Serras de esquadria Makita: características e modelos populares
Se você precisar comprar uma serra de esquadria, os especialistas aconselham você a prestar atenção nas ferramentas elétricas de fabricação japonesa. Eles são de alta qualidade de construção e têm uma longa vida útil. Por exemplo, a serra Makita é considerada a melhor da sua classe.
Peculiaridades
A serra de esquadria Makita está equipada com um motor elétrico que se diferencia das demais por sua alta precisão de corte. Os japoneses conseguiram um trabalho eficiente por meio de rígidos requisitos de qualidade e confiabilidade da ferramenta. Mitre - projetado para cortar as fibras, desde o final. A serra tem a capacidade de fazer cortes em diferentes inclinações. O aparador Makita funciona livremente não só com madeira, mas também com plásticos, painéis de revestimento e metais macios como o alumínio.
Especificações
As principais características técnicas da serra de esquadria são as seguintes:
- potência;
- o número de revoluções do disco;
- profundidade de corte;
- corte de corte de serra.
O dispositivo de corte consiste em um conjunto padrão de componentes básicos e uma variedade de unidades adicionais que aumentam a segurança, o conforto e a confiabilidade da ferramenta:
- Área de Trabalho;
- ajustar a escala para a configuração da mesa;
- motor elétrico;
- capa protetora para segurança;
- um disco ou um conjunto de várias serras circulares;
- alça de ajuste com botão de início;
- rolhas-fechos e batentes para peças de trabalho;
- elementos de fixação para estabilizar a mesa em um determinado ângulo durante a operação;
- ajustar mecanismos para definir o ângulo necessário;
- coletor de pó;
- ponteiro laser;
- alça para transporte da serra;
- lâmpada de luz de fundo.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens de uma serra de fabricação japonesa os usuários destacam as seguintes vantagens:
- a capacidade de reconfigurar rapidamente a ferramenta;
- controle e ajuste convenientes;
- alto grau de segurança durante o trabalho;
- os sistemas de partida e frenagem operam de maneira suave e eficiente;
- o recorte mantém o ângulo bem ao cortar, o que simplifica o trabalho com requisitos de corte de alta precisão;
- baixo peso (13-34 kg) - o fabricante utiliza ligas leves e plásticos especializados para a fabricação de serras de esquadria;
- ampla linha de sortimento de equipamentos intercambiáveis;
- um marcador a laser facilita o trabalho, mas não está presente em todos os modelos;
- importante é o fato de que os produtos Makita têm letras grandes na escala, todas as inscrições são claras e compreensíveis;
- devido aos elevados requisitos de qualidade de montagem, os modelos não são inferiores aos congéneres europeus em termos de características técnicas e grau de fiabilidade;
- isso também explica a ausência de falhas no design da ferramenta;
- longa vida útil - após vários anos de uso, o motor ainda funciona corretamente, sem folgas e trabalhos cinemáticos.
Entre as desvantagens, os seguintes fatores são geralmente observados.
- alto custo de serras de esquadria das últimas modificações;
- uma certa escassez de peças sobressalentes;
- longo período de entrega.
Modelos
A gama Makita inclui várias serras de esquadria, muitas das quais se tornaram populares porque provaram ser eficazes na prática.Vamos revisar algumas das modificações de equipamento desta famosa marca japonesa.
Makita LS0714
A pequena serra de produção é mais voltada para o trabalho em madeira. Muitas vezes é usado para a produção de móveis ou necessidades pessoais. A ferramenta é facilmente modificada utilizando discos substituíveis, com a sua ajuda você pode trabalhar não só com blanks de madeira, mas também com chapas de plástico ou de metal não ferroso. A potência do modelo é 1,01 kW. Peso - 13 kg. O diâmetro do disco de trabalho é de 19 cm. A serra é adequada para fazer cortes complexos e combinados. Os cortes chanfrados são possíveis até 45 graus, até 5 cm de profundidade.Se o ângulo de inclinação for superior a 45 graus, a profundidade chega a 30 cm.
Makita LS0815FL
A próxima geração de serras Makita é tecnicamente melhor do que a anterior. A potência nominal indicada no passaporte é 1,4 kW. Peso - 19 kg. O diâmetro do disco é de 21,6 cm. No corte em ângulos padrão, a profundidade chega a 6,5 cm. O modelo é considerado semiprofissional. Entre as características que garantem um trabalho confortável, destacamos algumas:
- início suave do acionamento elétrico do coletor de escovas;
- a presença de um sistema de eliminação de poeira;
- marcador a laser para precisão;
- luz de fundo;
- almofadas de conforto elásticas nos punhos de direção.
O preço do modelo é comparável ao da primeira opção.
Makita LS1013
Esta modificação está equipada com dispositivos para trabalhar com peças de grandes dimensões: suportes retráteis e guias. Além disso, o diâmetro da serra foi aumentado para 26 cm e a força de tração do motor para 1,43 kW, o que melhora significativamente a produtividade. As mudanças estruturais realizadas têm um efeito benéfico na eficiência do trabalho, entre elas: a capacidade de inclinação da cabeça da serra em duas direções, melhor ajuste do ângulo e aumento da área da mesa de trabalho. O modelo recebeu uma série de funções que aumentaram a segurança: trava de partida, duplo isolamento elétrico do motor, estabilizador eletrônico de velocidade e sistema de parada de emergência do motor. Todas essas modificações possibilitam a utilização da serra de esquadria para trabalhar móveis e madeira de construção, serrar laminados, plásticos e alumínio. Ela é capaz de realizar qualquer tipo de serragem de canto a combinado.
Makita LS1018L
O modelo de tamanho médio é quase idêntico ao Makita LS1013 já que a maioria das especificações são as mesmas. A única diferença é o movimento no plano horizontal e o aumento do peso da ferramenta em até 20 kg. A serra é universal, possui muitos dispositivos diferentes para o trabalho, incluindo um ângulo de rotação da mesa de trabalho aumentado (60 graus para um lado e 47 para o outro). A ferramenta está equipada com um motor tipo coletor. Além do conjunto padrão de funções para um trabalho seguro e confortável, há um apontador laser para facilitar o corte preciso. Ele funciona com baterias. Deve-se observar uma propriedade como a capacidade de não remover a tampa protetora ao substituir a lâmina de serra ou limpar. Ele se inclina para trás. Barras de fixação adicionais permitem que a serra seja adaptada para atender a diferentes requisitos. A profundidade de corte é alterada usando um regulador especial. Graças ao seu design, a transição de um corte direto para um corte incompleto ocorre rapidamente e sem interferência.
Makita LS1040, Makita LS1040F
O design do aparador Makita LS1040 é reforçado com um motor de 1,65 kW. Devido ao seu baixo peso (11 kg) e alta potência, a serra ganhou popularidade entre os artesãos que trabalham na indústria de móveis. O disco de trabalho com diâmetro de 26 cm permite obter cortes com profundidade de 3,5 cm em ângulos inclinados e 5,3 cm - no padrão. A ergonomia aprimorada do botão de controle, a localização bem adaptada do botão iniciar, a presença de uma trava de emergência e uma régua rotativa na mesa simplificam muito o trabalho, tornando-o confortável. O desenvolvedor melhorou o modelo especificado em termos de conforto e lançou sua próxima modificação - Makita LS1040F.Em particular, foi acrescentada a iluminação da área onde a obra está sendo realizada, o que facilitou a execução da tarefa em uma sala mal iluminada.
Makita LS1216
Pertence à classe de profissionais com tais equipamentos técnicos que garantem a utilização de ferramentas para processamento de materiais de diferentes tipos com igual sucesso. A ferramenta de esquadria foi projetada para realizar o corte em ambos os planos, em ambas as direções. O motor elétrico tem potência de 1,65 kW. O diagrama estrutural está equipado com um circuito de estabilização que controla o funcionamento do equipamento sob cargas pesadas. Além disso, a serra está equipada com sistemas de partida uniforme e frenagem de emergência, possui duas guias, que proporcionam um movimento suave e suave do carro. Parte da tampa protetora pode ser removida ao cortar materiais volumosos. A lâmina de serra pode cortar material até uma profundidade de 10,7 cm.
Makita LS 1440
O equipamento profissional multifuncional é projetado para serrar em ângulos retos e inclinados de quaisquer perfis de madeira, plástico e metal. A profundidade é de 12 cm. A potência do motor elétrico de 1,38 kW é fornecida pela inclusão de uma unidade de bloqueio no projeto. Acessórios adicionais de impulso e fixação permitem que você trabalhe com peças longas. A presença de duplo isolamento elétrico permite trabalhar sem aterramento.
Makita LH1040
Ferramenta de corte combinada. É caracterizada por uma serra removível com diâmetro de 26 cm e profundidade de corte padrão de 9 cm. A lista de vantagens também inclui as seguintes características:
- corte de peças longas;
- dispositivo de travamento, que é uma proteção ao trocar a lâmina de serra;
- iluminação adicional da superfície de trabalho;
- isolamento reforçado de elementos condutores;
- controle de profundidade de corte;
- extensão da mesa de trabalho.
Makita LH1200FL
Uma ferramenta profissional que combina um tipo combinado de serra de esquadria e máquina de serrar. O modelo oferece segurança máxima para operações de serragem de qualquer nível de complexidade. O kit padrão inclui um comutador de 1,65 kW, laser como marcador, bom sistema de iluminação e ajuste de profundidade.
Dicas de Seleção
Antes de escolher uma serra de esquadria, você precisa decidir seus requisitos. Por exemplo, que materiais serão necessários para o processamento: para trabalhar em madeira, plástico ou metal.
Você também precisa prestar atenção à potência nominal da ferramenta. Seu desempenho depende disso. Especialistas afirmam que um aparelho de 1 kW é adequado como eletrodoméstico, e para trabalhos em escala industrial é melhor dar preferência a serras de 1,6 kW.
Além da potência, um critério de seleção importante é o número de revoluções. Quanto mais alto, mais eficiente é a serra. Se o modelo tiver um regulador de velocidade, isso é uma vantagem significativa.
Ao comprar deve-se prestar atenção não só à potência e velocidade de rotação, mas também à caixa de engrenagens com que o motor está equipado, quais lâminas de serra e outros equipamentos adicionais estão incluídos na embalagem.
As serras de esquadria Makita estão disponíveis em três tipos.
- Em balanço. A principal vantagem é a capacidade de cortar verticalmente com um ângulo de corte de 0 a 45 graus. As serras de lança são pequenas, mas potentes e prontas para o estresse constante. Com a ajuda deles, qualquer material é cortado.
- Padrão. A ferramenta foi projetada para processar perfis de madeira, metal e plástico. Menos poderoso.
- Combinado. O versátil modelo de aparador foi projetado para combinar o melhor da serra e da máquina. Pode ser desktop ou manual. Executa várias ações. Possui potência e velocidade impressionantes. Muitos modelos desse tipo são produzidos com brocha, o que simplifica o processamento de peças largas, pois o disco se movimenta horizontalmente durante a operação.Além disso, a serra combinada inclui muitos recursos adicionais para uma operação confortável e maior segurança.
Em princípio, quase todos os modelos possuem o mesmo conjunto funcional - eles são projetados para serrar materiais em ângulos diferentes. Todos os modelos são projetados para uso intensivo e operam em uma central de 220 V.
Se a ferramenta for selecionada para corte artístico, com a presença de um grande número de elementos pequenos e de alta precisão, então é melhor dar preferência a opções compactas. No caso de trabalhar com material de construção, metal ou PVC, é mais conveniente escolher modelos mais pesados com grande número de fechos e suportes. Isso permitirá que você trabalhe com peças de trabalho longas e largas. Se no futuro a ferramenta for planejada para ser usada para obter cortes complexos em diferentes ângulos, você deve prestar atenção ao tipo de console.
Deve ser lembrado que modificações de grande porte exigirão um espaço de trabalho estacionário. Ao escolher, não negligencie o sistema de segurança. As modificações aprimoradas custam um pouco mais, mas são mais seguras e confiáveis.
Operação e manutenção
O fabricante sempre inclui instruções para a operação e manutenção subsequente da ferramenta no kit de serra. Se você seguir as recomendações fornecidas nele corretamente, a vida útil será longa.
O manual geralmente inclui várias seções.
- Area de aplicação. O propósito de um modelo específico é revelado aqui.
- Especificações. Via de regra, esta parte contém todos os parâmetros nominais de operação do dispositivo: potência, velocidade, diâmetro do disco, dimensões dos cortes possíveis.
- Dispositivo de serra de esquadria. Esta parte contém uma lista de todos os elementos e conjuntos incluídos na embalagem, incluindo as partes principais (mesa, disco, acionamento elétrico, etc.) e os elementos adicionais (guia, batente, laser, retroiluminação, etc.).
- Precauções de segurança. Esta seção inclui regras e várias recomendações para a operação correta da serra de esquadria.
As precauções de segurança incluem algumas subseções.
- Organização do local de trabalho. Ajustar o nível de iluminação e visibilidade, eliminando fatores que podem atrapalhar o funcionamento do instrumento e causar danos a alguém (por exemplo, a presença de crianças pequenas ou animais).
- Monitorando o estado do dispositivo. As inspeções devem ser realizadas antes de cada sessão para identificar defeitos nas unidades de trabalho. Se os sistemas de proteção ou bloqueio estiverem danificados, a serra não deve ser usada.
- Segurança elétrica. Esta seção fornece os requisitos básicos para trabalhar com eletricidade. Em particular, se algum elemento for substituído, a energia deve ser desligada.
- Segurança operacional. Uso de equipamentos de proteção durante o tratamento (óculos, máscaras, protetores auriculares ou protetores auriculares, luvas ou mitenes).
- Falta de joias. Cabelo solto e roupas soltas são inaceitáveis - podem ficar presos no disco. A peça de trabalho deve ser protegida com cuidado. Observância de um determinado modo de operação para não sobrecarregar a serra.
- Segurança de reparo.
Recomendações de uso. A seção contém dicas de trabalho e ferramentas.
A seção de recomendações operacionais inclui algumas recomendações:
- Limpeza de poeira;
- Instalação de soft start;
- Ajuste do ângulo de corte;
- Fixando a peça de trabalho;
- Estabilização da plataforma giratória.
- Manutenção. Aqui você pode encontrar recomendações sobre como personalizar a operação de certas peças, como melhorar o desempenho, substituir ou lubrificar peças.
- Obrigações de garantia do fabricante.
O desenvolvedor não recomenda fazer nenhuma alteração de design. Em caso de falha, é melhor entrar em contato com o centro de serviço.
Para uma visão geral da serra de esquadria Makita, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.