Qual aparador é melhor: elétrico ou a gasolina?
Escolher uma ferramenta leve para cortar grama no local é uma tarefa difícil, mesmo para um jardineiro experiente. Uma ampla gama de análogos motorizados eficientes e seguros da foice de mão clássica está amplamente disponível à venda hoje. Mas entender suas diferenças sem um estudo detalhado de todas as características é bastante difícil.
Para dar conta da tarefa vai ajudar a comparar um cortador de gasolina e um cortador elétrico para grama, além de estudar as avaliações dos proprietários de cada tipo de ferramenta de jardim.
Descrição de benzokos
Funciona sem conexão com a rede elétrica o aparador de gasolina parece bastante atraente no contexto de suas contrapartes que requerem conexão a uma tomada... Essa foice tem um design mais complexo (com um tanque, um motor girando o elemento de trabalho), peso aumentado e certos requisitos de manutenção que provavelmente não serão atendidos por todos os usuários. O volume do tanque de combustível em produtos domésticos pode ser de 0,5 a 1,5 litros.
A potência padrão do cortador a gasolina é bastante grande - de 1 a 2,5 kW, mas mesmo as opções mais simples são suficientes para processar um jardim ou uma área local.
Além disso, essa ferramenta apresenta diferenças em vários critérios.
- Uma espécie de motor. Dois tempos são mais barulhentos, nos quais a gasolina e o óleo são despejados juntos nas proporções especificadas pelo fabricante. O motor de quatro tempos requer combustível separado e abastecimento de lubrificante. A potência desse equipamento é muito maior, mas há menos ruído durante o seu funcionamento.
- Tipo de projeto de lança. A linha reta permite a transferência imediata do torque gerado pelo motor para a caixa de engrenagens sem perdas, proporciona maior rigidez e maior confiabilidade. As hastes de plástico são curvas, menos confiáveis devido à presença de curvas na estrutura. Sob pressão, essa conexão pode ser danificada e simplesmente quebrar. Modelos de cortadores de gás com um tipo de construção dobrável são mais convenientes no transporte - eles podem ser colocados no porta-malas de um carro durante o transporte.
- Tipo de elementos de corte incluídos. Um carretel clássico com cabo de linha pode ser usado aqui. É mais frequentemente usado como remédio para gramíneas com hastes finas e flexíveis. As facas de plástico com várias "lâminas" são mais rígidas, adequadas para lidar com matagais densos de relva varietal. O disco de metal serrilhado com elementos de corte em torno de sua circunferência é adequado para cortar arbustos pequenos, porcos-do-mato ou outras plantas com caule tubular espesso.
Cada escova para gasolina tem uma tampa protetora, um acessório especial acima da ponta rotativa da ferramenta. Vale a pena atentar para o fato de que trabalhar sem ele é estritamente proibido devido ao alto risco de ferimentos durante o corte.
Entre as vantagens óbvias dos cortadores a gasolina estão:
- independência da gama de fontes de energia, você pode mover-se livremente pelo local;
- a possibilidade de expandir a funcionalidade: da derrubada de árvores à remoção de neve;
- processamento rápido e eficiente de qualquer área;
- sem problemas com bordas de corte ao longo da cerca ou nos cantos;
- alto desempenho do equipamento.
Os cortadores de gasolina também têm muitas desvantagens: eles exigem constantemente a compra de combustíveis e lubrificantes, que devem ser adquiridos separadamente. Além disso, eles precisam ser armazenados em algum lugar e, ao mesmo tempo, cumprir certas regras de segurança.O consumo de linha para esses aparadores também pode ser uma surpresa desagradável.
Em caso de avaria, o cortador de gasolina terá de ser entregue para reparação e, por vezes, é ainda mais fácil comprar um novo. A manutenção de equipamentos de jardim, abastecimento de combustível e lubrificação requerem algum conhecimento técnico. O nível de ruído também cria dificuldades adicionais - você tem que trabalhar com fones de ouvido de proteção especiais.
Mas a principal desvantagem dos cortadores de grama é a presença de escapamento, que é perigoso para o corpo humano e bastante prejudicial para as plantas.
Características do eletrocos
Leve e compacto o streamer elétrico usa eletricidade do cabo de alimentação ou da bateria embutida como fonte de alimentação... Existem modelos econômicos com baixo consumo de energia - a partir de 250 watts. Já o segmento de vendas mais demandado são as segadoras elétricas de 800 W, mais potentes, com motor localizado na parte superior da estrutura.
O design da lança também é importante. Variantes de metal reto são usadas em foices elétricas com facas. Mas a maioria dos modelos apresentados nas lojas são projetados para funcionar com cordão.
Entre as vantagens dos eletrocos é possível notar:
- baixo peso do equipamento - não há carga pesada nas costas e braços;
- versatilidade - pode ser usado por idosos, adolescentes;
- custo acessível - as opções mais simples têm um preço inferior a 2.000 rublos;
- inicialização simples sem ajustes adicionais;
- baixo nível de ruído - não há necessidade de dispositivos de proteção na forma de fones de ouvido;
- ausência de emissões nocivas para a atmosfera;
- carga de baixa vibração, segura para a saúde;
- sem requisitos especiais de armazenamento;
- para modelos recarregáveis - independência da localização da tomada elétrica.
Existem também desvantagens suficientes. Deve-se ter em mente que as tranças elétricas alimentadas pela rede requerem o uso de cabos de extensão, acesso a uma tomada. Não devem ser usados no período após a chuva ou pela manhã (após o orvalho): existe o risco de curto-circuito. A baixa potência limita visivelmente a gama de possibilidades de uso de cortadores elétricos no local - seu objetivo é remover hastes finas de plantas com grama.
Outra desvantagem séria é o design mais fraco do equipamento, ele quebra com muito mais frequência e tanto o motor quanto a haste podem se tornar um nó vulnerável. Os produtos recarregáveis são muito mais pesados, pesam até 4,5 kg e requerem o uso de uma alça de ombro especial.
Os aparadores elétricos dificultam o corte de grama em áreas com diferenças de elevação - eles simplesmente não fazem o trabalho.
Comparação e seleção
Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção ao lado prático da questão. Tomar uma decisão é suficiente simplesmente comparar todos os parâmetros relevantes dos trimmers a gasolina e elétricos e os requisitos para seu trabalho.
- Objetivos da aquisição. Um aparador de relva pode ser um meio de retirar periodicamente a relva perto da casa, em locais de descanso - neste caso, bastará o uso de um aparador eléctrico, que lhe permite fazer as tarefas com sucesso sem se cansar. Mas se você tem que cortar muito e regularmente, então você deve escolher um modelo mais potente que pode trabalhar por muito tempo sem parar e superaquecer o motor.
Há mais um ponto importante - se você planeja colher alimentos herbáceos para animais, é melhor escolher aparadores elétricos mais ecológicos.
- Praticidade. Em uma dacha ou fazenda doméstica, que é mantida em uma base contínua, será mais prático ter uma trança elétrica clássica com uma bateria à mão. É fácil para ela manter um gramado em casa ou cultivar um jardim. É racional usar os benzokos para grandes propriedades ou para limpar o território.
- Tipo de site. Para grama em um gramado pequeno ou como uma casa de campo de verão, você pode escolher um aparador de jardim elétrico compacto. Será mais barato e se no futuro for necessária uma opção para ampliar o leque de tarefas, então será possível escolher um cortador de grama.Se o local não for eletrificado, tiver uma grande área, relevo irregular ou plantas de estrutura heterogênea em seu território, então há apenas uma opção - um benzokos.
- Custos associados. Os custos da linha de gasolina e aparadores elétricos são aproximadamente os mesmos. Se levarmos em consideração o consumo de combustível - carga elétrica ou óleo e gasolina, a opção com rede elétrica ou bateria será mais econômica em termos de custos. Todos esses pontos são de grande importância no processo de operação do equipamento.
Além disso, a disponibilidade de combustível e óleo é menor do que a de eletricidade.
- Capacidade de manutenção. Se considerarmos qual aparador é mais confiável, a versão a gasolina definitivamente sairá por cima. Essas tranças quebram com menos frequência e, em geral, têm um recurso de trabalho mais sério. Mas em caso de danos, os reparos custarão mais.
- Amizade ambiental. Aqui, as tranças elétricas estão definitivamente na frente, pois não emitem substâncias nocivas para a atmosfera. Isso é importante se a grama for usada como ração animal no futuro. Além disso, nem todo mundo está pronto para respirar altas concentrações de gases de exaustão, e isso é inevitável com o uso contínuo e prolongado da roçadora.
Os aparadores elétricos e a gasolina, embora tenham grandes semelhanças, ainda são projetados para realizar tarefas de diferentes tamanhos. Usando a opção com tanque de combustível, você pode cuidar de áreas sem acesso à eletricidade, literalmente sair para o campo, retirar grama de qualquer altura e densidade. O cortador de gasolina tem mais oportunidades de ser usado na resolução de problemas de corte de pequenas árvores, roçada de arbustos.
Visão geral da revisão
Segundo os proprietários de aparadores a gasolina e elétricos, os aparelhos de baixa potência em geral, em qualquer versão, não são muito úteis quando se trabalha em uma grande área. Aparelhos de 500 W são suficientes para cuidar de gramados pequenos e de caule fino. A experiência prática dos proprietários de aparadores sugere que, mais cedo ou mais tarde, os modelos baratos terão de ser trocados por modelos mais profissionais e eficientes. Não há sentido em economizar dinheiro aqui - tanto as tranças elétricas quanto a gasolina dos líderes de mercado são capazes de cuidar totalmente de uma cabana de verão ou do território de um quintal.
Uma surpresa desagradável para muitos é o consumo da linha - é muito alto, e é melhor estocar discos especiais com antecedência para o corte de hastes mais duras. Ao escolher modelos potentes, é preferível dar preferência às opções com alça de dois ombros ou fecho tipo mochila. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de que, após trabalhar com o instrumento, as costas e os ombros doam.
Você pode descobrir como escolher um aparador de jardim no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.