Cortadores a gasolina Stihl: características, modelos, segredos de seleção e dicas de uso

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral do modelo
  3. Comparação com outras marcas
  4. Dicas de Seleção
  5. Manual do usuário
  6. Possíveis avarias

A empresa que produz aparadores a gasolina Stihl de qualidade foi fundada em 1926 por Andreas Stihl. Foi esse empresário alemão que teve como objetivo principal tornar o trabalho dos trabalhadores da indústria da madeira o mais fácil possível. Agora, além da Alemanha, vários modelos da marca são produzidos no Brasil, Estados Unidos, China e Áustria.

Peculiaridades

Ao discutir as características de design e desempenho dos produtos do fabricante mundialmente famoso, atenção especial deve ser dada às suas principais vantagens competitivas. As vantagens dos cortadores de grama a gasolina Stihl, em comparação com os modelos elétricos, incluem:

  • a dependência do desempenho do dispositivo apenas na disponibilidade e quantidade de combustível;
  • peso relativamente baixo da trança;
  • simplicidade máxima do dispositivo e operação;
  • adaptação da usina para corte, incluindo matas densas;
  • lucratividade;
  • agilidade e funcionalidade.

Naturalmente, houve algumas deficiências óbvias, a lista das quais inclui:

  • a necessidade de preparar uma mistura de combustível de acordo com as proporções recomendadas;
  • o risco de falha do motor devido a combustível de baixa qualidade;
  • a necessidade de manutenção regular;
  • alto nível de ruído.

Entre outras coisas, ao comparar os trimmers a gasolina e eletrificados, deve-se levar em consideração a presença de um motor elétrico neste último. Essas máquinas só podem ser operadas com pontos de conexão de rede.

Os modelos sem fio podem ser uma alternativa, mas seu tempo de operação é limitado. Nesse aspecto, os cortadores de grama se comparam favoravelmente com outros membros da família.

Visão geral do modelo

As foices a gasolina são amplamente utilizadas no cuidado profissional de gramados, bem como na agricultura. Esses exemplos de tecnologia moderna comprovaram sua eficácia no corte de ervas daninhas e na produção de feno. Nessas condições, atenção especial é dada à escolha correta de um representante da gama de modelos, levando em consideração as características de design e características técnicas.

No momento, os seguintes modelos de roçadoras Stihl são oferecidos a clientes em potencial:

  • pulmões (FS-38, -45 C-E, -50 C-E, -55, -56);
  • poderoso (FS-70 C-E, -94 RC-E, -100, -120, -130, -250);
  • mochila;
  • cortadores de escova.

Para descrever as principais características dos representantes dessas categorias, vale a pena considerar alguns exemplos de equipamentos. Então, escova escova leve FS-38 Concebido para um paisagismo simples, geralmente nas condições de parcelas pessoais. O peso desta ferramenta é de pouco mais de 4 kg. Ao mesmo tempo, o volume de trabalho do motor e sua potência são 27,2 cm3 e 0,65 kW, respectivamente.

As principais vantagens dos representantes desta categoria incluem os seguintes indicadores de desempenho:

  • peso insignificante;
  • facilidade máxima de uso;
  • consumo mínimo de combustível;
  • poder da usina;
  • confiabilidade e longa vida útil;
  • o nível mínimo de ruído e vibração;
  • design moderno.

Um dos modelos populares no segmento de aparador potente é Stihl FS-130... O "coração" desse espeto de seis quilos é um motor com volume de 36,3 centímetros cúbicos e potência de 1,4 kW. O modelo é equipado com tanque com volume de até 0,5 litro. Os cortadores a gasolina potentes são geralmente classificados como ferramentas profissionais com as seguintes vantagens:

  • aumento de potência;
  • confiabilidade e durabilidade máximas;
  • a capacidade de processar quase qualquer superfície, incluindo arbustos densos;
  • conveniência e facilidade de uso;
  • a presença de um porta-guiador de "bicicleta".

Proprietários experientes e especialistas aconselham equipar aparadores potentes com carretéis de linha. Essa abordagem fornece a capacidade de cortar qualquer grama em locais de difícil acesso.

Comparação com outras marcas

Hoje, muitas empresas fabricam cortadores de gasolina. Tendo em conta o custo de tais equipamentos, a escolha de modelos específicos deve ser abordada com a máxima atenção. Agora, quase todos os desenvolvedores de ferramentas especializadas e pequenos equipamentos de construção estão envolvidos na produção de tranças a gasolina. Estamos falando de líderes do setor e de empresas pouco conhecidas.

As seguintes marcas estão nas primeiras posições das classificações de popularidade atuais:

  • Stihl;
  • Husqvarna;
  • Makita;
  • Eco;
  • Campeão.

Naturalmente, é impossível responder inequivocamente à questão de qual marca e modelo é melhor. Isso se deve à presença de toda uma lista de critérios de seleção. Porém, ao comprar roçadoras para identificar as vantagens competitivas de uma determinada marca, deve-se comparar os indicadores de desempenho de representantes de diferentes linhas de modelos.

Na maioria das vezes, os produtos Stihl são comparados aos aparadores Echo, Husqvarna e Makita. Inicialmente, deve-se notar que essas amostras de equipamentos pertencem à mesma classe e possuem características técnicas praticamente idênticas, com exceção de algumas nuances.

Isso se aplica principalmente aos modelos de aparadores equipados com os chamados punhos tipo bicicleta. Todas as tranças podem ser equipadas com dois tipos de elementos de corte: linha de pesca e discos.

Cada roçadora Stihl é equipada com um sistema de início rápido. Entre outras coisas, esses aparelhos, assim como os modelos das marcas citadas, possuem um arnês que reduz efetivamente a carga nas mãos do usuário. Segundo as críticas dos proprietários, o mais vantajoso são os aparadores da conceituada marca Makita. Estamos falando aqui de um aumento da velocidade de rotação dos elementos de corte, o que garante o desempenho adequado.

Dicas de Seleção

De acordo com as estatísticas atuais, são os modelos de cortadores de grama a gasolina que têm maior demanda. Isso se deve em grande parte à sua mobilidade e funcionalidade. No entanto, ao escolher um modelo específico de equipamento, é necessário levar em consideração uma série de outros parâmetros. Em situações como essa, é útil comparar as roçadoras com outros tipos de aparadores.

Dispositivos elétricos são conectados a uma rede doméstica com uma tensão de 220 V. Esses carros não poluem o ar devido à ausência de gases de escape. Nenhum ponto menos importante será o nível mínimo de ruído e o peso relativamente baixo. Ao mesmo tempo, a área a ser tratada é significativamente limitada pelo comprimento dos transportadores usados.

Os modelos sem fio são, de longe, o aparador de grama menos comum. O motor elétrico dessas segadoras não é alimentado pela rede, mas sim pela bateria, o que garante a máxima mobilidade. No entanto, o tempo de operação do equipamento é limitado pela carga da bateria e é em média 35-45 minutos. Outro ponto importante é o custo relativamente alto dos modelos de bateria.

Ao escolher um modelo específico de aparador a gasolina, é necessário levar em consideração suas características técnicas. Assim, os dispositivos de baixa potência são equipados com molinetes com linha de pesca. Em modelos mais engenhosos e poderosos, facas e cortadores podem ser usados ​​como elementos de corte.

As condições de operação são outro fator importante. Não se esqueça do custo dos cortadores de grama.

Manual do usuário

Deve-se prestar atenção especial a como executar corretamente a primeira partida e a rodagem de um cortador de grama a gasolina. Ações competentes irão maximizar a vida útil do aparador e reduzir o custo de manutenção e reparo. Antes de iniciar o dispositivo pela primeira vez, você precisará realizar várias etapas preparatórias. A lista inclui uma avaliação visual do estado da caixa de câmbio e a preparação de uma mistura de combustível de alta qualidade, levando em consideração que tipo de óleo deve ser abastecido de acordo com as instruções e recomendações do fabricante.

É na composição do combustível que os especialistas e proprietários experientes de aparadores a gasolina recomendam chamar a atenção. Em situações com motores de dois tempos, ao contrário dos motores de quatro tempos, os componentes serão gasolina e óleo. As proporções estão indicadas nas instruções apropriadas anexadas à técnica, ou nas etiquetas de combustíveis e lubrificantes. Entre outras coisas, as anotações indicam o tipo de combustível e óleo do motor recomendado pelos desenvolvedores.

Depois que todos os conjuntos do aparador foram inspecionados e o combustível foi preparado corretamente, você pode prosseguir diretamente para ligá-lo e, em seguida, operar no motor de combustão interna. Este processo inclui as seguintes etapas:

  • o cortador de gasolina deve ser colocado em um plano horizontal na superfície mais plana;
  • a alavanca que controla o amortecedor de ar é movida para a posição fechada;
  • por meio de uma escorva, o combustível é bombeado para o carburador (bastam alguns movimentos);
  • a ignição é ligada com o interruptor apropriado;
  • o cabo de partida deve ser puxado tão suavemente quanto possível até sentir resistência;
  • o dispositivo é lançado com vários puxões bruscos da corda;
  • após a partida do motor, abra o suprimento de ar.

Em algumas situações, o aparador pode não iniciar ou parar logo após o início. Nesses casos, é necessário abrir ligeiramente o suprimento de ar do carburador e tentar novamente. Após um resultado positivo, deixe o motor funcionar por pelo menos 5 minutos em modo inativo.

Usando a alavanca, o suprimento de ar deve ser ajustado de forma que o carretel da linha ou as facas permaneçam parados. Depois que o motor estiver completamente aquecido, o acelerador é aberto movendo a referida alavanca para a posição marcada com o ícone ON, e o regulador de gás é pressionado até a metade por 20-30 segundos. Na próxima etapa, o gatilho é liberado e o aparador ficará inativo por aproximadamente 40 segundos. Essas manipulações são repetidas por 10-15 minutos, após os quais é necessário fazer um intervalo de 20 minutos.

Repetindo as etapas acima, é realizado um amaciamento adicional do motor de combustão interna de um cortador de grama a gasolina. O próximo estágio é a caixa de câmbio rodando, para a qual você precisará selecionar a área apropriada com grama macia. Este último é ceifado por 5-10 minutos com podgazovki periódico (1/2 - 2/3 da velocidade máxima). Este ciclo é repetido várias vezes em intervalos de 20-25 minutos.

Mais cedo ou mais tarde, os proprietários do aparador terão de lidar com a necessidade de mudar a linha. Esta é uma parte integrante da operação de tal equipamento. Existem várias maneiras de atualizar o cortador em questão. A opção mais simples fornece as seguintes manipulações:

  • retire a cabeça do aparador e limpe-a bem;
  • desenrole o comprimento necessário da linha de pesca (2-3 metros é recomendado) e morda-a com um alicate;
  • dobre a linha de forma que uma extremidade seja 15 cm mais longa que a outra;
  • coloque a curva na ponta localizada entre as ranhuras da bobina;
  • enrolar a linha de pesca simultaneamente em duas direções, fixando-a temporariamente nos sulcos (o sentido do enrolamento é indicado pela seta);
  • passe as pontas por orifícios especiais na tampa;
  • insira o carretel da nova linha no lugar e encaixe no lugar.

Freqüentemente, durante a operação de cortadores a gasolina Stihl, pode ser necessário ajustar o carburador.Se você tiver o conhecimento e as habilidades adequadas, poderá fazer isso sozinho. No estágio preparatório, você precisará enxaguar bem o filtro de ar. Deve-se observar que é altamente recomendável fazer isso a cada dez horas de operação do cortador.

O ajuste é feito por três parafusos, um dos quais é responsável pelo abastecimento de combustível. Ele é torcido até que o motor de combustão interna comece a morrer. Em seguida, o parafuso deve ser desparafusado em um quarto de volta (se o motor travou, então em 1/2). Depois de ligar o aparador, continue a desparafusar o mesmo parafuso até que o motor de combustão interna comece a trabalhar de forma estável em velocidades maiores.

O parafuso que limita o movimento reverso da válvula borboleta é usado para ajustar a velocidade de marcha lenta.

Possíveis avarias

Infelizmente, mesmo a operação competente e cuidadosa de cortadores de grama a gasolina de alta qualidade não elimina completamente o risco de avarias. Vamos dar uma olhada nos problemas mais comuns.

  • O motor não pega. A vela de ignição pode estar com defeito ou o combustível não está sendo fornecido ao carburador.
  • Operação instável do motor de combustão interna em marcha lenta. Uma das causas mais comuns nessas situações é a configuração incorreta do carburador.
  • O aparador não desenvolve rotações e não fornece potência suficiente. Tais fenômenos estão associados à necessidade de limpar ou substituir o filtro de ar, vela de ignição, bem como ajustar o carburador e remover depósitos de carbono do silencioso.
  • Superaquecimento do motor, que pode ser causado pelo uso de uma mistura de combustível de má qualidade.

Freqüentemente, os proprietários de cortadores de grama a gasolina precisam lidar com situações em que param quando pressionam o gás. O motivo mais comum neste caso é o mau funcionamento do carburador, que requer ajuste. Na maioria das vezes, isso acontece após o armazenamento de longo prazo do dispositivo ou como resultado de sua operação em condições difíceis.

Uma válvula de combustível entupida pode fazer com que o motor pare quando o gás for adicionado e precisará ser ligeiramente afrouxada para retomar o suprimento normal de gás. Freqüentemente, você tem que lidar com um respirador entupido, ou seja, uma válvula de retenção localizada no tanque de combustível. Entre outras coisas, os motivos que levam o motor de combustão interna do aparador a estagnar podem ser a flacidez do cabo no carburador e o estiramento da mangueira de combustível.

Deve ser lembrado que a manutenção oportuna, o diagnóstico e a eliminação de qualquer mau funcionamento irão maximizar a vida das cortadoras a gasolina Stihl e reduzir os custos operacionais.

No próximo vídeo, você encontrará uma análise detalhada e teste da escova para gasolina STIHL FS55.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário