Como são os tripes e como se livrar deles?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como detectar pragas?
  4. Métodos básicos de luta
  5. Como se livrar de insetos em plantas diferentes?
  6. Medidas de prevenção

Sabendo a aparência dos tripes e como se livrar deles em plantas caseiras e outras plantações, as pessoas só se beneficiam. Tendo descoberto o que é, você pode descobrir quando começar a lutar com drogas especiais. Também é importante descobrir como lidar com pragas em uvas e pimentões.

O que é isso?

O próprio nome tripes foi atribuído não a uma espécie, mas a todo um grupo de insetos especialmente pequenos com um corpo oblongo. Eles têm sinônimos - bexiga e asas franjadas - o motivo é que esse grupo foi renomeado várias vezes. Thrips foram descritos em 1744. A honra de sua descoberta pertence a Karl de Geer, mas então o conhecido Linnaeus rebatizou o gênero Physapus para Thrips. Em 1836, o entomologista britânico Holiday elevou seu posto à categoria de tropa.

Não é difícil entender a aparência dos tripes - eles são muito diferentes dos outros insetos em sua estrutura peculiar. O comprimento do corpo na maioria das vezes não excede 0,5-1,5 mm. Apenas nos trópicos existem espécies individuais com comprimento significativamente maior. A cabeça termina em um poderoso chanfro da testa e o lábio inferior tem a forma de um triângulo. Antenas não muito longas; têm de 6 a 9 segmentos.

O aparelho oral é construído de acordo com o esquema de perfuração-sucção. As cerdas não apenas picam; ranhuras ranhuradas os transformam em um tubo de sucção. Portanto, os tripes são normalmente alimentados com sucos de vegetais. Mas algumas espécies são mais predadoras. Essa ordem de insetos também é única em termos de vôo.

Os dois pares de asas são estreitos e longos. Uma "franja" inteira de cílios se desenvolve em suas bordas, mas há muito poucas veias. Portanto, os tripes flutuam entre as plantas vizinhas; é difícil para eles voar longas distâncias, principalmente devido à migração entre as zonas de alimentação. O epíteto "vesiculado" se deve às características estruturais do trem de pouso: as pernas são curtas, enquanto as coxas são mais grossas. Os tripes estão intimamente relacionados às plantas ao longo de sua vida.

Cerca de 2.000 espécies desses insetos são conhecidas; cerca de 230 de suas variedades vivem no espaço pós-soviético. A larva do tripes parece um pequeno ponto inativo. Os adultos são maiores e se movem muito mais rápido. A reprodução é muito rápida. Durante o ano, alguns desses insetos poderão dar várias gerações; por si só, os tripes não são perigosos para os humanos, eles não o picam - mas ao processar plantações infectadas, os artrópodes podem entrar nos olhos ou no trato respiratório.

Visualizações

Vale a pena começar a revisão com um tripé comum. Esta espécie é de cor marrom escuro. O comprimento do corpo é de 1,2 mm. Você pode encontrar esse tipo de inseto em muitas plantas cultivadas. O dano disso é muito grande.

Os tripes da Califórnia são comuns em estufas. É um polifago amplo que ataca ativamente as plantas úteis. As espécies decorativas, como as espécies variegadas, são de cor marrom escuro. É caracterizada por dimorfismo sexual. Esta espécie de insetos tem esse nome devido à sua tendência especial para atacar culturas ornamentais.

O perigo é especialmente grande para:

  • orquídeas;

  • crinums;

  • tradescantia;

  • cactos;

  • coleus;

  • Palmeiras;

  • begônias.

Você também pode encontrar frequentemente:

  • Dracaenov;

  • rosado;

  • tabaco;

  • linhaça;

  • tripes bulbosos.

Como detectar pragas?

Thrips são muito furtivos. Eles sempre começam a povoar uma planta. Mas há uma série de pontos que podem alertá-lo em um estágio inicial. Por exemplo, quando o pólen é derramado das próprias flores, embora nenhum vento ou insetos polinizadores tenham sido notados. A formação de pequenas manchas brancas e prateadas na folhagem também deve causar preocupação.

Uma verificação precisa exigirá a colheita da flor. Terá de ser agitado vigorosamente sobre papel branco.

É menos traumático para as plantas atrair insetos com pequenos pedaços de pepinos ou maçãs frescas. Thrips ficará feliz em encontrar um tratamento tão lindo de acordo com seus gostos. Em caso de danos graves, basta inspecionar o verso da folha.

Outros sinais de alerta:

  • descoloração de áreas individuais;

  • o aparecimento de manchas amarelo-claras nas folhas;

  • morrendo de tecidos vegetais onde os insetos os perfuram;

  • murcha de folhas;

  • perda de decoratividade das flores;

  • deformação grosseira dos botões;

  • curvatura dos brotos.

Métodos básicos de luta

Biológico

Tradicionalmente, eles tentam combater essa praga com a ajuda de entomófagos. O melhor entre eles é o bug especial Orius laevigatus. É importante notar que esse predador caça ativamente ácaros-aranha e pulgões. Uma alternativa é usar um macrolofus. Junto com os inimigos naturais das próprias vesículas, também podem ser usados ​​produtos biológicos - por exemplo, a verticilina.

Químico

Ao selecionar inseticidas contra tripes, é necessário levar em consideração o nível de risco ambiental e a eficácia da penetração do agente na folha. É necessário entender que tais meios são incompatíveis por padrão com um método biológico de proteção, e deve-se escolher estritamente uma coisa. Sob a influência de produtos químicos, a população de entomófagos está diminuindo quase continuamente. Entre os preparativos para a luta contra tripes, Talstar é adequado.

O produto é fornecido em latas de 5 litros. O principal ingrediente ativo é o bifentrina. Sob sua influência, o trabalho das membranas celulares é interrompido. Os sintomas nos insetos são semelhantes aos da exposição a substâncias organocloradas. O efeito repelente do bifentrin também é digno de nota.

Também ajuda a matar tripes:

  • Spintor 240;

  • "Átomo";

  • Iskra-M;

  • "Karbofos";

  • "Kemifos";

  • "Kung Fu";

  • "Vento Norte";

  • Ivanhoe.

Seja qual for a droga que você escolher, você terá que usá-la pelo menos duas vezes. Uma boa alternativa aos fundos listados é "Aktara". Deve-se ter em mente que representa uma ameaça para as abelhas. Também existe algum perigo para os humanos. Mas a proteção "Aktara" vem rápido e dura muito tempo.

Vertimek também é apreciado por sua alta velocidade de ação. Recomenda-se evitar o processamento com este produto em alta temperatura e umidade. A desvantagem da droga é sua toxicidade muito alta para humanos e abelhas. Portanto, o uso da ferramenta deve ser feito com cautela. Outra opção é o Fitoverm.

Esta droga não pode se orgulhar de uma velocidade de ação especial. Seu ingrediente ativo, entretanto, não causa um vício rápido. O produto é adequado para uso imediatamente antes da colheita (1-3 dias). Fitoverm é caro, o que nem todos os consumidores vão gostar. Ao escolher um inseticida, deve-se verificar se ele penetra na fruta ou não.

Remédios populares

O tratamento com meios improvisados ​​é frequentemente praticado em casa e em casas de veraneio, quando não é possível usar produtos químicos profissionais ou remédios biológicos. Além disso, essas soluções são menos tóxicas e não representam um perigo acrescido. Eles lidam bem com pequenas infestações. A amônia é considerada um bom remédio. Sua colher de chá é misturada com sabonete raspado e dissolvida em água morna.

Você também pode usar:

  • infusão de malmequeres secos;

  • cebola e tintura de alho;

  • infusão de raízes ou folhas de dente de leão;

  • infusão de camomila de farmácia misturada com sabonete verde;

  • infusão de folhas secas de tomate.

Como se livrar de insetos em plantas diferentes?

No interior

Você pode eliminar o tripes na gloxinia com a ajuda de Fitoverm. Em casos avançados, no entanto, você deve arrancar as plantas e esperar que elas ainda sejam capazes de iniciar um novo ciclo de desenvolvimento. Em petúnias, esses insetos também aparecem com muita frequência. A solução do problema se dá com a ajuda de inseticidas. Freqüentemente, são usados ​​os seguintes:

  • Aktara;

  • "Confidor";

  • Spintor-240.

Quando os insetos aparecem no pelargônio, armadilhas azuis pegajosas devem ser usadas. A proteção das plantas mais jovens, que sofrem mais do que outros exemplares, é especialmente relevante. Em casos graves, são usados ​​inseticidas. O tratamento é repetido após 4-5 dias para capturar todas as fases do desenvolvimento da praga. Mas os tripes também são encontrados em várias outras culturas decorativas.

Eles costumam aparecer, por exemplo, em suculentas. Armadilhas pegajosas amarelas podem ajudar a combatê-los. O uso de "Aktofit" pode ser uma boa opção. Às vezes, o Phytocomplexon também é usado. Este produto é apreciado por sua excelente compatibilidade ambiental.

Em vegetais

As invasões de pássaros com asas franjadas geralmente envolvem pimentas. A luta contra eles é realizada com a ajuda de:

  • pulverização com infusões na folhagem de dentes-de-leão, tabaco;

  • infusões de alho;

  • plantar hortelã e manjericão ao redor do perímetro;

  • solução de mostarda.

Se o tripes tiver aparecido no repolho, na maioria das vezes será do tipo tabaco. A proteção deve ser abrangente. É imprescindível dar preferência às variedades resistentes. Para tornar mais difícil para os insetos, as plantas devem ser regadas de forma mais ativa. Em um ambiente seco, eles se desenvolvem fortemente.

Quanto mais pragas aparecem nas berinjelas, mais lisa é a superfície inferior de suas folhas. Portanto, ao escolher variedades com folhagem pubescente, os jardineiros só se beneficiam. E, no entanto, às vezes é necessário tratar as plantas com agentes protetores. É preciso proteger as mudas e as plantas adultas dos insetos sugadores, cortando as partes afetadas das plantas, pois elas já serão inúteis. Fitoverm é considerado o melhor agente conservante.

Ao contrário da crença popular, os tripes aparecem até nas cebolas. Eles passarão o inverno no formato adulto e estarão completamente protegidos de qualquer cultivo de terra. Os inseticidas de contato são eficazes apenas contra larvas muito jovens. Novos espécimes aparecerão constantemente e definitivamente não funcionará eliminar todo o gado com um único tratamento. É importante usar todo um conjunto de meios de contato e sistêmicos, uma vez que as pragas podem se adaptar facilmente a uma composição.

E mesmo no alho, esses insetos podem muito bem aparecer. O aquecimento a seco até 42-43 graus ajuda a lidar com o problema. Esta temperatura é mantida por 48 horas. Uma alternativa é umedecer o calor a 45 graus por 10 minutos (se você aumentar a temperatura para 50 graus, pode reduzir o tratamento para 5 minutos). Dos medicamentos de marca, Karate Zeon e Fastak são recomendados.

Em outros

Os agricultores frequentemente encontram tripes nas uvas. Eles precisam acompanhar a derrota com cuidado especial. É aconselhável envenenar as pragas com piretróides ou organofosforados. O uso de zeólita ajuda até certo ponto. O uso de oponentes biológicos da praga, neste caso, ainda não emergiu da fase experimental.

Os tripes também atacam a soja. Nesse caso, recorrem principalmente a medidas de controle agrotécnico. A lavoura de restolho é recomendada nas áreas afetadas e nos locais onde o inseto pode aparecer. A aragem profunda do outono com um skimmer também é conveniente. Problemas especiais surgem quando um inseto infesta estufas.

Neste caso, recomenda-se o uso de armadilhas de cola. Além de realmente suprimir as pragas, eles também servem como bons indicadores do grau de infecção. Em casos avançados, você não pode prescindir do uso de drogas sintéticas. Alguns especialistas sugerem o uso de armadilhas de feromônios.Mas essa abordagem não pode de forma alguma ser a principal medida de segurança; é muito mais correto aplicar também polifagos.

Quando infectado com oleandro, não há recomendações específicas. Vale a pena usar inseticidas voltados para o combate a esse inseto, e processar os plantios de acordo com as instruções. Thrips se instalam de bom grado em ásteres, peônias e outras flores decorativas. Uma excelente forma de impedir a invasão é o tratamento com Confidor.

Nas plantas doentes, com certeza 100% das flores e botões são removidos, pois a praga definitivamente já se instalou ali.

Além do "Confidor", é aconselhável o uso do "Fitoverm". Dadas as peculiaridades do ciclo de vida do inseto, o solo também terá que ser cultivado. O tripes do tabaco pode ser encontrado em melancias, melões e outros melões. O papel fundamental na luta contra ela passa então pela eliminação implacável das ervas daninhas (servindo como reservatório natural). Em um estágio inicial da lesão, a pulverização com infusões de plantas insetóides é recomendada; de preparações especiais "Kemifos" é mostrado.

O combate a tripes na camomila difere pouco de combatê-lo em outras plantas de interior - peônias, crisântemos, ficus. Todas as amostras infectadas são isoladas e cuidadosamente lavadas em água corrente. Eliminar os insetos por si só melhora a situação. No inverno, as flores são tratadas com preparações especiais, principalmente nos banheiros. Os pisos são então imediatamente lavados; se após 2 tratamentos com intervalo de 7 a 14 dias os insetos não desaparecerem, será necessário trocar o produto com urgência e repetir o tratamento com um novo, ou separar as flores.

Às vezes, os tripes se instalam nas hortênsias. A abordagem para lidar com eles não difere da proteção de outras culturas ornamentais. Quanto à infestação de macieiras, a abordagem será aproximadamente a mesma que para o assentamento de melões e cabaças.

Pode-se presumir que o mesmo deve ser feito se forem vistos insetos em framboesas ou girassóis. Em qualquer caso, é indesejável exceder a dosagem de produtos químicos - mesmo que o dano seja muito grave.

Medidas de prevenção

É mais correto comprar uma cartilha de marca pronta. Se eles pegam solo para plantar em sua horta ou jardim, ele precisa ser desinfetado. Uma boa opção é o tratamento com "Nemabakt". A alternativa é Antonem-F. Traga flores para a loja com cuidado; eles devem ser colocados longe de plantas de interior.

Flores com aroma intenso costumam ajudar a espantar insetos nocivos. Eles podem ser usados ​​em hortas, em apartamentos e em casas particulares. O tabaco e a celidônia vão bem. Em vez disso, às vezes eles usam malmequeres. Deve-se notar que tais plantas também são adequadas para combater formigas.

Existem também essas recomendações:

  • remova quaisquer ervas daninhas no outono;

  • cavar ou arar completamente o solo até uma profundidade de 0,25-0,27 m;

  • quaisquer resíduos de plantas não devem ser deixados nas parcelas.

As plantas devem ser inspecionadas diariamente. A derrota às vezes se desenvolve muito rapidamente e, portanto, apenas pessoas atentas podem impedi-la em um estágio inicial. Se o local já foi afetado por tripes antes, a camada superficial do solo deve ser removida.

A terra é desinfetada com o máximo cuidado. Mesmo os espécimes doentes devem ser transferidos com cuidado para que nenhuma larva acabe em colheitas saudáveis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário