Serras de esquadria deslizantes: os 10 melhores modelos
Ao realizar trabalhos de carpintaria, muitas vezes é necessário cortar as peças no ângulo selecionado, observando um alto grau de precisão. Isso só pode ser feito usando um dispositivo especial - uma serra de esquadria com um broche. Este acessório é fácil de usar e permite cortes diagonais rápidos.
O que é isso?
A serra de esquadria com brocha é um tipo de equipamento altamente especializado, projetado para o corte de cantos. Este dispositivo também é chamado de serra pendular. A principal característica da ferramenta é a presença de um módulo rotativo no design, graças ao qual o trabalho é simplificado. Essas máquinas estacionárias são capazes de serrar madeira, tábuas e ripas com extrema precisão em diferentes ângulos. Às vezes, eles também são usados para processamento de MDF, laminados, placas artificiais e painéis duros. O dispositivo encontrou ampla aplicação no trabalho de corte de plástico moldado, moldagem de estuque decorativo, alumínio perfilado.
As principais vantagens das placas finais incluem:
- alta velocidade de corte;
- precisão de processamento de peças;
- fácil de usar.
Quanto às desvantagens, é proibido colocar discos abrasivos e diamantados nessas ferramentas.
Os dispositivos estão disponíveis em várias modificações, que diferem em parâmetros técnicos. Assim, as máquinas de pequeno porte podem cortar peças de trabalho de até 60 mm de espessura, as de médio porte - de 70 a 80 mm, e as profissionais - mais de 100 mm. Independentemente do tipo, todas as placas finais fazem um excelente trabalho com as tarefas definidas, pois possuem alto desempenho. Eles são equipados com um batente de profundidade que permite selecionar as ranhuras desejadas e cortar uma determinada espessura.
Além disso, o equipamento é dotado de um mecanismo adicional, devido ao qual o disco tem a capacidade de se inclinar nas duas direções em um ângulo selecionado em relação ao plano horizontal.
Características de design
A serra de esquadria é caracterizada por uma estrutura simples, que consiste em uma base sólida, incluindo um mecanismo, um disco de trabalho e um motor elétrico. Em alguns modelos, os motores são coletores, e em outros - assíncronos. O primeiro tipo é mais rápido, requer apenas a substituição oportuna das escovas. O segundo é durável, funciona silenciosamente, mas custa mais.
A base da serra é montada em uma mesa especial com espessura de 305 a 400 mm. Seu disco é acionado por uma correia ou engrenagem. Nesse caso, o fornecimento de rotações através da correia é considerado o melhor, já que a máquina é menos ruidosa, exclui-se o escorregamento nas polias.
Se for necessário expandir a funcionalidade da ferramenta no processamento de blanks, a unidade de trabalho é fixada em duas tiras colocadas paralelamente uma à outra. Isso faz com que o disco se mova livremente.
Além disso, o kit de ferramentas inclui uma cama. Parece uma base redonda móvel feita de compostos de magnésio ou alumínio. No processo de corte, a cama tem a capacidade de se mover, para isso o ângulo e o batente são pré-ajustados.
Um elemento igualmente importante da serra é a tampa protetora, que minimiza o risco de ferimentos durante o trabalho. Para uma serragem segura, os fabricantes também equipam a máquina com um freio eletrodinâmico, quando a alimentação é cortada, ele desliga o motor suavemente. Os modelos semiprofissionais e profissionais são equipados com um mecanismo de partida suave. Cada tipo de serra possui uma proteção corporal contra interrupções de energia. Como a serra de esquadria geralmente é pequena, ela é compacta e fácil de colocar. Um guarda-roupa para ela pode ser feito com as próprias mãos com material improvisado ou comprado pronto.
Como escolher?
Hoje o mercado da construção é representado por uma grande variedade de serras de esquadria, que se diferenciam não só no design, mas também no desempenho técnico. Portanto, é difícil fazer a escolha certa a favor de um determinado modelo. Os especialistas recomendam que você estude seus recursos antes de comprar uma ferramenta e também determine o escopo do trabalho planejado. Se o equipamento for usado apenas para fins domésticos ou raramente, então a modificação mais simples, equipada com o tipo usual de funções, servirá. Para cortes frequentes e de alta qualidade de peças de diversos materiais, você precisará de uma serra profissional, uma opção universal que oferece uma ampla gama de possibilidades.
Além disso, ao escolher tal dispositivo, é importante prestar atenção a vários parâmetros importantes.
- Segurança. É melhor dar preferência a uma ferramenta em que haja a opção de bloqueio contra partida acidental e uma tampa protetora. Esses produtos são muito mais caros, mas eliminam completamente os ferimentos durante o corte.
- Dimensões e peso. A serra deve ser ergonômica e móvel. Isso irá garantir uma experiência de trabalho confortável. Serras pequenas e leves são adequadas para cortar peças em altura. Apesar de seu tamanho, eles têm alta produtividade e não são inferiores às grandes máquinas finais. As modificações profissionais estão sempre disponíveis em tamanho, pois têm mais potência.
- Profundidade e largura do corte. Para o processamento de peças de alta qualidade, deve-se escolher aparelhos com disco de diâmetro de no mínimo 20 cm, além disso, quanto maior for, mais cômodo será trabalhar com o equipamento.
- Material de fabricação da cama e da unidade de trabalho. A vida útil da serra depende disso. A decisão acertada é considerada a compra de dispositivos, cujas partes principais são feitas de metal durável.
- O número de revoluções e potência. Serras potentes são adequadas para trabalhos rápidos, pois possuem um maior número de rotações da lâmina. Para modificações simples, a potência é igual a 1,6 kW, basta realizar vários trabalhos. As serras profissionais têm uma capacidade de mais de 1,8 kW, mas requerem uma boa fiação elétrica.
- Duração da operação. As ferramentas domésticas são inferiores em termos de uso às profissionais.
- Fabricante. Apesar de equipamentos de marcas diferentes poderem ter as mesmas características técnicas, eles diferem significativamente entre si. Isso se deve ao fato de os fabricantes utilizarem diversos materiais e tecnologias de montagem na fabricação de ferramentas.
- Preço. As opções de baixo custo para produtos geralmente são projetadas para o processamento de madeira macia. Os modelos mais caros são equipados com lâminas universais que permitem cortar madeira dura, metal ou plástico. Portanto, é recomendável comprar serras de baixo custo como equipamento de treinamento e para trabalho simples ao instalar cercas ou construir casas.
Também é importante escolher as lâminas de serra certas. Esses elementos podem diferir no diâmetro interno, diâmetro externo e forma dos dentes. O diâmetro interno e o assento são geralmente de 3 cm, enquanto o diâmetro externo pode variar de 21 a 30 mm. Além disso, os discos são compatíveis com a potência do motor. Discos grandes não são recomendados para modelos potentes, pois durante o processamento, pode ocorrer um corte impreciso.
Quanto maior o diâmetro externo, mais dentes ele possui, o que reduz a carga sobre eles. Esses diâmetros duram mais. Os discos com um pequeno número de dentes são geralmente usados para cortes. Ao escolher discos para uma serra, você precisa prestar atenção às marcações, que estão escritas na superfície. Indica o sentido de rotação do elemento de corte, a velocidade máxima de rotação e a compatibilidade com um determinado modelo do dispositivo.
Para trabalhar com plástico, deve-se comprar discos com dentes trapezoidais. Se você planeja cortar madeira dura, discos com besta ou solda de carboneto de tungstênio são aplicados nos dentes.
Avaliação das melhores modelos
As serras de esquadria deslizantes são comercializadas por várias marcas. Eles diferem em preço e qualidade. Ao adquirir tal ferramenta, é importante prestar atenção às capacidades técnicas e à vida útil. Entramos no top 10 e recebemos boas críticas de compradores de serras de vários fabricantes conhecidos. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Makita LS1216
Este modelo de orçamento é um dos mais populares e de mais alta qualidade. Está bem equipado e possui um elevado nível de segurança. A serra fornece um ajuste independente da largura de corte. Além disso, o dispositivo pode executar corte combinado e chanfrado em um ângulo de até 45. A potência do motor é pequena - 1 kW. O equipamento é projetado para cortar peças de até 3,63 cm de largura e até 10,7 cm de profundidade.
As desvantagens do dispositivo incluem a falta de luz de fundo e apontador laser (eles devem ser adquiridos separadamente). Além disso, o design não tem a capacidade de definir o número de revoluções.
Bosch PCM7
Essas serras de esquadria estão disponíveis com uma moldura e um disco especial. Seu design oferece a capacidade de ajustar o ângulo de corte. Devido ao fato das rodas serem feitas de liga de magnésio e alumínio, a ferramenta tem peso e tamanho pequenos, e é fácil de usar. Este modelo é adequado para artesãos inexperientes. A potência do motor é 1,1 kW.
Bosch GCM 8SJL
Para trabalhos em grande escala, é melhor escolher esta serra. Pertence à série profissional. Comparado com as modificações domésticas, ele lida facilmente com o corte não só de madeira, mas também de metal e plástico. Os fabricantes adicionaram muitas personalizações a ele, o que simplifica o fluxo de trabalho. Além disso, a ferramenta está equipada com um potente motor de 1,6 kW. A única desvantagem é que não há controle de velocidade.
Metabo KGS305
Essas serras são caracterizadas por uma característica especial - a capacidade de girar o disco e inclinação arbitrária. Graças a essas funções, você pode trabalhar em locais de difícil acesso, mantendo a qualidade do processamento. O projeto também possui um regulador especial localizado próximo ao estande de trabalho. A potência do equipamento é de 2 kW. A serra é equipada com um disco de 30,5 cm de diâmetro, o que aumenta significativamente sua produtividade.
O ângulo máximo de inclinação é de 47 graus, o ângulo de rotação é de 60. Graças a este dispositivo, você pode cortar facilmente uma viga de madeira de 100 × 100 mm. Este modelo pertence à série amadora. Além disso, a ferramenta é completada com um guia de laser e LED. A principal vantagem da modificação é o preço acessível. Não há desvantagens.
As novidades deste ano podem continuar nossa análise de boas serras.
DeWalt DWS780
O dispositivo foi projetado para funcionar com madeira e metal. O modelo está equipado com um moderno sistema XPS, graças ao qual é possível projetar a sombra do disco no produto, criando condições para um corte mais preciso. A potência do motor da unidade é 1,65 kW. Além disso, existe a possibilidade de ajuste da velocidade, podendo ser ajustadas de forma independente dependendo da dureza do material a ser processado.
Interskol PTK-216
Esta serra apresenta um design amigável, que consiste em uma lâmina afiada, base, motor e cabo, onde o botão de partida está localizado.Para cortar em ângulo, a base ou o disco devem ser girados. Nesse caso, o disco tem a função de girar em diferentes direções. Esses equipamentos se caracterizam por um preço acessível e são adequados para o processamento de peças de qualquer material. Como o diâmetro da lâmina da serra é de 216 mm, a ferramenta pode ser usada para fazer cortes complexos em ambas as direções em ângulos de até 45 graus.
A largura máxima de corte não ultrapassa 133 mm, a profundidade é 58 mm. Como o equipamento possui um motor potente (1,1 kW), e a velocidade do disco chega a 5000 rpm, este dispositivo pode criar um corte suave. Além disso, a serra está equipada com um sistema de travagem, o que aumenta a segurança durante a operação.
Hitachi C10FCH2
Ao contrário de outros modelos, essas máquinas têm uma alta precisão de corte de peças em um ângulo de até 47 graus. A ferramenta é adequada para a instalação de rodapés, guarnições de madeira e plástico, para a produção de caixilhos de janelas. A principal vantagem da modificação é que ela é capaz de serrar e enfrentar as bordas simultaneamente. O fabricante produz serras com um sistema de controle de serra eletrônico e um apontador laser.
Durante a operação, é possível executar não só um corte angular, oblíquo, mas também um corte combinado. Como a lâmina neste tipo de serra se inclina apenas para a esquerda, durante a serragem a mesa pode ser girada em ambas as direções. Apesar do bom desempenho técnico e custo razoável, as serras destacáveis deste fabricante não são adequadas para trabalhar metais.
Einhell TC-SM2131 Dual
Os engenheiros alemães introduziram esta serra recentemente, mas ela já ganhou popularidade devido à sua qualidade. Produtividade de 1,8 kW, roda de carboneto e giro foram apreciados pelos profissionais. O projeto possui dois batentes de dupla face, marcação a laser e uma braçadeira.
Hyundai M 2500-255S
Este equipamento é conveniente de usar, ele não sacode ao iniciar. O círculo é grande, seu diâmetro é de 5,5 cm. A cabeça pode ser inclinada em diferentes ângulos. A única desvantagem do dispositivo é que a partida suave é acionada com um pequeno atraso.
Scheppach MST254
As principais vantagens deste modelo são a alta potência (1600 W) e a roda diamantada. Ele pode ser cortado em ângulo e em ângulo. A única ressalva é que não é adequado para o corte de peças de grandes dimensões.
Utool UMS-12L
Este modelo é projetado para cortar qualquer material no ângulo desejado. Não faz curvaturas e lacunas. O poder de tal serra é 2.000 W. O dispositivo está equipado com uma barra de extensão conveniente, uma base robusta e um apontador laser duplo. O ponto negativo da ferramenta é uma roda de corte de qualidade média.
Todos os modelos acima de serras de esquadria provaram ser excelentes no mercado como uma técnica confiável. Portanto, ao escolher uma ou outra modificação, deve-se levar em consideração não apenas as características do instrumento, mas também as tarefas que ele executará. O desempenho e a vida útil do dispositivo dependerão disso.
Operação e manutenção
Visto que a placa final é uma ferramenta de corte, certas regras de segurança devem ser seguidas ao trabalhar com ela. Primeiro, você precisa preparar o local de trabalho, excluindo a colocação de objetos estranhos. Luvas de proteção e óculos de proteção também devem ser usados. Antes de ligar o motor, você precisa se certificar de que o disco está funcionando corretamente. Se houver rachaduras ou deformações em sua superfície, o elemento deve ser substituído por um novo.
Durante a rotação do disco, não toque nele com as mãos. Qualquer contato com parte do disco pode causar ferimentos graves.
Ao escarificar, recomenda-se o uso de batentes e guias retangulares especiais. Se o disco estiver escorregando ou emperrado, o equipamento deve ser desconectado da fonte de alimentação imediatamente. Você deve primeiro consertar os problemas e depois continuar cortando.Para evitar emperramento, instale a lâmina de serra com um assento que corresponda ao modelo do produto. É proibido cortar o material se houver pregos nele.
A peça a ser serrada deve ser apoiada por baixo com suportes especiais. Isso protegerá grandes painéis de espalhamento. Ao mesmo tempo, não é desejável usar peças serradas de peças pré-fabricadas para esses fins. Qualquer material a ser cortado deve ser firmemente ancorado à superfície da mesa.
A conformidade com as regras de manutenção do dispositivo também desempenha um papel importante. O cabo da ferramenta deve ser protegido de óleo e água. Não deve ser permitido superaquecer e puxar. A capa protetora deve ser armazenada nas condições especificadas nas instruções do fabricante. É proibido codificar ou amarrar. Periodicamente, a serra precisa ser diagnosticada. Em caso de avarias, é necessário enviar ao centro de assistência para reparação.
Para saber como escolher uma boa serra de esquadria, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.