Como iniciar um aparador de gasolina?

Contente
  1. Pré-requisitos
  2. Como iniciar um aparador ou motor de corte a gasolina?
  3. Iniciar a roçadora pela primeira vez ou após um longo período de inatividade
  4. Adicionar combustível através dos orifícios da vela de ignição
  5. Verificando o sistema de ignição
  6. Limpando o motor
  7. Verificando a integridade do supressor de faíscas
  8. Operação instável do carburador
  9. Drenando combustível do tanque de gás

Como iniciar o aparador corretamente é uma questão que deixa os proprietários intrigados no caso de uma avaria do aparelho. E depois de um reparo bem-sucedido do aparador, o proprietário tenta evitar a repetição da mesma situação.

Pré-requisitos

O motivo da falha do aparador é talvez:

  • transbordamento do tanque;
  • bombeamento excessivo de combustível em motores equipados com supercharger manual;
  • desgaste no motor de válvulas, cilindros, injetores, seguidores de came e outras peças móveis;
  • os tanques estão sem gasolina e / ou óleo;
  • a vela de ignição está avariada;
  • filtros de ar ou combustível entupidos;
  • as válvulas do motor estão desalinhadas ou queimadas.

A verificação começa com a presença de óleo e combustível nos tanques e uma pequena porção deles no sistema do motor. Um motor “vazio” não dá partida, apesar de um tanque cheio, bem como de um cheio demais.

Como iniciar um aparador ou motor de corte a gasolina?

O novo aparador é simples durante o comissionamento.

  1. Verifique o tipo de motor do dispositivo. Os aparadores são equipados com um motor de 2 ou 4 tempos.
  2. Compre óleo para este tipo de motor. Gasolina para aparador - AI-92/93/98, comercializada em todos os postos.
  3. Misture óleo com gasolina. O óleo mineral é misturado na proporção de 1: 34 com a gasolina sintética - na proporção de 1: 50. Siga as recomendações do fabricante do aparador para a viscosidade do óleo (veja o rótulo do frasco). O óleo multigraduado 5W-30 é usado com mais frequência. Não use óleos automotivos não testados.
  4. Despeje uma pequena quantidade (por exemplo, 0,5 litros) do combustível resultante no tanque.
  5. Feche o damper de ar deslizando a alavanca desejada (veja as instruções).
  6. Rode a chave de ignição (ou manípulo) para a posição "ligada" - caso contrário, o aparador não arranca. Iniciantes geralmente cometem esse erro.
  7. Bombeie um pouco de combustível no carburador - se houver um "rocker" manual com um botão ou alavanca separada (consulte as instruções). Demora 4-7 cliques.
  8. Coloque o aparador em uma superfície nivelada.
  9. Puxe o cabo de arranque suavemente até sentir que fica mais lento. Em seguida, puxe-o para fora com força, mas não completamente. Repita este movimento até mais 4 vezes.
  10. Se o motor não der partida, abra o amortecedor de ar novamente, caso contrário, as velas irão inundar com gasolina com movimentos adicionais do cabo. Execute 2-3 tentativas para ligar o motor com o travão de mão aberto.
  11. Se o motor ainda não der a partida, feche o afogador e faça mais algumas tentativas para dar a partida.
  12. Depois de ligar o motor, pressione a alavanca do acelerador para marcha lenta.

Deixe o motor aquecer - 5-10 minutos são suficientes. Não comece a cortar imediatamente após um arranque a frio - o motor do aparador deve funcionar.

Iniciar a roçadora pela primeira vez ou após um longo período de inatividade

Uma roçadora difere de um aparador por não ser uma linha de pesca que atua como cortador de grama, mas um redutor mecânico ou um guincho com engrenagem equipado com uma faca. O acionamento da faca é muito mais poderoso do que o mecanismo florestal - um poderoso cortador de gasolina também é usado para cortar arbustos. Os cortadores de gasolina chineses e europeus não são diferentes quando a potência declarada é real.

Para lubrificar as engrenagens da caixa de engrenagens, utiliza-se litol ou graxa. Após verificar a caixa de engrenagens, prepare o próprio motor para o trabalho - de acordo com as instruções acima. Se a partida falhar, o problema já está no motor.

Adicionar combustível através dos orifícios da vela de ignição

Se o motor do trimmer não tiver bombeamento manual e o aparelho não der partida, coloque um pouco de combustível no próprio motor através das velas. Faça o seguinte.

  1. Verifique se o nível de combustível no tanque é suficiente para drenar uma pequena quantidade. Leva apenas 20 ml.
  2. Remova a tampa da vela de ignição e desparafuse-a com uma chave de velas.
  3. Se a vela de ignição estiver suja em um aparador usado, enxágue e acenda. Não deve haver depósitos nos eletrodos da vela de ignição. Não danifique o isolador de cerâmica do condutor central. Em um aparador novo, verifique as velas de ignição para ver se há algum defeito de fabricação.
  4. Coloque a vela de volta e verifique a ignição (descarga entre os eletrodos) quando o motor de partida for acionado.
  5. Remova a vela novamente. Usando uma seringa de 20 ou 50 cc, despeje 20 ml de gasolina no orifício do bujão.
  6. Insira e fixe a vela de ignição, definindo o tamanho de sua lacuna tecnológica no mínimo e não mais do que um milímetro.
  7. Escorve o combustível usando o botão (ou alavanca) de escorva - se o seu modelo de aparador tiver um. Pressione o botão a cada 4 segundos.

Agora tente ligar o motor. Feche o amortecedor de ar imediatamente após o início.

Verificando o sistema de ignição

Se o aparador já tiver sido usado, verifique a facilidade de manutenção da vela removida (no momento) trocando-a por outra. Se, ao inspecionar uma vela, por exemplo, um dielétrico cerâmico esfarelado, eletrodos dobrados, compre exatamente o mesmo, focando no código do produto estampado na própria peça e conferindo-o com um marcador no manual de instruções do aparador. Uma vela de ignição sem um isolador e / ou com eletrodos tortos não produzirá faíscas normais quando acionada.

Se as velas de ignição estiverem em ordem, mas a ignição do combustível não for observada, verifique a bobina de ignição com um ohmímetro (multímetro). A falta de leituras (resistência infinita) é um sinal de um enrolamento quebrado. Se for sinterizado devido ao superaquecimento devido ao fechamento entre curvas, não haverá tensão suficiente para a quebra da faísca.

Como um fio muito fino é usado para isso, convertendo 12,6 volts da bateria em 30.000, é muito difícil consertá-lo (rebobinar) mesmo em condições de garagem. Será necessária a substituição da bobina.

Limpando o motor

Se um aparador usado não der partida e a suspeita recair sobre um motor sujo, será necessário limpá-lo antes de dar a partida. Para limpar o carburador com um solvente especial, faça o seguinte.

  1. Remova as tampas de plástico e o filtro de ar.
  2. Depois de obter acesso ao carburador, remova e desmonte-o.
  3. Pulverize o jato de solvente no jato principal ou em outras portas de processo do motor (enxágue). Certifique-se de que não há nada estranho no motor.
  4. Remonte todo o sistema na ordem inversa. Prepare a mistura de combustível necessária (se o motor for de 2 tempos) ou despeje o óleo e a gasolina apropriados em cada um dos tanques (se o motor for de 4 tempos).
  5. Repita as etapas para ligar o motor com as instruções anteriores.

Se a inicialização falhar, será necessária uma desmontagem completa do carburador, ajuste da válvula, inspeção do pistão e limpeza completa dos bicos. O estágio deste processo varia dependendo do tipo de motor.

Verificando a integridade do supressor de faíscas

Um aparador que não liga é uma consequência não só de problemas com o motor de arranque e o motor em si, mas também de um sistema de escape entupido. A malha do supressor de faíscas deve permitir que os gases de exaustão passem livremente. Ele está localizado no silencioso. Seu objetivo é evitar o escape de faíscas incandescentes para o exterior. Caso contrário, ao entrar em contato com materiais inflamáveis, por exemplo, a mesma gasolina, essas faíscas podem acendê-los. Se houver depósitos de carbono, o silenciador deve ser desmontado e a própria tela limpa com uma escova de metal.

Operação instável do carburador

Comportamento do motor durante operação irregular se manifesta de uma das seguintes maneiras:

  • operação de curto prazo do motor, em geral - a partida é malsucedida;
  • o motor dá partida e funciona - mas para após um ou vários minutos de funcionamento.

Causas:

  • bombeamento de combustível insuficiente ou sua ausência;
  • dosagem incorreta de gasolina e óleo (para trimmers com motor 4 tempos);
  • você mesmo preparou a mistura errada (para motores de 2 tempos);
  • você quebrou a configuração de fábrica com os parafusos de ajuste do carburador.

O "tratamento" da unidade para esse problema é substituir um carburador gasto ou limpar suas peças de depósitos de carbono e resinas. Após a lavagem, o reajuste do trem de válvulas é frequentemente necessário. Aqui, você já precisará de chaves e sondas especiais para definir a folga normal da válvula. Se a causa da avaria ainda não estiver no motor, diagnostique o sistema de ignição. Em seguida, dê partida no motor sem se desviar das instruções acima.

Há momentos em que mesmo uma limpeza completa e iteração do motor não dão resultado. O motor ainda morrerá, não importa o que você faça. O motivo é uma violação do ajuste do suprimento de combustível usando um dos parafusos do carburador. O motor não recebe as porções necessárias de gasolina - e trava periodicamente. Se você desparafusar este parafuso na direção oposta, o motor emitirá fumaça com gasolina não queimada e fuligem, e o cheiro de queimado ficará fora de escala. Nesse caso, entre em contato com um centro de serviço de reparo de motocicletas.

O segundo parafuso que controla a marcha lenta não é crítico. Você pode ajustar os parâmetros ociosos como desejar.

Drenando combustível do tanque de gás

A gasolina, diluída com óleo para motores de dois tempos, é projetada de forma que, durante o armazenamento de longo prazo, suas frações mais pesadas afundem e as mais leves flutuem para cima. Gasolina, na qual há muito óleo - no caso, uma camada fina (de todo o volume de combustível), que afundou até o fundo. A linha de combustível, comunicando-se com o fundo do tanque, primeiro o suga - pelos esforços do sistema de bombeamento de combustível no próprio motor. Conseqüentemente, o motor, consumindo essa porção "oleada" da gasolina, coque suas válvulas, canais e pistões durante a combustão. A situação não é salva pela próxima porção de gasolina, na qual quase não há óleo: carvão e alcatrão não podem mais ser lavados sem a ajuda de um solvente. Pistões e válvulas operam com uma carga muito maior do que o planejado - é por isso que falham prematuramente. Se a contaminação das peças for muito grande, o aparador simplesmente não liga.

Nos motores com maior complexidade estrutural, recorrem à limpeza ultrassônica realizada em centro técnico (posto de atendimento automotivo).

    Após o término da sessão no aparador de gás com motor de dois tempos, drene a gasolina restante do tanque. Após a retirada da roçadeira ou aparador, por exemplo, após o inverno, o combustível é agitado e despejado no tanque. Eles armazenam essa gasolina em latas de aço inoxidável, e não a mantêm todo o tempo no tanque do aparelho. Se você trabalha em um aparador todos os dias ao fazer o pedido, não precisa esvaziar o gás no final do dia de trabalho.

    Para obter informações sobre como iniciar o aparador a gasolina, consulte o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário