Selecionando e operando as mesas de serra de esquadria
Uma serra de esquadria é uma ferramenta projetada para cortar várias superfícies. Ao contrário de um produto artesanal, é capaz de cortar em diferentes ângulos de inclinação. Essa serra é usada ativamente na indústria para trabalhar com madeira e produtos de metal, bem como para cortar plásticos pesados, laminados, ladrilhos decorativos e outros materiais. É impossível prescindir de sua ajuda na produção de móveis.
Recursos da ferramenta
Esta unidade também é usada em condições domésticas. Graças a ele, você pode cortar facilmente tubos de plástico e ferro durante a instalação do encanamento. O dispositivo é usado em um canteiro de obras, para trabalhos de encanamento. Muitas vezes, esse item também pode ser encontrado nas oficinas amadoras de um carpinteiro novato.
Este projeto difere de uma serra manual por ser estacionário, portanto, deve ter uma base sólida. Uma desvantagem é que o operador não poderá usar a ferramenta enquanto ela estiver suspensa.
Como escolher
A serra de esquadria é um projeto baseado em um comutador ou motor assíncrono. É elétrico e o corte é feito com disco giratório. A serra é acionada por um acionador de partida.
Tanto os motores escovados quanto os de indução possuem lados positivos e negativos. A primeira versão do motor é capaz de girar o elemento de corte em altas velocidades, e a segunda oferece facilidade de uso e durabilidade. O lado negativo do motor coletor é a necessidade de manutenção periódica, sendo que o motor assíncrono é de menor velocidade e de grandes dimensões.
Mas existe outro modelo de motor. Essas unidades são chamadas de semicondutores sem escova. Mas essa opção ainda não ganhou grande popularidade no momento.
Um dos critérios de seleção mais importantes é a localização do motor. Ele pode ser localizado ao lado da barra de corte ou atrás dela para que a área de trabalho seja mais aberta. Isso é ótimo se você deseja cortar em um ângulo específico.
Ao escolher esta unidade, você deve prestar atenção ao tipo de sistema inclinado. Pode ser com base fixa ou com sistema móvel.
Ao comprar uma cama, preste atenção ao material com que ela é feita. Os especialistas recomendam fazer sua escolha em favor das ligas de magnésio e alumínio. São metais bastante leves, portanto, o peso total da estrutura será muito menor. Isso não afetará a resistência de forma alguma, mas a unidade pode ser transportada sem muito esforço.
Tente comprar uma serra com mesa rotativa. Mais sobre isso será discutido abaixo. É importante que os instrumentais sejam capazes de fazer a incisão com uma inclinação de 40 a 60 graus em ambos os lados. Portanto, estude cuidadosamente as especificações técnicas. Você terá que pagar um pouco a mais por esta função, mas isso facilita muito o processo de serragem.
Outro critério de seleção é a profundidade de corte máxima possível. No mercado de serras de esquadria, você encontra modelos com diversos sinos e apitos: luzes neon, controle de velocidade e outros. Se você pretende usar este dispositivo em casa, não deve pagar a mais por esses complementos.
Antes de comprar este dispositivo, sempre preste atenção à sua potência máxima. Muitos parâmetros dependem disso, por exemplo, o diâmetro da fresa e o tamanho da superfície com a qual sua ferramenta pode trabalhar. A menor potência necessária para a operação normal da serra é de 0,8 kW e a máxima é de 1,8 kW. No mercado russo, projetos na faixa de potência de 1,6 kW a 1,8 kW são especialmente populares. Eles são compatíveis com discos de 2,4 cm, ótimos para uso doméstico. Os modelos são pequenos.
Mesa de serra de esquadria
Essa técnica deve ter uma base sólida. Se for usado na indústria, há sempre bases fixas que são especialmente projetadas para a serra de esquadria. Eles são muito grandes e não adequados para uso doméstico.
Se decidir comprar uma serra de esquadria e instalá-la na varanda ou na sua oficina, então, em primeiro lugar, deve escolher uma base fiável que não ocupe muito espaço. Existe uma vasta gama de lâminas de serra de esquadria no mercado. Para que a aquisição não se torne uma compra sem sentido, você precisa construir sobre os dados técnicos do instrumento.
Primeiro você precisa descobrir para quais propósitos você usará esta serra. Os modelos projetados para cortar superfícies de madeira não têm a mesma potência daqueles projetados para trabalhar com chapas de metal ou produtos plásticos resistentes a impactos. As dimensões e o peso do dispositivo dependem do desempenho.
Os especialistas recomendam escolher as bancadas de trabalho menores, mas elas devem ser altamente duráveis. O fato é que uma base grande em toda a varanda ou na metade da oficina criará algum desconforto durante o funcionamento da unidade.
Muitos fabricantes de estrado de cama fornecem alturas de perna ajustáveis para que cada operador possa ajustar a mesa à sua altura.
Alguns modelos de serras de esquadria são vendidos com uma base. Essas mesas são ideais, pois serão projetadas para uma ferramenta específica, suas dimensões e peso. Nestes dispositivos, além da mesa principal, existem suportes de apoio adicionais, para que o operador possa trabalhar confortavelmente com produtos de grande porte.
Claro, você pode comprar a base para este produto no kit e separadamente. O principal é que o suporte e a serra de esquadria são compatíveis em peso e tamanho.
A cama pode até ser feita com as próprias mãos, mas a versão de fábrica será muito mais resistente.
O representante mais marcante das tabelas é DeWalt DE 7023. É pré-fabricado, o que é muito conveniente para o transporte no porta-malas de um carro. Para fins de transporte, uma alça ergonômica é fornecida aqui. tal modelo pode suportar um peso de até 230 kg, e mesmo a peça mais longa caberá nele quando desdobrada. Uma mesa adicional é freqüentemente chamada de suporte.
As bases das serras de esquadria são muito diferentes. O mais primitivo custa cerca de US $ 15, mas é bastante adequado para trabalhar com tubos de plástico ou pequenos produtos de madeira. Os modelos industriais custam a partir de US $ 300.
Serra de esquadria de mesa superior
A camada superior é um suporte adicional que fica acima da serra de esquadria. Este add-on é muito prático e aumenta significativamente a funcionalidade da ferramenta.
Os representantes mais proeminentes das serras de esquadria de mesa de topo são os acessórios Makita. Esses modelos se diferenciam por um custo mais elevado, têm um grande número de avaliações positivas, são de alto desempenho, sem problemas e confiáveis.
Estes produtos são multifuncionais e universais, podendo ser utilizados como serra circular quando for necessário fazer um corte longitudinal da superfície. Apesar de sua versatilidade, esses dispositivos são pequenos e confortáveis de usar. Para trabalhar, você não precisa aplicar muita força física.
Além disso, essas unidades são consideradas as mais traumáticas, por isso todos os fabricantes dão grande atenção à segurança do operador. Ele fornece proteção do acionador de partida contra acionamento não planejado, existe a função de travar o cortador em situações de emergência. O motor está protegido contra qualquer sobrecarga. Se o motor atingir seu desempenho máximo, o dispositivo simplesmente desligará. A serra de esquadria de mesa superior é capaz de cortar qualquer superfície: madeira, plástico ou metal.
As marcas populares em todo o mundo estão envolvidas na produção dessas ferramentas: Bosch, Hitachi, Dewalt e muitas outras. Hoje Makita é líder neste nicho.
Para uma visão geral da mesa da serra de esquadria Makita, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.