Briquetes de bétula

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como usar?
  3. Como armazenar?

Os briquetes são uma ótima alternativa à madeira. As variedades comprimidas podem ser utilizadas tanto para aquecer como para fazer piqueniques, preparar espetadas ou vegetais grelhados. Os briquetes de bétula são muito populares hoje em dia. Vamos falar sobre eles com mais detalhes.

Peculiaridades

Os briquetes de bétula combustíveis são pequenos blocos da mesma forma. Existem apenas três deles na Rússia.

  • RUF. São pequenos produtos que parecem tijolos. Eles têm a densidade mais baixa em comparação com outras formas.
  • Pini-Kay. Modelos retangulares alongados com furo no meio. Eles têm a maior densidade.
  • Nestro. Soluções cilíndricas com furo e densidade média.

A principal matéria-prima dos briquetes de bétula são os resíduos da indústria madeireira. Eles podem ser feitos de lascas de madeira ou pó de bétula. A segunda opção é mais popular porque é muito mais fácil comprimir a poeira.

Além disso, essas opções têm a densidade mais alta e contêm muito menos umidade.

Qualquer briquete de bétula tem muitas vantagens.

  • Baixa umidade e alta densidade. Se compararmos os briquetes com a lenha, as vantagens são óbvias: eles queimam muito mais rápido, fornecem mais calor e queimam por muito tempo. Menos deles são necessários para a fornalha, o que significa que também será ótimo para economizar dinheiro.
  • Mesmo formato. Como todas as amostras da embalagem têm o mesmo formato e tamanho, elas são muito fáceis de armazenar. Esse combustível pode ser colocado de forma compacta em ambientes fechados.
  • Versatilidade. É possível aquecer com briquetes de bétula tanto em casa como nas saunas. Eles são ótimos para caldeiras, fogões, lareiras, churrasqueiras.
  • Conforto de uso. Produtos de bétula não emitem gases e fuligem, poeira e detritos não voam deles durante a queima.
  • Prazo de validade longo. Os briquetes podem ser adquiridos com antecedência para o inverno. Diferentes fabricantes têm diferentes prazos de validade: o mínimo é um ano e o máximo é 5 anos.
  • Amizade ambiental. Os resíduos são usados ​​para criar combustível, o que é muito benéfico para o meio ambiente. Se você está preocupado com o problema do desmatamento e está tentando evitar o uso desnecessário de madeira, os briquetes são sua opção. Além disso, nenhuma substância nociva e cola são usadas em sua criação. Graças a isso, os produtos são absolutamente seguros para a saúde.

Existem apenas duas desvantagens para os briquetes: eles são preços bastante altos e medo de alta umidade. É importante mencionar mais uma nuance. Eurodrova (o segundo nome para briquetes) é produzida hoje por muitas empresas, mas nem todos devem ser confiáveis. Antes de comprar, é muito importante ler as críticas e escolher um fabricante de confiança, pois muitos podem adicionar resíduos antigos de baixa qualidade. Isso torna o produto mais barato, mas reduz seu desempenho.

Se compararmos os briquetes de bétula com outras opções, o seguinte pode ser observado:

  • em termos de quantidade residual de cinzas, só perde tyrsa;
  • têm quase os melhores indicadores em termos de umidade: apenas a casca das sementes estará mais seca;
  • o conteúdo calórico perde apenas para as sementes;
  • a densidade é menor do que a de outros materiais.

É bastante difícil dizer de quais briquetes de madeira são melhores. Por exemplo, os carvalhos queimam por mais tempo, mas as coníferas deixam para trás uma fuligem facilmente limpa. As opções de bétula são mais semelhantes em propriedades às coníferas, mas, em vez de fuligem, podem poluir a chaminé com alcatrão.

Você pode comprar madeira de euro de bétula em diferentes lotes. Por exemplo, uma embalagem padrão de briquetes RUF contém 10 kg de tijolos. Isso será o suficiente para piqueniques de verão. Mas para aquecer uma casa ou um banho, é melhor levar embalagens a granel.

Como usar?

Não é difícil acender o eurowood para a fornalha. Isso é feito da mesma forma que com lenha comum. A maneira mais fácil é comprar meios especiais de ignição. Normalmente, podem ser encomendados ao fabricante de briquetes, mas também são vendidos em lojas regulares. Esses produtos são líquidos e semelhantes a gel. Os briquetes são colocados no forno ou grelha e, a seguir, cobertos com um produto. Depois de alguns minutos, eles podem ser incendiados. Se não houver meios de ignição disponíveis, você pode usar o que está em casa. Por exemplo, podem ser jornais velhos, papelão, farpas, gravetos secos, aparas de madeira. Primeiro, esse material é inflamado e, em seguida, os briquetes são colocados. Na parte superior, você pode colocar uma camada adicional de papel ou o produto escolhido.

Também vale a pena considerar mais algumas dicas interessantes:

  • se as barras forem bem colocadas, elas arderão por muito tempo (esta opção é aceitável se você precisar manter o calor por mais tempo, por exemplo, durante a noite);
  • A madeira Euro, colocada com uma camada solta, queima mais rápido, mas queima em poucas horas (solução ideal para banho, sauna);
  • não é recomendável encher o compartimento da lenha até o globo ocular, pois a transferência de calor será imediatamente máxima, o que nem sempre é necessário;
  • as cinzas que sobram após o queima das barras podem ser utilizadas como nutriente para as plantas, pois são absolutamente ecológicas.

Como armazenar?

Para que os briquetes desempenhem plenamente suas funções, eles devem ser armazenados de forma adequada. Isso deve ser feito dentro de casa. Não é recomendável colocá-lo ao ar livre, como acontece com a alvenaria a lenha comum, pois as condições climáticas podem estragar o material. Este tipo de combustível tem muito medo de alta umidade. Portanto, o ambiente onde será armazenado deve ser protegido contra a entrada de água. O telhado pode precisar ser inspecionado e reparado se houver vazamentos durante a chuva. Um briquete exposto à água imediatamente incha e se deforma. Não será capaz de se inflamar e terá apenas que ser jogado fora.

Se não houver espaço e o combustível tiver que ser armazenado do lado de fora, as barras devem ser cobertas com uma película de polietileno. Apesar de já estarem embalados, uma camada adicional de filme não permitirá que o sedimento penetre no seu interior. Além disso, as barras não devem ser colocadas ao ar livre, mas em algum lugar sob uma cobertura. No verão e na primavera, é imprescindível ventilar os produtos, pois devido às mudanças de temperatura poderá ocorrer condensação sob a película, o que é prejudicial à madeira. No inverno, as barras devem ser protegidas da neve.

Outro ponto importante é que os produtos embalados não devem entrar em contato com o solo. Eles devem ser colocados em paletes, feltro de telhado, qualquer material que não lixivie e apodreça.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário