Eixos finlandeses: recursos e regras de seleção
O machado finlandês é uma ferramenta manual popular para o trabalho de carpintaria. Entre todas as outras variedades, destaca-se pela ergonomia e facilidade de uso. Hoje, esse termo geralmente se refere à invenção de Heikki Karn, um controlador de tráfego aéreo aposentado que propôs e patenteou o efeito de uma alavanca em um rachador de madeira.
O modelo resultante da ferramenta possibilitou tornar o trabalho com o cutelo muito mais seguro e eficiente, ao excluir a aderência do fio cortante do metal na árvore.
Um pouco de historia
Pela primeira vez, o conceito de "machado finlandês" apareceu no final do século 19 e foi aplicado a produtos fabricados na Finlândia por ferreiros suecos. Em termos de estrutura, o instrumento dificilmente diferia do análogo da Suécia.
Havia três tipos principais - cutelos para lenha, postes para carpintaria, modelos universais. A produção da peça metálica era feita principalmente por forja manual, posteriormente - por fundição.
O cabo do machado finlandês tem suas próprias características. Possui um tipo de impulso cônico, uma parte em forma de cogumelo na parte de trás do cabo e um "abdômen" ligeiramente curvo no lado de trabalho. Os modelos modernos são geralmente equipados com um gancho na extremidade para um ajuste mais confortável na palma da mão.
O padrão característico do ilhó, afilando para cima, permite que a cunha volte ao seu lugar com um golpe quando o machado é afrouxado.
Especificações
Usado por lenhadores profissionais e popular entre os proprietários de residências, o machado finlandês difere das contrapartes clássicas por seu centro de gravidade alterado, que permite que menos energia seja gasta no processo de divisão da madeira.
Usando o princípio da alavanca em seu trabalho, a ferramenta não é adequada para o trabalho de carpintaria tradicional. Mas torna mais fácil lidar com o corte de madeira, mesmo para pessoas que não têm muito conhecimento nesse assunto, é fácil de manter e parece muito atraente no contexto de suas contrapartes fornecidas ao mercado interno de países asiáticos.
Os fabricantes modernos da Finlândia oferecem uma visão original da produção de cutelos.
Seus produtos têm:
- base de aço carbono;
- Revestimento de aço inoxidável de teflon da parte metálica;
- cabo composto de poliamida reforçada com fibra de vidro;
- bumbum frisado em uma base de polímero, excluindo a separação acidental do cabo.
Todas essas inovações apenas adicionaram atratividade aos eixos finlandeses e novamente fizeram o mundo inteiro falar sobre eles.
Vantagens e desvantagens
O estudo dos modelos apresentados no mercado ajuda a perceber quais são as características do machado finlandês mais pronunciadas. Por exemplo, a invenção moderna de Heikki Karna chamada Vipukirves Leveraxe permite abandonar o convés tradicional e cortar os blocos do pneu, aumentando significativamente a frequência de batidas - até 100 por minuto.
Não é recomendado realizar tais manipulações com um cutelo comum devido às características do projeto.
Os machados finlandeses clássicos, como os da marca Fiskars, possuem cabos com características geométricas balanceadas, são mais leves, não estão sujeitos a afrouxamento de bunda, são fortes e duráveis, e possuem uma ampla gama de tamanhos permitindo escolher um modelo com o desejado características de tamanho.
A principal desvantagem dos eixos finlandeses é seu preço bastante alto.
Além disso, produtos com alças feitas de materiais poliméricos têm a capacidade de ressoar a força do impacto, e o recuo é sentido mais do que no caso de contrapartes de madeira.
Como escolher?
Existem várias regras básicas a seguir ao escolher os eixos finlandeses.
- Peso mínimo... Quanto mais leve for a ferramenta, menos a mão ficará cansada ao cortar madeira. O peso ideal é considerado de 2 a 2,5 kg, para modelos profissionais esse número será maior. Opções muito leves também não são adequadas, pois reduzem significativamente a força exercida no convés.
- Tipo de lâmina... As "orelhas" são consideradas ideais para trabalhar madeira seca. A madeira bruta é picada com machados em forma de cunha, que não ficam presos e proporcionam uma delaminação mais eficiente do material.
- Comprimento da alça... Afeta o indicador de força de impacto. Quanto mais comprida for a alça, mais forte será o impacto. Além disso, a escolha do material também é importante. A fibra de vidro e outros polímeros não têm medo da corrosão, ambiente úmido, a madeira pode inchar ou secar sob a influência da umidade.
Todos esses indicadores são relevantes para os cutelos clássicos, que pouco mudaram desde sua primeira aparição no arsenal dos lenhadores finlandeses. Para novos modelos que operam com o princípio da alavanca, outros pontos importantes precisarão ser considerados.
Um cutelo moderno com centro de gravidade deslocado precisa ser comprado apenas do detentor dos direitos autorais - uma empresa que possui licença para fabricá-lo.
A marca Leveraxe fabrica produtos em uma variedade de faixas de tamanho. Os machados destinam-se ao corte de lenha e são especificamente orientados para este tipo de trabalho. A coronha com deslocamento em contato com o tabuleiro dividido produz um movimento rotacional, elimina erros acidentais.
Ao escolher um cutelo finlandês, vale a pena prestar atenção a alguns pontos.
- Projeto... A alavanca é formada mudando a fixação da coronha. Ele se conecta à lateral da alça, ao invés do centro, o que fornece uma mudança no centro de gravidade, exigindo menos esforço no impacto.
- Amortecedor... É também uma “garra” de segurança - atua como um batente quando a lâmina entra em contato com a madeira, evita que a lâmina escorregue, torna o corte seguro.
- Lidar... Os verdadeiros cutelos finlandeses usam madeira natural, que proporciona recuo mínimo quando em contato com o material.
O cutelo correto é capaz de dividir fácil e rapidamente o deck em lenha, mesmo nas mãos de um usuário inepto.
Lenhador segredos
Ao cortar madeira usando um machado com centro de gravidade desviado, certifique-se de segurar o cabo com as duas mãos para garantir a aplicação correta da força. Comece cortando o deck a partir da borda esquerda. Ao executar um balanço, o braço localizado mais alto na alça é deslocado para baixo. Ao golpear, a empunhadura é enfraquecida - então a alavanca executará sua tarefa com mais eficiência, tornando possível lidar rapidamente com a divisão de uma grande madeira maciça.
Cutelos não devem ser usados como ferramenta para carpintaria, corte de toras. Por razões de segurança, sempre segure a ferramenta com as duas mãos para que a força seja distribuída uniformemente. No primeiro impacto, deve-se recuar da borda de 6 a 8 cm Para eliminar todos os riscos possíveis, é necessário cortar a lenha a uma distância de pelo menos 10 m dos edifícios residenciais, locais onde se encontram pessoas e animais.
A lâmina é afiada usando um rebolo ou pedra... No caso de eixos em que o centro de gravidade é deslocado, raramente é necessário. Até mesmo um cutelo sem corte, onde o princípio de uma alavanca é usado, cumpre com sucesso suas tarefas.
Um machado finlandês corretamente escolhido permitirá que você faça o preparo da lenha para o fogão ou lareira, será o melhor complemento para o conjunto de ferramentas básicas da fazenda. O alto custo de tal aquisição compensa pela facilidade, eficiência e segurança de uso.
No vídeo a seguir, você aprenderá sobre as regras para a escolha de um machado.
O comentário foi enviado com sucesso.