Tudo sobre pavimentação de ladrilhos 3D
Lajes de pavimentação com efeito 3D são uma palavra relativamente nova no desenho da paisagem urbana. Não só tem um aspecto original e fora do padrão - também é muito mais amigo do ambiente. Esses ladrilhos são cada vez mais usados para decorar praças, avenidas, parques e becos.
Vantagens e desvantagens
As lajes de pavimentação, que têm um efeito tridimensional, apresentam muitas vantagens.
- É altamente ecológico. Ele contém ingredientes exclusivamente naturais. Se falamos de tinturas, devido às quais se cria um padrão tridimensional, também carecem de toxinas e são absolutamente inofensivas para o homem e os animais, o que permite a sua utilização em inúmeros locais.
- É forte e durável tem uma longa vida útil, é pouco suscetível ao desgaste por esforços mecânicos constantes (caminhada, fricção, varredura, pneus de veículos, etc.).
- Pode ser usado em locais úmidos. Ele não perde suas qualidades técnicas e aparência atraente em condições de operação em um "garfo" de temperatura de -45 a +50 graus.
- Não sujeito a desbotamento, não muda de cor mesmo quando está constantemente exposto à luz solar direta.
A principal desvantagem de tal ladrilho (e, pode-se até dizer, sua única desvantagem) é o preço alto. Em primeiro lugar, são usados equipamentos caros de alta tecnologia para fabricar esse tipo de revestimento. Em segundo lugar, os materiais naturais e as tintas não tóxicas custam muito mais do que os sintéticos e tóxicos.
Ambos os fatores afetam o aumento do custo do produto final. Para efeito de comparação: um metro quadrado de lajes de pavimentação comuns custa aproximadamente US $ 8-8,5, e com a aplicação de um revestimento 3D - US $ 50-150 (dependendo da complexidade do desenho).
Além disso, se forem colocadas lajes com efeito 3D, deve-se ter em mente que não podem ser cortadas no processo. Eles são dispostos de forma diferente. Além disso, a instalação deve ser feita sobre uma superfície vazada de concreto perfeitamente plana.
Como eles fazem isso?
As lajes de pavimentação, nas quais uma imagem tridimensional é posteriormente aplicada, são feitas de uma de três maneiras.
- Fundição de vibração. Cimento e areia são misturados com água, após o que a mistura é despejada em matrizes especiais, que são fixadas em uma mesa vibratória. Quando a mistura endurece, ela é removida das matrizes e seca até ficar completamente seca.
- Vibrocompressão. Este método requer matrizes de impressão. Neles é colocada uma mistura meio seca de areia e cimento, as próprias matrizes são fixadas em uma máquina vibratória. Além disso, a composição nas matrizes de prensa é influenciada por um pistão, a pressão do pistão é muito alta. Além disso, as matrizes são submetidas a vibração adicional simultaneamente à ação do pistão, necessária para que a mistura se torne mais densa.
- Hiperprensagem. Este método é semelhante ao anterior, exceto que a mistura nas matrizes é influenciada apenas pela pressão - nenhuma vibração é aplicada.
Para a obtenção das lajes de pavimentação, que posteriormente serão aplicadas com uma imagem com efeito tridimensional, utiliza-se sempre uma mistura de cimento e areia de alta qualidade.
Opções para criar um efeito 3D
Para aplicar uma imagem 3D a um ladrilho, são usados dois métodos.
- Impressão flexográfica. Isso exigirá uma base fotopolimerizável, mas também com tinta ou borracha.O volume da imagem será alcançado devido ao uso de contraste, sombras e realces contra o fundo: claro ou escuro. Assim, o padrão adquire volume e parece realista. O custo dessa tecnologia é baixo e o resultado é um ladrilho que dura muito e tem uma aparência atraente durante toda a sua vida útil.
- A impressão UV é muito mais cara. Uma imagem colorida é aplicada ao ladrilho. Ele difere do método de impressão flexográfica por sua maior qualidade de reprodução de cores. Isso é obtido por meio de uma gama mais ampla de tons e meios-tons, bem como destaques.
Depois que o desenho é aplicado, o acabamento é necessário. Sua essência é que um padrão que já foi aplicado a um ladrilho é preenchido com uma mistura de polímero altamente transparente, às vezes uma composição que é resistente às mudanças de temperatura é usada. Resina epóxi é usada para isso. Essa camada é então compactada e nivelada, após o que o tratamento final é feito com ar, que é direcionado por meio de um jato de alta pressão. Também pode ser líquido frio.
Recursos de instalação
Para colocar pedras de pavimentação nas quais uma imagem tridimensional é aplicada, uma base seca uniforme e sólida é necessária. A porcentagem de umidade máxima aceitável nesta situação é 5. Pode ser uma base de asfalto ou concreto. A mistura deve ser cola seca ou pronta.
O trabalho está sendo realizado de forma consistente. Primeiro, a base deve ser cuidadosamente preparada.
Depois disso, é feito um layout preliminar dos ladrilhos, sem usar cola. Desta forma, você pode descobrir se a unidade do padrão está quebrada e se os ladrilhos precisam ser cortados.
Em seguida, eles são colocados usando uma composição adesiva. O alinhamento dos ladrilhos na composição ocorre por meio de uma ferramenta como um martelo. Se o ladrilho for irregular, você pode colocar uma mistura sob alguns elementos usando uma espátula. A horizontalidade é verificada com um nível, é ideal fazer isso a cada três linhas.
A base de asfalto ou concreto é muito densa, não permite a passagem de água. Portanto, é necessário inclinar a superfície para que o derretimento ou a água da chuva possam escoar calmamente sem danificar nada. A disposição dos elementos deve ser o mais justa possível para que as costuras resultantes não prejudiquem o efeito 3D. A composição adesiva não deve atingir a superfície do ladrilho. Assim que a cola estiver aderida, ela deve ser removida o mais rápido possível.
O comentário foi enviado com sucesso.