O que é melhor para colocar lajes de pavimentação?

Contente
  1. Regras gerais
  2. Características de deitar na areia
  3. Como colocar sobre uma base de cimento e areia?
  4. Quando instalar em concreto?
  5. Você pode colocá-lo em solo de terra?
  6. Recomendações

É necessário determinar o que é melhor para colocar lajes de pavimentação antes de iniciar o trabalho - a escolha de uma base é muito importante para uma operação bem-sucedida futura. Em alguns casos, você pode fazer sem apoio de capital, usar cascalho e outros materiais. Para saber se é possível colocar pedras de pavimentação sobre areia, concreto, quando é necessário escolher um determinado tipo de base, uma visão geral de todas as opções disponíveis ajudará.

Regras gerais

Independentemente de se a instalação de lajes de pavimentação será realizada em concreto, areia ou mistura de cimento e areia, o processo principal de preparação permanecerá inalterado. Para realizar o trabalho nesta fase, serão necessários instrumentos de medição (fita métrica e nível), um amolador para cortar ladrilhos, um martelo e um martelo, uma espátula se for colocar argamassa, uma pá e um ancinho.

Na concretagem, será útil a mecanização do preparo da massa, para o assentamento a seco é necessário estocar um compactador especial.

Os ladrilhos são colocados em etapas.

  1. Escavação... Eles começam marcando o local com estacas e cordas, a camada superior de solo dentro da marcação é removida em cerca de 25-35 cm. A trincheira é limpa de detritos, raízes, nivelada com uma pá, especialmente o solo solto é reforçado com entulho, socado. O fundo é forrado com geotêxteis para proteção contra a brotação de grama, bem fixados com fita adesiva sobreposta.
  2. Formação de almofada de drenagem... Uma almofada de areia de até 60 mm de espessura deve ser colocada no fundo da vala preparada, compactada e derramada com água. Em cima dela, com uma camada de 100-150 mm, é despejada a brita da fração do meio. O travesseiro é compactado, derramado com água.
  3. Impermeabilização... A drenagem deve ser coberta com um material impermeável para que a umidade do solo não erode os ladrilhos. Para isso, o polietileno denso é colocado no topo da camada de pedra britada, de preferência em uma única peça, ou conectado ao longo da costura com uma máquina, seguido de colagem da área da junta com fita adesiva. A impermeabilização aplicada é polvilhada com areia.

Ao comprar materiais, é importante adicionar 10-15% ao volume padrão. Isso garantirá um abastecimento adequado caso haja erros nos cálculos ou algumas das matérias-primas se tornem inutilizáveis. O número de lancis é determinado com base no tamanho do perímetro de pavimentação - é dividido pelo comprimento do elemento de concreto. Para impermeabilização, o filme plástico mais comum de largura máxima é adequado.

É importante que haja o mínimo possível de costuras. O resto do processo de instalação depende da escolha da base.

Características de deitar na areia

Para colocar lajes de pavimentação corretamente em uma base arenosa, seguir instruções simples ajudará. Esta solução dispensa a concretagem e garante uma longa vida útil das pedras de pavimentação, desde que a drenagem e a impermeabilização tenham sido feitas de forma correta. Existe um procedimento específico a ser seguido.

  • Preparação de areia. A melhor solução seria uma versão semeada lavada de matérias-primas a granel. Ele mantém sua forma melhor do que uma pedreira comum ou areia do mar.

  • Aterro da camada de rolamento. Deve ter pelo menos 80 mm de espessura, caso contrário as pedras do pavimento não receberão uma base estável. Quando imersos, os blocos de ladrilhos são aprofundados em 30-50 mm. O enchimento é feito gradualmente, em camadas, até 3 cm de cada vez, seguido de compactação e despejo com água. Isso removerá os vazios e selará a base.
  • Rammer... Cada camada é compactada separadamente, mas a base acabada também precisa ser enrolada corretamente.Em seguida, é nivelado com um tabuleiro ou regra.
  • Instalação de telhas. Ele começa na borda, avançando, em fileiras. O material é nivelado com um martelo. Ao final, podem ser instalados meios-fios e calhas em todo o perímetro do local, responsáveis ​​pela captação e escoamento da água.

É importante levar em consideração que a colocação dos ladrilhos inicia-se após a secagem da base arenosa, caso contrário o revestimento acabado poderá apresentar diferenças de altura.

Como colocar sobre uma base de cimento e areia?

Você pode fazer uma base sólida para lajes de pavimentação sem concretagem usando a chamada opção de terreno atrasado. É feito de uma mistura de cimento M600 e areia na proporção de 1: 3. Os ingredientes são bem misturados. O trabalho só é possível em tempo seco, de preferência em um dia calmo.

No topo da base de drenagem e impermeabilização, uma mistura seca é colocada em camadas. A espessura do aterro não deve exceder 20 mm de cada vez, com uma altura total da almofada de 60 mm. Cada camada, exceto a de cima, é cuidadosamente compactada e nivelada. A última camada não precisa ser compactada.

O ladrilho é colocado imediatamente à medida que a base é formada. Se a mistura cimento-areia entrar em contato com a umidade, o processo de endurecimento terá início. Assim que toda a base for coberta com ladrilhos, a superfície é derramada com água. Resta esperar até que a reação passe, a mistura seca se transforma em uma pedra artificial. Depois disso, o ladrilho pode suportar facilmente até cargas significativas.

Quando instalar em concreto?

A necessidade de colocar pedras de pavimentação em uma base sólida de concreto raramente surge.... A exceção são vários azulejos decorativos, grés porcelânico para terraços de frente. Aqui, uma base sólida será útil. Para solos pesados ​​ou fracos, também é melhor colocar os ladrilhos sobre uma laje monolítica de concreto.

Você pode determinar a espessura da camada de preenchimento com base na finalidade do revestimento:

  • 60 mm - para caminhos pedonais;
  • 100 mm - para áreas funcionais;
  • 150 mm - para estacionamentos, estacionamentos, calçadas.

O concreto ganha resistência em até 25 dias. Durante este período, você não pode andar sobre ele, caso contrário, viola a integridade. Para o vazamento, uma cofragem é construída na forma de uma plataforma feita de painéis à base de madeira, compensado ou placas afiadas, opções de metal ou plástico também são aceitáveis. Seus elementos são fixados com batentes.

A fôrma é removida não antes do 5º dia após o vazamento do concreto.

A parte interna da futura base deve ser reforçada com hastes de metal ou fibra de vidro, amarrando-as em quadrados em uma grade com células de 10-20 cm. Faróis são colocados em toda a área do futuro revestimento - intervalo de comprimento e a largura deve ser 200 mm. São fixados com argamassa de cimento.

Antes de despejar concreto, batentes transversais de metal, madeira compensada ou plástico são colocados na fôrma. Eles são removidos após o endurecimento da mistura. Essa medida é necessária para que haja espaço para a base de concreto compensar a dilatação térmica. A solução é preparada na hora em porções, derramada pelos cantos, tira as bolhas, depois passa a ferro com uma espátula larga e regra com a retirada do excesso.

3-4 horas após o vazamento, a superfície concretada é coberta com um pano denso. O toldo é guardado por 7 dias, umedecendo-o diariamente para que não apareçam rachaduras no concreto. Após o endurecimento final, a fôrma e as balizas são removidas, os ladrilhos são fixados sobre uma cola ou solução especial.

Você pode colocá-lo em solo de terra?

As disputas sobre se as pedras de pavimentação são colocadas em terreno aberto já existem há muito tempo. Na verdade, essa prática não é muito rara. Mas a falta de drenagem suficiente pode levar ao acúmulo de água no revestimento, e o próprio ladrilho se deforma, racha e perde resistência. Isso é especialmente verdadeiro para produtos de concreto - moldados ou prensados, mas tais perigos não ameaçam as pedras de pavimentação feitas de pedra natural.

Na ausência de outras opções, o assentamento de ladrilhos sobre uma base de solo é perfeitamente possível, mas sujeito a uma determinada tecnologia de instalação, que contém várias etapas.

  1. Criação do projeto. Incluirá um diagrama de planta com o cálculo da quantidade de material, área de cobertura.
  2. Markup... É realizada com estacas de madeira, ajuda a marcar com precisão os limites do pavimento. Um fio de linho ou náilon é puxado ao longo do perímetro entre as marcas. É importante posicioná-lo de forma que a linha resultante indique a inclinação da base e sua altura. Você terá que confiar neste nível ao instalar o material.
  3. Preparação do site. O solo é removido em toda a sua superfície até uma profundidade ligeiramente inferior à espessura do ladrilho. O fundo é atingido por um dispositivo especial para rolar o solo derramado com água. A base é nivelada com um declive para permitir o escoamento natural das águas.
  4. Instalação do revestimento. É realizado no sentido oposto a si mesmo, avançando em áreas já pavimentadas. A densidade da embalagem é garantida por um martelo. A linha extrema é nivelada, o lúmen é preenchido com solo removido anteriormente.
  5. Aterro... Todas as lacunas entre os ladrilhos devem ser preenchidas. O material ideal para isso será a areia, que compensa possíveis deformações.

É importante levar em consideração que o assentamento de ladrilhos no solo só é possível em tempo seco e claro.

Se esta regra for violada, a probabilidade de subsidência das pedras de pavimentação colocadas aumentará significativamente. A falta de um sistema de drenagem ao instalar as telhas diretamente no solo não será um problema em regiões com baixo índice pluviométrico. Em todos os outros casos, é melhor fornecer um declive, colocar calhas.

Recomendações

Escolhendo lajes de pavimentação como elemento de acabamento do espaço próximo à casa, deve-se atentar para que tipo de base será a melhor solução em um determinado caso. A pedra de pavimentação tem um alto efeito decorativo, longa vida útil e é adequada para pavimentação de caminhos, estacionamentos e calçadas. Com a ajuda dele, é realizado o paisagismo dos territórios nos pátios.

A instalação de blocos é um processo que requer um planejamento cuidadoso. Você tem que fornecer para tudo, dividir o trabalho em etapas, escolher os materiais certos.

Para entender em que base é melhor colocar lajes de pavimentação, vale a pena examinar mais de perto as vantagens e desvantagens das diferentes opções.

  1. Base arenosa... Nesta capacidade, telas finas com uma espessura total de cerca de 200 mm também podem ser usadas. O assentamento é feito diretamente sobre uma base compactada. A almofada de areia é adequada para a instalação de ladrilhos de grande formato, a sua própria capacidade de carga já é bastante elevada.
  2. Mistura seca de cimento-areia. Pode haver um travesseiro de pedra esmagada abaixo. Este tipo de contrapiso é adequado para a colocação de pedras de pavimentação de tamanho médio para pessoas ou veículos. Esta é uma boa opção para arranjar caminhos, caminhos, vias de acesso, paisagismo.
  3. Concreto... Os blocos ou lajes assentados são fixados com argamassa com pedras de calçada. Uma base de capitel é necessária se o assentamento for feito em solo instável, fraco ou pantanoso. Além disso, uma base de concreto rígida é necessária ao colocar ladrilhos finos que não podem suportar cargas significativas por conta própria.

Considerando todas essas recomendações, você pode descobrir como encontrar uma base adequada para lajes de pavimentação, obter um revestimento de pedra de pavimentação acabado que vai durar muitos anos. Comparar opções diferentes diretamente é difícil. É imprescindível ter em consideração as dimensões das placas, bem como as condições para o seu posterior funcionamento, a intensidade das cargas. Isso permitirá que você pegue uma base que não cederá em alguns meses.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário