Equipamentos para a produção de briquetes de combustível
Os briquetes de combustível são um tipo especial de combustível que está gradualmente ganhando popularidade. Os pellets são usados para aquecer edifícios privados e edifícios industriais. Os produtos são atraentes devido ao seu preço acessível e excelentes características de desempenho. Vale a pena considerar com mais detalhes as características de fabricação dos briquetes e tipos de equipamentos.
Características da extrusora
Para começar, vale a pena descobrir o que são os Eurowoods. Este é um tipo de combustível absolutamente ecológico, o material para o qual é usado:
- os resíduos da extração de madeira, que incluem serragem, pequenas aparas, cascas e folhagens, também costumam usar agulhas que sobraram do trabalho em madeira;
- resíduos de empresas que processam produtos agrícolas;
- palha, junco, pequenas frações de solos de turfa;
- excrementos de pássaros, que se formam em grandes quantidades 1 a 2 vezes por temporada.
As vantagens do combustível aprimorado incluem um baixo teor de cinzas, uma longa vida útil e uma redução nas emissões de dióxido de carbono em cerca de 10-15 vezes. A produção de briquetes combustíveis é um processo tecnológico modernizado, por meio do qual é possível colar as partículas.
- Primeiramente, a matéria-prima é minuciosamente limpa, removendo as impurezas. Também nesta fase, é realizada a britagem preliminar dos resíduos de madeira em pequenas partículas.
- Em seguida, o material é seco. É importante diminuir a leitura de umidade para 8-12% para obter o resultado desejado.
- O resíduo é triturado novamente para obter frações ainda mais finas, que serão mais fáceis de comprimir.
- A quarta etapa envolve o processamento de matérias-primas com vapor para aumentar o índice de umidade para determinados valores.
- Só depois passam a prensar o material por meio de extrusoras - instalações especiais.
- Em seguida, os briquetes acabados são resfriados e a secagem final é realizada.
A última etapa consiste no acondicionamento dos produtos resultantes.
Agora mais sobre a extrusora. Trata-se de uma máquina por meio da qual é possível, por amolecimento ou fusão, dar-lhe a forma desejada. O processo é a extrusão da massa comprimida através dos orifícios previstos.
Os principais elementos estruturais da prensa estão listados abaixo.
- Mixer. Proporciona uma mistura eficaz de diversos tipos de matérias-primas e permite obter uma mistura homogênea.
- Matriz. Com sua ajuda, é possível dar à matéria-prima a forma desejada.
- Soco. Ele exerce pressão sobre a mistura original.
- Um mecanismo de trabalho equipado com uma unidade. É necessário converter energia elétrica em energia mecânica, que é uma força de compressão.
- Stanina. A base sobre a qual se assentam os restantes elementos estruturais.
A extrusora também inclui um alojamento, um elemento de aquecimento, um parafuso e uma cabeça para formar briquetes de uma determinada forma.
Uma prensa é um aparelho especial com o qual os briquetes são produzidos compactos e adequados para armazenamento e uso de longo prazo.
Variedades de prensas
Os fabricantes produzem diferentes tipos de máquinas para a produção de briquetes de combustível. De acordo com o princípio de funcionamento, as unidades são divididas em dois tipos.
- Instalações intermitentes de briquetes. Nesse caso, o equipamento repete o mesmo ciclo: carrega a matéria-prima, comprime e libera o produto acabado do molde. O número de repetições não é limitado.
- Ação contínua. Extrusoras pertencem a esta categoria. O processo de produção do briquete se dá por meio da adição de matéria-prima à instalação, seguida da extrusão do produto. Além disso, o equipamento é responsável pelo corte das barras.
Por sua vez, as extrusoras também são divididas em diferentes grupos.
Manual
Essas mini-prensas representam uma estrutura simples de elementos de aço, que inclui:
- Formulário de imprensa;
- peça de suporte;
- pistão;
- lidar.
Se necessário, essa extrusora pode ser montada por você. As vantagens do equipamento são leveza e facilidade de transporte. A unidade é mais adequada para trabalhar com pequenos volumes.
Hidráulico
Distinguem-se pela presença de uma bomba de pistão, através da qual é possível ajustar o desempenho da instalação. O projeto também inclui um motor elétrico e um tanque contendo óleo hidráulico. Características das máquinas:
- método descontínuo de produção de briquetes;
- criar um esforço para prensar carvão ou outras matérias-primas bombeando óleo em uma cavidade especial;
- pressão específica alta - até 1500 kg / cm2.
Para a obtenção dos briquetes, a matéria-prima é carregada na prensa em porções pré-calculadas. Após a compressão, a máquina libera os pellets acabados. A principal vantagem da máquina hidráulica é seu baixo custo. Os fabricantes também observam a possibilidade de fazer briquetes em forma de tijolos, o que simplifica muito o transporte e armazenamento do material. Entre as desvantagens, há um pequeno desempenho.
Mecânico de choque
Projetado para a formação de briquetes de acordo com o princípio da extrusão por impacto. O design da prensa inclui um pistão que é colocado horizontalmente dentro de uma bomba em forma de cilindro. Os principais parâmetros dessas unidades:
- o método de fabricação do material é contínuo;
- corpo de trabalho - um virabrequim equipado com uma biela;
- pressão máxima - 2500 kg / cm2.
O equipamento pertence à categoria de instalações do segmento médio em termos de custo. Ao mesmo tempo, a máquina demonstra excelente desempenho, é capaz de trabalhar com grandes volumes de matéria-prima.
Uma categoria separada são as extrusoras de parafuso, por meio das quais é possível organizar um fluxo contínuo de produção de briquetes. Um sem-fim giratório atua como corpo de trabalho na máquina e o indicador de pressão máxima atinge 3.000 kg / cm2.
A prensa é baseada no princípio de extrusão:
- a broca comprime a mistura;
- os componentes são extrudados em um orifício especial - uma matriz;
- o formato cônico do canal proporciona a compressão necessária da matéria-prima, formando um briquete.
Uma ação semelhante é realizada no processo de cravar uma cunha no slot. As vantagens das máquinas de parafuso incluem:
- produção de briquetes de alta densidade, o que permite uma longa queima e maior transferência de calor do material;
- aumento da produtividade, graças ao qual é possível obter mais briquetes por unidade de tempo do que em um dispositivo hidráulico;
- um formato de tronco confiável - uma seção transversal de 6 lados com um orifício de passagem no centro, que fornece fluxo de ar para as camadas internas.
O material liberado pela extrusora de parafuso queima completamente e quase não deixa cinzas para trás.
A única desvantagem da instalação é o preço alto.
O mercado de equipamentos para a produção de lenha Euro é representado por uma ampla gama de extrusoras. Portanto, nem sempre é fácil decidir qual modelo será mais adequado para um processo confiável e rápido. Ao comprar uma impressora, você deve considerar os seguintes pontos.
- Poder do motor. Depende diretamente da capacidade da alavanca de rendimento do disjuntor, que está localizada na entrada da casa, e também é determinada pela seção transversal dos cabos. A melhor opção são as unidades de trado: elas possuem o indicador de desempenho máximo.
- Dimensões. Pequenas instalações são adequadas para uso doméstico, você pode dar preferência a uma extrusora manual.
- O volume de matérias-primas produzidas. Se for planejada uma produção contínua de briquetes, deve-se dar preferência a unidades grandes com alto índice de desempenho. Para uso doméstico, as instalações manuais são adequadas, adequadas para a formação de um pequeno número de espaços em branco.
Comprar uma máquina para a Eurowood requer uma abordagem cuidadosa. Além disso, vale a pena considerar o fabricante e as características. Não ignore as avaliações de pessoas que já utilizaram o equipamento adquirido. Os especialistas desaconselham prestar atenção ao preço, pois não é o fator determinante.
Outros equipamentos na linha
Os briquetes de combustível são feitos a partir de vários tipos de resíduos de madeira, bem como de resíduos de origem biológica.
Os produtos mais quentes são obtidos com óleo e cereais.
Uma linha de produção completa, além das extrusoras, inclui uma série de instalações adicionais, cada uma delas responsável por uma etapa específica.
Os dispositivos a seguir também são usados para a produção de eurodrops de alta qualidade.
- Trituradores e trituradores. Principalmente aplicável quando se trata da formação de briquetes de palha, resíduos de madeira. As instalações deste tipo visam o esmagamento total das matérias-primas. Quanto mais finas forem as partículas, mais denso será o briquete, o que significa que seu desempenho também será melhor.
- Calibradores. Com a ajuda deles, as partículas do tamanho necessário são peneiradas, que depois vão para a fabricação de briquetes. O resto das matérias-primas que não passaram na seleção são enviadas para processamento adicional.
- Câmaras de secagem. Tudo é simples aqui: a matéria-prima é preenchida com umidade, e após o esmagamento é preciso cuidar para diminuir o teor de umidade da madeira. Só assim é possível melhorar o trabalho do briquete. Deve-se notar que as câmaras de secagem são utilizadas antes e depois da moagem das matérias-primas. Quanto mais seco o briquete, melhores serão suas propriedades. A maioria das configurações permite ajustar os parâmetros.
- Máquina de briquetagem. Ou seja, uma extrusora, que se divide em vários tipos. Dependendo do tipo de equipamento utilizado, não só a forma final do briquete difere, mas também suas características. Os modelos modernos aumentam a temperatura na câmara, realizando assim o tratamento térmico das matérias-primas para formar uma casca protetora.
- Instalação de embalagens. Ele está incluído no trabalho da última etapa. Eurowood é colocado em papel celofane para evitar a umidade nos produtos acabados e, assim, estender sua vida útil.
Qualquer máquina pode ser melhorada, se necessário. Isso exigirá um macaco hidráulico ou uma prensa especial que também funcione hidraulicamente.
Além disso, para atingir o resultado desejado, vale a pena prever a compra de materiais de fixação e outros elementos da futura estrutura. Antes de adquirir os bens necessários, recomenda-se estudar o diagrama da futura máquina, que pode ser facilmente encontrado na rede. Vamos listar as principais etapas da modernização.
- Como base, são usados canais, que são soldados entre si. Os racks serão cantos 100x100.
- A matriz de formação geralmente é feita de tubo de aço de parede espessa. O diâmetro é determinado com base no tamanho dos produtos cuja fabricação está planejada. Além disso, orifícios com diâmetro de 4–5 mm são fornecidos no tubo para organizar a retirada oportuna de água durante a compressão.
- Um fundo removível é anexado à matriz, que será usado posteriormente para remover os briquetes acabados.
- O estoque é formado por um tubo de 30 mm de diâmetro, equipado adicionalmente com um punção. A outra extremidade do tubo é montada em um mecanismo hidráulico.
Mexa bem a mistura na matriz antes de carregar o equipamento.Um tambor feito em casa, feito de chapa de aço, ajudará nisso. Você também pode usar um tambor existente na máquina de lavar.
Finalmente, a última etapa é a montagem da bandeja com posterior instalação. Obviamente, tal equipamento não permitirá obter a densidade máxima da Eurowood. Mas a instalação rapidamente dará conta da tarefa.
O comentário foi enviado com sucesso.