Qual é a aparência do estragão e como cultivar uma planta?
A bebida do estragão é bem conhecida de quase todos, mas ao mesmo tempo, nem todos sabem exatamente como é o estragão e como você pode cultivar esta safra no jardim, no jardim, no campo e até mesmo em casa. Pelas suas características, incluindo a resistência ao gelo, este perfumado representante da flora, também denominado "capim-dragão", sente-se bem nas condições da Rússia central. O estragão tem sido amplamente usado com sucesso na culinária e na medicina popular.
descrição geral
A Ásia é considerada a pátria desta planta, mas suas variedades silvestres também estão espalhadas no território da Europa Oriental à Ásia Central. O estragão cresce em quase todos os lugares do Reino do Meio, bem como na Mongólia, Paquistão e Índia. Além disso, o estragão é encontrado e usado ativamente nos Estados Unidos. Na Rússia, esse arbusto vive nos campos como erva daninha, bem como nas encostas secas, que são as estepes.
Esta planta pertence a gramíneas perenes arbustivas. No momento, é cultivada com sucesso em muitas casas de verão e jardins. Ao mesmo tempo, os arbustos são cultivados tanto na natureza quanto na forma cultivada.
As seguintes características principais da planta podem ser distinguidas.
- Raízes duras têm um grande número de processos laterais, que lignificam com o tempo.
- Os franceses chamam de estragão cobra de grama, o que se deve à forma ondulante característica da planta.
- As hastes estão nuas e retas, de coloração marrom-amarelada e atingindo 1,5 m de altura.
- As placas de folha, que estão mais próximas do topo e na base dos arbustos, diferem umas das outras pelas bordas. Outra característica importante é a falta de estacas. As placas foliares inferiores são ligeiramente recortadas nas bordas, enquanto as superiores são bifurcadas, como a língua de uma cobra. As folhas são verde-escuras ou cinza-prateadas.
É importante observar que as folhas de estragão são saturadas com óleos essenciais e apresentam leve aroma de anis, além de sabor agradável sem amargor de absinto.
Pedúnculos, de formato estreito, são formados na parte superior dos brotos. As flores em si são pequenas e têm uma tonalidade esverdeada ou amarelada. O estragão floresce de agosto a setembro e, no final de outubro, os frutos amadurecem nos arbustos na forma de aquênios oblongos sem o chamado tufo.
É importante notar também que as sementes do capim-dragão são muito pequenas e podem ser marrom-acastanhadas ou acastanhadas-escuras. A propósito, esta planta tem a capacidade de se autopropagar.
Tipos e variedades
O estragão é dividido em variedades, levando em consideração uma série de características. Além disso, alguns especialistas os consideram como espécies distintas da planta descrita, e estamos falando sobre os estragões a seguir.
- Ordinário - tem um aroma forte que repele eficazmente os insetos. Os exemplares bastante grandes pertencentes a esta variedade distinguem-se pela forma irregular da folha e pelo sabor amargo.
- francês - os especialistas em culinária usam-no como uma verdura picante e apreciam-no pelo seu aroma picante. Possui folhas relativamente pequenas e brotos finos.
- russo - a principal característica é o aroma rico. Este estragão é utilizado principalmente para alimentos frescos. Vale a pena destacar as grandes placas de folhas e caules, bem como as flores verde-claras características do tipo.
Para o cultivo tanto em casa como no campo, os criadores são aconselhados a fazer uma escolha em favor de variedades como "Asteca", "Dobrynya" e "Monarca".
Aliás, a primeira opção será a mais indicada para cozinhar, e se estamos falando de bebidas refrescantes, você deve dar uma olhada no Dobryna. Cultivada com muito menos frequência, mas as seguintes variedades de capim dragão são bastante interessantes:
- "Grama", que é um bom portador de éter;
- Zhulebinskycaracterizado por maior resistência à geada e aroma delicado;
- "Gribovchanin", preservando por muito tempo o frescor da folhagem e sua suculência;
- "Vale Verde", caracterizado pela duração do armazenamento das chapas sem seu engrossamento;
- "Dente de alho", muito utilizado na culinária, bem como no preparo de preparações para o inverno.
Além de todos os itens acima, é importante notar que em certas regiões e países, variedades específicas de estragão são populares. Eles, via de regra, possuem as características adequadas, que se manifestam na estrutura dos arbustos, no aroma e assim por diante. Estamos falando de variedades como "armênio", "transcaucasiano" e "georgiano".
Aterrissagem
Antes de plantar estragão no local, preste atenção ao estudo de suas principais características. Em primeiro lugar, isso ajudará a escolher o local certo para o plantio. Portanto, o estragão é considerado um representante da flora que adora luz, mas cresce bem em sombra parcial. Ao mesmo tempo, o arbusto reage de forma extremamente negativa a planícies úmidas e locais fortemente escurecidos. É exigente quanto à umidade do solo, mas não tolera alagamento prolongado das raízes.
O pleno crescimento e desenvolvimento da cultura podem fornecer solos levemente drenados com uma reação neutra. Como mostra a prática, o solo franco-arenoso será a melhor opção para o plantio, uma vez que em estragão pesado vai crescer muito mais devagar.
Também é importante prestar atenção à limpeza cuidadosa da área com a remoção obrigatória de ervas daninhas, incluindo rizomas, durante a escavação (a profundidade deve ser de 25-30 cm).
Ao realizar esses trabalhos, no outono, aplica-se húmus ou composto a meio balde por metro quadrado, além de 30-35 g de curativos de potássio e fósforo. Na primavera, durante o preparo das covas de plantio, deve-se adicionar a cada uma delas 10-15 g de salitre. Deve-se notar que uma alta concentração de fertilização com nitrogênio levará a um aumento ativo na biomassa com uma perda paralela do aroma do estragão.
As sementes são semeadas em campo aberto no início da primavera, mas tendo em conta a resistência ao gelo, também é permitido realizar trabalhos semelhantes no outono. Recomenda-se misturar a semente com areia para uma distribuição uniforme.
Nas áreas não chernozem, apesar da resistência da planta à geada, será preferível o cultivo do estragão por meio de mudas, cuja semeadura é realizada na primeira quinzena de março. É importante usar solo leve e permeável.
É melhor colocar recipientes (vasos ou recipientes) com as futuras mudas em uma estufa ou uma pequena estufa. O desbaste das mudas deve ser realizado na fase de formação de 2 placas de folhas verdadeiras. Neste caso, as mudas mais fortalecidas devem ser deixadas em intervalos de pelo menos 6 a 8 cm, sendo que o crescimento jovem é transferido para local permanente no mês de junho (é permitido o plantio de duas unidades em uma cova). Um esquema de linha larga é usado durante o pouso.
Cuidado crescente
Em princípio, o estragão é uma planta despretensiosa e viável, muito fácil de cuidar. Ao mesmo tempo, é altamente indesejável ignorar as regras elementares da tecnologia agrícola. Os principais fatores que afetam a taxa de desenvolvimento do estragão são:
- nível de iluminação;
- regime de temperatura;
- frequência de rega;
- condição do solo;
- fertilização.
O capim-dragão deve receber luz suficiente imediatamente após o plantio. Sua deficiência pode levar à morte de mudas.Conforme a planta se desenvolve, não haverá essa necessidade urgente.
O estragão não exige muito da temperatura e a boa resistência ao gelo é uma prova clara disso.... Nas regiões do norte, se houver uma camada suficiente de solo mulch, os arbustos podem suportar a redução do termômetro para uma marca de -30 graus.
Freqüentemente, os arbustos de estragão começam a ficar ativamente amarelos e secar. Em tais situações, é necessário cortar e destruir imediatamente toda a parte acima do solo. Paralelamente, o processamento é realizado com um dos produtos biológicos de solo mais eficazes.
Com o envelhecimento natural, o estragão perderá inevitavelmente suas propriedades. Com base nisso, os arbustos são renovados a cada 4-5 anos.
Rega
Levando em consideração todas as características da planta descrita, a irrigação deve ser moderada. E isso apesar do fato de que a cultura adora umidade. A intensidade e a frequência da rega do estragão são diretamente determinadas por fatores climáticos. A exposição prolongada do mato em condições de seca é inaceitável, pois pode morrer muito rapidamente. Na ausência de precipitação, o intervalo médio entre os procedimentos é de 2-3 semanas.
Top curativo
É importante atentar para a fertilização do solo na fase de preparo para o plantio.... Durante as escavações de outono do local, fertilizantes de fósforo e potássio são introduzidos, bem como húmus. Na primavera, superfosfato, húmus e pequenas quantidades de salitre também são usados. É importante lembrar que fertilizantes de nitrogênio são altamente indesejáveis, pois podem fazer com que o capim-dragão perca seu sabor, que é sua principal qualidade.
Durante todo o primeiro ano de vida de uma planta, após o plantio em terreno aberto, é necessário recusar qualquer fertilização adicional. A partir do segundo ano, é permitida a introdução de complexos de fertilizantes minerais, à base de potássio e fósforo. No momento, podem ser adquiridos em qualquer loja especializada em jardinagem.
Freqüentemente e com sucesso, jardineiros experientes adicionam cinzas secas antes de regar (1-2 copos por arbusto, levando em consideração a idade das plantas). Uma cultura muito bem descrita responde à introdução de oligoelementos e uma mistura de fertilizantes. Para preparar este último, você precisará adicionar uma colher de cloreto de potássio e uma quantidade semelhante de superfosfato a 10 litros de água, bem como, se desejar, um copo de cinzas.
Wintering
A chave para o cultivo bem-sucedido do estragão é, entre outras coisas, a preparação competente da planta para o período de inverno. Neste caso, estamos a falar de medidas agrotécnicas como a poda correta e a criação de um abrigo. O primeiro procedimento geralmente é realizado do início a meados de novembro.
Os espécimes jovens não devem ser cortados completamente e de forma que pelo menos 20 cm do caule sejam preservados. Caso contrário, podem surgir problemas com a restauração completa de arbustos na primavera. As plantas mais velhas podem ser reduzidas de forma mais completa. Neste caso, você pode deixar apenas a área lignificada do caule.
Separadamente, vale considerar a necessidade de abrigar os patamares. Assim, nas regiões do norte e na faixa do meio, o estragão é coberto com ramos de abeto, húmus ou trapos comuns.
Em climas mais quentes, na maioria das vezes não há necessidade de tais procedimentos.
Reprodução
A planta descrita pode ser propagada no campo, no jardim, no jardim e até em casa no parapeito da janela de três maneiras.
- Estacas... Na segunda quinzena de maio é colhido material com cerca de 15 cm de comprimento, sendo a parte inferior das estacas colocada em solução de "Kornevin" ou qualquer outro estimulante. Depois de um dia, são plantadas em uma mistura de solo, para o preparo da qual tomam em partes iguais solo, húmus e areia, aprofundando-se em 3-5 cm. O plantio deverá ser coberto com uma película, formando um mini- estufa. Na fase de enraizamento, rega e areja regularmente e, ao fim de um mês, as estacas são plantadas em local permanente.
- Camadas... Na primavera, você precisará prender em uma ranhura que seja rasa em profundidade e polvilhar com terra uma haste forte e totalmente desenvolvida com não mais de 2 anos de idade. Vários cortes são feitos na parte inferior da filmagem. Ao longo da estação de crescimento, é necessário manter a umidade do solo. Um ano depois, tendo separado o rebento enraizado, transplante-o.
- Rizoma... Como você sabe, o estragão pode crescer por muito tempo em um lugar, mas a fase de desenvolvimento ativo cai nos primeiros 4-5 anos. Depois disso, o sistema radicular dos arbustos começa a crescer e interferir com os vizinhos. Paralelamente, as folhas tornam-se visivelmente menores, perdendo o aroma. Em tais situações, será necessário desenterrar cuidadosamente o estragão, podar raízes velhas, doentes e deformadas. O próximo passo é dividir o sistema radicular em segmentos de modo que cada um tenha vários botões vegetativos, e plantar as divisões.
Além de tudo isso, a planta se reproduz rapidamente por sugadores de raiz. Para fazer isso, é necessário cavar alguns caules fortes com rizomas perto do arbusto selecionado no outono ou na primavera. Este último deverá ser cuidadosamente separado - e a prole deverá ser colocada em local pré-selecionado e preparado.
É importante garantir que o colo da raiz tenha cerca de 5 cm de profundidade.O plantio precisará ser abundantemente regado e coberto com cobertura morta. A parte aérea é encurtada, deixando 15–20 cm.
Doenças e pragas
Às vezes, no final da temporada de verão, a folhagem e os caules do estragão podem ser afetados ferrugem... Manifesta-se na forma de pequenas almofadas da cor correspondente e na formação de esporos. Ao mesmo tempo, as placas das folhas murcham e secam ativamente. Essa doença se manifesta com mais frequência durante o cultivo de estragão em condições de excesso de nitrogênio, bem como quando os próprios arbustos estão espessados.
Você pode evitar o problema descrito remoção oportuna e de alta qualidade de todos os resíduos de plantas do local. Também é importante manter o plantio limpo e seguir todas as regras da tecnologia agrícola. Outro ponto chave é na poda oportuna de verdes.
Jardineiros experientes recomendam, entre outras coisas, replantar a planta com mais frequência, o que ajuda a melhorar sua saúde.
Se considerarmos os ataques de insetos nocivos, então os mais perigosos para o estragão são pulgões, vermes e cigarrinhas. No primeiro caso, borrifar os arbustos com infusões de casca de batata, casca de cebola e tabaco será um meio eficaz de controle. Os vermes, que são as larvas do escaravelho, causam danos significativos ao sistema radicular de espécimes jovens. O afrouxamento profundo e a aplicação de calcário ajudarão a proteger os arbustos de tais ataques.
Os tipos mais comuns de cigarrinhas na faixa do meio são centavos... Sua principal característica distintiva é a liberação de um líquido espumoso semelhante à saliva. Tanto as larvas quanto os adultos dessa praga sugam os sucos da folhagem da planta, que, por sua vez, enrugam. O aparecimento de pragas, via de regra, torna-se o resultado da capina prematura, uma vez que muitas vezes passam das ervas daninhas para a lavoura. Se forem encontradas cigarrinhas, as folhas afetadas devem ser removidas e os próprios arbustos devem ser tratados com cal.
O comentário foi enviado com sucesso.