Tudo sobre pedras de pavimentação

Contente
  1. O que é isso?
  2. O que é diferente de lajes de pavimentação?
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Projeto
  6. Esquemas de postura
  7. Formulários
  8. Como escolher?

A primeira coisa que os proprietários de casas de campo pensam após a conclusão da construção é a melhoria do espaço local. Por muitos anos, isso foi feito com cascalho e concreto, mas nos últimos anos eles foram quase completamente substituídos por pedras de pavimentação.

O que é isso?

As pedras de pavimentação são pedras naturais ou artificiais de pequeno tamanho, a partir das quais são formadas as superfícies das estradas. Essas pedras são do mesmo tamanho e forma e são empilhadas em fileiras ordenadas sobre um substrato arenoso, formando um pavimento. Além do fato de que a pedra de pavimentação parece muito limpa e esteticamente agradável, esse revestimento tem uma série de outras vantagens.

  • Alta resistência e durabilidade. Em muitas grandes cidades, as pedras de pavimentação antigas, colocadas nas estradas antes do início do século 20, não foram desmontadas, mas serviram como uma base confiável para pavimentos de concreto modernos.
  • Resistência a fissuras. A tela é heterogênea, composta por muitos elementos individuais, em média de 30 a 80 peças por 1 sq. metro quadrado. Portanto, o risco de rachaduras em tal calçada é mínimo. Porém, mesmo que repentinamente um ou mais tijolos se rachem devido ao estresse mecânico, eles podem ser facilmente removidos e substituídos por tijolos inteiros a qualquer momento.
  • Velocidade de colocação. Na pavimentação de caminhos com lajes, não há necessidade de esperar a colagem e secagem dos elementos, portanto o trabalho é realizado em questão de horas. Além disso, é importante destacar que tais superfícies podem ser exploradas imediatamente após o término da obra.
  • As pedras do pavimento retiradas do antigo caminho podem ser reaproveitadas. Além disso, as pedras de pavimentação de pedra natural são muito mais ecológicas do que o asfalto.

A única desvantagem das pedras de pavimentação é seu alto preço, bem como o alto custo da obra de assentamento. Em média, o preço para colocar 1 m2 de pedras de pavimentação varia de 500 a 2.000 rublos. dependendo da complexidade do padrão. E o custo das próprias telhas pode chegar a 3000-4000 rublos / m2.

O que é diferente de lajes de pavimentação?

A principal diferença entre as pedras de pavimentação e as lajes comuns é a sua espessura (de 50 a 120 mm com um degrau de 20 mm). Por conta disso, o custo da calçada é maior. Mas, mesmo externamente, parece mais atraente e, além disso, pode suportar muito estresse. Há também uma diferença significativa de preço entre pedras de pavimentação e ladrilhos.

Se o orçamento for limitado, é melhor colocar passarelas com ladrilhos comuns e escolher pedras de pavimentação de baixo custo para a calçada.

Visualizações

Existem vários tipos de ladrilhos de pedra para pavimentação de caminhos no interior ou em áreas suburbanas. Eles diferem uns dos outros principalmente na forma como são produzidos. No total, existem três métodos principais para fazer pedras de pavimentação artificiais.

  • Hiperprensagem - a criação de tijolos por prensagem semi-seca. O material é muito denso e forte, minimizando os níveis de umidade. Desta forma, você pode obter as pedras de pavimentação mais finas 200x100x40 mm.

  • Fundição de vibração - confecção de ladrilhos a partir de uma mistura líquida por meio de uma plataforma vibratória, que comprime a matéria-prima e a transforma em uma barra densa.
  • Vibrocompressão - trata-se da criação de pedras de pavimentação a partir de matéria-prima úmida e quebradiça por meio de uma prensa especial e, em seguida, é transmitida à vibração para tornar o material o mais denso possível.

As pedras de pavimentação de pedra natural também são divididas em vários tipos, dependendo do método de produção.

  • Telhas serradas é obtido serrando uma grande pedra em pequenos tijolos idênticos. Esses tijolos acabam sendo lisos e lisos, mas um tanto escorregadios, o que pode criar certos riscos. Para tornar a superfície da pedra de calçada serrada menos perigosa, ela está rolando, ou seja, é colocada em um tambor especial com um enchimento fino, que risca a superfície da pedra de calçada. O resultado é uma telha caindo com uma superfície áspera.

  • Lascado é obtido pela divisão de uma grande pedra em vários pedaços menores. É irregular e pode variar em tamanho, mas os caminhos pavimentados com tal pedra parecem os mais naturais.

  • Stab-sawn é obtido pela combinação de dois processos. Os ladrilhos saem lisos no verso e irregulares na frente.

Formas e tamanhos

As dimensões da pedra natural dependem do método de sua produção. Assim, as pedras lascadas e lascadas têm, em média, o menor tamanho de 50x50x50 mm. E os ladrilhos serrados são normalmente produzidos em dois tamanhos padrão: 200x100x60 e 200x100x50 mm.

A forma e o tamanho padrão das pedras de pavimentação artificiais de acordo com GOST é um tijolo retangular comum de 100x200x60 mm, pesando de 2 a 5 kg, dependendo do material de fabricação. No entanto, outras formas de pedras de pavimentação podem ser encontradas à venda:

  • quadrado;

  • hex e pentaedro;

  • aceno;

  • bobina;

  • losango;

  • Trevo;

  • volta;

  • camomila;

  • eco;

  • encaracolado.

As opções personalizadas de cacheados podem ter a forma de várias formas abstratas, por exemplo, estrelas ou corações, na forma de plantas, animais e até mesmo personagens ou marcas reconhecíveis.

Marcando

A marcação da embalagem deve conter informações sobre o grupo de pedras de pavimentação, sua forma e tamanho. O grupo é a classe de uso do ladrilho, que depende de suas cargas operacionais.

  • Grupo 1 (A) - pedras de pavimentação para vias de pedestres, território adjacente e caminhos de parques, que não são acessíveis para carros.
  • Grupo 2 (B) - para ruas e pequenos espaços com chegada de automóveis e transportes públicos.
  • Grupo 3 (B) - para estradas de baixo tráfego, estacionamentos e áreas de postos de gasolina.
  • Grupo 4 (D) - para áreas de alto tráfego (aeroportos, docas).

De acordo com a forma, os fabricantes marcam os ladrilhos usando a designação da letra:

  • P - formato retangular clássico;
  • K - ladrilhos em forma de quadrados;
  • Ш - hexagonal, semelhante a um favo de mel;
  • D - adicional para opções de cantos limítrofes;
  • F - encaracolado;
  • EDD - elementos de decoração de estradas.

Portanto, se a embalagem diz 2K-6, significa que contém pedras de pavimentação quadradas do segundo grupo com 60 mm de espessura.

Materiais (editar)

Outra forma de classificar pedras de pavimentação é por composição e material.

Concreto

As pedras de pavimentação duráveis ​​são feitas de concreto pesado ou fino. A composição de tal mistura inclui cimento Portland de alta qualidade, água, areia fina, pedra triturada e vários aditivos na forma de vedantes ou substâncias corantes. As vistas reforçadas podem conter adicionalmente fibra de vidro ou reforço de basalto. Na maioria das vezes, esses ladrilhos são usados ​​para assentamento em espaços públicos e têm a forma e a cor usuais de tijolos cinza.

Clinker

Tijolos feitos de arenito, argila e cal, que são cozidos por um longo tempo em fornos em temperaturas criticamente altas. Devido a isso, eles são muito densos e duráveis. A única desvantagem dessas pedras de pavimentação é que o custo é o dobro do concreto comum.

À base de borracha

Essas pedras de pavimentação são feitas com um suporte de borracha macia, para a produção de partículas finas de borracha e cola de poliuretano. Sua característica distintiva é uma baixa probabilidade de ferimento para uma pessoa que caia devido às suas qualidades de alta absorção de choque.

Além disso, possui maior resistência à umidade e ao gelo em comparação ao concreto.

Areia de polímero

Como o nome indica, essas pedras de pavimentação são feitas de uma mistura de areia e materiais poliméricos sintéticos, por exemplo, polietileno, usando tecnologia de fundição por vibração. Pelo fato de os polímeros praticamente não se decomporem em condições naturais, esses ladrilhos duram décadas. E a facilidade de adicionar corantes na fase de produção permite criar produtos acabados de várias cores.

De granito

As pedras de pavimentação mais caras, mas ao mesmo tempo ecológicas e resistentes, são feitas de pedra natural. Pode ser não apenas granito, mas também mármore ou uma pedra muito dura chamada gabro-diabásio. Essas pedras de pavimentação não têm medo de chuva, geada e cargas pesadas. Ladrilhos lascados de mármore ou granito parecem especialmente bonitos. Difere de um simples ladrilho lascado por não sofrer qualquer processamento decorativo, retendo todas as aparas naturais e defeitos.

De madeira

O material mais incomum e raro para a fabricação de pedras de pavimentação, que só pode ser encontrado em alguns fabricantes no mercado mundial, é a madeira. Cubos de carvalho ou lariço siberiano tratados com compostos de reforço especiais são muito caros e duram apenas algumas décadas, mas parecem muito incomuns.

Projeto

Com a ajuda da tonalidade e textura certas de pedras de pavimentação, você pode transformar completamente até mesmo os caminhos e terrenos mais simples de uma casa ou parque particular. As cores padrão dos ladrilhos são cinza e preto. Porém, também é comum encontrar ladrilhos brancos, vermelhos, amarelos e marrons à venda.

Cores mais raras como azul, rosa ou verde podem ser procuradas. Mas, nos últimos anos, um número crescente de fabricantes está pronto para oferecer várias cores e até padrões de pedras de pavimentação, criados individualmente para cada comprador específico. Os designers estão prontos para desenhar mosaicos inteiros e até fotos feitas na calçada para o cliente.

Por textura, você também pode encontrar muitas opções diferentes:

  • pedras clássicas de pavimentação lisas ou ásperas;

  • nuvem - um padrão de enrolamento suave com efeito fosco;

  • malha fina e grossa que parece um ladrilho de banheiro;

  • uma prancha que se assemelha a madeira natural;

  • textura imitando pequenos seixos ou cascalho;

  • damas e carpete.

Não muito tempo atrás, uma pedra de pavimentação luminescente incomum de luminoconcrete apareceu à venda.

Como figuras fosfóricas, ele carrega à luz do dia e, após o anoitecer, começa a brilhar suavemente com uma cor amarelo-esverdeada.

Esquemas de postura

Mesmo a partir dos ladrilhos retangulares mais simples da mesma cor, você pode criar um belo padrão complexo se organizá-lo de acordo com o padrão correto. Existem várias opções clássicas para o assentamento de pedras de pavimentação.

  • Retângulo - a mais simples alvenaria de "tijolo" que até um iniciante pode manusear.

  • Xadrez - um dos esquemas mais populares para o assentamento de lajes de pavimentação em duas cores, geralmente preto e branco.

  • Espinha de peixe. Com este esquema, duas peças são empilhadas de forma que formem uma seta.

  • Escada. Esquema para duas ou três cores de azulejos dispostos em forma de escadas oblíquas.

  • Diagrama circular. As pedras de pavimentação são freqüentemente colocadas em locais de pavimentação com pavimentação circular.

  • Espiral. Ótimo para calçadas e caminhos estreitos. Assemelha-se a um tijolo, mas devido às duas cores parece muito mais complicado.

  • Rede - um esquema mais complexo de pedras de pavimentação retangulares, localizadas perpendicularmente umas às outras.

  • Ordem caótica parece especialmente bom ao usar 3 ou mais cores. Uma excelente opção econômica: compre com um grande desconto os restos de pedras de pavimentação de diversas cores.

Além dos esquemas padrão, também existem esquemas individuais complexos que são desenvolvidos por profissionais ou elaborados pelos próprios proprietários do site. Essas pedras de pavimentação parecem muito originais e elegantes.

Formulários

A elevada qualidade das pedras de pavimentação e a sua durabilidade permitem a sua aplicação nos mais variados locais. No entanto, na maioria das vezes, ele pode ser encontrado em áreas de pedestres e em áreas suburbanas privadas. Com a sua ajuda, distinguem vários caminhos e acessos pelas ruas, pavimentam pequenas zonas e acessos à garagem ou casa. Em alguns casos, até mesmo estacionamentos especiais para carros são cobertos com pedras de pavimentação e de pavimentação de estradas.

Pedras de pavimentação artificiais ou naturais podem ser usadas para cobrir a fundação e o porão do edifício, a fim de aumentar sua resistência ao gelo e à umidade. E também para pavimentar o pátio coberto com tais ladrilhos, o piso do mirante do jardim e até os degraus baixos da varanda.

Os paisagistas também gostam de usar pedras decorativas nas calçadas para decorar lindamente parques, áreas de recreação e até centros turísticos.

A variedade de formas, cores e tamanhos permite criar composições únicas que podem satisfazer até o cliente mais exigente.

Como escolher?

Antes de ir às compras em uma loja, você precisa decidir sobre a finalidade das pedras de pavimentação. Quantas cargas ela terá que suportar: apenas pedestres ou o peso de caminhões de várias toneladas. Depois de fazer uma escolha, a atenção deve ser focada nos seguintes pontos.

  • Material. Betão, clínquer ou polímeros - só o próprio comprador decide.
  • Resistência à água. Se uma piscina for planejada no local, os ladrilhos ao redor dela devem ser os mais resistentes à umidade. E também este parâmetro deve ser prestado muita atenção aos moradores das regiões norte e faixa do meio.
  • A forma. Se você planeja colocar pedras de pavimentação com suas próprias mãos, você deve optar por formas mais simples.
  • Cor. Para uma composição completa sob seus pés, ladrilhos de três cores são suficientes. Cores muito brilhantes geralmente indicam baixa qualidade, portanto, é melhor focar em tons mais naturais e suaves. Além disso, a pavimentação de caminhos não deve ser mais clara do que a pintura da própria casa e chamar muita atenção para si mesma.

É melhor olhar para as pedras do pavimento com seus próprios olhos antes de comprar, e não através de um monitor de computador, para tocá-las. Ao comprar em lojas online, você pode ser solicitado a enviar pequenas amostras primeiro.

Um pequeno truque dos construtores profissionais: antes de comprar, você pode pegar duas pedras de calçada e jogá-las uma contra a outra. Quanto mais alto e mais alto o som resultante, melhor é a secagem das pedras do pavimento, o que significa que a sua qualidade e vida útil são maiores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário