Como lidar com tripes em pepinos?

Contente
  1. Descrição da praga
  2. Sinais de danos à planta
  3. Métodos de controle eficazes
  4. Que remédios populares você pode usar?
  5. Usando armadilhas
  6. Como lidar com a técnica agrícola certa?
  7. Recomendações

Quantas vezes os jardineiros enfrentam uma variedade de problemas de pragas, tanto em canteiros abertos quanto em estufas. Isso reduz o rendimento e contribui para a infecção de outras safras, trazendo tristeza e ansiedade para o proprietário. Portanto, é aconselhável conhecer as principais características distintivas das pragas populares das culturas de jardim.

Descrição da praga

O nome de tripes é provavelmente conhecido por um jardineiro avançado, muitos viram sua imagem em uma foto em um livro ou na Internet, mas quase ninguém viu essas pragas viverem nas plantas, já que seu tamanho é muito pequeno e você pode ver como eles olham a olho nu. Tripes são insetos muito pequenos com corpo longo e cabeça afilada. Eles são classificados como franjados. Eles têm asas muito peculiares: dois pares de asas estreitas são cobertas por uma franja de cílios. Por causa disso, seu vôo é semelhante a flutuar de uma planta para outra e não difere em alcance. Thrips não voam longe. Suas dimensões são 1-1,5 mm, mas não mais do que 5 mm. Os machos diferem das fêmeas pela presença de asas. O tripes do pepino não só prejudica a planta, mas também é transmissor de doenças virais perigosas.

Os tripes da Califórnia também são chamados de tripes das flores ocidentais. Em nosso país, ele é encontrado em certas áreas, mas aos poucos vai conquistando novos territórios para sua residência. Ele danifica as plantações de vegetais e flores no cultivo em estufas. Também pode afetar plantas próximas a estufas e estufas. Seu habitat é cerca de trezentas plantas, especialmente rosas, crisântemos e pepinos. O tripes do tabaco prefere grupos de plantas solanáceas e aipo. Pode ser encontrada em cebolas, mudas, repolho e, claro, pepinos.

As fêmeas botam muitos ovos e, se não começarem a combater essas pragas a tempo, durante o verão podem capturar todo o jardim.

Sinais de danos à planta

Como em todos os estágios de seu desenvolvimento - da larva ao inseto adulto - os tripes se alimentam da seiva dos caules, folhas, flores, os resultados de sua atividade vital são visíveis até mesmo nas plantas jovens.

  • Nos pepinos afetados por essas pragas, várias linhas, manchas e pontos aparecem nas folhas. Primeiro, aparecem manchas separadas de branco, prata, vermelho ou amarelo. Em seguida, a área afetada se expande e as folhas ficam completamente amarelas e caem.
  • Nos botões, nos brotos, é perceptível a descarga dessa praga. Têm um aspecto açucarado e são a causa da aderência dos botões e da sua queda posterior, bem como da curvatura dos rebentos.
  • Uma planta doente começa a crescer mal, perde suas folhas e os próprios pepinos ficam deformados e ficam atrás de plantas saudáveis.

Também é difícil detectar o foco da lesão a tempo e os primeiros sinais da presença desses insetos também são difíceis, pois se instalam em colônias de forma seletiva, podendo escolher uma flor da planta inteira como habitat.

Métodos de controle eficazes

Tanto na estufa como no campo aberto é muito difícil livrar-se desta praga alada. Os tripes aguardam o inverno no solo e, assim que a temperatura do ar sobe para 8 graus Celsius, eles vêm à superfície. Durante a temporada na faixa do meio, até 8 gerações desta praga eclodem, nas latitudes ao sul há muito mais. E como se alimentam do suco da planta inteira, perfurando todas as partes de uma flor ou hortaliça, é aconselhável combatê-los durante todo o período vegetativo, utilizando todos os tipos de métodos de luta em um complexo: preparações químicas e biológicas , e remédios populares e técnicas agrícolas ... Só assim é possível salvar as plantas, livrar-se delas pelo menos por um período e tentar destruir todas as gerações desta praga.

Produtos químicos

O uso da química talvez seja o melhor que se pode oferecer no combate a essa praga. Mas isso não dá 100% de garantia, já que em determinado momento de seu desenvolvimento, os tripes tornam-se invulneráveis. Quando os insetos põem ovos nas folhas e nos tecidos dos caules do pepino, os pesticidas não ajudam no tratamento da planta. Além disso, o uso da mesma droga causará imunidade estável ao pesticida das próximas gerações de pragas. Isso significa que, para tratar a cultura tanto durante uma safra quanto nos anos subsequentes, é necessário alterar os preparos com os quais processaremos a planta.

Portanto, na hora de escolher, ao trocar um inseticida, deve-se olhar para sua composição, e não para o nome comercial. Um veneno com nomes diferentes pode ter princípios ativos idênticos que você já usou em tratamentos anteriores e que já causaram dependência e imunidade à sua ação. Com base na substância ativa imidaclopride, foram criadas várias preparações idênticas, como Prestige, Matador, Masterpiece. Deve-se também ter em mente que o próprio imidaclopride pode ser denominado de forma diferente. Seus outros nomes são almirante e gaúcho.

Você pode classificar os medicamentos pela substância principal.

  • Imidaclopride. É melhor para eles processar a planta antes da floração e não usá-la em plantas cultivadas para obter massa verde fresca.
  • Diatoxam. Atua através do trato digestivo de pragas. Perigoso para as abelhas. Contido em drogas como "Aktara" e "Tiara".
  • Cipermetrina. Não use durante a floração. Não afeta os ovos de tripes, portanto, é aconselhável tratar as plantas com tais preparações várias vezes. Pode ser encontrado em preparações bem conhecidas como Iskra, Alatar e muitos outros.

Agentes biológicos

Para combater a praga, utiliza-se o produto biológico "Metarizan". Não é apenas um inseticida, mas também um fertilizante e um estimulante para o crescimento das plantas. É baseado no micélio do fungo, que, chegando ao solo, começa a parasitar insetos, inclusive tripes. A duração do efeito desta droga é de até 4 anos e não é perigosa nem para o homem, nem para os insetos e animais que vivem na superfície, nem para as minhocas, nem para os pássaros.

Que remédios populares você pode usar?

O tratamento com remédios populares não atendeu muito às esperanças dos jardineiros, mas para os amantes da agricultura ecologicamente correta, borrifar soluções contendo algumas substâncias diluídas pode ser usado contra tripes.

Amônia

Para o processamento com amônia, essa solução é preparada: 50 ml de amônia, 100-150 gramas de aparas de sabão em pó são adicionados a 10 litros de água. Tudo é bem misturado e os pepinos são borrifados com esta solução, molhando abundantemente as folhas. É aconselhável repetir este tratamento a cada duas semanas - para profilaxia e para a eliminação final de tripes.

O processamento deve ser realizado em clima calmo, pois os vapores de amônia evaporam muito rapidamente no ar. Se você usar uma solução apenas de amônia, então seu efeito pode ser protetor, além de ajudar na fertilização das plantas, saturá-las com o nitrogênio necessário para o crescimento dos pepinos, além de ajudar a prevenir doenças fúngicas.

Sabão de alcatrão

Meia barra de sabão é ralada ou picadinha e despejada com um litro e meio de água quente, não água fervente.300-500 ml desta solução são diluídos em um litro de água e pepinos são pulverizados com este agente uma vez por semana durante todo o verão. É um agente de proteção muito amigo do ambiente.

O mais importante é borrifar o fundo das folhas. A intensidade da rega aumenta em agosto.

De outros

Eles também usam pó de tabaco - um produto do processamento do tabaco. A nicotina na composição causa paralisia em pragas de jardim. Flores, repolho, pepinos e sua parte do solo são polvilhados com pó de tabaco seco. O pó do tabaco pode ser adicionado ao solo ou preparado com base em tinturas ou decocções. Pulverizar pepinos é melhor feito no final da tarde, nos estágios iniciais, enquanto não há flores e algumas semanas (duas a três) antes dos primeiros pepinos aparecerem.

Para preparar o caldo, tome meio copo de pó de tabaco, dilua em um litro de água, ferva por 30 minutos e insista por 24 horas, filtre e dilua na proporção de 1 para 2. Você pode adicionar um pouco de sabonete líquido a esta solução. Folhas de pepino são pulverizadas em ambos os lados. Após 7 dias, o tratamento é repetido. Os pepinos são tratados desta forma até três vezes por temporada. Você pode preparar uma infusão forte à base de pó de tabaco e makhorka. Aqui, a concentração de nicotina será maior. Para uma parte do pó de tabaco, você precisa pegar 10 partes de água quente e deixar por 3 dias, depois coar e borrifar.

Também são usadas infusões de casca de cebola, malmequeres, celidônia, alho, dente de leão, camomila e outras plantas de jardim e campo.

  • Para uma infusão de malmequeres, flores secas amassadas são despejadas com água morna na proporção de uma para duas partes e a solução é infundida por dois dias, após os quais deve ser filtrada e usada para pulverização.
  • Para a infusão de celidônia, você pode usar flores recém-cortadas no valor de trezentos a quatrocentos gramas ou flores secas no valor de cem gramas. A massa de flores é despejada com um litro de água e infundida por 24 a 36 horas.
  • Uma infusão de alho ou cebola é preparada nas seguintes proporções: adicione uma colher de chá de alho picado ou cebola a um copo de água. Insista por um dia, depois borrife ou limpe as folhas. Uma solução semelhante pode ser preparada usando cascas de cebola.
  • Para uma infusão de dente-de-leão, você precisa pegar trinta gramas de raiz picada ou cinquenta gramas de folhas recém-colhidas e despejar um litro de água morna. A infusão ficará pronta em três horas.
  • Levará 12 horas para preparar uma infusão de flores de camomila. Aqui, cem gramas de flores precisam ser derramadas com 1 litro de água. Em seguida, misture cinco gramas da infusão resultante e quatro gramas de sabão verde em um litro de água e borrife a planta. Mas você não deve esquecer de lavar esta solução das plantas em um dia.

Claro, todos os remédios populares são bons quando o número de tripes nas plantas é pequeno, no início da infecção.

Usando armadilhas

Atualmente, uma variedade de armadilhas de tripes são amplamente utilizadas em estufas. As armadilhas de cola amarela ajudam a identificar a presença de uma praga na estufa e a eliminar pequenos números e grandes aglomerados de tripes devido à sua grande superfície. Um feromônio sexual é colocado em uma armadilha de feromônio em uma base de cola, o que atrai os homens. Hoje, as armadilhas de cola são um dos métodos de luta mais eficazes.

Como lidar com a técnica agrícola certa?

Como medida preventiva contra essa praga, utiliza-se a correta tecnologia agrícola. Como no outono o principal acúmulo de tripes é observado na base das plantas, e com o início do frio eles se movem para o solo, o principal que deve ser feito no outono é remover as plantas afetadas e queimá-las. . Também é importante cavar o solo no outono e na primavera, para remover e destruir as ervas daninhas com o tempo. É melhor não plantar pepinos imediatamente após a cebola, pois há uma grande probabilidade de sua infecção por tripes. A rotação correta de culturas é a prevenção da infestação.

Recomendações

Vale a pena ouvir alguns conselhos de jardineiros.

  • A prevenção e o impacto complexo sobre as pragas por todos os tipos de meios ajudarão a lidar com essa praga persistente.
  • Escolha com muito cuidado o material de plantio, inspecione as mudas em busca de pragas, e é melhor processar as sementes antes de plantar.
  • Para não perder o momento de propagação das pragas no local, é aconselhável inspecionar as plantas com mais frequência, identificar o problema a tempo e começar a lidar com ele de todas as formas conhecidas. Os tripes se reproduzem muito rapidamente e produzem novos descendentes em uma semana. Se uma planta infectada for encontrada, é imperativo examinar todas as plantas da vizinhança, uma vez que os tripes passam muito rapidamente de uma planta doente para uma planta saudável.
  • Mesmo nos velhos tempos, as pessoas sabiam da necessidade de substituir as plantas e observavam a rotação de culturas. E agora esta é uma das regras para uma agricultura bem-sucedida. Portanto, é aconselhável não plantar pepinos depois de plantações de hortaliças que foram infestadas com tripes no ano anterior, ou plantações que também apresentam alta probabilidade de infecção.
  • Em estufas, é necessário mais frequentemente providenciar para as plantas não apenas rega abundante, mas também um chuveiro, e certifique-se de que o ar não está muito seco.

Para não perder o momento da infecção da planta, você pode usar armadilhas de cola azul e amarela localizadas perto de plantas abertas e em estufas.

Para informações sobre como lidar com tripes em pepinos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário