Como fazer lajes de pavimentação sem mesa vibratória?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Instruções passo a passo
  3. Adendo

Lajes de pavimentação são uma decoração de alta qualidade e cara de uma casa de verão. Para produzi-lo, você precisa de muitos equipamentos profissionais diferentes, mas construtores criativos podem fazer ladrilhos com as próprias mãos em casa.

Ferramentas e materiais

Para começar a fazer ladrilhos, prepare as ferramentas, cuja lista é bastante curta.

  • Capacidade de mexer a mistura de cimento. Pode ser um balde de metal, bacia ou cocho.
  • Chave de fenda com acessório ou misturador de construção. Se nem um nem outro estiver disponível, você pode agitar manualmente a solução.
  • Martelo de marceneiro. Usado no lugar de uma mesa vibratória ou máquina vibratória elétrica.
  • Espátula. Para nivelar a argamassa acabada.
  • Forma para pavimentação de lajes. É melhor escolher recipientes pequenos, isso irá melhorar a qualidade dos ladrilhos feitos à mão.

O próximo passo será a preparação dos materiais de construção.

Como você fabricará ladrilhos sem equipamento profissional, adote uma abordagem muito responsável na seleção das matérias-primas.

  • Cimento. É preferível utilizar cimento com qualidade M500 ou superior, o betão desta marca irá facilitar o trabalho manual.
  • Areia. Antes do trabalho, deve ser peneirado cuidadosamente.
  • Água. É aconselhável usar água limpa e sem impurezas.
  • Lubrificante de molde Lajes para pavimento.
  • Plastificante para aumentar a vida útil dos ladrilhos.
  • Aditivo de pigmento. Necessário se você planeja mudar a cor dos ladrilhos.

Antes de comprar material, é imprescindível medir a área de colocação das lajes de pavimentação. Também é importante determinar a finalidade do caminho artificial - se será um caminho de pedestres ou um estacionamento. A composição e as proporções da argamassa de cimento vão depender da carga sobre o ladrilho.

Em seguida, você precisa medir a espessura e a área do futuro ladrilho, de acordo com essas dimensões, você pode determinar a quantidade de consumíveis necessários. Isso ajudará a evitar despesas desnecessárias e situações de força maior.

Em seguida, determine o número total de ladrilhos, para isso divida toda a metragem do revestimento pela área de uma pedra artificial. Depois de feitas as medições, calcule novamente o consumo total de matérias-primas.

É impossível calcular corretamente a composição da solução com base no volume do recipiente, pois cada material tem peso diferente - um balde de cimento e um balde de água terão pesos diferentes. Para evitar erros, é necessário pesar a quantidade de cimento que cabe na concha, depois da mesma forma calculamos a proporção de adição de areia ao cimento. No futuro, a colher irá facilitar e acelerar muito o processo de mistura.

Você também deve considerar cuidadosamente a proporção de água na composição da solução. Com a falta de umidade, a resistência do ladrilho será muito baixa e, com uma superabundância, o excesso de água forma vazios dentro da solução e aumenta o risco de destruição da pedra.

A quantidade de líquido precisa ser ajustada dependendo do teor de umidade da areia.

Instruções passo a passo

Quando todas as medidas necessárias tiverem sido feitas, as proporções da solução tiverem sido determinadas e as ferramentas preparadas, você pode começar a fazer uma pedra artificial. É muito fácil fazer você mesmo um ladrilho e sem uma mesa vibratória - isso é o que muitos construtores novatos fazem.

Por conveniência, forneceremos uma proporção pronta das proporções da solução, abaixo dela você pode substituir seus números:

  • grau de cimento M500 ou superior - 15 kg;
  • plastificante - 100 gramas;
  • areia - 30 kg;
  • água - cerca de metade do volume de cimento;
  • pigmento - não mais do que 5 por cento do volume total da solução.

A sequência de mistura da solução:

  • dissolver o plastificante em água quente com um volume de cerca de 0,5 litros;
  • misture cimento, areia e pigmento completamente;
  • despeje a mistura em pequenas porções de água com um plastificante, mexendo constantemente a solução;
  • adicione o volume necessário de água à solução para obter um material espesso, fluido e de cor uniforme.

Em seguida, comece a derramar a mistura em moldes. Esta etapa deve ser executada com muito cuidado, siga as instruções cuidadosamente.

  • Aplique uma fina camada de graxa nos moldes para que não se formem poças. Uma emulsão aplicada corretamente ajudará a evitar que os ladrilhos grudem nos moldes.
  • Em seguida, despeje a mistura em um recipiente untado e distribua com uma espátula.
  • Em seguida, bata em cada borda do molde com um martelo de marceneiro. Isso selará a solução e empurrará o ar para fora dela.
  • Coloque a forma de azulejos sobre uma superfície plana e deixe secar por 24 horas. Para usar menos espaço, os moldes podem ser empilhados com vigas de madeira entre eles.
  • Depois de um dia, a pedra artificial pode ser removida do molde batendo suavemente os ladrilhos em um tapete macio.
  • A última etapa é a secagem final em local seco e protegido da luz solar direta. A secagem das telhas dura de 7 a 15 dias.

Todo o processo de fabricação deve ser repetido até que você tenha acumulado o número necessário de ladrilhos.

Você também pode fazer um molde para azulejos com suas próprias mãos: de madeira ou chapa. Este método irá reduzir o custo das matérias-primas e permitir que você dê mostras de imaginação na decoração dos ladrilhos. Recipientes feitos de barras de madeira são torcidos com cantos de ferro e parafusos auto-roscantes, o fundo pode ser feito de folha de madeira compensada resistente à umidade. Para a fabricação de moldes de metal, você precisará de uma máquina de solda, este método permite que você obtenha recipientes fortes e duráveis ​​para fundir pedras de pavimentação.

Adendo

Produtos feitos sem vibrador não são muito duráveis. É razoável usá-lo para caminhos de pedestres, mas a carga dos carros irá rapidamente arruinar essa pedra artificial.

Se você deseja reforçar a pedra de pavimentação acabada, você pode usar a técnica de passar a ferro de superfície. Para fazer isso, você precisa esfregar o cimento misturado com o pigmento no ladrilho acabado, este procedimento permite que você não adicione corante enquanto mistura a solução.

Veja no vídeo a seguir o processo de fabricação de lajes de pavimentação sem mesa vibratória.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário