Melissa e as peculiaridades de seu cultivo
A erva-cidreira perfumada é uma planta familiar à maioria dos cultivadores de flores.... Pode ser cultivada ao ar livre ou no peitoril de uma janela. O principal é cuidar bem da Melissa.
Descrição
Uma erva perene pertence à família Lamb. A descrição botânica da erva-cidreira é a seguinte.
- Rizoma... A raiz da erva-cidreira é ramificada e coberta por pêlos curtos. Ele vai fundo no subsolo, então a planta obtém muitos nutrientes do solo.
- Tronco... A parte principal é coberta com short down. A cor do caule é verde escuro.
- Sai... As folhas da erva-cidreira são ovais, com bordas recortadas. Sua superfície é coberta com short down.
- Flores... No meio do verão surgem inflorescências na planta, constituídas por pequenos botões. Eles podem ser brancos ou azuis, rosa ou amarelos. A flor é uma excelente planta de mel, por isso no verão a erva-cidreira atrai um grande número de abelhas.
Melissa é altamente considerada não apenas por sua aparência atraente, mas também por suas propriedades benéficas. As folhas verdes costumam ser usadas para fazer chás aromáticos e infusões. As folhas secas são utilizadas na culinária. Por seu aroma especial, a planta também é chamada de hortelã-limão.
Visualizações
Existem vários tipos de erva-cidreira. As mais populares são diversas variedades da planta.
- Sabor limão. Esta é uma das variedades mais populares. Em altura, essa planta cresce até 40-50 cm e o caule é coberto por pequenas folhas ovóides. Seu cheiro é intenso. Eles podem ser comidos crus e secos.
- "Dozya"... Este tipo de erva-cidreira forma arbustos exuberantes. Eles parecem brilhantes e impressionantes. As folhas dessa erva-cidreira são verde-escuras, com bordas recortadas. O cheiro é muito forte. No verão, a planta é coberta por pequenas flores brancas.
- "Pérola". A peculiaridade desta planta são as folhas volumosas e enrugadas. Suas bordas são cobertas por dentes grandes. Esta erva-cidreira é uma excelente planta para mel, por isso os apicultores costumam plantá-la em seu local.
- "Mojito"... Este tipo de erva-cidreira é freqüentemente usado na culinária. Normalmente, folhas verdes perfumadas são adicionadas a várias sobremesas ou bebidas.
- "Ouro puro"... As flores desta planta são azuis claras e pálidas. A planta agrada com sua despretensão. Mas na natureza, é muito raro.
- Variegado. Esta é uma bela planta ornamental. É cultivada em canteiros de flores e jardins. Você pode reconhecê-lo por suas folhas verdes claras com uma borda dourada.
- "Chá de limão"... Este é outro tipo de erva-cidreira com um aroma pronunciado de limão. A planta é despretensiosa, então mesmo os iniciantes podem plantá-la em seu site.
- "Frescor". Este tipo de erva-cidreira desenvolve-se muito rapidamente. A planta amadurece totalmente em 1,5–2 meses. Tem um aroma leve e um sabor amargo. Os verdes são usados na culinária, tanto frescos como secos.
Na verdade, todos os tipos de erva-cidreira são semelhantes em muitos aspectos. Eles diferem na forma do arbusto e na maturação das folhas verdes.
Aterrissagem
Melissa é plantada na primavera. Mas, se desejar, você pode plantar mudas jovens em junho ou julho. Na hora de escolher um local para o plantio de arbustos, vale a pena considerar alguns pontos.
- Acidez do solo. É melhor que seja neutro. Se encontrar o lugar certo for difícil, cinzas de madeira ou farinha de dolomita podem ser incrustadas no solo.É melhor fazer isso no outono.
- Iluminação do site. Ao escolher um local para a erva-cidreira no jardim ou no jardim, é importante considerar quanto tempo a planta ficará ao sol. Recomenda-se plantar uma planta que ama o calor em áreas ensolaradas. A erva-cidreira cresce melhor ao sol. Estando na sombra, as plantas permanecem frágeis por muito tempo. Além disso, as folhas contêm menos óleos essenciais. O que significa que eles não cheiram tão forte.
- Vizinhança... Via de regra, a erva-cidreira é plantada ao lado de flores despretensiosas ou gramíneas perenes. Ela se dá bem com essas plantas.
Antes de iniciar o plantio, o local deve pré-preparar. Isso geralmente é feito no outono. O solo deve ser escavado e fertilizado. É comum embutir fertilizantes orgânicos no solo. Composto natural ou esterco são os mais adequados para esse propósito.
Imediatamente antes do plantio da erva-cidreira, o local deve ser afrouxado novamente. Na área selecionada você precisa delinear as camas.
A distância entre as fileiras individuais deve ser de 50 cm. Em crescimento, a erva-cidreira preencherá rapidamente o espaço livre.
Separadamente, deve-se dizer sobre o cultivo de erva-cidreira em casa. Cresce bem no peitoril da janela, por isso muitas pessoas ficam felizes em plantar erva-cidreira jovem em pequenas lâminas ou recipientes. Este processo consiste em várias etapas.
- A escolha da capacidade de plantio. Como a erva-cidreira se desenvolve muito rapidamente, é recomendável plantá-la em um recipiente grande de 35–50 cm de profundidade, que deve ser estável. É importante que haja orifícios de drenagem na parte inferior. Para o plantio de erva-cidreira, recomenda-se a escolha de vasilhas de cerâmica.
- Seleção de solo... A seleção do solo também é importante para o cultivo de hortelã-limão dentro de casa. Deve ser solto e fértil. Neste caso, as sementes germinarão sem problemas. Como base, você pode pegar uma cartilha universal adquirida. Ele pode ser comprado em uma loja de jardinagem. Em vez de solo comprado, o uso de solo fértil com folhas é permitido. Deve ser misturado em partes iguais com húmus de alta qualidade. Antes de colocar a terra no vaso, uma camada de pedrinhas ou tijolos quebrados deve ser colocada no fundo do vaso. Essa camada de drenagem protegerá as raízes das plantas da decomposição.
- Plantando erva-cidreira. A melissa pode ser plantada em recipientes preparados em qualquer época do ano. É melhor usar sementes para o plantio. Eles são semeados em sulcos rasos. Depois disso, o material de plantio é borrifado com terra solta e borrifado com spray. Isso deve ser feito com cuidado para não tirar as sementes do solo.
É aconselhável colocar recipientes com erva-cidreira no parapeito de uma janela bem iluminada. Nesse caso, a planta sempre ficará linda. A erva-cidreira cresce muito mais lentamente à sombra.
Cuidado
O cultivo de erva-cidreira em campo aberto e no peitoril da janela não causa problemas para o cultivador. A agrotecnologia de erva-cidreira consiste nas seguintes etapas.
Rega
Melissa crescendo em casa raramente é regada. As flores de interior são pulverizadas com um borrifador várias vezes por semana. O solo nos vasos não deve secar.
Os arbustos que crescem no país são irrigados apenas no calor. Se o solo secar e as folhas começarem a amarelar, as plantas devem ser regadas com água morna e estável. Isso é feito no máximo 2 vezes por semana. Recomenda-se regar as plantas à noite ou com tempo nublado.
Top curativo
Recomenda-se fertilizar erva-cidreira uma vez por ano. O enfeite superior é realizado na primavera. Atualmente, os produtores de flores costumam usar fertilizantes de nitrogênio. Isso permite que você acelere o processo de ganho de massa verde. A erva-cidreira que cresce em terreno aberto é alimentada com solução de verbasco.
Recomenda-se que as plantas que são cultivadas em uma varanda ou peitoril de janela sejam fertilizadas com fertilizantes minerais complexos. O produto é diluído em água morna de acordo com as instruções.
Poda
Para cultivar uma bela erva-cidreira verde em casa, é necessário cortá-la corretamente. Isso geralmente é feito duas vezes por temporada.Os rebentos são removidos com ferramentas de jardim afiadas. É importante descontaminá-los antes de usá-los. Para isso, é melhor usar uma solução leve de permanganato de potássio.
A poda regular é boa para a saúde da planta, ela cresce exuberante e floresce lindamente. Além disso, este procedimento evita que a erva-cidreira cresça demais.
Transferir
Não apenas mudas jovens precisam ser transplantadas, mas também plantas adultas. Via de regra, os brotos que estão em um lugar por cerca de 7 a 10 anos são transplantados. No processo, é importante levar em consideração as características desse procedimento.
A planta é desenterrada com muito cuidado, tentando não danificar o rizoma. Não há necessidade de sacudir a terra desde as raízes. Os buracos de pouso são cavados pouco antes do plantio. Após o plantio, as raízes são cobertas com terra solta. O solo é então bem regado. Você precisa cuidar das plantas transplantadas da mesma maneira que cuida de uma erva-cidreira adulta comum.
Wintering
A Melissa é uma planta termofílica, portanto, quando cultivada ao ar livre, deve ser devidamente preparada para o inverno.... Recomenda-se alimentar as plantas no outono. Especialmente se eles crescem em solo pobre. Eles devem ser cobertos com uma camada espessa de esterco ou húmus. O topo pode ser coberto com folhagem seca ou serragem. Depois que a neve cair, ela precisará ser jogada de cima para um abrigo improvisado.
Vale lembrar que as plantas de 5 a 6 anos são menos resistentes à geada, por isso precisam ser cobertas com muito mais cuidado.
Reprodução
Melissa se reproduz de várias maneiras principais.
Sementes
As sementes usadas para o plantio podem ser compradas em uma loja de jardinagem ou colhidas por você. Eles devem ser frescos e saudáveis.... Recomenda-se plantá-los no solo no final do inverno. O material de plantio não requer preparação prévia.
Os recipientes de plantio são preenchidos com solo fértil. Além disso, ranhuras são feitas nele. A distância entre eles deve ser de 30 cm. As sementes são enterradas nas ranhuras preparadas. Em seguida, o solo é pulverizado com água morna. De cima, os recipientes são cobertos com uma película transparente. Quando as sementes germinam, a tampa pode ser removida.
As mudas são cultivadas por várias semanas. As mudas endurecidas são transplantadas para um local de crescimento permanente.
Ao dividir o arbusto
Esta é a maneira mais fácil de criar erva-cidreira. As plantas podem ser divididas a partir dos 3 anos. É melhor fazer isso na segunda metade da primavera. O broto deve ser retirado com cuidado. Seu rizoma é dividido em partes usando uma faca ou pá afiada. As fatias devem ser polvilhadas com carvão. Isso ajuda a desinfetá-los.
Em seguida, a planta pode ser plantada em uma nova área. A erva-cidreira, assim dividida, cria raízes num novo local muito rapidamente. Pode florescer no primeiro ano após a divisão.
Camadas
Este é um método de criação bastante incomum para erva-cidreira. Os rebentos da planta são dobrados ao solo antes mesmo do início da floração. Imediatamente depois disso, eles são cuidadosamente corrigidos. Grampos metálicos fortes são usados para este propósito. Polvilhe os brotos por cima com solo fértil solto.
Após algumas semanas, pequenas raízes aparecem na camada. Ao notá-los, os brotos são cortados da planta-mãe e transplantados para um novo local.
Estacas
Este método de criação de erva-cidreira é adequado para iniciantes. O topo é cortado de cada planta. Os brotos são colocados em um recipiente com água. Após 10-15 dias, pequenas raízes aparecem neles. Após esse preparo, são plantadas em solo fértil fértil. As estacas jovens criam raízes muito rapidamente.
Doenças e pragas
A maioria das pragas ignora a erva-cidreira. Eles se assustam com o aroma rico. Mas no auge do verão, as plantas podem ser afetadas por moscas-brancas, ácaros-aranha ou tripes.
Para combater esses insetos, eles costumam usar remédios populares.
Melissa é tratada com infusões de beladona ou mostarda em pó. Se isso não ajudar, as plantas devem ser pulverizadas com inseticidas comprovados. As doenças também são perigosas para a erva-cidreira.
- Ferrugem... As folhas das plantas doentes são cobertas por almofadas laranjas, que ficam marrons com o tempo. Essas folhas não devem ser usadas para cozinhar ou secar. Para combater a doença, use uma mistura de bordeaux ou sulfato de cobre.
- Oídio. Esta é outra doença comum. As plantas doentes são cobertas por uma densa floração branca. A doença se espalha mais rapidamente durante um período de alta umidade. As plantas doentes devem ser tratadas com fungicidas. Após esse tratamento, as folhas não podem ser utilizadas para fazer bebidas e sobremesas por 2 semanas.
- Fusarium murchando... Esta doença se desenvolve em condições quentes de verão. As folhas e caules da erva-cidreira perdem a elasticidade e começam a escurecer. As plantas afetadas pela doença devem ser removidas do local junto com um pedaço de terra. Em seguida, eles devem ser destruídos e o local deve ser tratado com fungicidas de alta qualidade.
O comentário foi enviado com sucesso.