Geotêxteis para lajes e pedras de pavimentação

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Descrição das espécies
  3. Fabricantes populares
  4. Qual escolher?
  5. Tecnologia de assentamento

Caminhos de jardim, pedras de pavimentação, lajes de pavimentação permanecerão intactos quanto mais tempo, mais forte será a base subjacente a eles. O geotêxtil é considerado o revestimento inicial mais eficaz atualmente. O material está disponível em rolos e suas propriedades ajudam a aumentar a vida útil da camada superior.

O que é e para que serve?

O material laminado é realmente muito conveniente - separa de forma confiável os níveis da base do caminho do jardim, remove a água (da chuva para o degelo) no solo, não permite que as ervas daninhas germinem através dos ladrilhos, o que, claro, estraga seu aparência. O geotêxtil também é frequentemente chamado de geotêxtil... Sua função é um substrato, é uma tela sintética, elástica, com permeabilidade à umidade apenas em uma direção. Os geotêxteis são feitos de nylon, poliéster, poliamida, poliéster, acrílico e aramida. A fibra de vidro também é usada se você tiver que costurar o tecido.

O material de alta resistência é sua principal vantagem. Além disso, ele não tem medo de fatores negativos como influência externa, mecânica ou química. Não pode ser deformado por roedores e insetos. Não apodrece e nem mesmo a geada tem medo dela. Mas todas essas qualidades não o impedem de permitir que a umidade passe para a drenagem do caminho do jardim ou lajes de pavimentação.

O geotêxtil não permite que o solo inche na estação fria, durante o congelamento.

Resumidamente sobre a finalidade dos geotêxteis:

  • o material se parece com uma camada de zoneamento entre solo, areia, entulho, e isso permite que cada camada permaneça em seu lugar com total consistência funcional;
  • preserva a estrutura do solo em contexto de indicadores de alta umidade, bem como em decorrência de chuvas intensas;
  • não permite que o próprio solo e as camadas arenosas de pedra britada sejam removidas;
  • bloqueia o caminho de ervas daninhas que podem ocupar rapidamente até lajes de pavimentação;
  • em condições de congelamento do inverno, bloqueia o inchaço das camadas inferiores do solo;
  • evita a erosão do solo.

A utilização de geotêxteis é adequada na situação de colocação de lajes no território das áreas de lazer e no setor limítrofe. O geotêxtil ajuda a criar a camada de drenagem certa: a água que se acumula nas camadas superiores do solo é drenada suave e calmamente para o solo. Os geossintéticos estão passando por um boom na demanda, o que também é facilitado pela ampla escolha que os fabricantes oferecem.

Descrição das espécies

Absolutamente todos os geotêxteis são classificados em dois grupos: tecido e não tecido... As opções de não tecido são mais populares, pois são muito duráveis ​​e custam menos. Pelo tipo de matérias-primas são distinguidos poliéster material, polipropileno e misturado... O poliéster tem medo de ácidos e álcalis - esse é seu ponto fraco. O polipropileno é mais forte e durável, é resistente ao ambiente externo, conduz perfeitamente a água e não tem medo de apodrecer.

Os têxteis misturados baseiam-se em materiais recicláveis ​​seguros, razão pela qual são baratos, mas não tão duráveis. Os fios naturais em sua composição apodrecem mais rápido, o que leva à formação de vazios - e isso afeta a eficiência do geotêxtil.

Tricô e costura

A estrutura desse geossintético tecido é representada por fibras longitudinais de polímero, as quais são costuradas com um fio especial do tipo transversal. É barato, acessível opção. Se for colocado corretamente, o tecido desempenhará todas as suas funções na perfeição.

Mas o tipo de ponto de tricô tem uma desvantagem - não tem uma conexão de fibra fixa. Ou seja, as fibras podem cair da teia. As desvantagens incluem fixação não mais confiável ao solo durante a instalação do intercalar.

Agulha perfurada

É um tecido não tecido contendo fibras de poliéster e polipropileno. A tela é perfurada, a água penetra como resultado disso apenas em uma direção. E também pequenas partículas de solo não entram nos furos. Preço, qualidade e confiabilidade se equilibram harmoniosamente neste tipo de geotêxtil.

Para parques e jardins europeus, esta versão da tela é considerada a mais popular. O material possui poros elásticos que não interferem na filtração, permitem que a água penetre no solo e exclua sua estagnação. O que, claro, é extremamente importante para aquelas regiões onde a alta umidade do ar é a norma.

Termofixo

Esta tecnologia de fabricação torna possível criar um material com uma conexão confiável de fibras poliméricas precisamente por tratamento térmico. As altas temperaturas ajudam a atingir as características de alta resistência do tecido, sua durabilidade. Mas esse geotêxtil não é barato: de todos os tipos, é o mais caro.

Fabricantes populares

Há uma escolha: você pode comprar geotêxtil nacional e um produto de fabricantes estrangeiros.

  • Marcas alemãs e checas hoje eles estão liderando o mercado. Empresa "Geopol" é considerado o fabricante de primeira linha com uma boa reputação.
  • Quanto às marcas nacionais, as mais populares são Stabitex e Dornit. Os produtos desta última marca destinam-se à formação de caminhos pedonais, bem como de locais com carga não elevada. Mas nos estacionamentos, nas entradas dos carros, é mais lucrativo colocar os tecidos da marca Stabitex.

O preço do material é em média 60-100 rublos por metro quadrado. O comprimento do rolo depende da densidade do tecido - quanto maior a densidade, mais curto é o rolo. Geofabric usado para caminhos de jardim é vendido a cerca de 90-100 m por rolo. A largura do material é de 2 a 6 m.

Qual escolher?

A principal coisa a observar são as especificações técnicas. Eles são indicados no certificado de acompanhamento, que deve estar presente sem falta. Se se tratam de caminhos de pedestres, calçadas com tráfego e carga médios, então um determinado material deve ser utilizado.

  • Densidade na faixa de 150-250 g por metro quadrado... Quanto mais carga for planejada, maior será a densidade necessária.
  • A taxa de alongamento potencial não deve exceder 60%. Caso contrário, é repleto de subsidência de camadas e mais perturbações da consistência do revestimento superior.
  • O material de maior sucesso usado como base para o geotêxtil é o polipropileno. Garante uma longa vida útil e alta resistência.
  • É imprescindível verificar a resistência da conexão da fibra ou da trama de puncionamento. Se o tecido se separar facilmente, se for puxado para fora após uma pressão elementar com o dedo, é melhor não usar este produto.

Ao escolher um material, alternativas possíveis também são levadas em consideração: por exemplo, se eles realmente não confiam em uma inovação como os têxteis paisagísticos, e querem fazer com a solução clássica. Neste caso, você pode prestar atenção ao material de cobertura, bem como a uma densa malha de gesso de polímero. Mas o material de cobertura, é importante notar, tem vida curta. Pelo menos quando comparado aos geotêxteis. O reboco pode permitir que a água suba - isso, por sua vez, lavará os caminhos quando a neve derreter na primavera.

Tecnologia de assentamento

Normalmente os geotêxteis são colocados duas vezes de acordo com a técnica clássica. Primeiro, eles colocam no fundo de uma trincheira, que já foi derrubada.

O primeiro assentamento do geofabric é realizado em uma determinada ordem.

  • Em primeiro lugar, o solo é retirado até a profundidade desejada, é nivelado.
  • A areia é despejada no fundo da vala com uma camada de 2 cm de espessura, 3 cm é uma opção extrema.
  • A superfície deve ser cuidadosamente socada.
  • No fundo, ao longo da própria trincheira, são colocadas tantas telas de geotêxtil quantas forem necessárias para o cálculo. As telas devem ser paralelas, levando em consideração a sobreposição e o envolvimento nas paredes. A largura aproximada da entrada é de 20-25 cm, terá que ser enrolada nas paredes de 25-30 cm.
  • As telas devem ser assentadas com fixação com suportes metálicos. A soldagem também é possível se for polímero de polietileno ou poliéster. É permitido usar um secador de cabelo industrial, uma tocha de solda.

Se você colocar o geotêxtil pela primeira vez, você pode fazer uma amostra de teste: soldar dois pequenos pedaços de tecido. Quando o treino for bem-sucedido, você pode juntar grandes telas. Você precisa deitar com juntas longitudinais e transversais, usando um grampeador profissional. Mas então, além disso, você terá que colar as costuras com um composto betuminoso quente. Depois de ter sido possível colocar o geotêxtil ao longo do fundo da vala, despeja-se sobre ele uma camada de areia de 2 a 3 cm, e a camada de brita deve ser despejada apenas em cima, sem quebrar a sequência. É imprescindível tirar areia: se não o fizer, as arestas vivas das pedras podem furar a tela durante a compactação. E uma fina camada de areia não vai interferir como um aterro ao longo do topo da drenagem, onde ficará a segunda camada de geotêxtil.

Esta segunda camada de geotêxtil elimina a lixiviação de areia do leito de cama, o que é possível sob a influência da umidade a jusante. Esta camada é colocada quando o meio-fio já foi instalado. Nas laterais, você precisa fazer uma ligeira sobreposição. O material é fixado da mesma forma que na descrição de fixação da primeira camada. Apenas os suportes maiores de metal serão necessários. Depois que o geofabric é colocado sob o caminho do jardim, uma almofada de areia (ou uma mistura de areia e cimento) é forrada sobre ele. Esta será a camada ideal para colocar calçadas de ladrilhos. Cada camada de preenchimento requer compactação cuidadosa.

Claro, é importante não apenas colocar corretamente o tecido com o lado direito de forma consistente. É importante escolher a própria opção que atenderá à solicitação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário