Características das serras de esquadria Bosch
A serra de esquadria é usada para cortar peças grandes. O trabalho pode ser executado tanto em ângulos retos quanto em ângulos arbitrários. Entre o grande sortimento disponível para venda, os produtos Bosch ocupam um lugar especial, pois se firmaram como uma ferramenta confiável e de alta qualidade.
descrição geral
As serras de esquadria da Bosch são utilizadas para cortar não só madeira, mas também perfis, tubos de plástico ou metal fino. Devido às precauções de segurança e regras de funcionamento, as serras de esquadria não podem ser utilizadas por peso - o trabalho só pode ser iniciado após a instalação da ferramenta numa base fixa.
Os produtos desta marca são vendidos em uma ampla gama, que permite ao usuário escolher uma unidade com custo acessível e as funcionalidades necessárias. Cada modelo é equipado com um coletor de poeira e uma capa protetora que protege o usuário contra o lançamento acidental do disco.
Nos modelos mais caros, existe uma iluminação a laser da linha de corte, o que é extremamente necessário na ausência de um contorno aplicado anteriormente. O laser fica próximo ao fuso, o mais próximo possível do disco de trabalho.
Princípio de operação
O princípio de funcionamento das serras de esquadria é bastante simples. A estrutura é montada sobre uma bancada horizontal, na qual é montada a mesa giratória. Um pêndulo é preso à parte de trás por meio de uma dobradiça, sobre a qual fica uma serra circular.
A peça que está sendo processada é alimentada ao longo da guia disponível na estrutura, o ângulo é selecionado por meio de uma mesa giratória. Se este for um modelo combinado, então, além dos elementos especificados, uma dobradiça é instalada. Devido a isso, é possível girar a alavanca em relação ao eixo horizontal existente.
Escopo de uso
A tarefa que essa serra deve realizar é um corte suave e preciso. Essa ferramenta é usada durante o acabamento, por exemplo, um acabamento de porta. É na produção de móveis que tais unidades têm encontrado a sua aplicação, mas a área da sua utilização não se limita a esta.
Os marceneiros costumam trabalhar com serras de esquadria. Se um disco especial com pó abrasivo e força suficiente for usado como disco de corte, a serra pode cortar facilmente metais não ferrosos e produtos de polímero.
Especificações
Apesar de todas as serras da Bosch terem a mesma qualidade e confiabilidade, elas diferem umas das outras quando você leva em consideração as características técnicas dos modelos. Vale a pena começar a escolher essa ferramenta determinando a potência necessária e o tamanho do disco de corte. Nesse caso, vale a pena considerar com qual material você terá que trabalhar. Quanto mais potente for a serra, maior será o diâmetro do disco e, consequentemente, peças de maior espessura, por exemplo, uma barra ou um toro, podem ser processadas.
Deve-se entender que um aumento nos parâmetros da característica considerada leva a um aumento no custo do produto., além disso, o peso da estrutura também aumenta. Portanto, se for para usar a ferramenta no dia a dia, então haverá potência suficiente de 1,5 kW com um elemento de corte de 25 cm de diâmetro.
O segundo parâmetro, não menos importante, é a largura do corte, que é determinada pelo diâmetro do disco de corte instalado. A limpeza do corte depende diretamente de um indicador como o número de rotações, portanto, ao escolher um modelo da Bosch, isso deve ser levado em consideração. Quanto maior o número de revoluções, melhor será o corte do material. O indicador ideal é considerado de 4000 a 5000 rpm.
Quanto ao motor interno, a fabricante oferece modelos com unidade assíncrona e coletoras. A primeira opção é durável e raramente requer manutenção. Ele é instalado com mais frequência nos modelos que devem ser usados constantemente.
O coletor é mais barato, pois o preço de uma serra com ele no kit é menor, mas suas escovas se desgastam rapidamente, o que é a principal desvantagem. Serras não profissionais são equipadas com tais motores.
Por último, mas não menos importante, o indicador que o comprador deve considerar é o tipo de transmissão: engrenagem ou correia. Se você deseja que a ferramenta agrade com confiabilidade, então é melhor escolher um modelo com acionamento por engrenagem, pois é capaz de suportar um aumento de carga. A única desvantagem é o ruído que a unidade emite. A correia requer afinação constante, mas a serra fica mais silenciosa com ela.
Visualizações
Se, em geral, pegarmos todos os modelos que o fabricante oferece, então eles podem ser divididos em dois grandes grupos:
- profissional;
- para uso doméstico.
Do ponto de vista do design, não há diferença entre eles, mas se falamos de capacidades, então os primeiros são mais poderosos e confiáveis. Os modelos domésticos não são projetados para suportar cargas pesadas durante a operação, portanto, são feitos de materiais mais baratos e duráveis.
Nas serras profissionais, todos os detalhes são combinados na perfeição. A precisão é a primeira coisa a que um fabricante presta atenção. Não há erros no trabalho que são permitidos ao usar equipamentos não profissionais.
A segunda classificação de serras:
- comum;
- combinado.
A qualidade do corte normal é muito melhor, mas os combinados têm a capacidade de trabalhar em diferentes ângulos e em qualquer posição.
A serra de esquadria com alimentação contínua pode ser facilmente usada em metal ou madeira. No projeto de tal ferramenta, o motor está localizado à direita do disco, mas existem modelos modernos onde ele fica na parte traseira, o que melhora significativamente o ângulo de visão durante a operação.
Modelos
Bosch PCM 8S Series difere com uma potência de 1,2 kW. O corte vertical dessa ferramenta é de 12 cm, enquanto o ângulo pode estar na faixa de 45 a 85 graus. A profundidade permanece inalterada em 6 centímetros. Como acontece com a maioria dos outros modelos, o design inclui um recipiente para coletar poeira. Se necessário, o usuário pode conectá-lo ao aspirador de pó. Como opção adicional - um apontador laser que mostra a direção do movimento do disco. Em média, o custo dessa unidade é de 13 mil rublos.
Um produto para profissionais definitivamente deve ser notado Bosch GCM 8 SJL Professional 0601B19100... Esta é uma serra com peso de 17,3 kg, as dimensões da ferramenta são 91 * 46 * 41 cm. O nível de ruído durante a operação é de 112 dB. A serra é alimentada por uma rede padrão de 220 V. Há um sistema de brochamento e um laser no design, o que simplifica muito o trabalho com a ferramenta. Entre as vantagens, pode-se destacar a presença de soft start e ângulo de rotação de 60 graus. A inclinação da ferramenta é de 47 graus e a profundidade de imersão do disco é de 7 cm, este é o diâmetro do elemento de corte.
Se você precisa de uma ferramenta profissional de alta qualidade, preste atenção a Bosch GCM 12 GDL 0,601. B23.600 no valor de 65 mil rublos. Esse preço se deve à presença de um motor potente no design. O principal campo de aplicação é o corte estacionário de peças de trabalho.
A serra é equipada com um disco de 30,5 cm de diâmetro e, para comodidade do usuário, um laser de duplo feixe é fornecido como uma agradável adição. A potência da ferramenta é de 2.000 W, em um ângulo de 90 graus, a largura máxima de corte aumenta para 34,1 cm. A serra pode ser movida no plano horizontal, mas não fornece controle de velocidade e não há iluminação do superfície de trabalho. O operador pode ajustar a profundidade de imersão da lâmina. Dimensões da ferramenta em centímetros - 67,3 * 82,2 * 68,6.A mesa da serra deve ser forte para suportar a carga. O produto é fornecido com saco para o pó e placa de inserção.
Para as características das serras de esquadria da Bosch, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.