Como colocar um machado em uma machadinha?
A qualidade do machado, ferramenta tão útil e necessária no dia a dia, é um dos principais fatores na hora de escolhê-lo. Deve ser prático, confortável de usar e bem encaixado no cabo. A presença desses sinais aumenta significativamente a produtividade do trabalho e protege uma pessoa de possíveis lesões. Para colocar o machado no machado corretamente para que ele não voe, nossas recomendações ajudarão. O acessório se manterá bem se for preso e preso corretamente.
Variedades de machado
Por ser um machado um instrumento de trabalho bastante traumático, e trabalhar com ele envolve intensa atividade física dinâmica, é necessário não só saber manuseá-lo, mas também certificar-se de que está firmemente plantado no machado. lidar. Nem todo mundo percebe que uma cunha de um machado voando do cabo pode causar sérios danos à saúde. Portanto, é extremamente importante para uma pessoa que costuma trabalhar com essa ferramenta dominar a habilidade de prender um machado a uma machadinha.
Hoje você pode encontrar cerca de 10 tipos diferentes de ferramentas de corte. E cada um deles tem seu próprio método específico de inserção. Portanto, antes de prosseguir com o procedimento em si, é aconselhável decidir com que tipo de ferramenta você terá que lidar. À primeira vista, pode parecer que não existem diferenças características entre as variedades. No entanto, apesar do fato de que o design do machado não mudou (ele consiste em um cabo e uma cunha de metal), cada tipo de ferramenta tem suas próprias características e propósito distintos. Por exemplo, um machado pode ser: carpintaria, combate, turista ou especialmente concebido para o lenhador.
Anexo do machado
Prender o machado à cunha de metal pode ser feito de várias maneiras.
- Soldagem. Graças a este método de fixação, é possível alcançar alta resistência e confiabilidade da ferramenta durante a operação.
- Fabricação de elementos de machado como uma estrutura única. Caracterizado pela rigidez e forte recuo ao trabalhar com tal ferramenta.
- Colagem de elementos estruturais do machado em áreas especialmente designadas. O epóxi é usado para a colagem. E o cabo é feito de polímeros. É bastante difícil realizar tal procedimento por conta própria, pois durante o processo de fabricação será necessária uma sala com ventilação de recirculação.
- Colocar uma cunha de metal no cabo da ferramenta com cunha subsequente. Este método é considerado ideal para a implementação independente deste procedimento. Com estrito cumprimento das recomendações, a ferramenta caracteriza-se pela resistência da fixação.
É importante notar que a implementação bem-sucedida de colocar um machado em uma machadinha depende da disponibilidade de habilidades existentes, conhecimento e as ferramentas necessárias.
É possível realizar esse procedimento por conta própria, mas você precisa avaliar objetivamente suas habilidades. Já que, no caso de uma fixação não confiável da cunha de metal no cabo, a ferramenta se soltará após o período de trabalho intensivo. Assim, a inserção deverá ser feita novamente.
Plantar um machado em uma machadinha
A princípio, esse procedimento parece direto. Essa falsa impressão se deve à simples conexão de elementos - empurrar e cunhar.No entanto, o procedimento é bastante trabalhoso e possui uma série de sutilezas que não devem ser ignoradas de forma alguma. Para facilitar esse trabalho, um carpinteiro profissional e experiente sempre segue instruções estritas passo a passo.
Trabalho preparatório com a ferramenta
Em primeiro lugar, você precisa adquirir um machado. Você pode comprá-lo em qualquer loja especializada ou fazer você mesmo. A bétula pré-seca é um material ideal. Carpinteiros experientes preferem este tipo de madeira. Ele tem o conjunto de propriedades necessário e, portanto, é muito popular. Na hora de escolher uma alça, é recomendável prestar atenção à sua densidade e forma. O conforto de aderência é um critério importante. Se você não levar em consideração esse momento no estágio inicial, ao trabalhar com um machado, suas mãos sentirão um desconforto, o que rapidamente levará a um cansaço severo.
Em seguida, você precisa comprar uma alça de tamanho adequado, que se encaixe bem no orifício de metal. Por meio de um dispositivo de marcenaria ou de uma faca afiada, é necessário cortar o cabo para que adquira a forma desejada (reta ou elipsoidal). Um orifício elipsoidal no machado é considerado mais confiável devido à sua fixação. Em seguida, pequenos cortes são feitos na superfície superior da alça. Visualmente, eles se assemelham a ranhuras longitudinais.
A nuance mais importante neste estágio é a profundidade das ranhuras. As ranhuras cortadas devem ficar escondidas no furo do machado. Caso contrário, durante o processo de cunha ou durante o uso, a alça pode simplesmente rachar. É necessário se esforçar para garantir que a largura e a espessura das cunhas sejam as mesmas.
Criando cunhas
A confiabilidade dos fixadores deve-se em grande parte às cunhas de alta qualidade. Isso ajudará no uso de cunhas de metal e madeira. Tal como acontece com o machado, as cunhas podem ser compradas em uma loja de departamentos especializada ou feitas em casa. Uma condição importante é o cumprimento da forma e do tamanho entre as cunhas e o material usado na fabricação da machadinha. A melhor cunha de madeira, de acordo com carpinteiros profissionais, é feita de bétula seca, metal - de estanho duro, a chamada pá.
Martelando
Talvez a principal dificuldade enfrentada por quem decide plantar um machado de forma independente no cabo seja martelar em cunhas de aço ou madeira. Na verdade, esse processo não é tão complicado quanto pode parecer à primeira vista. Esta etapa só pode ser iniciada depois que a alça e as cunhas estiverem totalmente preparadas. Para começar, as cunhas longitudinais são marteladas com leves golpes de martelo. Não vale a pena dar golpes fortes porque a madeira pode deformar-se. E isso pode posteriormente levar à instabilidade dos fixadores realizados posteriormente.
Assim que as cunhas se encaixarem firmemente nas ranhuras, usando uma lâmina de serra, você precisará cortar delicadamente os restos. Você pode verificar a conclusão bem-sucedida do trabalho pela força do acoplamento do machado e do cabo.
Cunha
Há uma opinião que uma cunha de madeira deve necessariamente ser feita do mesmo tipo de madeira que o cabo. No entanto, isso é uma ilusão. A principal condição para a escolha de um material é a sua resistência. Por sua vez, a direção da fibra da madeira também deve ser levada em consideração, pois é recomendável observar o paralelismo do estreitamento das cunhas. Isso protegerá a ferramenta de possíveis danos.
A cunhagem bem-sucedida pode ser considerada o preenchimento completo do espaço das ranhuras com cunhas, sendo considerado impossível retirar o machado da machadinha.
Às vezes ainda não é possível evitar lacunas no buraco do machado. Em seguida, um pedaço de gaze comum virá em seu socorro, que antes era tratada com resina epóxi.Esta composição permite que a madeira seja protegida da umidade e confere uma propriedade de reforço. Para retirar as lacunas que surgiram antes do procedimento de inserção do machado, sua parte superior é envolta várias vezes com gaze tratada. Graças à resina epóxi, qualquer lacuna, rachadura ou lacuna é preenchida, formando uma fixação forte e confiável do machado ao cabo.
Lado de impulso do machado
De acordo com as instruções, recomenda-se posicionar o machado de forma que as cunhas e a seção transversal do cabo do machado fiquem ligeiramente salientes. Meio centímetro será o suficiente. Assim, isso só pode ser feito sob a condição de que o machado seja empurrado para as cunhas com sua parte estreita. Consequentemente, a parte mais larga será direcionada para a alça.
É bastante comum que carpinteiros experientes recorram ao backfitting. A sua utilização só é necessária se o implemento for utilizado como ferramenta auxiliar. Por exemplo, para barbear ou aplainar. Freqüentemente, esse método também é usado para uma marreta ou cutelo. No entanto, essas ferramentas não têm cunhas. A parte principal da carga recai nas partes extremas do cabo, que são necessárias para segurar a parte metálica do implemento.
Como prender um machado a um machado, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.