Tudo sobre serras de esquadria combinadas

Contente
  1. Características e finalidade do design
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Critérios de escolha
  5. Revisão de modelos populares

A serra de esquadria combinada é uma ferramenta elétrica versátil para marcenaria e corta peças para juntas retas e oblíquas. Sua principal característica é a combinação de dois dispositivos em um único dispositivo: serras de esquadria e serras circulares.

Características e finalidade do design

A ferramenta é baseada em um modelo de esquadria e a lâmina de serra atua como o principal elemento de trabalho. O projeto inclui uma cama de metal, uma mesa giratória e um mecanismo de guia. Este último fornece movimento livre do disco de trabalho sobre a superfície da mesa de trabalho, e a mesa rotativa serve para o movimento angular das peças de trabalho no ângulo desejado. O dispositivo também inclui uma cabeça de ferramenta, que é ajustada a um determinado ângulo de corte por meio de uma escala de medição. A unidade de trabalho consiste em uma carcaça particularmente robusta com um motor elétrico embutido, em cujo eixo está instalada uma lâmina de serra.

Alguns modelos de serras combinadas estão equipados com um mecanismo de brochamento que permite fixar e cortar com segurança peças particularmente grandes. Os botões de controle do dispositivo estão localizados em um painel comum, o que facilita o controle do funcionamento da lâmina da serra e, se necessário, o ajuste. Como opção, muitos dispositivos são equipados com um conjunto de discos de trabalho com diferentes diâmetros, tamanhos e passo dos dentes.

O escopo de aplicação dos modelos de recorte combinados é bastante amplo. A sua ajuda é imprescindível na instalação de rodapés, vãos de janelas e caixilhos de portas, bem como na produção de forros e na disposição de pisos de madeira.

Além da madeira natural, as serras fazem um excelente trabalho com laminados, plásticos, materiais multicamadas, painéis de fibra, aglomerados e chapas finas.

Vantagens e desvantagens

A alta avaliação dos profissionais e a crescente demanda dos consumidores por serras de esquadria combinadas devem-se a uma série de vantagens importantes desses dispositivos.

  1. O dispositivo incorpora as melhores características de desempenho de ambas as ferramentas: da serra de esquadria, herdou a alta precisão da medição das peças e da serra circular - uma superfície de corte absolutamente lisa e uniforme.
  2. A capacidade de criar fatias de configuração arbitrária contribui para a implementação de qualquer tarefa técnica, mesmo muito complexa.
  3. A combinação de duas ferramentas em um dispositivo ao mesmo tempo elimina a necessidade de adquirir cada uma delas separadamente. Isso permite que você economize significativamente no seu orçamento e faça melhor uso do espaço em sua oficina ou garagem.
  4. A versatilidade dos dispositivos permite instalar neles lâminas de serra de diversas finalidades, o que possibilita trabalhar com quase todos os materiais.
  5. A capacidade de realizar não apenas cortes transversais, mas também longitudinais, permite aparar a borda da madeira serrada e se envolver na produção de blocos estreitos.
  6. Apesar de sua versatilidade, a ferramenta é bastante móvel e pode ser facilmente movida para o local desejado.

Como qualquer dispositivo eletromecânico complexo, as serras combinadas têm uma série de desvantagens. Isso inclui o preço bastante alto do dispositivo, que, no entanto, ainda é menor do que o custo de duas serras separadas.Além disso, muitos profissionais notam o pequeno, ao contrário das serras de esquadria tradicionais, a profundidade de corte, o que não permite que sejam utilizadas para cortar material grosso.

Variedades

A classificação das serras de esquadria combinadas ocorre de acordo com um indicador técnico tão importante como a potência da ferramenta. De acordo com esse critério, os dispositivos são divididos em duas categorias: doméstico e profissional.

Os primeiros são representados por unidades com potência do motor de 1,2 a 1,5 kW e são projetados para trabalhar com lâminas de serra cujo tamanho não exceda 25 cm. A velocidade de rotação do eixo de trabalho em modelos domésticos varia de 5000 a 6000 rpm. O modelo doméstico mais simples pode ser comprado por 8.000 rublos.

As serras profissionais são equipadas com um motor com potência de até 2,5 kW e podem trabalhar com discos de diâmetro de até 30,5 cm. Tais dispositivos costumam ser equipados com controlador de velocidade dos discos de trabalho e réguas a laser, que garantem alta precisão de medição e corte.

O custo do equipamento profissional é muito maior do que o preço dos modelos domésticos e começa em 22 mil rublos.

Critérios de escolha

A viabilidade de adquirir um modelo combinado depende da complexidade e da quantidade de trabalho planejado para ser executado. A compra de tal produto deve ser justificada técnica e financeiramente, caso contrário, existe a possibilidade de que um dispositivo caro de alta tecnologia após reparos ou construção de uma casa de banho no apartamento fique inativo desnecessariamente. Você também pode se recusar a comprar um dispositivo se a alta precisão de corte não for tão importante. Para trabalhos em bruto, uma serra circular regular é bastante adequada, o que é muito mais barata do que as opções combinadas.

Se, entretanto, a decisão de adquirir um modelo combinado for tomada, é necessário atentar para as características técnicas da ferramenta, como potência do motor e velocidade de rotação do eixo de trabalho. Essas duas métricas importantes têm um impacto direto no desempenho da serra e na velocidade de execução do trabalho.

Também é necessário levar em consideração o peso do modelo futuro. Normalmente, uma ferramenta elétrica desta categoria pesa de 15 a 28 kg e, portanto, é melhor comprar uma opção mais fácil se você planeja mover o modelo regularmente pela oficina ou arredores. Se a serra for escolhida para um trabalho profissional, você precisa prestar atenção à disponibilidade de opções adicionais. É claro que eles não têm um efeito significativo na operação da ferramenta, mas, é claro, podem simplificar o uso e aumentar a segurança. Essas funções incluem: uma fita métrica de telêmetro a laser, uma luz de fundo, um regulador de velocidade do eixo de trabalho e um botão de partida suave.

Revisão de modelos populares

Um grande número de serras de esquadria combinadas de diferentes marcas é apresentado no mercado doméstico de ferramentas elétricas. Apesar de a maioria deles serem de fabricação bastante sólida e representarem produtos de qualidade, alguns modelos merecem destaque.

  • Modelo semi-profissional japonês Makita LH 1040 pode executar serragem longitudinal, transversal e oblíqua de peças de madeira, plástico e alumínio. O ângulo de giro do recorte para a direita chega a 52 graus, para a esquerda - 45. O dispositivo está equipado com um motor de 1,65 kW e é projetado para a montagem de um disco com diâmetro de 26 cm. O diâmetro do furo do eixo é padrão e é de 3 cm A serra está equipada com proteção contra acionamento involuntário e tem isolamento de proteção dupla. A profundidade do corte em um ângulo reto é de 93 mm, em um ângulo de 45 graus - 53 mm. A velocidade de rotação do eixo de trabalho é 4800 rpm, o peso do dispositivo é de 14,3 kg. O equipamento básico do modelo é representado por uma lâmina de serra, um coletor de pó, um triângulo de ajuste, uma chave de caixa e uma placa limite. Essa unidade custa 29.990 rublos.
  • Serra combinada "Interskol PTK-250/1500" pertence a ferramentas profissionais e está equipado com um motor de 1,7 kW.O dispositivo é projetado para todos os tipos de trabalhos de carpintaria e é capaz de corte reto e angular de MDF, aglomerado, chapas, plásticos e outros materiais. A unidade muitas vezes pode ser vista em móveis, caixilhos de janelas e portas, bem como baguetes e serrarias. A serra é completa com um batente para a mesa inferior e superior, uma chave sextavada, um empurrador para a mesa superior e um protetor de disco inferior. A velocidade de rotação da lâmina da serra é de 4300 rpm, o peso do dispositivo chega a 11 kg e essa unidade custa apenas 15 310 rublos.
  • Serra fabricada na China com a marca polonesa Graphite 59G824 é um dispositivo universal moderno e apresenta um design de mesa dobrável. Isso proporciona transporte e armazenamento conveniente da unidade, o que a distingue favoravelmente dos modelos com mesas fixas. A potência do motor da escova é de 1,4 kW, o que o classifica como um eletrodoméstico. A velocidade de rotação do eixo atinge 500 rpm, o tamanho da lâmina de serra é de 216 mm. O indicador da profundidade máxima de corte em um ângulo reto é 60 mm, em um ângulo de 45 graus - 55 mm. O modelo está equipado com quatro pernas dobráveis ​​com grampos, um trilho-guia, um clipe, um protetor de lâmina de serra, um esquadro, um empurrador, um coletor de pó e uma chave Allen. O peso do aparelho chega a 26 kg, o preço é de 21.990 rublos.

Além das unidades apresentadas, os modelos combinados das marcas estrangeiras Bosch, Metabo, DeWolt têm um grande número de classificações positivas e uma classificação elevada.

  • Das marcas russas, merecem destaque os produtos da empresa Zubr, e especialmente o modelo "Bison Master-ZPTK 210-1500". Embora este dispositivo seja produzido na China, ele passa por um rígido controle de qualidade, pode realizar todos os tipos de cortes retos e angulares, remove cavacos em tempo hábil e pode ser usado tanto no dia a dia quanto na produção. O modelo custa 11.000 rublos.

Uma visão geral da serra de esquadria combinada da marca Bosch, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário