Que padrões podem ser dispostos com lajes e pedras de pavimentação?
Além da função principal "utilitária", as lajes de pavimentação também têm uma função estética: dão o tom e dão cores ao paisagismo. As lajes de pavimentação podem ser dispostas de diferentes maneiras. Que tipo de métodos de estilo existem - leia o artigo.
Métodos básicos de estilo
Existem várias formas de traçar a estrada com lajes ou pedras de pavimentação. Vale a pena escolher dependendo de onde a estrada leva. Se você deseja organizar lindamente um caminho para sua própria propriedade e trazer um pouco de beleza para sua casa de verão ou no pátio de uma casa particular, você pode fazê-lo de várias maneiras. E além dos mais conhecidos e usados em todos os lugares, há opções que foram inventadas recentemente por designers. Você precisa considerar tudo para determinar o estilo.
Além disso, um belo padrão de azulejo pode ser facilmente disposto com suas próprias mãos: este procedimento não requer habilidade especial e longos anos de estudo. O caminho é seu, e só você decide traçar o desenho no caminho em duas cores, de três cores, para torná-lo branco ou multicolorido - nada o limita nisso.
Clássico
A forma mais comum de cálculo, também é chamada de "linear". Neste caso, os tijolos das telhas são colocados exatamente uns nos outros. Essas zonas podem ser criadas usando uma cor ou com uma combinação de tons diferentes. Muitas vezes, o layout clássico é combinado com outros esquemas.
O layout clássico pode ser de diferentes tipos.
- Com uma mudança - quando as juntas dos tijolos estão espalhadas. Neste caso, os ladrilhos são colocados como tijolos na construção de uma casa. O deslocamento pode ser de metade ou três quartos, dependendo da vontade do proprietário.
- Sem deslocamento - vertical ou horizontal, dependendo de como os ladrilhos estão posicionados em relação à borda do lote. É importante saber que os ladrilhos colocados horizontalmente "alargam" visualmente o trilho, e o layout vertical o alonga. Isso também funciona para cálculos de compensação, mas você só pode apreciar totalmente o poder de tal ilusão em uma trilha sem compensação.
"Espinha" e "trança"
Esses dois métodos permitem diversificar um pouco a trilha definida. No caso de uma “árvore de Natal”, os tijolos das telhas são dispostos em fileiras, mas em ângulos em relação uns aos outros, portanto, formam cunhas características em um ângulo de 45 graus. Este estilo de layout faz com que a trilha pareça que está sendo compactada.
A "trança" é muito parecida com a "espinha de peixe", mas nela os ladrilhos se alternam um pouco diferente - como se se entrelaçassem. Este efeito é criado devido à ordem especial - o layout longitudinal e transversal alternam um com o outro. Os tijolos são dispostos em ângulos retos entre si, de modo que o caminho parece uma cesta de verdade. É importante notar que esta forma expande visualmente sua trilha. Isso deve ser levado em consideração antes de iniciar o trabalho, pois não é adequado para todos os locais.
"Espinha de peixe" e "Plaitonka" são opções muito populares e costumam ser usadas para decorar terrenos adjacentes.
Estilo retrô
Um tipo bastante interessante e incomum de colocação de lajes de pavimentação. Como regra, o caminho é traçado com ladrilhos quadrados de diferentes tamanhos e cores. As várias combinações desses elementos surpreendem a imaginação e ajudam a criar a faixa perfeita ao estilo antigo. Os padrões retangulares, radiais e em leque levam você de volta no tempo e caminham ao longo da estrada de paralelepípedos, que olha para você a partir de fotos de avós.
Você pode ter visto um estilo retro em grandes cidades como Praga ou São Petersburgo. Via de regra, esse método é usado na pavimentação de objetos históricos significativos. Em comparação com os tijolos convencionais, a espessura dessa telha é muito maior, o que permite sua utilização para assentamento em estradas, estacionamentos, frente a pórticos, degraus ou plataformas.
Os ladrilhos dispostos em estilo retro têm texturas muito diferentes. Será difícil comprá-los em uma loja normal, na maioria das vezes você precisa fazer sob encomenda. Não será fácil traçar tal caminho se não houver experiência neste assunto. É melhor procurar um profissional que fará os desenhos e fará o resto do trabalho. Resta curtir o lindo caminho.
"Volta"
Bastante complicado, mas também um layout de ladrilhos interessante. O padrão circular é hipnotizante e ajuda a decorar uma área relativamente grande. Parece ótimo no estacionamento perto da casa ou na área local, onde você pode instalar um gazebo redondo.
Se você usar tijolos de cores diferentes e colocá-los de acordo com um determinado padrão, poderá obter um projeto paisagístico incrivelmente bonito. O estilo circular, especialmente de elementos de cores diferentes, pode ser combinado com outros padrões, como o mesmo "espinha de peixe". Desta forma, você pode criar belas flores ou apenas padrões geométricos.
Como esse padrão é muito mais difícil de executar, vale a pena planejar com antecedência no papel como você vai organizar os elementos. O principal é não esquecer que os tijolos em forma de cunha são usados neste estilo, porque um círculo não ficará bem igual em ladrilhos retangulares.
Isso deve estar indicado no seu desenho, para não se confundir depois.
Outras opções de layout
Existem muitas outras maneiras de instalar lajes de pavimentação. Por exemplo, artístico. Requer uma habilidade considerável e habilidades suficientemente desenvolvidas para trabalhar com ladrilhos. É possível colocar os ladrilhos desta forma se o esquema for cuidadosamente desenvolvido e houver uma pessoa experiente por perto.
O layout artístico não possui um único estilo e, via de regra, o desenho depende apenas da sua imaginação. Pode ser uma composição geométrica abstrata, mosaico, ornamento, layout radial ou quadrado, sua combinação, ou mesmo uma aparência de uma ilusão de ótica. Se você não está confiante em suas habilidades, é melhor entrar em contato com paisagistas.
Outro tipo de layout - "aleatório" ou "caótico" - é uma solução universal se você tiver diferentes tipos de peças em suas mãos. Este esquema é perfeito para decorar o território adjacente ou caminhos de jardim. Você pode dispor os tijolos como quiser, em qualquer ordem. O caos é a base deste método. Depois de concluir o trabalho, você pode ter certeza que seu site é único. Aliás, paisagistas gostam muito desse método: eles combinam cores e formas diferentes e criam composições incríveis a partir de pedras de pavimentação.
Qual padrão você deve escolher?
Esta questão é provavelmente enfrentada por todos os proprietários que decidiram decorar a estrada com um padrão interessante. Qualquer pavimentação é um trabalho árduo, mesmo se você trabalhar de acordo com um padrão ou criar um padrão descomplicado. É importante decidir imediatamente, porque você definitivamente não vai querer colocar os ladrilhos novamente.
Vale a pena escolher um esquema de pavimentação com base em fatores como:
- panorama;
- arquitetura do site;
- local de postura;
- dimensões e configuração do site.
Normalmente, com base em todos esses fatores, eles escolhem não só o padrão, mas também a espessura dos ladrilhos. A estrada pavimentada vai ficar com você por muito tempo, porque a vida útil média é de 40-50 anos. Uma estrada pavimentada com um padrão criativo de ladrilhos não só criará uma impressão agradável, mas também "modelará" o espaço ao redor, expandindo ou estreitando-o visualmente.
Se você pretende organizar o espaço para qualquer edifício ou ao redor dele, é melhor colocar as pedras do pavimento em um círculo. Portanto, o prédio em si ficará no centro e será muito mais conveniente abordá-lo. Seria lógico fazer uma vaga de estacionamento ou próximo a um playground em estilo retrô usando tijolos grossos. Isso não só ficará bonito, mas também tornará a limpeza da área mais fácil.
Para um caminho entre árvores ou em um jardim, o método clássico é mais adequado.
Belos exemplos
Existem muitos exemplos de como paisagistas mostram sua imaginação e criam verdadeiras obras-primas. É melhor considerar todos eles e então escolher o que você gosta.
- Não apenas profissionais, mas também pessoas inexperientes podem combinar dois métodos de layout e criar belas composições. O esquema de cores também é muito importante, pois permite obter um círculo uniforme e bonito.
- Nesta foto você pode ver uma interessante combinação da forma "circular" de colocar ladrilhos com um offset clássico. As cores preta e amarela vão bem e dão um tom interessante ao local. Qualquer pessoa pode dar conta desse trabalho, só é importante preparar materiais e desenhos.
- É possível alternar as direções longitudinal e transversal do pavimento para criar um efeito de "tecelagem" mais interessante. Um tijolo duplo parece muito mais interessante se o próximo for feito em uma cor diferente ou virado.
- Este exemplo parece bastante simples, mas exigirá um diagrama e sua atenção. Apesar de ser apenas um layout clássico com pequenas alterações, algumas dificuldades podem surgir. Você terá que trabalhar muito para não perder uma única esquina, mas o resultado valerá a pena: uma bela combinação de cores diferentes adicionará elegância ao seu caminho.
- Simplicidade também é boa. É ela quem se orienta por quem desenha padrões de xadrez a partir de ladrilhos quadrados 30x30. Apenas duas cores - e você terá um lindo "tabuleiro de xadrez". Você gostará especialmente de caminhar por esse caminho.
- Também existe essa simplicidade, onde cores modestas são combinadas com elementos de diferentes formas e tamanhos. Mas se houver fantasia, nada o impedirá de fazer um layout diagonal e enquadrá-lo com um layout clássico. Que não haja profusão de cores aqui, mas os ladrilhos parecerão lisos e muito agradáveis.
- Quem disse que layouts clássicos podem ser chatos? Se você combinar os dois tipos clássicos de layouts (com e sem turno), obterá um trabalho fácil de executar que atrai todos os transeuntes. Consegue-se um efeito agradável devido aos tons castanho-avermelhados, devem ser escolhidos se se pretende fazer um caminho calmo e nobre.
- Se esta não é a primeira vez que você coloca pedras de calçada e tem um pouco de experiência, você pode repetir o trabalho abaixo, colocando flores maravilhosas em tijolos de pedra. Amarelo e cinza dão uma combinação de cores interessante, e um caminho bem pavimentado, combinando um traçado clássico com um circular, cria uma imagem fabulosa de uma “estrada de tijolos amarelos”.
- Cortando antecipadamente os ladrilhos em forma de borboletas coloridas, o dono da casa pode dar aos ladrilhos vermelhos um aspecto absolutamente incrível. Desta forma, você pode criar uma verdadeira obra de arte. Devido à sua gama de cores agradáveis, o revestimento causa uma impressão indelével.
- Você também pode olhar para uma aplicação interessante da ordem de cálculo "caótica". Ao combinar ladrilhos não apenas de formatos diferentes, mas também de tamanhos diferentes, o paisagista conseguiu um efeito que lembra vagamente a madeira laqueada ou um punhado de nozes em uma cesta. Isso é facilitado pela escala de cores dos ladrilhos - marrom com tons de preto e amarelo - e uma certa ordem.
- Você também precisa ser capaz de misturar, porque essa é a única maneira de obter uma verdadeira variedade de estilos diferentes. Primeiro, o designer desenhou círculos de cores diferentes usando um método de estilo "circular".E então ele fez com que os círculos pretos e vermelhos "crescessem" em quadrados e fossem dispostos em um padrão xadrez. Assim, mesmo com ladrilhos de dois tons, você pode criar uma verdadeira obra-prima.
- Mesmo "caos" e "clássico" podem ser combinados harmoniosamente: ladrilhos de diferentes comprimentos dispostos exatamente uns nos outros formam uma espécie de estrada de paralelepípedos. As soluções de cores permitem "desenhar" um caminho amarelo e bordas brancas em uma superfície cinza. Simples, mas ao mesmo tempo muito elegante.
- Nesse trabalho, os artistas se dispersaram a sério, decidindo retratar uma flor com padrões complexos a partir de ladrilhos de várias cores. O layout clássico é intercalado com circular, depois caótico, aqui e ali ele se torna caótico e em algum lugar - com uma mudança. Essas obras-primas de paisagismo claramente não são para iniciantes, e apenas profissionais podem lidar com elas. E mesmo pessoas experientes não podem viver sem um esquema predefinido.
- E um pouco mais sobre ilusões - tal ladrilho pode fazer sua cabeça girar se você olhar de um determinado ângulo. O fato é que devido aos azulejos em forma de diamante de certas cores, o designer criou uma ilusão "escalonada" de volume: fica lindo e agrada aos olhos.
- Profissionais de verdade às vezes criam verdadeiras obras de arte na estrada. Combinando diferentes métodos e estilos, eles experimentam cores e tons e alcançam resultados incríveis.
É importante entender que isso, entre outras coisas, é também um processo complexo, cujo resultado permanecerá com você por muito tempo. Portanto, antes de começar a trabalhar, considere cuidadosamente o resultado que deseja alcançar, de quantos ladrilhos você precisa aproximadamente, de que cor e forma é. E nunca tenha preguiça de desenhar um diagrama de layout - será muito útil para você no processo.
O comentário foi enviado com sucesso.