Tudo sobre os eixos Fiskars
O machado é uma ferramenta muito valiosa em casa. Também é necessário para caçadores, turistas e viajantes. Mas nem todos os produtos são criados iguais.
Ao escolher uma ferramenta, faz sentido prestar atenção aos produtos das marcas líderes.
Peculiaridades
Os machados Fiskars são feitos por um fabricante merecido. Ele fabrica muitos instrumentos profissionais e domésticos de excelente qualidade. Mais importante ainda, a empresa opera há mais de 350 anos. Inicialmente, ela serviu aos camponeses de uma das pequenas aldeias. E hoje a preocupação finlandesa é bem conhecida pelos consumidores em vários países. Os desenvolvedores criaram uma variedade de modelos, cada um deles diferente:
- funcionalidade aumentada;
- design atraente;
- ergonomia.
Às vezes, há dúvidas sobre as características dos eixos Fiskars Solid. Na verdade, esta pergunta não faz sentido, uma vez que tais eixos não existem: várias ferramentas de jardinagem e colheita são combinadas nas séries correspondentes. Quanto a quaisquer modelos de machados, mesmo os mais baratos deles, a empresa finlandesa não perde a oportunidade de utilizar dupla têmpera da lâmina. Como resultado, a vida útil geral aumenta significativamente.
Recentemente, os eixos Fiskars estão cada vez mais equipados com um material inovador de manuseio. Eles também são equipados com uma alça elaborada que é fácil de segurar. É muito fácil cortar uma árvore grossa ou partir um tronco grande com uma ferramenta finlandesa. Consumidores que experimentaram marcas diferentes em seus trabalhos, afirmam inequivocamente que a ferramenta da Fiskars funciona mais rápido do que suas análogas. O feedback positivo dos proprietários está em grande parte associado a uma tecnologia de retificação especial: como resultado de sua aplicação, uma borda especialmente afiada é formada, que está em excelente contato com a madeira.
Mesmo os troncos de árvore mais duros não embotam o instrumento por muito tempo.
Longa vida útil também é garantida por um revestimento especial que reduz o atrito. Os projetistas cuidaram da amplificação do impacto calculando e modelando cuidadosamente a distribuição da força de impacto e a massa da ferramenta. A confiabilidade do cabo é tão grande que é muito difícil quebrá-lo, mesmo propositalmente. Fibra de vidro de composição única é usada para criar o cabo. Ele supera até mesmo o aço de alta qualidade em sua resistência. A receita da mistura é, obviamente, mantida em segredo. Mas o fabricante não esconde que tal solução permitiu tornar o cabo mais leve e garantir a sua transformação. As vantagens adicionais do material são:
- intensidade mínima de deslizamento;
- depreciação de alta qualidade;
- suscetibilidade zero à corrosão;
- baixa condutividade térmica.
Cutelos
Esta ampla gama de Fiskars é representada em particular por o modelo X11. O produto é relativamente pequeno (44,4 cm de comprimento e 15,1 cm de largura). Se você precisar cortar árvores relativamente pequenas ou cortar lenha de toras pequenas, as dimensões pequenas se tornam uma vantagem. O trabalho será feito de forma rápida e fácil: os engenheiros conseguiram melhorar a eficiência do corte literalmente a cada golpe. E também o tamanho compacto do instrumento o torna uma boa escolha para caminhadas.
Uma capa especial protege efetivamente a lâmina de fatores externos adversos. Além disso, ajuda os proprietários a não terem medo de se machucar.
Ferramentas versáteis incluem cutelo X25. Facilita o corte de árvores e troncos de tamanho médio. Graças ao peso e potência equilibrados do machado, a velocidade dos golpes é maximizada.Para cortar uma grande árvore, será útil modelo X27. Suas vantagens são reveladas desde o primeiro golpe. Uma grande parte de trabalho permite dividir a madeira com a maior precisão possível. Como outros modelos, esta ferramenta está equipada com uma lâmina de fricção reduzida.
Como resultado, a parte da cabeça fica presa durante o processo de corte.
Modificações universais
Este subgrupo inclui os modelos X5, X7, X10.
- Versão Fiskars X5 recomendado para viajantes, para amantes de piqueniques. O fabricante afirma que tal machado pode substituir com sucesso uma faca de turista. O cabo é propositadamente feito em forma de gancho: isso reduz significativamente o risco de a ferramenta escorregar das mãos, o que reduz significativamente a probabilidade de situações de risco.
- Versão X7 aceitável quando você precisa cortar galhos ou despejar uma pequena árvore. Comparado ao modelo anterior, o machado é um pouco maior. No entanto, ainda pode ser usado para fins turísticos.
- X10 já é difícil chamá-lo de machado: o comprimento da ferramenta chega a 44 cm, seu peso é de 1,2 kg. Esse dispositivo é perfeito para trabalhos de marcenaria e carpintaria.
Dicas de Seleção
Os princípios básicos de seleção são os mesmos de outras marcas de ferramentas. Os especialistas aconselham pegar na machadinha pela pega e depois virá-la para o ombro. A machadinha não deve encostar na roupa. Se este requisito não for atendido, o machado é muito grande. Quando este teste é aprovado, a ferramenta é abaixada para que a lâmina fique suspensa no ar. O cotovelo é apoiado com a outra mão.
Eles tentam levantar o machado para que fique na posição vertical. Se isso não funcionar, significa que a adaptação é desnecessariamente difícil.
Se você planeja colher toras de 20 a 30 cm de comprimento, o machado Fiskars X21 é recomendado. A ponta deste modelo é afiada em um ângulo de 35 °. A peça de trabalho é lixada com a maior precisão possível. Com 16,5 cm de largura, o comprimento da ferramenta é de cerca de 70 cm.Não há dúvidas quanto à segurança. Qualquer eixo Fiskars definitivamente vale a pena adicionar à sua caixa de ferramentas inicial. O principal é observar estritamente os requisitos habituais no trabalho e cuidar devidamente do fiel auxiliar. Qualquer feedback negativo sobre as propriedades práticas dos eixos finlandeses é muito raro.
No entanto, eles custam muito dinheiro - e esta é a única desvantagem. Mas o alto preço é justificado pela qualidade.
Como cuidar
Não importa qual modelo de Fiskars os consumidores escolham. Para afiar, em qualquer caso, você precisa de um apontador proprietário. É feito na forma de uma pedra de amolar. O material principal é a cerâmica especial. Tudo o que é necessário é abaixar a cabeça através da ranhura à direita e depois girá-la várias vezes. Você pode afiar os eixos dessa forma em questão de segundos. Em muitos aspectos, é por isso que conquistaram uma popularidade impressionante. Porém, deve-se lembrar que o machado deve ser mantido em local seco. A violação desta regra ameaça perder rapidamente a ferramenta. Não é recomendado o uso de produtos Fiskars em objetos mais duros do que madeira.
Uma análise em vídeo do machado de Fiskars, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.