A proporção de gasolina e óleo para roçadoras
Os cortadores de gasolina são uma técnica bastante comum para combater as ervas daninhas em chalés de verão, em residências, estradas e habitações e serviços comunitários. Esses dispositivos têm mais dois nomes - aparador e roçadora. Essas unidades diferem em seus motores. Os mais caros têm motores de quatro tempos, todos os outros têm motores de dois tempos. Claro, estes últimos são os mais populares entre a população, pois são mais simples no design, mais leves no peso e muito mais baratos do que seus concorrentes de quatro tempos. Porém, os modelos de dois tempos são inconvenientes porque a mistura de combustível para eles deve ser preparada manualmente, mantendo uma dosagem rígida entre gasolina e óleo. Em análogos de quatro tempos, a mistura desses componentes ocorre automaticamente, você só precisa encher o tanque de gás e óleo com as substâncias correspondentes. Consideremos a questão do correto preenchimento da roçadora de dois tempos, pois depende da eficácia e do tempo de operação de tal unidade.
Proporções padrão
Freqüentemente, surgem problemas com as proporções de óleo e combustível para uma operação confiável da roçadora. A razão para isso são informações completamente diferentes nas fontes. Você pode encontrar uma diferença nos dados sobre a proporção por dez unidades, e às vezes - pela metade. Portanto, você involuntariamente se pergunta quanto óleo você precisa por 1 litro de gasolina: 20 ml ou todos os 40. Mas para isso existe um passaporte técnico do produto que você compra na loja. Deve haver uma descrição do dispositivo, instruções para seu funcionamento e instruções sobre as regras de preparação da mistura combustível.
Em primeiro lugar, é necessário ter em consideração as informações que o fabricante recomenda, uma vez que em caso de avaria das roçadoras, pode apresentar as suas reclamações a ele, e não a terceiros. Se não houver instruções no passaporte, e ainda mais se não houver passaporte, recomendamos procurar outro modelo de aparador de um vendedor mais confiável.
Para todos os outros casos, quando você tem um modelo de cortador de gasolina em mãos e não há como descobrir suas características técnicas, existem proporções padrão dos componentes mais prováveis da mistura de combustível para um motor de dois tempos. Basicamente, essas unidades utilizam gasolina AI-92 e um óleo sintético especial, que contém um solvente para uma melhor mistura com o combustível. Esse óleo evapora lentamente e tem a capacidade de queimar completamente no cilindro, sem deixar depósitos de carbono.
A proporção padrão de óleo sintético para gasolina é 1: 50. Isso significa que 5 litros de gasolina precisam de 100 ml de óleo, e de acordo com esse consumo de óleo por 1 litro de gasolina é de 20 ml. Sabendo a quantidade de óleo necessária para diluir 1 litro de combustível, você pode calcular facilmente as taxas ao preparar o combustível para o aparador. Ao usar óleos minerais, a proporção de 1: 40 é mais frequentemente o padrão.Portanto, 1 litro de combustível exigirá 25 ml desse óleo, e para uma lata de 5 litros - 125 ml.
Ao trabalhar com cortadores de gasolina, uma pessoa com pouca experiência na operação de tal equipamento não terá dificuldade em determinar e corrigir a quantidade real de óleo necessária para um determinado modelo. Você deve prestar atenção apenas aos gases de escape (sua cor, toxicidade de odor), estabilidade do ciclo, aquecimento do motor e potência desenvolvida.Mais detalhes sobre as consequências de proporções incorretas de mistura de gasolina e óleo podem ser esperados em outra seção do artigo. Existem opções para roçadoras que funcionam com gasolina AI-95. Isso também deve ser levado em consideração.
Se o fabricante recomendar combustível com esse número de octanas, será necessário seguir os requisitos para não reduzir o recurso operacional do equipamento.
Regras de mistura
E agora sobre como misturar os componentes corretamente. No entanto, seria mais lógico começar com uma análise de erros comuns, mas absolutamente inaceitáveis, com os quais muitos proprietários desta segadora “pecam”. As seguintes ações são consideradas como erros de mistura.
- Adicionar óleo ao combustível já despejado no tanque de gasolina da roçadora. Desta forma, uma mistura de combustível homogênea não pode ser obtida. Talvez funcione, se apenas então agite o aparador por muito tempo. Mas é improvável que alguém faça isso, dada a gravidade da unidade.
- Primeiro despeje o óleo em um recipiente de mistura e, em seguida, adicione gasolina a ele. A gasolina tem densidade menor que o óleo, portanto, se for despejada no óleo, ficará na camada superior, ou seja, não haverá mistura natural. Claro, será possível misturar mais tarde, mas será necessária muito mais energia do que se fosse feito ao contrário - despeje óleo na gasolina derramada.
- Ignorar instrumentos de medição precisos para tomar as quantidades necessárias de ingredientes usados. Em outras palavras, diluir a quantidade de óleo ou gasolina "a olho" é um mau hábito ao operar veículos motorizados.
- Leve garrafas vazias de água potável para a preparação da mistura de combustível. Esse recipiente é feito de polietileno muito fino, que pode se dissolver com a gasolina.
Considerando todos os itens acima, recomendamos o uso das seguintes regras ao misturar uma mistura de combustível para motores trimmer de dois tempos.
- Use apenas recipientes limpos de metal ou plástico especial para armazenar gasolina, óleo, mistura de combustível pronta e sua preparação.
- Use um regador para colocar gasolina em um recipiente de diluição para evitar derramamento, e para adicionar óleo - um recipiente medidor com riscos de volume ou uma seringa médica para 5 e 10 ml.
- Primeiro, despeje gasolina no recipiente para preparar a mistura de combustível e, em seguida, óleo.
- Para diluir a mistura, primeiro coloque apenas metade do volume planejado de gasolina no recipiente.
- Em seguida, adicione à gasolina toda a quantidade de óleo necessária para preparar a mistura.
- Misture bem o conteúdo do recipiente de diluição. É melhor mexer fazendo movimentos circulares com um recipiente bem fechado. Não se deve mexer o combustível dentro do canister com nenhum objeto estranho, pois não se sabe de que material esse objeto é feito, em que reação ele pode entrar com os ingredientes da mistura, se é limpo.
- Adicione o resto da gasolina à mistura e misture bem novamente.
- Você pode encher o tanque de combustível com a mistura preparada.
Deve-se ter em mente que a mistura final do combustível não deve ser armazenada por mais de 14 dias, pois perde suas propriedades, estratifica-se e evapora, o que leva a alterações nas proporções e, portanto, a uma deterioração no desempenho do aparador.
Consequências da violação da relação
A vida útil da scooter depende da precisão com que você segue as proporções recomendadas pelo fabricante da mistura óleo-gasolina. O fato é que a mistura de combustível entra nos cilindros na forma de névoa de gasolina-óleo. E a tarefa da composição do óleo é lubrificar as partes móveis e em atrito e as superfícies de várias partes do cilindro. Se de repente descobrir que não há óleo suficiente e, em algum lugar, ele não será suficiente, as partes que secam começarão a se danificar. Como resultado, arranhões, arranhões e lascas são formados, o que certamente levará à falha total ou parcial do motor (por exemplo, pode emperrar).
No caso oposto, quando muito óleo entra no motor, ele não tem tempo de queimar completamente, depositando-se nas paredes do cilindro e transformando-se com o tempo em partículas sólidas - coque, escória e semelhantes. Como você pode imaginar, isso também leva à falha do motor. O mais importante é que você não deve permitir nem uma única violação da proporção no sentido de falta de óleo. É melhor derramar um pouco de óleo 10 vezes do que não adicionar apenas 1 vez. Muitas vezes acontece que esse tempo é suficiente para desligar o motor.
Como escolher um cortador de gasolina?
Para motores de dois tempos, as roçadoras usam gasolina AI-92 ou AI-95. Na maioria das vezes - o primeiro dos nomeados. Sempre há informações sobre isso na ficha técnica do produto. Se, por algum motivo, não se sabe exatamente com que gasolina o aparador deve funcionar, você pode comprovar testando as duas marcas de gasolina em funcionamento. Mudanças globais no motor não acontecerão a partir disso, e é bem possível determinar qual gasolina este ou aquele modelo de unidade "ama" mais, de acordo com alguns fatores. Isso será demonstrado pela potência desenvolvida, resposta do acelerador e aquecimento do motor, bem como sua operação estável em todas as velocidades.
Mas é muito mais difícil determinar as proporções de óleo para um determinado volume de gasolina. Nesse caso, você precisa saber pelo menos algo sobre o fabricante do equipamento. E já de acordo com as proporções padrão deste fabricante, selecione a proporção para um modelo específico, levando em consideração o tipo de óleo.
Você pode até iniciar a seleção por país de origem.
Por exemplo, para aparadores chineses de baixa potência, duas proporções são usadas principalmente - 1: 25 ou 1: 32... O primeiro é para óleos minerais e o segundo é para óleos sintéticos. Já falamos sobre a escolha de proporções padrão para cortadores a gasolina de fabricantes europeus e americanos em relação ao tipo de óleo. De acordo com a classe de óleos para aparadores domésticos, é necessário utilizar óleo TB de acordo com a classificação API. Para os mais potentes - a classe de veículos.
Para obter informações sobre a proporção de gasolina e óleo necessária para um cortador de gasolina, veja o próximo vídeo.
Em análogos de quatro tempos, a mistura desses componentes ocorre automaticamente, você só precisa encher o tanque de gás e óleo com as substâncias correspondentes.
O comentário foi enviado com sucesso.