Serras de esquadria deslizantes para madeira: características e dicas para a escolha
Como escolher independentemente uma serra de esquadria para um consumidor comum quando ele tem uma necessidade semelhante. A solução mais sensata é contar com o apoio de um vendedor: ele vai explicar tudo e até demonstrar.
Só para tornar a conversa mais detalhada, não custa nada familiarizar-se com os conceitos básicos deste equipamento antes de visitar a loja.
O que é isso?
A serra de esquadria de madeira e metal é uma ferramenta de corte estática altamente especializada que é usada para cortar materiais em um ângulo específico. Esta capacidade é fornecida por uma plataforma giratória e uma unidade de trabalho móvel com um disco acima da base. A serra de esquadria é capaz de processar ripas, barras e tábuas estreitas de madeira. Além disso, pode ser usado para serrar laminados, painéis de fibras orientadas e painéis de fibra. Este acessório é perfeito para cortar plásticos, perfis de alumínio e molduras de poliuretano.
Devido à sua alta velocidade, precisão e facilidade de operação, o aparador possui uma ampla gama de aplicações. É praticada para marcenaria, construção e revestimento de produtos de madeira. Este dispositivo é indispensável em oficinas de fabricação de móveis, onde a serragem precisa e de alta qualidade dos produtos é especialmente importante. Existem dispositivos universais que realizam o corte de metal. Usando um disco especializado, produtos de metal e perfis fundidos são cortados. Essas serras laterais para metais são amplamente utilizadas em indústrias que se dedicam à criação de janelas de metal-plástico.
Tipos
Existem vários tipos de serras frontais, dependendo da forma como o produto é processado.
- Serra com um broche. O corte transversal com brocha é dotado de um mecanismo especializado para mover o disco em uma superfície horizontal e é praticado para serrar produtos largos. Ele é instalado em duas lâminas na mesma direção, pelo que se move livremente dentro dos limites.
- Serra sem broca. Uma serra convencional não possui essa opção.
- Fixação combinada. A ferramenta combinada pode ser usada tanto para facear como para serrar. Essas modificações mistas são equipadas com um disco e uma faca de cunha, ao mesmo tempo, são imediatamente complementadas com uma mesa especializada.
Importante! No entanto, independentemente da grande lista de recursos do dispositivo, a confiabilidade e a precisão de alguns de seus componentes são imperfeitas.
Outra classificação categoriza as serras frontais por tipo de engrenagem.
- A engrenagem dentada evita que o acionamento escorregue durante o processamento dos pedaços de madeira, o que costuma acontecer quando o corte é executado com força total.
- Com uma transmissão por correia, um ligeiro deslizamento não é excluído, mas não é acompanhado por sons. Além disso, o acionamento por correia é livre de vibrações, o que contribui para uma vida útil mais longa.
- O recorte universal, também chamado de estacionário, serve tanto para dissolver placas quanto para acabamento de pontas. Basicamente, este tipo de lâmina de serra tem um diâmetro de 25 cm.O acessório de tamanho muito pequeno é fixado à mesa com ingredientes especializados. A serra de esquadria pendular é frequentemente equipada com um indicador de linha de corte a laser. Este acessório se distingue por sua alta potência e a profundidade de trabalho necessária.
- A serra de esquadria está disponível para uso profissional e para uso diário. O eletrodoméstico tem um design simples, um equilíbrio de energia de 1000 a 1200 watts e uma estabilidade média para uso relativamente pesado. As serras domésticas não podem ser usadas sem parar, pois precisam regularmente fazer pausas e resfriar o motor. Ao mesmo tempo, as ferramentas caseiras são perfeitamente tratadas com questões simples do dia a dia.
Como escolher?
Antes de comprar uma serra de esquadria, você precisa conhecer suas especificações básicas. A condição fundamental é a finalidade do ferramental. Se o funcionamento da serra é esperado em casos muito raros para fins econômicos, neste caso vale a pena adquirir um aparador com um conjunto típico de opções. Para o uso frequente de um dispositivo de corte de produtos de diferentes larguras, é adequado comprar uma serra de esquadria multifuncional com brocha, o que amplia o leque de possibilidades do dispositivo. É a opção de brocha que se utiliza para trabalhar objetos de espessuras muito grandes e permite aumentar a largura de corte, cujo parâmetro não é grande o suficiente para modificações ordinárias, o que também aumenta a funcionalidade da ferramenta.
O próximo aspecto é a segurança do instrumento. Independentemente do preço do equipamento, sua estrutura deve incluir uma caixa de proteção e uma função para bloquear o acionamento acidental do dispositivo. Ao escolher uma ferramenta, você precisa levar em consideração seu tamanho e peso. Deve ser flexível e confortável. Ao trabalhar em altura, é aconselhável usar um dispositivo pequeno e leve em vez de uma unidade pesada e volumosa. A profundidade e a largura do corte determinam a finalidade da plataforma e especifica o que ela pode fazer. Para um trabalho de alta qualidade, é necessário selecionar uma lâmina de serra com um tamanho de pelo menos 20 centímetros. Quanto maior este parâmetro, mais fácil é usar o dispositivo. Ao procurar uma modificação específica, é necessário levar em consideração o indicador de qualidade do material com o qual a base e o bloco giratório são feitos.
Avaliação dos melhores acabamentos
Corte transversal com broche
Dewalt DWS 780 refere-se a equipamento profissional, é usado para serrar tábuas e serras de madeira em bruto. A alta estabilidade do equipamento se deve à presença de guias e patas. O botão iniciar está localizado em uma alça confortável, formato fechado. O superaquecimento do motor impede o resfriamento integrado de alta qualidade. A operação segura é garantida por uma tampa protetora de vidro. A estrutura especial da mesa de trabalho permite girá-la em 50 e 60 graus, bem como para os lados.
As vantagens deste modelo são as seguintes:
- potência;
- estabilidade;
- qualidade;
- grande escala de ângulos;
- baixo nível de ruído.
Entre as desvantagens estão as seguintes:
- braçadeira padrão de baixa qualidade;
- a passagem de aparas pelo sistema de despoeiramento;
- grande massa.
Amostra combinada
Makita LH1040F Destinado ao corte transversal e longitudinal de produtos de madeira, ferro macio e plástico. A segurança é garantida pelo duplo isolamento de proteção e pelo freio motor, que trava o disco ao ser desligado, além da iluminação da área de trabalho. A principal vantagem da serra é a versatilidade, que transforma a unidade em uma serra. Para trabalhar com produtos longos, existe uma extensão de mesa, evitando-se o travamento do disco com a ajuda de uma faca especial.
Vale destacar as seguintes vantagens do modelo:
- montagem de alta qualidade;
- multifuncionalidade;
- início suave;
- a presença de luz de fundo.
Essa ferramenta tem desvantagens como:
- alto custo;
- não há broche.
Aparamento de madeira
Metabo KGS 315 Plus é uma ferramenta profissional. Este modelo destina-se a trabalhos em madeira, metais macios e plásticos. O corte pode ser feito em ângulos de até 46 graus em duas direções. O dispositivo funciona livremente por um longo tempo sob carga elevada. A lâmina da serra de drenagem tem um dente removível. O equipamento inclui ampliação de mesa, pinça para produtos e perfis de batente que se movem para os lados.
As seguintes vantagens devem ser destacadas:
- troca rápida de disco;
- força;
- segurança;
- serrar nos cantos;
- estabilidade.
Entre as desvantagens estão as seguintes:
- alto custo;
- O peso.
Revestimento de metal
Makita 2414 NB praticado ao serrar PVC, metais não ferrosos e ferrosos. A segurança é garantida por uma capa de proteção forte para o disco de corte, uma blindagem anti-faísca, que cobre o local de trabalho contra o emparelhamento com o equipamento. Um sistema de retenção do eixo está disponível para mudanças rápidas de disco. A serra está equipada com duplo isolamento, tem um tamanho compacto. Pode ser usado tanto para uso doméstico quanto para serrar produtos de metal em uma pequena oficina.
Vale a pena observar vantagens como:
- o motor não esquenta durante um trabalho árduo e longo;
- corte liso sem bater;
- teixos sólidos;
- pode cortar trilhos.
A principal desvantagem é que, ao trabalhar com metal espesso, requer uma carga média.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da serra de esquadria Practyl 210 mm 1500 W com tração.
O comentário foi enviado com sucesso.