Tudo sobre pavimentação de caminhos de laje

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral dos tipos de blocos
  3. Como você pode definir?
  4. Estilo
  5. Dicas de cuidados
  6. Belos exemplos

É necessário que todo jardineiro e apenas o proprietário de uma casa de campo conheça tudo sobre os caminhos em laje. É necessário entender as peculiaridades da colocação de ladrilhos 40x40, 50x50 cm e outros tamanhos. Um outro tópico importante é como fazer caminhos de jardins no campo com as próprias mãos.

Peculiaridades

Antes de fazer caminhos de jardim de lajes de pavimentação, você deve entender completamente as especificações desse material. A capa, tão admirada por urbanistas modernos, apareceu no início do século 19 "não de uma vida boa". As cidades cresceram rapidamente e não havia pedras comuns suficientes para pavimentar a estrada e a parte de pedestres.

As lajes de pavimentação tornaram-se um excelente substituto para as pedras de pavimentação tradicionais. Em pouco tempo, esse revestimento ganhou imensa popularidade. Porém, no nosso país era pouco utilizada, porque no início havia pedra comum suficiente para uma área limitada das cidades, depois acharam mais conveniente usar asfalto. Quimicamente, as lajes de pavimentação são simples:

  • cimento de alta qualidade;
  • areia lavada;
  • cascalho selecionado;
  • água limpa industrial;
  • plastificantes (que também reduzem a capacidade de retenção de umidade do material).

Sem o uso de plastificantes, aliás, é impossível garantir a resistência ao gelo do material. Mas a principal função dessas substâncias é facilitar a formação de produtos. Para tanto, procuram utilizar substâncias inodoras com máxima inércia química. Reagentes muito ativos seriam difíceis de introduzir na solução de concreto. A qualidade do cimento usado é crítica.

Mas a importância da areia também não pode ser ignorada. Não deve ser misturado com argila. O uso de areias de quartzo de fluxo livre é ideal. Eles se distinguem pela força suficiente e, além disso, são visualmente bonitos. A peneira de granito é usada principalmente para enchimento.

Como resultado, podemos concluir que As lajes de pavimentação são totalmente naturais, mas não contêm pedra maciça natural, portanto são bastante baratas sem perder a beleza externa.

A água não se acumula na superfície como acontece com o concreto ou asfalto. Ele se infiltrará no solo e será absorvido lá. Se de repente você precisar consertar o revestimento ou obter acesso, digamos, ao tubo de aquecimento, o material pode ser facilmente desmontado e recolocado. A substituição de blocos individuais também é fácil. E o resultado de tal reparo é muito mais atraente do que remendar o asfalto.

Também é importante observar as seguintes características de lajes de pavimentação:

  • uma variedade de cores e soluções geométricas;
  • resistência mecânica (com estrita aderência à tecnologia);
  • probabilidade mínima de abrasão;
  • falta de emissões nocivas;
  • necessidade mínima de cuidados;
  • adequação para todas as estações.

As lajes de pavimentação podem ser obtidas por prensagem vibratória ou fundição vibratória. Esses métodos não afetam a composição dos componentes utilizados, mas afetam diretamente as características do produto acabado.

As estruturas vibro-prensadas são especialmente apreciadas pela resistência e durabilidade. Sua estrutura interna é aproximadamente a mesma dos minerais mais resistentes das montanhas. Mas a fundição com vibração também tem suas vantagens - é um método relativamente fácil, embora mais demorado, e os ladrilhos assim obtidos são quase imunes à contaminação.

Visão geral dos tipos de blocos

Em um jardim privado, não só o design é importante, mas também as características práticas das lajes de pavimentação.Cada fabricante determina independentemente suas dimensões de acordo com sua régua, e também decide como tais estruturas devem ser feitas. O critério mais importante que não pode ser ignorado é a espessura dos elementos do ladrilho. É por ela que julgam para que serve o produto:

  • os mais finos são usados ​​para caminhos comuns;
  • produtos mais potentes são usados ​​para ciclovias e rotas universais;
  • para áreas monolíticas e para arranjos de estacionamentos, calçadas, o tipo mais grosso de blocos de calçada é o mais adequado.

Mais precisamente, um material com 3 cm de espessura é adequado para um caminho pedonal. Esta é uma solução econômica que permitirá que você se mova livremente pelo local e organize as áreas sob os galpões. Mas para estradas de acesso, esse material definitivamente não é adequado. Mas também pode ser usado para decorar áreas de churrasco.

Um ladrilho de 5-6 cm é considerado universal. É relativamente caro, mas pode até ser usado para registro de entradas em garagens onde carros ou microônibus estão estacionados. Para uso privado, essa capacidade de carga é suficiente.

Mesmo mais grossas, de 7 a 8 cm, as estruturas são muito caras, muito dinheiro terá que ser gasto na sua instalação. Mas você pode contar com excelente durabilidade das pistas. É melhor usá-los para casas de campo, que muitas vezes são abordadas por grandes caminhões.

Os ladrilhos, incluindo pedras de pavimentação, são de formato quadrado. Esses produtos estão em demanda com as dimensões:

  • 30x30;
  • 35x35;
  • 40x40 cm.

Produtos maiores (500x500 mm), e ainda mais 600x600 mm, são adquiridos principalmente por grandes organizações. É bastante difícil colocá-los com as próprias mãos. Uma solução muito relevante em muitos casos é um ladrilho retangular. A maioria destes são produtos de 20x10 ou 25x12,5 cm. No entanto, cada empresa pode introduzir algumas mudanças e ajustar esse tamanho aparentemente universal.

Em alguns casos, em uma grande área, não ladrilhos individuais são mais apropriados, mas placas inteiras de 1000x500x100 mm. É quase impossível montá-los manualmente - você precisa usar um equipamento especial. Mas o já conhecido ladrilho reto nem sempre é usado. Pistas muito boas às vezes vêm de formas redondas ou até mais complexas. Outro ponto importante é a cor dos elementos.

Não está associado ao design, ou melhor, não apenas ao design. Para quem não busca uma elite e desempenho incomum, seria mais correto limitar-se a estruturas feitas de massa de pedra cinza. É quase universal e se encaixa harmoniosamente em qualquer ambiente estético. Além disso, a rejeição de corantes adicionais reduz significativamente o custo de tais produtos.

Se desejar, você pode dar aos ladrilhos quase qualquer cor. No entanto, deve ser entendido que a tinta introduzida de cima, ao contrário da que se distribui por todo o volume do ladrilho, é facilmente lavada.

Na maioria dos casos, use:

  • amarelo;
  • Vermelho;
  • e tinturas marrons (outras opções são raras e pouco práticas).

Ladrilhos em forma de onda são muito procurados. Com base nisso, incríveis composições padronizadas podem ser obtidas. O desenho de tais desenhos em várias cores é praticado. No jardim, com a ajuda de tais blocos, você pode concretizar a ideia mais original. Normalmente, os ladrilhos ondulados têm as seguintes dimensões:

  • 230x103x60;
  • 200x100x60;
  • 200x100x45 mm.

"Clover" também tem uma reputação muito boa. Basta dizer que ele é freqüentemente usado tanto por concessionárias de serviços públicos quanto por proprietários de residências privadas. Grade de tamanho predominante:

  • 295x295x30;
  • 267x218x45;
  • 267x218x60 mm.

Pedras de pavimentação (tijolos) são preferidas para locais sujeitos a forte desgaste. Em condições mais suaves, são usados ​​ladrilhos comuns, que apenas imitam uma superfície de paralelepípedos. Quanto aos materiais, as telhas de clínquer ocupam posições excepcionais em termos de resistência. Mas é muito caro e nem todos podem pagar.

Importante.A seleção final deve ser sempre confiada a profissionais, pelo menos em consulta com eles.

Como você pode definir?

Apenas escolher o tipo de ladrilho para decorar o caminho próximo à casa não é suficiente. É imprescindível levar em consideração os vários desenhos básicos que serão elaborados. Sempre que possível, você deve escolher opções de estilo que, neste local específico, reduzam a poda. Quanto mais complexas e intrincadas forem as formas geométricas da alvenaria, mais você terá que aparar. No entanto, perseguir a simplificação nem sempre é sábio - você precisa manter um equilíbrio ideal.

O mais difícil é traçar zonas curvas. Neles, a quantidade de recorte é máxima. Portanto, essas opções são escolhidas apenas em três situações:

  • quando é mais adequado ao espaço circundante;
  • quando você precisa ajustar os contornos do site;
  • quando você precisa melhorar radicalmente o projeto paisagístico.

Importante. Recomenda-se preparar condicionalmente sua aparência no modelo virtual antes do layout. Esse planejamento eliminará muitos erros desagradáveis.

Ladrilhos de dimensões idênticas são dispostos de acordo com um determinado padrão e em qualquer ordem. As pedras de pavimentação são colocadas:

  • com uma mudança na costura;
  • com costuras transversais correspondentes;
  • em pares;
  • em um ângulo de 90 graus.

Os esquemas mais convenientes e simples são:

  • Espinha de peixe;
  • hexágono;
  • longitudinal e transversal (típico da "Cidade Velha");
  • layout caótico;
  • deslocamento de fileiras em relação umas às outras, nos planos longitudinal e transversal (típico da "Bobina");
  • Tabuleiro de xadrez;
  • favo de mel.

Estilo

Layout e marcação

Para fazer um caminho de laje de pavimentação corretamente no país com suas próprias mãos, você deve primeiro avaliar a quantidade necessária. Importante. Calcule a demanda com margem de no mínimo 15%. Isso evitará problemas com defeitos de fabricação e construção. O plano (desenho) permite que você ajude a fazer tudo corretamente. Como mostra a prática, o tempo gasto em sua preparação compensa, economizando materiais e dinheiro.

Instalação do meio-fio

Mas apenas abrir um caminho no jardim ou jardim dificilmente é razoável. É preciso também cuidar da disposição dos lancis. Para a sua fabricação, os blocos são várias vezes mais grossos do que as telhas utilizadas. A borda deve percorrer todo o perímetro da pista. Caso contrário, ele se arrastará e as ervas daninhas também penetrarão.

Para o trabalho, você pode usar:

  • plástico;
  • uma pedra natural;
  • blocos de meio-fio de concreto;
  • massa gelatinosa.

A marcação do futuro site é feita com estacas, cordas e fios. É aconselhável percorrer o local em diferentes direções. Isso permitirá que você determine o layout da pista com a maior precisão possível. No decorrer do trabalho, a linha marcada pode ser monitorada. Praticamente não há necessidade de verificar por nível.

Drenagem

É impossível colocar lajes de pavimentação sem drenagem. A drenagem interna é feita em áreas de argila úmida. Além de colocar tubos, você precisará fornecer alguma inclinação. Em solo seco, você pode se limitar à drenagem externa. Ele é criado com uma inclinação de 2-3 graus em relação ao meio-fio.

Pavimentação

A seqüência de trabalho é a seguinte:

  • cavar uma vala com 0,2 m de profundidade;
  • remoção de plantas;
  • compactação do solo;
  • se necessário - colocar concreto;
  • instalação de fronteiras;
  • aterro, nivelamento de cascalho ou brita;
  • preparação da solução;
  • preenchimento de areia grossa úmida sobre a camada de cascalho;
  • experimentar ladrilhos;
  • se necessário - compactação adicional de areia.

Dicas de cuidados

Cuidar de lajes de pavimentação não é tão difícil. Principais nuances:

  • limpar completamente duas vezes por ano;
  • varrer com escovas de polímero;
  • lavar com jato d'água (sem pressão forte);
  • usar raspadores de madeira e borracha;
  • abandonar as lâminas de aço e alumínio;
  • evite produtos que contenham cloro;
  • usar apenas medicamentos recomendados por especialistas;
  • a limpeza do gelo, não deve ser realizada com sal e misturas de sal;
  • remova os óleos lubrificantes e de máquina imediatamente.

Belos exemplos

A foto mostra como as lajes de pavimentação em cinza claro e terracota podem parecer elegantemente. Blocos de diferentes tamanhos e formas são usados ​​deliberadamente de forma estritamente definida. É importante ressaltar que a borda vermelha escura em torno do perímetro apenas melhora a percepção da estrutura.

Combinar um caminho de pedra clara com uma faixa vermelha brilhante também é uma boa ideia. Neste caso, bordas bem pensadas e grama verde contribuem para uma percepção positiva da composição.

Um layout angular pode ser parecido com este. A combinação vermelha e preta, em qualquer caso, parece incomum.

Quadrados brancos e rosa, alternando de acordo com uma certa regra, podem ter a mesma aparência. Destacam-se favoravelmente pelo brilho, tendo como fundo a grama verde escura. Algumas flores suculentas enfatizam essa proporção.

Como fazer uma pista de laje de pavimentação com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário