Quais são as formas e como fazer as lajes?
Você pode comprar um molde pré-fabricado para lajes de pavimentação - ou você mesmo pode fazê-lo. A razão para criar esses elementos por conta própria é que o design do ladrilho acabado e as formas disponíveis para venda não combinam, os gostos do usuário são muito individuais. Uma reflexão sobre o que a loja está pronta para oferecer imediatamente me faz lembrar: o setor é monótono demais em suas decisões.
Visão geral da espécie
A forma de laje de pavimentação é a melhor forma de fazer fragmentos de laje ao seu gosto. É impossível prescindir dele: não será possível colocar esse processo de vazamento em curso - a fabricação de ladrilhos, mesmo que em pequena quantidade, vai demorar muito. Há casos em que um fragmento único, partido em pedaços e descartado, é encontrado próximo à casa de outra pessoa, mas os mesmos ladrilhos estão ausentes em supermercados de edifícios e sua entrega à distância é muito cara. Você pode fazer uma ou várias formas para este elemento, exatamente repetindo seus contornos - e então lançar sobre eles uma cópia do fragmento encontrado, que você recriou, reunindo-o em partes.
Fragmentos hexagonais em forma de favos de mel, quadrados, "ossos", retângulos, losangos e alguns polígonos regulares são os mais simples. Porém, há casos em que essa forma serve como uma soma de elementos menores, reunidos de forma que o layout da imagem, embora acompanhe a tendência geral, parece original. Se você é um artista e um designer experiente, pode usar a forma multicelular, que permite criar um grande número (centenas, milhares) de fragmentos desenhando-os e desenhando-os à mão. Então, a partir deles, como um quebra-cabeça, é montado o desenho que você concebeu.
Mas esse caso é muito raro: com o mesmo sucesso, em uma argamassa de cimento e areia, você pode usar não ladrilhos, mas, por exemplo, tampas de garrafa coloridas.
As variedades de formas são as seguintes: 500x500x50 mm, 50x50 cm, 77x77x5 cm, 600x600x60 mm, 1000x300 mm, 30x30 cm, 40x40 cm. Ladrilhos desses tamanhos são vendidos na construção de supermercados, podem ser usados para fazer moldes. Se esta opção não for para você, escolha um visual diferente. Portanto, em mercados de construção, ladrilhos triangulares são uma raridade: os cantos podem ser facilmente quebrados durante um transporte descuidado, portanto, nem todas as plantas os produzem. É difícil lançar um formato maior - um fragmento com um tamanho maior pesa mais de uma dúzia de quilos.
A variedade de elementos de pavimentação prontos permite que você escolha qualquer projeto para o seu jardim. E os gabaritos para a confecção de ladrilhos são divididos em diferentes categorias de acordo com o tipo de material, a forma de assentamento e o tipo de produto. O molde é feito para uma pedra - o cimento ou concreto endurecido é apenas uma pedra artificial.
Embora o uso de plastificantes e outros aditivos torne a pedra mais resistente ao gelo, isso não nega esse fato.
Materiais (editar)
O plástico é o material mais barato e popular... Plástico comum, mas não suficientemente flexível, é fácil de moldar sozinho - mesmo em garrafas PET velhas, por exemplo, de óleo vegetal ou refrigerantes como limonada. Os moldes de plástico - em comparação com os de silicone - não são suficientemente flexíveis, no entanto, o silicone é fácil de esticar e dobrar, por isso o ladrilho terá uma forma irregular, com isso os fragmentos não caberão no espaço reservado para eles . Metálico - o mais durável.Um molde feito de aço de 4 mm pode ser facilmente soldado a partir de suas tiras. Mas o mais durável é o perfil em L (canto) ou o tubo profissional: não se dobra e é fácil soltar os fragmentos de ladrilho, lubrificando sua superfície interna antes de despejar o concreto.
Borracha moldes, como os de silicone, após serem usados em uma fundição, centenas ou mais dos mesmos fragmentos podem ficar tão desgastados que precisam ser substituídos por novos. Em geral, uma argamassa de cimento-areia líquida e solidificada é um meio bastante abrasivo e, com o tempo, seu desgaste será muito mais rápido do que uma superfície de aço. Principalmente na remoção de ladrilhos que aderem a borracha, plástico ou silicone, o molde perde algumas de suas próprias partículas. Borracha, plástico e silicone, sendo produtos poliméricos, racham, secam com o tempo e são apagados com um abrasivo, que consiste em uma argamassa de cimento-areia. Apesar da lubrificação da superfície do molde, o concreto ou cimento, após o endurecimento, cria adesão aos polímeros.
Dicas de Seleção
Formulários prontos também podem ser comprados em lojas de ferragens ou ferragens. Via de regra, eles são feitos de polímeros - os interesses comerciais das empresas estão em primeiro lugar, e a produção de bens com uma vida útil de dezenas de anos é economicamente improdutiva. É impossível aconselhar qualquer coisa na escolha das formas industriais - exceto que, por exemplo, não se encontram à venda formas de aço, mas de alumínio. A liga de alumínio é mais durável do que o plástico, mas também custa muito mais.
É melhor comprar um canto ou um tubo profissional - necessariamente de aço de paredes grossas - e fazer você mesmo a forma, por um método de soldagem, esta é a opção mais válida para a produção.
O molde de aço não tem medo de ser atingido por um martelo na parte de trás, ele não se dobrará mesmo depois de milhares de fragmentos de ladrilhos prontos, já que os cantos criam uma base confiável.
Como fazer isso sozinho?
Não é difícil fazer um molde de aço para retângulo, em forma de diamante, triangular, na forma de uma telha poligonal regular. As partes iguais (blanks) são cortadas com um amolador, fixadas com grampos e soldadas nas extremidades. Antes da soldagem descontínua, não se esqueça de medir os ângulos corretos usando um transferidor, um esquadro e um medidor de nível: o projeto deve ser perfeito. Como é difícil moldar tal forma - no azulejo existente - de aço sem usar uma mufla, alguns artesãos derretem sucata de alumínio: o alumínio derrete a 660 graus e o aço precisa de uma temperatura acima de 1.500, a diferença é muito perceptível.
Se fazer um molde de alumínio ou aço não o impressionou, moldar plástico em casa é uma tarefa mais fácil. Uma forma caseira feita de sucata não requer temperaturas muito altas: às vezes basta derreter, amolecer o plástico e usar um secador de cabelo de construção que cria uma temperatura de 350 graus. Além disso, os usuários estão tentando fazer uma forma de madeira.
Feito de madeira
A maneira mais fácil de fazer um molde de madeira é fazer o seguinte.
- De acordo com um desenho desta forma, corte as ripas ou barras... Se você tiver uma tupia, gravetos adequados podem ser esculpidos em quase todos os blocos disformes ou até mesmo em um pedaço de um galho de qualquer árvore da qual a casca foi removida.
- Organize-os para que você obtenha construção semelhante ao desenho.
- Cole tudo junto. Para fixação com parafusos auto-roscantes, as peças são pré-furadas nos locais corretos com uma broca 1,5 mm menor que o diâmetro da própria broca. Se você não furar, os parafusos abrirão os pedaços de madeira, eles irão rachar imediatamente e a forma não ficará muito rígida.
- Cubra o molde resultante com várias camadas de verniz impermeável. Isso protegerá a árvore da penetração de umidade - e do inchaço subsequente. Um exemplo disso é o parquete, envernizado com um epóxi ou outra base resistente à água.
Lembre-se de que cimento e areia são materiais abrasivos. Após várias dezenas de sessões de fundição, cada molde deve ser limpo e envernizado novamente para evitar o apodrecimento da madeira.
Feito de plástico
Para fazer um molde de plástico, faça certas ações.
- Moer material (por exemplo, PET de garrafas).
- Coloque-o em um recipiente, por exemplo: uma panela ou frigideira velha. Use um pequeno fogo ou um secador de cabelo para amolecer o plástico. A maioria dos plásticos torna-se viscoso já a 200 graus e a 250-300 - quase líquido. Importante: não permitir ignição, por exemplo, se você usar polietileno ou poliestireno para fundir: eles queimam por conta própria. PVC, PET e polipropileno, ao contrário, se apagam fora da chama de acendimento - não há por que temer que queimem. Não se esforce para exceder 300 graus - o plástico soltará fumaça e carbonizará, você não conseguirá nada de bom com ele.
- Coloque as telhas em uma superfície plana, por exemplo: chapa de aço ou suporte de concreto de área suficiente. Despeje o plástico líquido sobre ele. Regue a placa em branco rapidamente com uma camada espessa. Quanto mais espesso o molde, mais forte ele é, não poupe o plástico derretido. Melhor criar uma camada espessa na parte inferior e nas laterais - alguns centímetros.
- Espere que o formulário congele... Isso pode levar várias horas, dependendo da quantidade de plástico. Uma base de paredes espessas endurece por muito tempo, pois a condutividade térmica do plástico é extremamente baixa, em comparação com os metais, devido à baixa densidade de acordo com as leis da física. Refine a forma lixando sua superfície do lado de trás (de fora).
Não remova o ladrilho até que o molde esteja nivelado com ele, verifique o nivelamento do molde com um líquido ou medidor de nível a laser. O menor desnível levará à curvatura do ladrilho fundido, à sua imperfeição, isto é especialmente importante quando você estabeleceu sua própria produção.
De gesso
Um bom gesso, sem aditivos que prolongam a sua solidificação - alabastro, congela quase instantaneamente, por isso é necessário agir rapidamente. Porém, para o artesão inexperiente, existe um gesso que endurece lentamente - por exemplo, sob a marca Habez, é feito para estucadores que não se preocupam com a pressa, mas sim com a regularidade do revestimento da parede, a idealidade da superfície. Em vez de alguns minutos, levará várias horas para solidificar completamente.
- Dissolva o gesso com água. Coloque as telhas sobre uma folha de plástico ou metal, perfeitamente horizontal.
- Pré-lubrifique o fragmento de azulejo, para que o gesso não grude na superfície ao solidificar.
- Despeje o gesso e espere até que esteja parcialmente solidificado.
- Tendo descoberto que ele começou a endurecer, alise a parede inferior (traseira) da forma futura usando uma espátula ou espátula. Tente criar uma forma grossa - com paredes de 5 cm ou mais de espessura. Endireite-a horizontalmente usando um laser ou medidor de nível de bolha.
- Espere que o formulário congele e com cuidado, usando, por exemplo, um macete de borracha (não um macete e não um comum), puxe o ladrilho.
As desvantagens da forma do gesso são fragilidade, alto peso.
Silicone
O silicone é derretido com uma pistola de ar quente. Um molde de silicone é feito da maneira descrita abaixo.
- Pegue um velho silicone (gastaram as capas dos smartphones, os cortes da mangueira ou uma mangueira com vazamento, etc.).
- Disponha-os em uma placa em branco - e derreta usando um secador de cabelo de construção.
- Continue a aplicar o silicone derretendo-o... É derramado camada por camada. É importante usar um secador de cabelo bastante potente. Espessura da parede - até vários centímetros.
- Tendo alcançado a aplicação da quantidade certa de silicone, pare de aquecer e espere até que a forma resultante endureça. Modifique-o cortando as saliências da parede posterior que o impedem de ficar perfeitamente plano sobre a mesa.
O silicone secundário, como qualquer plástico, é de qualidade inferior ao produzido principalmente a partir de produtos petrolíferos.Mas suas características são suficientes para que o molde passe centenas de peças vazadas através de si mesmo, sem quebrar ou diluir, causando uma perda crítica de resistência e desempenho.
Poliuretano
Derreta o poliuretano da mesma forma que você derreteu PET e silicone. Use um secador de cabelo e o mesmo procedimento para amaciar e aplicar o plástico. O poliuretano também é plástico, você pode usar espuma de borracha (espuma de poliuretano).
No entanto, proceda com cuidado: não deve pegar fogo. Termine a forma resultante com um fundo perfeitamente plano do lado de fora.
Como e como lubrificar?
O lubrificante não deve promover a formação de bolhas. A forma pode ser lubrificada apenas com uma composição semi-viscosa, que não se torna líquida a +30. Pode ser graxa, litol, graxa de grafite e outros materiais viscosos, que, para se tornarem líquidos, precisam ser aquecidos a quente. Filmes líquidos - vegetais, máquinas, óleos industriais, processamento de óleos de máquinas - penetram no concreto vazado ou no cimento, formando gotículas em sua espessura, que, sendo mais leves que a água, flutuam para cima. Você não terá uma boa lubrificação - todo o óleo irá flutuar na parte superior do ladrilho que está sendo fundido ou emperrar em sua espessura, reduzindo sua resistência, e a adesão, que é indesejável ao remover o fragmento congelado, ainda é formado.
Uma fina camada de graxa é aplicada às paredes internas do molde antes de a argamassa ou o concreto ser despejado. Em seguida, o molde é preenchido com material de construção básico. Depois de um dia, o fragmento de azulejo endurecido pode ser removido.
Antes de deixar o molde com o material de construção para endurecer, use vibrações ou movimentos da espátula para remover todas as bolhas de ar do cimento ou concreto: eles reduzem a resistência do ladrilho - porosidade não é necessária aqui.
Como usar corretamente?
Para despejar a argamassa em um molde que acabou de ser estampado, você precisa ser de qualidade razoavelmente alta. Esta é uma argamassa de concreto ou areia de cimento com uma classe não inferior a M400. A receita dele - 1 parte de cimento para 2–4 partes de areia. Certifique-se de usar um plastificante - ele não permite que a umidade do outono se acumule: com o início da geada, ele congela e rasga o material de construção. De acordo com a GOST, telhas realmente boas são feitas para pelo menos 35 invernos - como tijolos, gás e espuma de concreto, outros materiais de construção para edifícios importantes e locais. Você pode comprar um plastificante em qualquer supermercado de construção. Você pode usar os padrões soviéticos GOST para produtos de concreto (ferro) como base - verifique os padrões: lajes para calçadas e estradas de acesso foram previamente moldadas nelas.
É necessário usar os formulários sem sobrecarregar o peso do material de construção que está sendo penhorado / derramado. O silicone macio pode ser espremido sob peso excessivo. Para evitar que se dobre, coloque a forma com antecedência, por exemplo, entre as sobras de uma tábua grossa ou madeira, entre os tijolos que sustentam seus pontos de ancoragem mais importantes. Os moldes de alumínio e aço, via de regra, não exigem tal escrupulosidade e escrúpulos: são bastante resistentes.
O mesmo pode ser dito para plástico rígido ou gesso.... Se você deixar o molde fundido sozinho - depois de gravar bolhas de ar de concreto ou argamassa de cimento-areia, então isso tornará possível lançar segmentos de ladrilhos perfeitamente planos. Ladrilhos curados podem ser facilmente removidos do molde. É fácil de lavar, limpar a forma dos restos de concreto. Se um lubrificante foi usado, eles próprios ficarão para trás. Verter segmentos de ladrilhos "secos" tornará a tarefa mais difícil. Você pode tentar embeber vestígios e resíduos de cimento sem usar métodos fortes de influência. Por exemplo, cubra com óleo trabalhando e deixe por várias horas ou dias. Então, para que seu processo de produção não fique parado por dias, você precisa ter dezenas ou mesmo centenas desses formulários em mãos: enquanto alguns ficam "encharcados", outros são usados.
A vazante é perfeitamente plana, você pode processá-los adicionalmente. Por exemplo, você pode afiar levemente as arestas afiadas de cada fragmento no moedor para que não quebrem com o menor movimento descuidado. Neste caso, será necessário o rejuntamento adicional das fendas (costuras) formadas após o assentamento.
Para obter informações sobre como fazer com as próprias mãos formas para lajes de pavimentação, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.