Tudo sobre serras de esquadria para metal
As serras de esquadria para metal surgiram no mercado há relativamente pouco tempo. Em um período relativamente curto de tempo, eles começaram a ser considerados uma ferramenta doméstica e industrial indispensável. Eles são usados quando você precisa de um corte preciso de uma peça de metal. Vamos examinar mais de perto o propósito, a escolha de tal ferramenta e as características das serras de mandrilagem.
Compromisso
As serras de esquadria para metal são ferramentas de pêndulo capazes de fazer cortes em ângulo. Apesar de seu perfil estreito, eles têm inúmeras possibilidades. Eles são usados em oficinas e fábricas. Sem eles, é impossível fazer batentes, caixilhos de portas, entre outros produtos usados em todos os lugares. Essas serras cortam tubos, perfis e chapas de metal, bem como análogos circulantes.
Dispositivo
O dispositivo de uma serra de esquadria é bastante simples: seus elementos principais são uma caixa de engrenagens, um disco de corte, uma base, uma alça com botão de partida e um motor. Hoje pode ser coletor e assíncrono. A primeira opção é boa porque é de fácil manutenção, a segunda é durável e produz menos ruído durante a operação. Quanto ao tipo de transmissão, pode ser por correia ou engrenagem. É o primeiro que fica praticamente silencioso, neste caso o disco não vibra.
A desvantagem desse tipo é o deslizamento da base se a unidade estiver funcionando por muito tempo. A versão serrilhada não tem essa desvantagem, mas essa serra faz barulho e vibra durante a operação. A lâmina, que é o elemento chave da serra, é feita de metal durável, pois deve suportar uma carga enorme.
Para fazer com que a unidade produza menos ruído, e também para compensar as deformações que ocorrem em altas temperaturas, os planos das serras serrilhadas apresentam ondulações ou cortes.
Outra característica das serras de esquadria é a mesa rotativa. É devido a este tipo de plataforma que se efetua o corte em ângulo. Para atingir a precisão máxima, a serra está equipada com uma escala graduada fina. A presença de uma balança é conveniente porque o operador não precisa realizar medições adicionais com dispositivos auxiliares. Alguns modelos ainda estão equipados com uma régua a laser.
Além disso, o produto pode ter brochamento automático. Isso é conveniente, pois não há necessidade de avançar independentemente o metal até a marca desejada: isso será feito por pinças especiais. Além disso, as modificações podem ser equipadas com anteras especiais, graças às quais você não pode pensar em descartar aparas e detritos. Este equipamento é relevante para a manutenção do local de trabalho.
Escolha
Conhecer as principais características das serras de esquadria para metal permitir-lhe-á comprar a opção certa, com base no tipo de tarefas e nas suas preferências. Na hora de escolher entre o tipo de acionamento elétrico, vale a pena dar preferência à opção em que o motor elétrico fique localizado atrás do disco. Ao contrário das contrapartes com um arranjo à direita ou esquerda, este modelo não tem visibilidade limitada e a probabilidade de lesão é reduzida.
Ao escolher entre o tipo de transmissão, você precisa pesar todos os prós e contras. Por exemplo, produtos acionados por correia são silenciosos. Mas se o óleo entrar na correia ou polia, isso causará uma emergência. Ao acelerar, a correia pode escorregar, o que é um pré-requisito para o reparo.
Quanto ao trem de engrenagens, o escorregamento é excluído aqui, mas vibrações perceptíveis desgastarão rapidamente os elementos de corte do dispositivo. Ao escolher a potência ideal, você deve olhar atentamente para produtos de pelo menos 1500 W: eles são os únicos capazes de cortar metal denso. A barra máxima é 3000 W. Análogos com uma potência de 1000 W lidam com peças finas.
Recursos do disco
Um disco para revestimento de metal pode ter um diâmetro de 15 a 35,5 cm, o diâmetro interno é sempre de 3 mm. O disco pode ser alterado conforme necessário. Considerando o diâmetro do disco, pode-se levar em consideração as recomendações de especialistas que falam da necessidade de adquirir vários elementos de diferentes diâmetros ao mesmo tempo. O kit permitirá que você escolha a opção mais adequada para um determinado metal com a mais alta qualidade de corte. Porém, ao escolher, você precisa levar em consideração que nem todo disco pode ser instalado em uma máquina específica.
É necessário considerar cuidadosamente as recomendações do fabricante da serra, pois ignorar esse fato pode acarretar a queima do motor elétrico. O tipo de nitidez do disco deve ser negativo. Além disso, ao escolher, você deve inspecionar cuidadosamente o produto quanto a danos visíveis. Um disco de qualidade não apresenta lascas ou outros defeitos. Sua superfície é lisa e seus dentes são afiados.
Com base nisso, vale a pena ver mais de perto os modelos com disco de dentes finos e ondulação lisa. TEssas unidades cortam metal com alta qualidade e ao mesmo tempo não superaquecem a lâmina de trabalho do disco. É importante atentar para o fato de que as lâminas para serras de esquadria e circulares são diferentes, o que deve ser indicado pela marcação. Falando em assento, igual ao diâmetro do eixo na caixa de câmbio, deve-se observar: deve ser selecionado com especial cuidado, correlacionando com o parâmetro do eixo.
Claro, você pode usar anéis adaptadores, mas apenas a opção certa contribuirá para a operação eficiente e de alta qualidade da serra de esquadria. A presença de insertos soldados no próprio disco é importante, assim como o número de dentes. Esse produto é mais caro do que as variedades monolíticas, mas durará muito mais do que outros análogos. Quanto maior o diâmetro, mais caro será o disco.
Características dos produtos com broca
As opções com a função pull são equipamentos profissionais, diferem em comparação com as variedades caseiras. Eles são convenientes para o corte de placas e tubos longos. O projeto de tais dispositivos é equipado com dois trilhos localizados paralelos um ao outro. O disco de corte é montado nos próprios trilhos, move-se livremente ao longo deles e possui dentes especialmente finos. Isso não é por acaso, pois quanto menores os dentes e quanto maior o seu número, menor o nível de carga sobre cada um deles.
A serra de avanço é caracterizada por uma largura de corte substancial na peça. Produtos deste tipo são mais pesados do que outras variedades. A velocidade de rotação de algumas modificações pode exceder 3000 rpm. Às vezes, o modelo é equipado com um controle eletrônico da velocidade de rotação da lâmina de serra. Essas unidades permitem um corte suave e rápido.
A presença de um mecanismo de brochamento transforma uma serra comum em uma máquina de fácil utilização. Na maioria das vezes, essas estruturas são usadas para cortar madeira larga e longa.
Aparelhos
Os dispositivos usados para equipar serras de esquadria para metal são diferentes. Sua finalidade, dependendo do tipo de equipamento, é facilitar o trabalho do operador e garantir sua qualidade e segurança. Por exemplo, além do design da mesa rotativa, que permite atingir um determinado grau, os modelos podem ter uma mesa com dois lados do ângulo de corte.
As anteras podem ser bolsas e mangueiras, lembrando partes de aspiradores de pó industriais. Eles protegem o operador de forma confiável contra poeira de metal que pode entrar no trato respiratório. Além disso, o produto pode ter uma caixa protetora e iluminação da área de trabalho.Aqueles que são especialmente cuidadosos na escolha do aparamento de metal podem escolher uma opção com profundidade de corte limitada.
Além disso, o dispositivo pode ter a opção de ajustar a velocidade de rotação. Além disso, o número de revoluções pode diferir por um aumento suave quando ligado. Isso é conveniente e não permitirá que a lâmina emperre no início do corte. Outras unidades podem ser equipadas com desligamento automático quando emperradas.
Como cortar?
Antes de ligar a unidade, ela é montada e a confiabilidade das unidades é verificada. É importante remover a chave do parafuso de fixação da lâmina de serra. Antes de ligar, certifique-se de que o disco não sofra interferências e de que possa girar livremente. Depois disso, você pode iniciar o dispositivo pressionando o botão Iniciar, que está localizado na alça. Para desligar, solte o botão do interruptor.
Para fazer cortes chanfrados em 90 e cerca de 45 graus, é necessário afrouxar o parafuso do fixador da base giratória e girar a mesa até o ângulo especificado, segurando a alça do parafuso de fixação da base giratória. Imediatamente você precisa corrigir a posição dada. Ao trabalhar por muito tempo, é necessário verificar a precisão do recorte, pois o parafuso que prende a mesa giratória às vezes se solta.
Para serrar com uma inclinação para a esquerda dentro de 45-90 graus é necessário definir a inclinação correta. É necessário afrouxar o parafuso que fixa o ângulo de inclinação e definir o ângulo especificado. Ao fixar o parâmetro desejado, aperte o parafuso e prenda a peça de trabalho com uma braçadeira vertical. Depois disso, o dispositivo é iniciado e a serragem é realizada. Ao finalizar, solte o botão de desligamento, aguarde a parada completa da lâmina de corte e, em seguida, retorne o cabo para a posição superior.
Não levante a roda de corte até que ela pare de girar.
Durante este tempo, o elemento de corte oposto à superfície lateral da roda de corte pode se prender nos dentes e voar, o que pode ferir o operador da serra. Durante a operação, a tampa protetora deve permanecer no dispositivo - é estritamente proibido removê-la. Quando a lâmina é abaixada para serrar, a proteção sobe. Além disso, a tampa abaixará automaticamente quando a alça for levantada.
Antes de começar a serrar, certifique-se de que não há objetos estranhos (por exemplo, pregos ou peças extras). Você pode começar a trabalhar com a trava da lâmina da serra para baixo. Ao mesmo tempo, não deve tocar a superfície da peça de trabalho e a base giratória na posição inferior.
Ao ligar, é necessário segurar firmemente a alça, pois neste momento a serra pode se mover para cima ou para baixo. Ao cortar, é importante segurar a peça de trabalho com uma braçadeira contra o batente frontal ou a superfície da mesa giratória. Isso evitará rotação ou oscilação. É importante garantir que nenhum cavaco se acumule sob a peça de metal. Você não pode cortar várias peças de metal ao mesmo tempo.
Se for necessário usar superfícies auxiliares, é necessário selecionar suportes que possam segurar a peça de trabalho para que ela não deslize durante a operação.
A serra deve funcionar em marcha lenta nos primeiros segundos após ser ligada. O som do disco giratório permitirá que você avalie a integridade do equipamento. Só então o metal pode ser cortado. Além disso, você não deve trabalhar em uma posição desconfortável para o usuário, pois isso é perigoso.
Veja o próximo vídeo para ajustar e modificar a serra de esquadria.
O comentário foi enviado com sucesso.