Tudo sobre lâminas de serra de esquadria

Contente
  1. Conceito
  2. Peculiaridades
  3. Como escolher o caminho certo?
  4. Substituição de círculo

Uma ferramenta como uma serra de esquadria não é familiar a todos. Apesar da grande quantidade de materiais que essa ferramenta pode cortar, seu objetivo principal é específico. Portanto, essa serra é freqüentemente usada por finalistas profissionais. Em casa, não é necessário com tanta frequência. No entanto, quando você não deseja pagar a mais pelos reparos, faz sentido adquirir todas as ferramentas necessárias para tornar o trabalho mais fácil.

Mas, neste caso, você não precisa apenas entender os princípios de como trabalhar com ele, mas também entender as partes consumíveis dessa ferramenta. A principal dessas peças é o disco de corte.

Conceito

Uma serra de esquadria é uma ferramenta projetada para fazer cortes retos em um determinado ângulo. O ângulo de corte da serra pode ser de 90 ou 45 graus. Sua principal vantagem é que ele lida bem com detalhes longos e formas incomuns de superfícies. Um exemplo notável disso é um pedestal de piso de plástico.

Mas essa ferramenta também possui outros recursos.

A serra de esquadria pode cortar um grande número de entalhes iguais (de tamanho determinado) e ranhuras retas. Por isso, é imprescindível na contratação de artesãos para a fabricação e montagem de móveis e portas.

A aparência desta unidade se assemelha a uma serra circular convencional (circular) montada em um braço móvel. Ele permite que os discos descam não apenas verticalmente, mas também em qualquer ângulo de inclinação. Esta ferramenta pode cortar vários materiais:

  • Madeira;
  • metal (em particular alumínio);
  • plástico;
  • pedra.

Como acontece com qualquer serra, o tipo e a qualidade da lâmina dependem do material escolhido. Para um trabalho mais eficaz, você precisa escolher o componente certo.

Peculiaridades

As lâminas de serra têm vários parâmetros básicos que o ajudam a diferenciar entre os dois.

Nomeadamente:

  • diâmetro externo;
  • diâmetro interno;
  • número de dentes;
  • inclinação dos dentes;
  • a forma dos dentes;
  • espessura do produto.

O diâmetro externo geralmente não é um indicador significativo da velocidade de corte. Ele é o responsável pela profundidade de corte. Pode ser determinado pelo diâmetro interno da tampa da serra. Um grande círculo (305-355 mm) não é colocado em um produto com um diâmetro de invólucro menor. (A propósito, não é recomendado remover a proteção para segurança.) Na maioria das vezes, produtos com um indicador de 130 a 250 mm são levados para tal serra.

O diâmetro interno deve ter o mesmo valor com as dimensões do eixo de força no qual este produto é fixado. Se for maior, então durante a operação da serra, o disco descentralizado cria grandes vibrações, o que leva a grande desgaste dos rolamentos e do próprio eixo, bem como quebra do disco ou de seus dentes. Além disso, esse tipo de fixação é uma violação grosseira dos regulamentos de trabalho e é perigoso para os seres humanos.

A velocidade de corte depende do número de dentes no disco em proporção direta. Além disso, um grande número deles proporciona um corte mais liso e preciso. Mas também há uma desvantagem significativa dessa abordagem - é uma carga maior no motor da ferramenta de serra. Existem discos:

  • com grande número de dentes (de 80 a 90 pçs.);
  • com um número médio deles (de 40 a 80 pcs.);
  • dentado pequeno (até 40 unid.).

Para serrar de alta qualidade, o ângulo inclinado dos dentes também é muito importante. É fixado pelo desvio da aresta de corte do dente em relação ao raio da lâmina da serra. Este parâmetro pode ser:

  • padrão (o ângulo varia na faixa de 5-15 graus);
  • positivo (inclinação 15-20 graus);
  • negativo (de 0 a menos 5 graus).

Finalmente, a configuração do pino. Cada forma é projetada para um corte específico. Portanto, um dente é distinguido aqui:

  • plano - corta longitudinalmente em alta velocidade;
  • plano trapezoidal (alternância de dentes trapezoidais altos e planos baixos) - corta madeira, plástico e tipos de metais macios (alumínio);
  • substituível (os dentes têm uma inclinação alternada para a direita e esquerda) - ajuda a cortar madeira, aglomerado e compósitos de forma limpa, tanto ao longo como transversalmente;
  • combinados (um cortador plano segue quatro substituíveis) - completamente universal;
  • Substituível por um lado inclinado maior - usado para tipos de material instáveis, bem como para cortes limpos em ângulos retos.

Quanto à espessura da própria lâmina de serra, a espessura do corte depende dela. O padrão é 3,2 mm. Se o indicador for maior, isso reduzirá a quantidade de material, e se for muito menor, isso levará a sobrecarga do equipamento e possível deformação do disco.

Porém, ao trabalhar com cada tipo de material, também existem peculiaridades dos acessórios de serra.

Como escolher o caminho certo?

Em renovações modernas, as lâminas de serra de esquadria para alumínio, plástico e pedra são mais frequentemente necessárias. Esses materiais são usados ​​ativamente para criar uma decoração moderna.

Para escolher uma lâmina para metais macios e polímeros, você precisa saber que existe uma diferença em serrar uma estrutura oca ou um sólido denso. A qualidade do corte aqui depende principalmente do número de dentes. Assim, para obter um resultado próximo do ideal, com estruturas ocas, é melhor utilizar discos com grande número de dentes. O material denso é melhor serrado com um bico de dentes pequenos.

Um critério importante é a espessura do disco e o material de que é feito. A melhor escolha é um acessório de corte de metal de metal duro (alto carbono). Ele dura mais e pode ser afiado novamente. O mesmo não pode ser dito para os dentes soldados.

Esta qualidade é inerente principalmente às marcas europeias. O custo ao escolher uma marca cara compensa durante a operação.

A boa qualidade pode ser notada nas marcas Bosch, DeWALT, Makita, CMT. As mesmas empresas também produzem ferramentas de construção, incluindo serras de esquadria.

Se falamos sobre os ângulos de inclinação, então para materiais macios como o plástico, deve ser negativo. Isso proporciona o corte mais limpo possível. A forma dos dentes é bastante variada. A unidade universal pode ser a melhor opção. Você nunca pode dar errado com ele.

Uma simples liga de metais não é suficiente para realizar um corte de alta qualidade na pedra. É necessário um material mais duro aqui, que desempenha o papel de pulverização catódica de diamante. Nesse caso, o fator decisivo na seleção é o tamanho do grão do revestimento abrasivo. Quanto maior for, menos bonito e de alta qualidade será o corte final. O revestimento de diamante fino é muito mais útil e limpo. Mas para evitar o superaquecimento do motor, é melhor não escolher o menor valor.

Deve-se notar que a lâmina de tais círculos se assemelha a dentes apenas remotamente. Seu design é mais como uma lâmina de corte monolítica periodicamente dividida. A forma é explicada pelo fato de a serragem ser realizada devido ao atrito do abrasivo contra uma pedra dura.

Substituição de círculo

Ao realizar reparos mesmo em casa, a troca periódica de materiais também requer a substituição da lâmina de serra. Não é difícil alterá-lo, mas ainda assim vale a pena conhecer a sequência correta de ações para sua própria segurança.

É necessário começar instalando a caixa de plástico protetora (se houver) na posição superior. Para isso, desaperte o parafuso auxiliar lateral, eleve a estrutura e, a seguir, fixe-a com o mesmo parafuso, só que em outra posição.

Em seguida, pegue um hexágono, que solta o parafuso de fixação no centro.Neste caso, na parte traseira da serra, é necessário pressionar o botão do mecanismo de travamento do eixo, que é um batente. Impede que o eixo se mova. Portanto, enquanto o segura, você pode apertar o parafuso central usando o hexágono. Em seguida, o parafuso deve ser desparafusado (você pode usar as mãos), retire o batente lateral (parece uma arruela larga) e depois o disco.

A instalação é realizada de cabeça para baixo. O disco é colocado no eixo, em seguida, uma arruela de pressão é colocada e o parafuso é aparafusado manualmente até parar. Para prender o bico, deve-se pressionar o botão e, segurando-o, apertar o parafuso central até o limite usando o hexágono.

Uma vez montada a lâmina de serra, pode verificar a sua resistência com um ligeiro movimento longitudinal. Se não houver folga, a instalação está correta e você pode começar a cortar.

Para obter informações sobre como afiar uma lâmina de serra de esquadria, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário