Thrips on roses e lutando com eles

Contente
  1. O que é isso?
  2. Razões para o aparecimento
  3. Sinais de derrota
  4. O que pode ser processado?
  5. Métodos tradicionais
  6. Medidas de prevenção

Os tripes são um dos insetos mais nocivos que parasitam vegetais, jardins e outras culturas ornamentais cultivadas por pessoas em todos os lugares. Thrips são especialmente comuns em rosas de jardim e de interior. Removê-los não é tão fácil, mas existem muitas maneiras comprovadas de combater esse parasita. No artigo, vamos dar uma olhada mais de perto na descrição dos tripes, as razões de seu aparecimento, e também aprender sobre os sinais de danos e como você pode superar esses insetos irritantes.

O que é isso?

Os tripes são comuns em quase todos os lugares, são insetos muito pequenos. Em comprimento, geralmente não ultrapassam 1,5 mm, embora se saiba que alguns indivíduos podem crescer até 15 mm.

A ordem dos tripes também é conhecida como espumante, suas patas possuem dispositivos de sucção, graças aos quais essas pragas ficam perfeitamente retidas nas plantas. Os insetos se reproduzem e se desenvolvem rapidamente, de 10 a 15 gerações podem eclodir em um ano.

Os tripes têm dois pares de asas, mas não voam muito bem. Algumas variedades de tripes podem não ter asas. A maioria desses insetos prefere parasitar precisamente as flores, eles se alimentam de seus sucos e, às vezes, até pólen e néctar de plantas.

Thrips em rosas são bastante comuns. Para ter certeza de que foi esse parasita que atacou as plantas, é muito importante saber sua aparência. A cor dos tripes é geralmente escura: preto, cinza, marrom, enquanto as larvas são mais claras.

Acredita-se também que esse tipo de inseto carrega um grande número de vírus que podem facilmente infectar jardins e plantações de flores enfraquecidas por insetos.

Na primeira vez em que aparecem tripes, é bastante problemático lidar com eles. Isso se deve ao fato de que os insetos colocam larvas sob a pele das placas das folhas. E também podem surgir problemas quando esses insetos se enterram no solo para criar uma prole futura. As rosas murcham, mas os insetos não são visíveis.

A opção mais segura para a destruição dos tripes, quando estão na fase de inseto, movem-se sobre as plantas do jardim, e são perceptíveis a olho nu. Mas, via de regra, um único tratamento não será suficiente. Em média, os ovos se transformam em larvas em 3 semanas. Após esse tempo, após a principal isca dos insetos, o retratamento é recomendado.

Razões para o aparecimento

Antes de começar a se livrar dos insetos irritantes, é extremamente importante descobrir por que eles atacaram as rosas do jardim. As larvas costumam passar bem no inverno, nos primeiros dias de vida podem se alimentar do suco da grama e, portanto, muitas vezes podem ser encontradas entre a folhagem seca, que nem todos os jardineiros novatos procuram remover. Depois que os insetos ficam mais fortes, eles geralmente encontram presas mais saborosas para si mesmos, na maioria das vezes, para esse propósito, eles escolhem rosas e outras plantas com flores em seu canteiro pessoal.

Além disso, as causas do aparecimento de insetos podem ser:

  • comprar uma nova planta afetada por insetos;

  • plantas afetadas no próprio local ou em um local vizinho próximo.

De qualquer forma, se ficou claro que os tripes vieram de vizinhos, até que um tratamento químico completo seja feito, muito provavelmente não será possível se livrar do inseto no seu sítio, pois ele voltará facilmente depois de algum tempo.

Quanto às novas plantas adquiridas. Qualquer flor pode ser facilmente infestada não apenas com tripes. É por isso que os jardineiros e jardineiros recomendam colocar novas plantas na chamada quarentena por um tempo. Se nenhum problema foi identificado, você pode enviar uma nova planta para todas as outras flores.

Sinais de derrota

Os tripes podem afetar não apenas as rosas que crescem na rua, mas também as flores de interior. Tripes se alimentam de seiva de folhas, inflorescências e flores. Mas muitas vezes os jardineiros conseguem ver não os próprios pequenos insetos, mas os trabalhos frutíferos de sua atividade.

Os principais sinais de dano por tripes incluem:

  • a formação de sementes e botões subdesenvolvidos de uma forma incomum, muitas vezes muito feia;

  • o aparecimento de manchas incolores ou amarelas nos botões das rosas e em suas folhas, bem como o aparecimento de pétalas com bordas escurecidas;

  • queda prematura dos botões, bem como deformação dos caules das plantas.

Muitas vezes, arbustos com rosas, afetados por insetos, podem morrer se houver muitas pragas.

O descarte prematuro de rosas danificadas pela praga pode levar à morte da planta, e ela também será muito vulnerável a uma variedade de doenças, incluindo vírus e fungos. Na maioria das vezes, os primeiros sinais de dano dos tripes podem ser vistos precisamente nas pétalas de rosa clara.

O que pode ser processado?

É possível se livrar de uma praga irritante que priva as plantas de floração completa e vida em geral de diferentes maneiras, mas na maioria das vezes são usados ​​métodos populares e produtos químicos.

É importante notar que em uma pulverização e tratamento, quase sempre é impossível livrar-se completamente dos insetos, e tratamentos repetidos, inclusive para fins preventivos, são necessários.

Produtos químicos

Os produtos químicos podem ser tóxicos para as plantas e humanos. Por isso é extremamente importante escolher apenas produtos comprovados e, ao trabalhar com eles, utilizar equipamentos de proteção, incluindo máscara e luvas.

Como regra, os produtos químicos são muito prejudiciais aos insetos. É especialmente recomendado usá-los se os métodos populares não ajudarem e também houver suspeitas de que outras pragas vivem das rosas, além dos tripes.

  • Dos meios comprovados, recomendamos que preste atenção ao medicamento muito eficaz "Aktara", que provoca a morte de tripes em apenas meia hora. É produzido em um volume de 1 ml.

  • Um remédio eficaz na luta contra tripes é a droga "Actellik". Sua vantagem é um amplo espectro de ação contra muitos parasitas que vivem nas flores. A nuance da droga é que não deve ser usada em climas muito quentes. Se a temperatura estiver acima de +25 graus, o tratamento deve ser adiado, por exemplo, à noite. Segundo o fabricante, esse medicamento atua por mais 14 dias após o tratamento inicial, protegendo as plantas de reinfecção por tripes e do ataque de outros insetos.

  • Inseticida "Akarin" refere-se ao biológico e bastante suave, não agride o meio ambiente. Começa a agir sobre os insetos após 5-7 horas.

Qualquer preparação deve ser preparada, bem como utilizada na sua forma preparada, apenas de acordo com as instruções, que também indicam necessariamente em que condições meteorológicas a preparação pode ser utilizada e em que condições não o deve.

Métodos tradicionais

Os remédios populares são amplamente usados ​​pelos jardineiros não apenas como medidas preventivas, mas também para se livrar dos insetos de uma forma gentil. Usualmente, receitas populares de decocções são completamente seguras não só para as plantas, mas também para o corpo humano.

É interessante notar que é aconselhável recorrer às receitas folclóricas apenas se não forem encontrados muitos tripes nas rosas.Se houver muitos insetos, bem como se eles parasitarem a planta junto com outras pragas, deve-se dar preferência aos produtos químicos.

Considere receitas folclóricas comprovadas que dão o efeito desejado em um curto espaço de tempo.

  • A tintura de alho é uma das mais utilizadas pelos jardineiros em muitas regiões da Rússia. Para prepará-lo, é necessário picar 5 a 7 dentes de alho e despejá-los com um litro de água fervente. A mistura deve ser mantida por pelo menos 5 horas, mas é aconselhável deixar fermentar por pelo menos um dia, após o qual pode ser pulverizada com as rosas afetadas. É muito importante manusear as folhas dos dois lados, pois os insetos podem se esconder no dorso.

  • Uma receita comprovada é a infusão de raiz de dente de leão. Para preparar a receita, você precisa secar algumas raízes de dente-de-leão, pique-as bem e triture-as no liquidificador. Você deve acabar com algo como poeira ou pó. Despeje o pó resultante com um litro de água, infunda a mistura resultante por pelo menos 12 horas. É aconselhável coar a solução antes de iniciar o tratamento.

  • Uma decocção de camomila pode ajudar a se livrar dos tripes. Se não for possível retirá-lo, você pode usar a farmácia. Use 100 gramas de flores por litro de água quente. A infusão resultante deve ser removida para um local escuro por pelo menos meio dia, de preferência por um dia. Após um dia, deve-se filtrar a infusão, adicionar um pouco de sabão caseiro ou de alcatrão (não mais de 10 gramas) e iniciar o processamento.

E também eficazes podem ser consideradas infusões de tabaco, mil-folhas, pimenta e celandine. Mas é preciso entender que a maioria das decocções e infusões não terá um efeito sustentável no combate aos parasitas, se a pulverização e o processamento forem realizados uma única vez.

Medidas de prevenção

O combate mais eficaz é, claro, a prevenção oportuna, bem como as corretas medidas agrotécnicas, que são muito importantes não esquecer de fazer na horta.

Como medida preventiva, é muito importante processar as rosas na primavera, verão e outono após a floração.

Para minimizar o risco de tripes, flores de calêndula ou alfazema podem ser plantadas ao lado de rosas. A maioria dos insetos não tolera os odores dessas plantas e fica o mais longe possível delas.

Se houver muitos tripes no jardim e outros parasitas forem observados, além dos tratamentos principais, pode-se preparar armadilhas de cola para insetos.

Diversas atividades também podem ser classificadas como medidas preventivas.

  • Limpeza complexa do jardim e horta da folhagem no outono, de preferência com a destruição subsequente da folhagem por queima. Assim, não apenas os insetos, mas também suas larvas não sobrevivem. Além disso, muitas vezes os tripes hibernam devido a uma boa camada de folhagem, que não foi removida do local em tempo hábil.

  • No final da temporada, é necessário retirar ramos danificados das rosas, é aconselhável tratar o solo com inseticidas.

  • Na primavera, é muito importante remover a cobertura morta e soltar bem cada roseira. Não se esqueça da primeira pulverização de insetos na primavera.

  • É necessário eliminar as roseiras das ervas daninhas com o tempo, que muitas vezes atraem pragas para as plantas. Também é importante cumprir as normas de rega, não transbordar as plantas e também evitar a seca.

Resumindo, é preciso dizer que nem sempre é possível combater o tripes de maneira rápida e eficaz, por isso vale a pena direcionar todas as suas forças e capacidades para prevenir a infecção. É melhor fazer vários tratamentos preventivos seguros do que continuar a fazer um tratamento completo de plantas.

É importante notar também que se as roseiras foram afetadas não só por tripes, mas também por alguma doença, após a eliminação dos insetos, devem ser tratadas imediatamente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário