Como fazer um caso para um machado com suas próprias mãos?
Para fazer um acessório tão necessário como uma caixa de machado, você não precisa ter nenhuma habilidade especial e conhecimento em alfaiataria. Basta adquirir o material necessário e algumas ferramentas, a maioria delas em casa. O estojo do machado permite carregar a arma com você e também protege contra cortes acidentais com uma lâmina afiada.
Para um machado de taiga, você pode fazer uma capa faça-você-mesmo de plástico ou lona. Esse coldre é confiável e não se presta a baixas temperaturas.
Preparação dos materiais necessários
A criação de uma caixa exigirá uma peça densa de couro, que terá uma pele de alta qualidade - uma parte da pele, da qual depende a vida operacional do produto acabado. Você encontra o material necessário em qualquer loja especializada em conserto de calçados. Hoje, os materiais mais adequados para a fabricação de uma capa para um machado são as chamadas telas de selas e "puxadores". Esses tipos de couro natural são obtidos por corte nas costas e pescoço do animal. São essas peças que são caracterizadas por altos indicadores de resistência e confiabilidade.
Ao escolher o tamanho desejado de uma peça de couro, é necessário levar em consideração a espessura do material ao longo de todo o perímetro, uma vez que qualquer abrasão pode fazer com que a tampa não dure muito para o seu dono. Devido ao fato de o material usado ser bastante grosso, tesouras comuns, mesmo as mais afiadas, muito provavelmente não darão certo. Portanto, recomenda-se dar preferência à tesoura para metal ou faca de carpinteiro. O material é cortado exclusivamente do lado avesso do material. Isso se deve ao fato de a pele aí ser mais elástica e mais fácil de cortar.
O padrão no lado com manchas da pele pode ser traduzido usando uma caneta ou marcador comum. Mas em nenhum caso você deve fazer isso pela frente do material, pois mesmo um simples lápis deixa uma marca que é difícil de deduzir. Se você tem couro liso, é recomendável usar giz de alfaiate ou uma pequena barra de sabão.
Para fixar os elementos necessários, você precisará de uma composição adesiva especial com alta elasticidade. Essa composição pode ser facilmente encontrada em uma loja já conhecida, especializada em conserto de calçados. Observe que a etiqueta deve mencionar que o adesivo é capaz de colar couro e materiais de borracha.
É necessário escolher um fio de sapato com fibra de arame. Isso garante uma conexão segura e evita que a lâmina afiada da garra corte as costuras e que a camada de cera proteja o produto da umidade. Ao trabalhar com artigos de couro, as chamadas agulhas ciganas são frequentemente utilizadas. Eles são muito fáceis de usar. Mas, na ausência deles, você pode usar uma agulha de crochê comum. Além disso, um furador vai lidar com a tarefa. Assim, para criar um caso, você precisará adquirir os seguintes elementos:
- uma peça de couro genuíno de alta qualidade;
- fios tratados com cera;
- composição adesiva especial;
- faca de carpintaria ou tesouras de metal;
- fecho;
- um dispositivo de trituração para processar as bordas do material (se estiver ausente, pode-se fazer o mesmo procedimento com uma faca de escritório comum).
Por sua vez, para fazer um padrão, você precisará de papel grosso, caneta ou lápis. Depois de preparar todos os materiais necessários, você pode prosseguir para a criação independente da caixa para o machado.
Criação de um padrão de cobertura para um machado
Primeiro, você precisa criar um layout do futuro produto em papel grosso ou papelão. Você precisará fazer uma medição simples da largura da alça da coronha do machado (em outras palavras, o lado cego do machado, que é oposto à lâmina). É permitido prender imediatamente o machado em papel ou papelão e, em seguida, circundar o contorno da coronha. Assim, deve haver três elementos: o padrão do lado esquerdo da caixa, a ponte e o lado direito da caixa com a aba. Não se esqueça das franquias de costura. A lâmina do machado deve estar solta no estojo. Caso contrário, a parte da pele em contato com a lâmina afiada desfiará rapidamente.
Em toda a área do padrão, é recomendável adicionar um ou dois centímetros às margens. No local da coronha, é aconselhável adicionar mais meio centímetro. Ao cortar a aba, o comprimento da lâmina deve ser levado em consideração. Quanto à altura, não há recomendações rígidas aqui - tudo depende do desejo pessoal do dono da futura caixa. Como regra, é igual a um segundo da altura do produto. Não é segredo que os alfaiates costumam usar alfinetes de segurança para evitar imprecisões na tradução de padrões em materiais. Porém, neste caso, é recomendável recusar esse método, pois as agulhas podem deixar pequenos orifícios que vão estragar a aparência da pele e, posteriormente, o próprio estojo.
No caso de moldes deslizantes de papel ou papelão, é aconselhável pressioná-los com algum objeto pesado ou usar um adesivo têxtil que possa ser facilmente removido com água morna.
A marcação, conforme mencionado anteriormente, é feita com giz, sabão, lápis ou hidrocor. Se você tiver couro grosso e de alta qualidade, não se preocupe, pois o contorno da tinta aparecerá na parte frontal do produto. O corte é executado por um desvio de 2-3 milímetros do contorno pretendido. Isso ocorre porque o material de couro denso usado não é fácil de cortar. Existe uma grande probabilidade do aparecimento de uma linha de corte oblíqua. Além disso, ao lixar as bordas, os cortes adquirem uma aparência mais apresentável e cuidada.
Criando um padrão para a parte alargada da lâmina
A última etapa na criação de um padrão será fazer uma maquete para a cunha e a própria lâmina. A maioria dos estojos de machado de prateleira não inclui este item. No entanto, é importante notar que são esses modelos que têm uma vida útil mais curta e não são tão confortáveis de usar. Graças ao inserto reforçado, a caixa adquire a densidade e confiabilidade necessárias ao produto. Consiste em cinco elementos:
- a parte do canto (que tem os contornos da lâmina nas laterais e na parte inferior do machado);
- cunha inferior (com os contornos da parte inferior da lâmina) - 2 peças;
- espaçadores (com os contornos da parte inferior da lâmina e metade do comprimento da parte inferior da lâmina) - 2 peças.
Recomenda-se levar pelo menos 12-15 milímetros para a largura de cada peça. (o machado padrão é levado em consideração). A lâmina resultante é montada e colada com um adesivo especialmente projetado. Para isso, o elemento de canto é conectado a um dos elementos de gaxeta, após o que a parte inferior da lâmina é fixada com uma composição adesiva. O procedimento é repetido com outros elementos do padrão. Cada parte recortada é abundantemente processada com adesivo para que não haja áreas secas em toda a sua área. Isso protegerá a vedação contra desgaste.
Para uma conexão segura, você pode recorrer ao uso de grampos e deixar os padrões até que sequem. Porém, é preciso estar atento e evitar o aparecimento de marcas na pele. Assim que o adesivo estiver seco, a lâmina é colada nos principais elementos da caixa.
Costurando o caso
A etapa final para fazer você mesmo uma caixa de machado em casa é costurar as alças na parte de trás da caixa do machado. Isso é feito com rebites. No entanto, de acordo com muitos comentários, esse tipo de fixador não é tão confiável quanto pode parecer à primeira vista. Isso se deve ao fato de que, estando sob a pressão da massa do machado, os rebites desgastam a pele e posteriormente ela se rompe. Não é recomendável fazer o laço muito estreito, caso contrário a ferramenta provocará o puxão da correia. O comprimento do fixador é selecionado dependendo do tipo de tira com a qual a tampa será fixada.
É aconselhável cortar a parte colhida com uma distância adicional de 3-4 centímetros. Neste caso, será possível fixar a bainha da arma em qualquer conjunto de roupas. Mesmo antes de a caixa ser costurada, você deve primeiro pensar sobre o número de pontos. Se quiser fazer uma cobertura livre para o machado, é bastante adequado uma linha, que será assentada com uma distância de 5 milímetros da borda do produto.
A costura dupla é necessária se a lâmina deve caber confortavelmente na bainha. Para obter uma densidade tão estrita do produto, é recomendável colocar o machado no padrão preparado resultante e só então embainhá-lo com fios.
Recolha final da caixa
Para evitar costuras desleixadas e oblíquas, são feitos furos para elas com antecedência. Costurar rodas dentadas tornará este procedimento mais fácil. No entanto, as marcações também podem ser feitas com garfos de cozinha. Em seguida, os próprios furos são feitos com um furador. Recomenda-se começar com as partes angulares da futura caixa. Coloque uma agulha de costura ou um pequeno pino e prenda parte da bainha. No topo do furo obtido, é necessário fazer uma chamada vala para facilitar o rosqueamento.
Recomenda-se costurar nas áreas mais finas da caixa, movendo-se cuidadosa e lentamente ao longo das linhas contornadas. Após o término da costura da caixa do machado, as bordas do produto acabado são processadas com uma retificadora (ou faca de escritório). Em seguida, as bordas são processadas com uma renda ou fita de couro, que é colada com a solução de cola usada anteriormente. A etapa final é instalar o fecho.
Para obter informações sobre como fazer uma capa de machado de PVC faça-você-mesmo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.