produção terá que comprar uma betoneira mais cara com amassamento forçado.

Observe que não se trata apenas de uma pêra que gira graças a um motor elétrico, mas de uma estrutura, dentro da qual existem lâminas giratórias, que proporcionam aproximadamente o mesmo efeito de um batedor de cozinha.

O Vibropress é geralmente considerado um equipamento industrial sério. - pelo menos possui um sistema hidráulico embutido para uma taxa de compressão suficiente e sua própria unidade de controle. Neste contexto, a prensa manual pode estar sujeita às mesmas críticas que o equipamento de fundição vibratória - sem um acionamento hidráulico, a força de prensagem não será tão impressionante e isso afetará inevitavelmente o desempenho do produto acabado. Por esse motivo, uma empresa lucrativa deve gastar em uma prensa vibratória - esse investimento deve pagar com o tempo.

Para quem acaba de conhecer pela primeira vez a existência de uma mesa vibratória em formação, pode parecer-lhe uma prensa vibratória, já que também é uma moldura com um motor vibratório. Porém, neste caso, o equipamento é mais complexo - é complementado com uma prensa de pressão, que também é equipada com um motor de vibração.

Se a fundição vibratória requer formas completas para a produção de ladrilhos, então na vibrocompressão apenas as molduras são usadas que se assemelham a um favo de mel com o formato exigido.... Como na produção é utilizada uma mistura semisseca, que não tem tendência a se espalhar, ela é despejada em armações sem fundo, instaladas diretamente na cama - o material ainda não poderá vazar. Depois disso, o quadro é coberto com placas de pressão (na verdade, com placas de metal comuns com entalhes decorativos), e a carga com a vibração que acompanha de cima é transferida para essas placas.

Acontece que a mistura semi-seca no quadro experimenta vibração tanto de cima quanto de baixo - uma vibração tão intensa permite que você se livre completamente da massa das menores inclusões de ar. O fato de a substância ser comprimida sob grande pressão também ajuda a potencializar o efeito. Pelo fato de inicialmente não ter praticamente umidade, não pode evaporar e deixar vazios - o que faz com que a água absorvida atmosférica ou subterrânea não congele na espessura do produto de concreto, o que destruiria gradativamente as pedras do pavimento.

É por isso que os produtos feitos por vibrocompressão são considerados mais confiáveis, e quanto mais seca a mistura da qual foi feito, melhor.

Nuances de aquisição

Observe que a compra de equipamentos especiais para a fabricação de lajes de pavimentação apenas para suas próprias necessidades nunca será a melhor opção do ponto de vista da praticidade - simplesmente porque o equipamento necessário não terá tempo para se pagar em um lote tão pequeno de bens. É por isso que a vibrocastificação em casa é mais popular do que a vibrocompressão - uma mesa de formação vibratória pode ser projetada mesmo com suas próprias mãos a partir de materiais improvisados, e sua versão de desmoldagem ou banho térmico não será necessária se os moldes de silicone forem usados.

Para a produção de uma mesa vibratória, é necessária uma mesa comum, que não ficará no chão, mas ficará suspensa no ar, sendo fixada em uma estrutura de metal durável artesanal por meio de molas ou gaxetas de borracha. Do lado inferior, qualquer motor elétrico suficientemente potente é acoplado a ele, o que inevitavelmente dá vibração durante a operação - esta é a técnica e está pronta.

Com uma prensa vibratória, a tarefa de produção independente é muito mais difícil - um desenho extremamente preciso é necessário, caso contrário, o desenho no azulejo ficará irremediavelmente danificado. Diante disso, na maioria dos casos é mais prático comprar uma vibropressa, e não fabricar você mesmo - mesmo que não valha a pena atender às suas necessidades, pode pelo menos ser vendida no futuro. A autoprodução de tais equipamentos está repleta não apenas de erros catastróficos, mas também de uma grande quantidade de tempo, apesar do fato de não haver nenhuma economia financeira específica.

A desvantagem mais séria do vibropress é que ele é configurado para a produção de um tipo específico de pedra de pavimentação, e as placas de pressão em termos de área de superfície devem corresponder exatamente às dimensões da mesa. Para fazer alguns ladrilhos completamente diferentes, você terá que demonstrar a dança com um pandeiro - compre um novo bloco de matriz e comece a reconfigurar a unidade. Em muitos casos, é tão difícil para o leigo que ele prefere dar preferência ao vibrocast - aí o sortimento é alterado com a simples compra de um novo molde.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário