Como fazer um machado com as próprias mãos?
O machado é uma das ferramentas mais famosas e acessíveis no arsenal da maioria dos residentes de verão e artesãos profissionais. Se usado corretamente, pode simplificar muitos dos seus fluxos de trabalho, resultando em ótimos resultados. O machado não só pode ser comprado pronto em loja especializada, mas também feito em casa. Isso não vai exigir muito tempo, esforço e dinheiro. Hoje veremos mais de perto como fazer corretamente um machado com nossas próprias mãos.
Como selecionar e preparar madeira?
Muitos trabalhos são impraticáveis sem um machado bem afiado e forte. Esta ferramenta é freqüentemente necessária tanto na vida cotidiana quanto em trabalhos em grande escala. Nos pontos de venda, você pode encontrar muitos modelos diferentes dessas ferramentas, porque existem vários tipos de eixos próprios. É possível escolher a opção ideal de acordo com qualquer necessidade.
Mas também há casos em que o consumidor não consegue encontrar uma ferramenta adequada para si. Muitas pessoas em tais situações encontram uma saída fácil para si mesmas - elas fazem um machado sozinhas. Para que uma ferramenta seja de alta qualidade, confiável e durável, ela deve ser composta de bons elementos. Portanto, para criar um machado, é muito importante escolher o material certo.
Nem todo tipo de madeira é adequado para criar esta parte do machado. Acredita-se que um verdadeiro mestre percorrerá toda a floresta antes de encontrar a própria árvore da qual será possível fazer um machado. Na maioria dos casos, o elemento de machado especificado é construído a partir da seção da raiz de uma bétula e, melhor ainda, se usarmos os crescimentos que estão presentes em seu tronco. Essas peças são caracterizadas por uma estrutura muito densa e enrolada.
O vidoeiro não é a única árvore que pode ser um bom machado. Em vez disso, é permitido referir-se a árvores como carvalho, bordo, acácia, freixo e outras madeiras nobres. De acordo com artesãos experientes, a faia, o carvalho, o larício, a nogueira e o olmo produzem os cabos mais confiáveis, confortáveis e duráveis da mais alta qualidade. Mas não basta encontrar o material ideal para fazer uma machadinha. Também é necessário prepará-lo com competência para o próximo trabalho.
As peças de trabalho devem estar bem secas. Isso é feito apenas em condições naturais e geralmente leva muito tempo - em média 3-4 anos, ou até mais (5 anos são o bastante). A madeira deve ser seca exclusivamente em local escuro e seco e com boa ventilação. A precipitação, umidade e água não devem penetrar no espaço onde o material natural será preparado. Do contrário, simplesmente não haverá sentido em tal secagem e você não será capaz de fazer uma boa machadinha.
Como fazer um template?
Se você já preparou e secou até o grau necessário de material, deve prosseguir para o próximo estágio de criação de um cabo para um machado. Em seguida, você precisa criar com competência um modelo conveniente que seja um excelente assistente em trabalhos futuros.
É importante levar em consideração o fato de que existem regras bastante rígidas que regem a forma do machado com base no tipo principal de dispositivo. Assim, ferramentas leves, que geralmente pesam de 0,8 a 1 kg, são normalmente feitas com um cabo de 0,4-0,6 m.Quanto aos eixos pesados mais "graves", o comprimento é de 0,55-0,65 m, devendo também ser levado em consideração que todos os tipos de eixos existentes estão divididos de acordo com a sua funcionalidade básica.
Portanto, os seguintes tipos dessas ferramentas são diferenciados:
- carpinteiros;
- lenhador;
- atado;
- cutelo;
- açougueiro.
Antes de embarcar em um projeto independente de tal ferramenta, é recomendável que você se familiarize com os desenhos detalhados de diferentes modelos de manípulos.
Ao fazer um modelo, você deve levar em consideração uma série de recursos importantes.
- Para que no processo de trabalho o machado não escorregue e não salte das mãos no momento do golpe, sua "cauda" deve ser um pouco mais larga do que o local de captura.
- Ao fazer um machado para cutelo, é necessário fazer uma peça com comprimento de 0,75-0,95 m. As ferramentas de carpintaria são curtas. Sua alça atinge principalmente a marca de 0,5 m.
- Ao parâmetro do comprimento da alça, a vontade da coronha, é necessário adicionar mais 8-10 cm para a folga. Será possível cortá-lo após a instalação da coronha. É muito importante ter certeza de que a árvore não comece a se dividir neste momento.
O gabarito com seu formato correto e todas as dimensões deverá ser aplicado em papel ou papelão.
Instruções de fabricação passo a passo
Não é difícil preparar um machado com as próprias mãos. Para fazer isso, você deve aderir a uma tecnologia de trabalho não muito complexa. Vamos nos familiarizar com isso:
- marque a peça de trabalho usando um gabarito;
- depois, pode ser cuidadosamente recortado com uma serra de vaivém ou outra ferramenta semelhante;
- além disso, a parte preparada precisará ser ligada em uma máquina especial e polida.
Existem várias regras importantes que devem ser respeitadas durante o trabalho.
- O processamento do local de fixação da machadinha deve ser realizado da forma mais cuidadosa e precisa possível para não remover acidentalmente o excesso da árvore. Caso contrário, a extremidade simplesmente não pode ser fixada firmemente no lugar. É melhor experimentar periodicamente o cabo do orifício, para que no final consiga uma pequena margem (não mais que 2 cm).
- Não utilize a lima no processo de acabamento da peça. Isso levará ao inevitável afrouxamento da madeira. Por causa disso, será mais difícil trabalhar mais com ele. É melhor usar uma lixa abrasiva fina com um amolador em vez de uma lima. Você precisará mover a ferramenta ao longo das fibras de madeira.
- É necessário dar a forma final, correta e bonita ao local de fixação do cabo, levando em consideração o ângulo do bico de ponta. Quanto ao cutelo, para ele o ângulo especificado deve ser de aproximadamente 85 graus. Para um machado padrão, 75 graus.
Ao fazer uma machadinha, você precisa agir com muito cuidado. Não há necessidade de pressa. Se desejar, você pode decorar o cabo da ferramenta com padrões e decorações entalhadas (por exemplo, você pode envolvê-lo com um cordão de juta - ele também segurará a lâmina com mais segurança). Quando a machadinha estiver pronta, será necessário instalar corretamente a peça cortante.
Vamos considerar como fazer isso.
- Ajuste a parte superior da peça para se ajustar ao ilhó da lâmina. Remova o excesso de madeira com uma faca. Tome cuidado.
- No cabo, exposto horizontalmente, coloque a parte cortante por cima. Em seguida, você precisa fazer uma marca na alça com um lápis, na qual ela será inserida. Divida a linha e faça outra marca.
- Trave a alça na posição vertical usando um torno. A peça larga deve ficar no topo. Prepare uma serra para metal. Corte exatamente para a segunda marca de cunha.
- Em uma loja especializada, pegue uma cunha de metal ou faça você mesmo de madeira.
- Coloque a placa em uma bancada separada. Exponha a lâmina a ele. Coloque-o de cabeça para baixo. Jogue o machado preparado sobre esta parte, batendo-o no quadro. Agora vire o acessório e bata na placa com a alça. Ao mesmo tempo, a peça continuará se encaixando. Essas etapas devem ser repetidas várias vezes. Como resultado, vai acabar enfiando o machado no orifício.
- Em seguida, coloque a peça na posição vertical. Instale uma cunha no corte. Martele-o com um martelo. Corte as peças salientes em excesso
Como se proteger contra a deterioração?
A madeira de que o machado é feito, como outros materiais semelhantes, está sujeita a decomposição. Esses problemas sempre surgem com o tempo ou em condições inadequadas de armazenamento da ferramenta. É importante cuidar com antecedência de um machado feito em casa, protegendo-o da decomposição. É altamente desencorajado o uso de compostos como vernizes ou tintas para proteger os cabos de madeira. A proibição do uso de tais compostos deve-se ao fato de que sua presença no cabo pode fazer com que o mesmo escorregue das mãos durante determinados trabalhos. A razão para isso é a textura lisa e brilhante.
Outras impregnações adequadas serão a melhor solução para proteger o machado da decomposição. Você pode cobrir o cabo com óleo de linhaça ou óleo secante bom e velho. Existem outros anti-sépticos altamente eficazes disponíveis que prolongam a vida útil da madeira natural. Mas devemos levar em conta que eles precisarão ser aplicados periodicamente. Não se esqueça deste procedimento.
Alguns mestres adicionam pigmento vermelho a agentes protetores anti-sépticos. Eles não recorrem a esse truque para tornar o instrumento mais interessante. Após esse revestimento, o machado ficará muito mais fácil de encontrar na grama, pois sua cor ficará mais viva.
Dicas e sugestões úteis
Observe que o cabo deve ser feito de forma que sua seção transversal tenha um formato oval característico. Somente observando essa condição, será possível segurá-lo com sucesso, sem forçar muito a mão. Nesse caso, os golpes de machado serão mais precisos e leves. Recomenda-se fazer blocos de madeira para a criação de uma machadinha no final do outono. É nesse período que o movimento da seiva é reduzido ao mínimo (praticamente para), o que significa que a árvore fica, por assim dizer, desidratada.
Muitos artesãos inexperientes negligenciam a secagem de madeira para a construção de um machado. Como resultado, isso termina com a mudança de tamanho da alça, e a parte de metal com a coronha sobre ela segura muito mal. É permitido referir-se a material não seco apenas em situações especiais, quando o cabo precisa ser construído com urgência, e esta peça sobressalente é feita em caráter temporário.
Ao fazer uma nova machadinha, você precisa fazer um desenho / modelo detalhado da ferramenta futura. Se você tiver um velho machado muito útil em seu arsenal, poderá remover todos os parâmetros dele. Será muito mais fácil e conveniente. Leve o seu tempo para virar a ponta da ferramenta. Primeiro você precisa se certificar de que o metal é suficientemente duro. Se ficar muito mole, precisará ser endurecido adicionalmente sob a influência de altas temperaturas.
É permitido começar a afiar a lâmina do machado somente após instalá-la no machado.
É muito importante usar corretamente um machado pronto (tanto feito em casa quanto comprado em loja). Artesãos experientes não recomendam tentar cortar várias peças de metal com esse dispositivo. Mesmo que pretenda cortar lenha, é melhor certificar-se de que não existem partículas duras no seu interior que possam danificar a ferramenta.
É altamente desaconselhável jogar a ferramenta acabada sobre superfícies duras, especialmente de grandes alturas. Não é recomendável deixar o machado ao ar livre. A precipitação ou a luz solar agressiva podem afetar negativamente a qualidade da peça de madeira. Mantenha essa ferramenta em um local escuro e seco. Somente sob esta condição o machado o servirá por muitos anos.
Se a machadinha entrar facilmente no ilhó, isso pode indicar que durante o trabalho o mestre cometeu um erro grave em algum lugar (provavelmente, nos cálculos). Um modelo preparado incorretamente geralmente leva a esse problema. Em tal situação, mesmo outra cunha instalada não mudará nada.É por isso que é tão importante reservar um tempo para fazer todos os cálculos e fazer o modelo corretamente.
Não se esqueça de processar o machado de madeira ao final de todo o trabalho. Observe que o processamento desta parte deve ser realizado em várias abordagens. Cada nova camada protetora deve ser aplicada somente após a anterior ter sido completamente absorvida. Esta é a única maneira de proteger com segurança a madeira contra o apodrecimento e a destruição. Estoque madeira suficiente para fazer uma machadinha. Você não precisa fazer apenas uma peça - é melhor construir várias peças. Isso é necessário porque durante o trabalho, alguns deles podem não dar certo e ser rejeitados. Deve haver sempre pelo menos mais uma peça em estoque.
Para fazer um machado, você não pode usar um bloco de madeira que tenha um grande número de nós. Por causa deles, rachaduras perceptíveis podem se formar no material. Com o tempo, os galhos começam a rachar e todo o material perde a resistência. Não é difícil fazer um machado sozinho. Se você duvida de suas habilidades, tem medo de cometer erros e traduzir materiais naturais, então é melhor desistir de experimentos. Compre um modelo pronto ou peça a um artesão experiente que faça uma boa ferramenta para você.
Para informações sobre como fazer um machado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Na primavera, escolha uma bétula perto de um pântano em uma área escura, descasque da raiz por 1,5-2 m. Corte em 2-3 anos.
O comentário foi enviado com sucesso.