Características das máquinas para a produção de briquetes de combustível

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Visão geral da espécie
  3. Dicas de Seleção
  4. Que tipo de matéria-prima é usada?

Atualmente, um grande número dos chamados combustíveis alternativos tem surgido no mercado. Um deles pode ser chamado de briquete de combustível, que ganhou popularidade em um tempo relativamente curto. Sua produção pode ser organizada em pequenas oficinas, bem como em grandes indústrias como fonte adicional de renda. Normalmente são feitos em empresas de processamento de madeira e aquelas onde a serragem é formada durante a criação dos produtos. A reciclagem desta natureza será uma excelente solução tanto do ponto de vista ambiental como financeiro. Vamos tentar descobrir quais são as máquinas para a produção de briquetes de combustível e quais são suas características.

Dispositivo e princípio de operação

A máquina de briquete de serragem possui vários componentes principais em seu design. Em primeiro lugar, a matéria-prima deve ser bem seca, após o que deve ser triturada em pequenas frações de aproximadamente o mesmo calibre. A etapa final na criação dos briquetes de combustível será a sua prensagem. Se o volume de trabalho não for muito grande, bastará usar apenas uma prensa.

Um dispositivo como um macaco hidráulico, que para este fim é especialmente fixado a uma estrutura do tipo suporte, pode lidar muito melhor com essa tarefa. Além disso, sua direção é exclusivamente para baixo. Um formulário é fixado sob o macaco, que é preenchido com material.

Para que o produto final tenha a aparência desejada, deve-se criar e instalar um bico especial para o estoque, que repetirá exatamente o formato do recipiente do pellet.

Mas essa mini-máquina para fazer briquetes de serragem em casa tem algumas desvantagens:

  • produtividade bastante baixa - apenas 1 produto pode ser criado em 1 ciclo de trabalho completo;
  • falta de homogeneidade da densidade do material - a razão reside no fato de que o macaco hidráulico não consegue distribuir uniformemente a pressão por todo o material que está no molde.

Mas se você deseja obter uma gama completa de dispositivos para fazer briquetes de combustível em casa a partir de carvão ou serragem, então você também precisará adquirir dispositivos adicionais.

  • Um dispositivo para calibrar matérias-primas. Sua aplicação permite que grandes peças sejam peneiradas no britador. Depois disso, o material inicial deve estar bem seco. A propósito, a porcentagem de umidade do material será a característica mais importante que permitirá obter briquetes de altíssima qualidade.
  • Dispersantes. São eles que realizam a secagem por meio da fumaça quente.
  • Pressione. Eles são usados ​​para briquetagem. O resultado final é que a barra é dividida em partes usando uma faca localizada dentro da prensa.

Além do mais, o dispositivo está equipado com sensores de temperatura especiais... Deve-se notar aqui que os elementos constituintes do briquete de combustível são ligados por uma substância especial chamada "lignina". Uma característica é que sua liberação ocorre exclusivamente quando exposto a altas pressões e temperaturas.

Muitas vezes, mesmo uma mini-máquina para fazer briquetes de serragem em casa tem os seguintes elementos:

  • tremonha para acumulação de material, equipada com torneiro e mecanismo dosador;
  • transportadores que permitem o fornecimento de matéria-prima para a câmara de secagem;
  • ímãs que capturam e subsequentemente extraem várias impurezas à base de metal dos materiais;
  • um classificador que executa funções graças à vibração;
  • uma máquina automática para embalar os briquetes recebidos.

Visão geral da espécie

Deve-se dizer que os principais equipamentos para a confecção de briquetes, pellets e madeira Euro podem diferir dependendo do acionamento utilizado, do princípio de operação e também do design. Na versão mais simples de máquinas para fazer briquetes em casa a partir do carvão, pode ser usada uma prensa feita em casa, que está equipada com um dos 3 tipos de acionamento:

  • parafuso;
  • alavanca;
  • hidráulico.

Quando se trata da produção industrial de briquetes, geralmente são utilizadas máquinas extrusoras. Ou seja, existem 2 categorias principais de equipamentos:

  • manual;
  • extrusora.

A primeira categoria é geralmente usada para criar um pequeno número de briquetes para suas necessidades. Como mencionado, geralmente essa mini-máquina é acionada por um dos mecanismos mencionados acima. A base de tal equipamento será uma estrutura na qual os seguintes componentes são fixados:

  • uma matriz, que geralmente é criada usando um tubo com paredes grossas de um determinado tamanho;
  • um punção, que é feito de uma fina folha de metal (um tubo geralmente é ligado a ela por soldagem, que fará o papel de uma haste);
  • um tambor de mistura, que pode ser criado a partir de um tubo de grande diâmetro ou folha de metal, fazendo um cilindro com certas dimensões;
  • um mecanismo de acionamento, que pode ser um parafuso com uma alça, uma alavanca ou um macaco do tipo hidráulico para um carro;
  • contêineres para carregamento de material e descarregamento de produtos.

Se falamos sobre o princípio de funcionamento de tal máquina, então primeiro a matéria-prima, que é misturada com o ligante no tambor, é alimentada na câmara de matriz, onde o punção exerce pressão sobre ela.

Quando um briquete é criado, ele é descarregado pela área inferior da matriz, que é especialmente equipada com um fundo de abertura.

Em seguida, é necessário secar os briquetes resultantes na rua ou no forno, após o que são utilizados para o fim a que se destinam.

Se falamos de máquinas de natureza extrusora, normalmente utilizadas na produção, seu princípio de funcionamento será o seguinte:

  • a matéria-prima fornecida ao recipiente de trabalho é capturada por um parafuso que gira e depois é transportada para os orifícios da matriz;
  • quando empurrados por esses orifícios sob alta pressão, os grânulos são obtidos a partir das matérias-primas, que se distinguem por uma estrutura interna muito densa.

Ao utilizar essas máquinas, nenhum aglutinante é adicionado às matérias-primas para a formação dos briquetes, pois a pressão gerada pelo equipamento é mais do que suficiente para separar a lignina da massa de serragem. Depois de criar pellets de combustível nesses equipamentos, é necessário permitir que esfriem, após o que precisam ser secos e embalados.

Dicas de Seleção

Se foi decidido comprar equipamentos de produção para briquetagem de pó ou criação de briquetes de combustível de vários materiais, primeiro você precisa preparar áreas adequadas para colocar todo o equipamento.

Além disso, na escolha das máquinas, deve-se levar em consideração as dimensões dessas salas, bem como os seguintes pontos:

  • disponibilidade de fontes adequadas de energia elétrica para o funcionamento ininterrupto do equipamento;
  • disponibilidade de vias de acesso para entrega de grandes volumes de matéria-prima;
  • disponibilização de rede de esgoto e abastecimento de água, que proporcionará abastecimento de água à linha de produção e possibilidade de limpeza dos resíduos da produção;
  • disponibilidade das matérias-primas necessárias.

Se falamos do equipamento em si, então sua escolha deve ser feita levando-se em consideração o entendimento de onde exatamente será possível obter a matéria-prima, bem como dependendo do seu volume. Além disso, não se deve esquecer os requisitos de segurança contra incêndio. Separadamente, é necessário acrescentar que o equipamento deve ser produtivo, o mais econômico possível e garantir o lançamento de produtos realmente de alta qualidade, com alta eficiência e custo acessível.

É preferível dar preferência a equipamentos de empresas e fabricantes bem conhecidos e com boa reputação no mercado.

A funcionalidade também será um ponto importante. Cada parâmetro e característica deve ser customizável. Além disso, é importante que a configuração seja o mais simples e conveniente possível.

Que tipo de matéria-prima é usada?

Se falamos de matérias-primas para carvão ou quaisquer outros tipos de briquetes de combustível, eles podem ser literalmente qualquer resíduo de natureza vegetal.

Não estamos falando apenas de serragem, mas também de feno, palha, partes secas de talos de milho e até mesmo resíduos vegetais comuns, que, em princípio, podem ser encontrados no território de qualquer casa particular.

Além do mais, você precisará ter argila comum e água à mão. Esses elementos permitem prensar e colar perfeitamente as matérias-primas. A argila também fornece um longo tempo de queima para o combustível resultante. Se o fogo for forte, 1 briquete pode queimar por cerca de 60 minutos.

Os briquetes de combustível feitos de papel são bastante populares hoje em dia. Eles queimam bem e emitem muito calor com pouco resíduo de cinza após a queima. Se houver muito desse material na casa, você pode fazer briquetes de combustível de forma independente a partir dele.

Isso exigirá:

  • tenha a quantidade certa de papel em mãos;
  • moa-o nos menores pedaços possíveis;
  • molhe os pedaços resultantes em água em temperatura ambiente e espere até que a massa fique líquida e homogênea;
  • escorra o líquido restante e distribua a mistura resultante em formas;
  • depois que toda a água tiver evaporado da massa, ela precisará ser removida do molde e levada para secar ao ar livre.

Você pode adicionar um pouco de amido ao papel encharcado para um melhor efeito. Além disso, o papel é utilizado para a produção de briquetes de serragem, onde é um aglutinante para tudo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário