O que são pedras de pavimentação de granito e onde são utilizadas?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Descrição das espécies
  4. Formulários
  5. Tecnologia de assentamento

As pedras de granito são um material natural para pavimentação de caminhos. Você deve saber o que é, o que é, quais as vantagens e desvantagens que apresenta, bem como sobre as principais etapas de sua instalação.

O que é isso?

O material de assentamento é muito utilizado no planejamento urbano. É baseado em rocha ígnea que emergiu das entranhas de vulcões sob alta pressão e temperatura. As pedras de pavimentação de granito são pedras naturais de tamanho e forma idênticos, que foram submetidas a um processamento especial. Sua forma pode variar.

O granito é um mineral natural, cuja resistência é maior do que o concreto e outros materiais sintéticos. Sua resistência à compressão é de 300 MPa (o concreto possui apenas 30 MPa).

A superfície da estrada de alta qualidade é feita de paralelepípedos de granito, depositando densamente os fragmentos sobre uma base de areia (areia-cimento).

Vantagens e desvantagens

A origem magmática da pedra determina as propriedades principais da pedra de pavimentação, explica sua demanda do comprador doméstico. Este material tem muitas vantagens.

  • É amigo do ambiente, não representa perigo durante a instalação e operação.
  • As pedras de pavimentação de granito são altamente duráveis. Pode suportar cargas colossais, é resistente a danos mecânicos, alta pressão e choque. A dureza do granito na escala de Mohs é de 6–7 pontos (para ferro e aço até 5). O material é resistente ao desgaste e arranhões. Ele mantém sua aparência original por muito tempo.
  • Devido à sua alta dureza, as pedras de pavimentação de granito são duráveis. Sua vida útil é calculada em décadas. Em termos de durabilidade, supera os análogos com componentes de cimento (melhor que asfalto, concreto). Não envelhece com o tempo, não racha, não se suja. Não tem medo da radiação ultravioleta, portanto, mantém sua cor original por muitos anos.
  • O granito possui uma textura natural única, o que confere ao pavimento um aspecto sólido. O mineral tem absorção mínima de água e alta resistência ao gelo. Não é destruído pela precipitação atmosférica (chuva, granizo, neve). A porcentagem de absorção de água do granito é de 0,2% versus 8% de concreto e 3% de clínquer. É praticamente indestrutível.
  • As pedras de pavimentação de granito se distinguem por uma ampla gama de tonalidades de cores. É cinza, vermelho, preto, esverdeado, marrom. Isso permite a criação de revestimentos com padrões exclusivos. O revestimento não reage à poeira da estrada. Ele não muda suas propriedades quando interage com produtos químicos.
  • O material tem uma superfície frontal rugosa. Sua vantagem é a ausência de poças e respingos de água da chuva. A água penetra imediatamente nas fendas entre os inúmeros fragmentos, sem permanecer na superfície das pedras.
  • A tecnologia de assentamento permite que o pavimento seja transferido para outro local quando a base ceder.
  • Os elementos de pavimentação podem ter não apenas formas diferentes, mas também tamanhos. Isso permite que você crie padrões de complexidade variável a partir deles. Por exemplo, é possível criar limites de pista. Além disso, eles podem ser não apenas lineares, mas também curvos (sinuosos, arredondados). É adequado para criar composições e estruturas únicas.
  • As pedras de pavimentação de granito são estilisticamente versáteis. Combina com qualquer estilo de paisagismo, adequado para pavimentação em ruas próximas a casas e estruturas em diferentes estilos de arquitetura. Adequado para pavimentação de áreas sob as quais utilidades subterrâneas são colocadas.

No entanto, com todas as vantagens, o material tem 2 desvantagens significativas. As pedras do pavimento são pesadas. Além disso, as lajes de pavimentação individuais podem ser escorregadias no inverno. Portanto, no inverno, deve ser polvilhado com areia ou pedra picada.

Descrição das espécies

As pedras de pavimentação de granito podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Por exemplo, pode diferir na forma das pedras. Pode ser retangular tradicional ou arredondado. A variedade caída é considerada um tipo de material fora do padrão. Graças ao arredondamento, assemelha-se a uma pedra velha que já serve há vários anos. É utilizado para colocar caminhos pedonais. As dimensões do material e da forma estão de acordo com os padrões GOST.

As pedras de pavimentação de granito são classificadas de acordo com o método de processamento. São 3 variedades, cada uma com características próprias.

Lascado

Esse tipo de material é considerado o mais antigo. Tem sido usado desde os dias da Roma Antiga. Foi com ele que começou a pavimentação de estradas asfaltadas. É um material de assentamento cúbico com bordas longitudinais predominantemente idênticas. Foi cortado em grandes pedaços de granito, pelo que existem irregularidades em cada face das pedras do pavimento.

Em comparação com outras variedades, o material de construção lascado apresenta desvios das dimensões especificadas. Suas dimensões padrão são 100X100X100 mm. Outros parâmetros são menos comuns (por exemplo, 100X100X50 mm). A cor padrão deste material de construção é cinza. É colocado com costuras de 1–1,5 cm (dependendo da curvatura das pedras).

Essas pedras de pavimentação são usadas para pavimentação simples, embora seja extremamente difícil manter a linearidade ao trabalhar com tais pedras. Também é difícil traçar desenhos a partir deles. Para fazer isso, é necessário reclassificar um grande número de pedras, o que não é lucrativo para o assentamento de pedras de pavimentação do tipo orçamento.

No entanto, este tipo de material de construção está em alta demanda. Durante seu uso, sob o peso de veículos e pedestres, a superfície é polida sem violar a geometria áspera. Este revestimento tem um efeito retro.

Serrado em lascas

Barras serradas são chamadas de lápis. Na sua produção, as peças são serradas a partir de uma laje de granito. Ele é colocado em um equipamento especial e cortado em tiras de uma determinada largura. Posteriormente, os blocos de pedra são divididos em fragmentos de certa espessura.

Todas as faces das lajes de granito acabadas são planas. Suas curvas são apenas para cima e para baixo (aquelas que picam). Graças a esta característica, os blocos desta pedra de pavimentação podem ser colocados próximos uns dos outros. Os parâmetros para uma forma quadrada são 100X100X60 mm, para uma forma retangular - 200X100X60 mm. Além disso, o material pode ter dimensões de 100X100X50, 100X100X100, 50X50X50, 100X200X50 mm.

As tecnologias modernas permitem cortar lajes de granito em elementos de diferentes formas (cônicas, trapezoidais). Isso permite que você crie uma ampla variedade de padrões (até triangulares e redondos).

Totalmente serrado

Este tipo de calçada de granito é considerado o mais bonito, é mais caro que os outros tipos. Todos os seus lados são tão uniformes quanto possível, o que permite uma instalação praticamente sem costuras. Existe também uma variedade tratada termicamente. Tem uma superfície lisa mas não escorregadia.

Esta é uma pedra de pavimentação em forma de tijolo com bordas lisas. É serrado em equipamento de processamento de pedra com ferramentas diamantadas. O tamanho do módulo padrão é 200X100X60mm. Produzido por encomenda em outros tamanhos (200X100X30, 100X100X30, 100X200X100, 100X200X50 mm).

É mais caro do que outros análogos. Devido ao processamento em alta temperatura com fusão simultânea de cavacos de mármore, adquire um tipo de superfície rugosa. Essas pedras de pavimentação são colocadas em um padrão "espinha de peixe", "espalhado", criando espaços mínimos entre os elementos. O revestimento é praticamente uniforme.

As pedras de pavimentação de granito totalmente serrado polido diferem das telhas de granito em maior altura. Tem a forma de um paralelepípedo retangular. As pedras de pavimentação serradas chanfradas têm um chanfro de 5 mm em todos os lados da borda superior.É colocado sem costuras, é mais frequentemente usado na construção individual.

Formulários

As pedras de pavimentação de granito são usadas ativamente para organizar calçadas, caminhos e outras áreas externas. Pode ser instalado onde quer que seja necessária uma superfície exterior bonita, sólida e resistente. Por exemplo:

  • na melhoria da cidade (para pavimentação de calçadas, praças);
  • em instalações de jardinagem (para organizar terrenos e caminhos pedonais);
  • no setor privado (para o arranjo de caminhos de jardim e áreas adjacentes);
  • para colocação em locais de maior tensão (em passagens de nível).

Além disso, lajes de granito são um material prático para organizar churrasqueiras, estacionamentos, calçadas (áreas em frente às instalações comerciais). É utilizado para pavimentação de áreas cegas de moradias.

Tecnologia de assentamento

É possível colocar pedras de pavimentação de granito em diferentes tipos de bases. Além da base de areia e cimento-areia, pode ser colocada sobre uma base de concreto. A tecnologia de assentamento é semelhante à técnica de assentamento de lajes de pavimentação de granito. O processo consiste em uma série de etapas sequenciais com a preparação obrigatória da fundação. A base de pavimentação é preparada de uma determinada maneira.

  • Os limites do local estão corretamente demarcados, tendo em conta a altura do meio-fio, utilizando estacas e cordas.
  • A escavação é executada. A profundidade de assentamento da base de areia e pedra britada é de 15–40 cm, de concreto - 40 cm. O gramado e o solo fértil são colocados separadamente.
  • Durante a escavação, uma ligeira inclinação é feita para o dreno. A inclinação em direção ao dreno é de 5%.
  • Nas laterais, é escavada terra para a construção de meios-fios.
  • Para evitar o aparecimento de vegetação, o fundo da vala é tratado com um herbicida. Isso impedirá a germinação de plantas que destroem as pedras do pavimento.
  • O fundo está compactado. Com uma pequena quantidade de trabalho, isso é feito manualmente. Com um grande - com um compactador.

O curso posterior do trabalho depende do tipo e da estrutura da base.

Na areia

A estrutura de tal assentamento consiste em pedras de pavimentação, areia e solo compactado.

  • O solo compactado é coberto com um geotêxtil, coberto com uma camada de areia de 15 cm (uma margem de retração é dada).
  • A camada de areia é nivelada, derramada com água, comprimida com uma placa vibratória.
  • Uma corda é puxada na altura da borda superior do meio-fio.
  • Coloca-se pedra britada nas calhas do meio-fio e despeja-se por cima argamassa de cimento com camada de 1,5 cm.
  • Um meio-fio é instalado, nivelado e concretado.
  • As pedras de pavimentação são colocadas de acordo com o esquema de pavimentação. Quando necessário, apare com um martelo de borracha. As lacunas são controladas com inserções de plástico.
  • A areia limpa do rio é colocada na lacuna entre os fragmentos.
  • A superfície é compactada com uma placa vibratória e, em seguida, umedecida.
  • Após 2 dias, é realizada a compactação final das pedras de pavimentação.

Em pedra triturada

É necessário um grande número de camadas: pedras de pavimentação, DSP, areia, pedra britada, solo compactado. A sequência de trabalho inclui uma série de ações.

  • A taipa é coberta por uma geogrelha.
  • O topo é coberto com uma camada de pedra britada de 10–20 cm de espessura.
  • É realizado o nivelamento e compactação da pedra britada.
  • Instale meios-fios laterais.
  • Geotêxteis são colocados para delimitar as camadas.
  • Sobre a brita é colocada uma camada de areia com 10-15 cm de espessura, que é humedecida e calcada.
  • Em seguida, uma camada de DSP seco é colocada (5–10 cm de espessura).
  • Comece a colocar pedras de pavimentação.
  • O revestimento é derramado com água de uma mangueira. A rega deve ser moderada.
  • Para preencher as juntas, o DSP é usado como uma argamassa. Ele está espalhado na superfície. Os resíduos são removidos com uma escova.
  • Umedeça a superfície.

Em concreto

Para pavimentação das áreas com carga máxima, serão necessárias pedras de pavimentação, aquecimento central, rede de reforço, concreto, areia, brita, solo compactado.

  • A base preparada é coberta por uma geogrelha coberta com entulho de 15 cm de espessura.
  • Uma camada de entulho é nivelada e então compactada.
  • A cofragem com estacas é realizada com tábuas de 4 cm de espessura.
  • Se a área de pavimentação for grande, é realizada a instalação de juntas de dilatação.
  • Misture a argamassa e aplique o concreto. A espessura da camada é de 5–15 cm (com reforço de 3 cm).
  • As juntas de dilatação são preenchidas e tratadas com argamassa.
  • Instale pedras do meio-fio.
  • O DSP é colocado na mesa de concreto com uma camada de 3 cm.
  • Pedras de pavimentação são colocadas.
  • A superfície é umedecida, as juntas entre os ladrilhos são preenchidas com DSP (como no trabalho com brita).
  • O revestimento é compactado com uma placa vibratória.
1 comentário
Konstantin 26.01.2021 08:32
0

Tudo é excelente.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário