Cultivo de tomates em uma janela
Uma horta ou horta na varanda é uma coisa comum, principalmente para os moradores da cidade. O tema selva urbana é relevante e muito popular, entrecruzando-se estreitamente com a vontade de cultivar algo no parapeito da janela. Por exemplo, tomates. E se tal experiência parece a alguém uma aposta sem esperança, ele está muito enganado.
Vantagens e desvantagens
Claro, você não deve se precipitar para a piscina do jardim - nem sempre é possível calcular a força. Portanto, qualquer ação prática é precedida de treinamento teórico. E consiste em comparar todos os aspectos do processo: prós, contras, possíveis dificuldades, benefícios, etc.
Os benefícios do cultivo de tomates no peitoril de uma janela são óbvios.
- A colheita durante todo o ano é a principal vantagem. O apartamento está sempre aquecido, o que significa que você não precisa se ajustar à sazonalidade. Colocar lindos tomates em uma salada no meio do inverno, é claro, é uma grande tentação para os proprietários.
- A estética também é muito bonita. Quem não consegue imaginar uma casa sem folhagem sabe que os pés de tomate vão decorar o espaço. E os frutos serão ainda mais agradáveis aos olhos.
- Na ausência de alternativa, isso é melhor do que nada. Não adianta fazer uma grande colheita em casa, mas haverá tomates na mesa. Além disso, e não com os maiores problemas.
- Disponibilidade de variedades de interior adequadas. Os cultivadores de plantas se adaptam às necessidades do jardineiro. É assim que aparecem as variedades adaptadas especificamente para reprodução no peitoril da janela.
Provavelmente, muitos são atraídos pelo próprio fato do processo que se aproxima: é toda uma aventura na qual a pessoa não apenas participa, ela a controla e dirige. As plantas também são interessantes porque estão vivas - elas crescem, mudam, passam por diferentes fases.
Desvantagens do cultivo de tomates no peitoril da janela.
- A incapacidade de colher uma safra realmente grande. Claro, não se pode comparar com uma horta, mas os objetivos são diferentes.
- Teremos que esquecer outros usos possíveis da superfície do peitoril da janela. Ele estará ocupado o ano todo com caixas de tomates.
- Às vezes, esse processo está associado ao trabalho sujo. Na verdade, você não pode pendurar delicadas cortinas brancas onde você tem que cavar no solo, plantar, água, etc. Mas ninguém cancelou decisões de compromisso também.
Não é fácil para iniciantes que não entendem muito de produção agrícola. É preciso estudar sites especiais, buscar conselhos em fóruns etc. Acontece que não dá para ficar sem um diário: é preciso anotar cada passo, observar o crescimento das mudas etc. Mas os frutos saborosos e suculentos serão os melhor recompensa por todos os esforços.
Variedades adequadas
Vale a pena começar com o fato de que apenas variedades decorativas de tomates de interior são cultivadas no peitoril da janela. Devem ser arbustos de até meio metro de altura, com entrenós curtos, padrão. E ainda melhor - variedades de até 30 cm de altura. Os tomates devem ser resistentes a pragas e doenças, porque guardar plantas deles no peitoril de uma janela é muito difícil. A variedade escolhida pelo produtor deve ser do tipo pote. Isso significa que essa marca deve estar na embalagem.
Aliás, definitivamente não vale a pena ignorar as informações indicadas na embalagem. O fabricante quase sempre indica a quantidade recomendada de mistura de solo, as nuances de cuidado, etc.
Quais variedades são adequadas para o cultivo em um peitoril de janela?
- Bonsai. Uma opção muito popular, que oferece o cultivo de um arbusto atarracado e ramificado de até 30 cm de altura Os frutos são redondos, vermelhos, pesando até 25 g.Em uma safra, pode-se colher 1 kg de tomate do arbusto.
- "Surpresa do quarto". E esta é uma variedade padrão que cresce bem nos peitoris das janelas. O arbusto chega a atingir meio metro de altura, tem rebentos fortes e bastante grossos. Os frutos são coletados em uma escova, pesando até 30 g, de formato oval, de cor vermelha. As características de sabor são excelentes.
- Pinóquio. Variedade de topo para cultivo no peitoril de uma janela. Padrão, determinante. Os tomates ficam brilhantes. Até 1,5 kg de frutas podem ser colhidos de um arbusto. Você pode usar a colheita em saladas e para decorar pratos e para conservas.
- Minibel. Um tipo inicial de tomate de interior, que tem tempo de amadurecer totalmente em 3 meses. Os arbustos são compactos, você pode fazer sem beliscar ao crescer. Para frutificação abundante, é necessário suporte. Os tomates são pequenos, mas o sabor e o aroma são muito intensos.
- "Snegirek". Uma variedade popular em miniatura, de maturação precoce, agradável e com frutificação abundante. O peso de uma fruta é de 25 g, cresce perfeitamente no peitoril da janela, agrada tanto no sabor quanto no aroma.
- Florida Petite. A espécie arbustiva atinge os 30 cm de altura, um fruto pode pesar 40 g.Doce, rico em sabor, expressivamente vermelho. Em um pincel, duas dúzias de frutas podem amadurecer.
- Varanda Vermelha. São amados por seu rápido amadurecimento, resistência a doenças e pragas, aparência impecável, suculência.
Essas variedades são uma escolha versátil. Eles são adequados para peitoris de janela comuns. Mas se você planeja cultivar tomates em uma janela larga, e até isolada, você pode prestar atenção nas seguintes variedades: "Native", "Hermitage", "Igranda", "Baby", "Balconi Yellow".
Datas de desembarque
Não há restrições rígidas quanto a essa questão, pois o pouso não está vinculado a terreno aberto, a expectativa de ótimas condições climáticas, temperatura. Tudo depende se o proprietário pretende obter uma safra de tomates no inverno ou se está preparado para o cultivo durante todo o ano. Se você quiser cultivar tomates para todas as 4 estações, as sementes são plantadas no mesmo número de visitas: a semeadura de outono será em outubro e novembro, fevereiro e março proporcionarão uma colheita de verão.
De uma forma ou de outra, faltam 3 meses para o tomate amadurecer, ou seja, ou se sentar "giratório" e usar mais de um peitoril, ou contar com as colheitas de inverno e verão. Se no verão os tomates são cultivados como padrão no local, então em outubro vale a pena plantar os tomates já no solo no peitoril da janela - bem a tempo para as férias de inverno, frutas caseiras aparecerão.
Requisitos de localização e condições
Quase todos os tomates são plantas que gostam de luz. Se você plantá-los em um local escuro, espere que os botões caiam. A resistência à sombra tem um número modesto de variedades. A escolha ideal de localização é um peitoril de janela voltado para o sul.
Quando vierem dias nublados, os tomates terão que ser destacados com equipamentos especiais. Estas podem ser lâmpadas economizadoras de energia ou fluorescentes. Eles serão um substituto adequado para a luz ultravioleta natural. Todas as três estações, além do verão, podem ser facilmente aproveitadas na janela. Caso contrário, tudo é padrão: preparo competente de sementes e solo, semeadura e procedimentos padronizados associados à fase de crescimento da planta.
Como preparar sementes e solo?
O cultivo de tomates em vasos em uma janela não é muito diferente do cultivo de variedades de jardim. No início, o objetivo é exatamente o mesmo - produzir mudas poderosas e viáveis. Isso é seguido pela colheita, replantio, etc. Mas tudo começa com as sementes. Para ter a garantia da qualidade das mudas, é necessário retirá-las de "pessoas de confiança" (em quem se possa confiar) ou em loja especializada e de boa reputação. As sementes armazenadas têm maior probabilidade de corresponder à variedade declarada.
As sementes ocas devem ser classificadas após a imersão de todo o material em água salgada. Os que sobem estão vazios, não são confundidos com mudas. Em seguida, as sementes são desinfetadas, permanecem por meia hora em uma solução de permanganato de potássio. E para que as sementes brotem o mais rápido possível, elas podem ser enviadas para um saco de pano, bem umedecido e deixado para inchar em uma travessa por vários dias.
Qual é a preparação do solo:
- o substrato deve ser escolhido nutritivo, solto, com acidez neutra (é melhor se for uma mistura de solo especial para tomate);
- para a semeadura de inverno - definitivamente um solo especial, pois sua composição já é enriquecida com nutrientes;
- se você está acostumado a preparar o solo sozinho, pode usar esta receita: 1 parte de areia - 2 partes de solo de jardim; outra opção sugere pegar turfa / húmus / grama em uma proporção igual; a terceira opção - 1 parte de vermiculita - 4 partes de composto e grama;
- se o solo for retirado de uma horta ou horta, deve-se desinfetá-lo antes do uso (acender no forno ou despejar água fervente sobre ele).
Enquanto tudo está indo de acordo com o padrão, apenas a escala de plantio para cultivo doméstico será um pouco mais modesta.
Semeadura
Você pode usar um recipiente comum ou cassetes individuais, tabletes de turfa, copos, etc. Se for decidido levar um recipiente comum, o recipiente não deve ser muito fundo. É preenchido com mistura de solo, após o que é suficientemente umedecido. As sementes são dispostas com um intervalo de 1,5-2 cm, e devem ser aprofundadas em no máximo 2 cm. De cima, são polvilhadas com uma fina camada de terra. Você pode apertar um pouco.
A germinação das sementes semeadas corretamente deve ocorrer em casa de vegetação. O recipiente de cultivo pode ser coberto com uma tampa ou papel alumínio e, em seguida, enviado para o parapeito da janela (com boa iluminação). Periodicamente, a estufa é ventilada, vários orifícios são feitos no filme para que a condensação não se acumule. Nesse estágio de crescimento, as condições de temperatura para as mudas serão de 22 a 24 graus durante o dia, e abaixo de 20 graus à noite.
Colheita de mudas
Assim que aparecerem os primeiros disparos, o filme deve ser retirado. Se for usado vidro em vez de filme, ele também deve ser removido. As mudas são transferidas para o peitoril da janela. Assim que aparecerem 2 folhas verdadeiras na planta, é hora de mergulhar os tomates. Cada broto é desenterrado com um garfo e a espinha principal é encurtada em exatamente um terço. O procedimento é simples, no entanto, a planta consegue acumular perfeitamente o volume da sua raiz depois disso.
Como fazer o transplante?
Normalmente, o mergulho é combinado com o transplante de mudas. Cada arbusto é enviado para um contêiner individual. Pode ser uma panela, um balde, uma caixa, o que for - o principal é a proporcionalidade. Se você agir passo a passo, uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do recipiente. O substrato é despejado ali, e a planta é transferida junto com o caroço "nativo".
Se o tomate for anão, basta um recipiente com 2 litros de volume. Se os tomates forem de tamanho médio, um vaso de 4 litros é suficiente. Se for decidido cultivar variedades ampel em casa, potes de 5 litros não são menos adequados para eles.
Plantar em recipientes individuais geralmente não é um problema, a planta passa por esse procedimento com bastante facilidade se suas regras não forem violadas. É importante fazer isso com uma compreensão do que acontecerá a seguir.
Como cuidar do tomate?
Sair é um processo multifatorial em que muitas coisas se misturam. Para um jardineiro novato, algumas das palavras ouvidas sobre o cultivo de tomates são novas, ele tem medo de confundir alguma coisa, esquecer algumas das etapas. Mas tudo isso deve primeiro ser “jogado” em sua cabeça, para permitir que um plano de crescimento bem-sucedido surja lá.
Top curativo
As plantas de interior podem ser fertilizadas uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Cada um o faz à sua maneira, derivando as regras de sua própria experiência. Os complexos minerais são geralmente bem aceitos pelo tomate. Por exemplo: para 1 litro de água, 5 g de superfosfato, 1 g de sulfato de potássio, 1 g de ureia são tomados.
Tabela de molhos para tomates no peitoril da janela:
- a primeira alimentação - quando a quinta ou sexta folhas verdadeiras são formadas;
- o segundo enfeite superior - logo no início da floração;
- a terceira alimentação - durante a formação dos primeiros ovários.
Se em casa você quiser usar apenas matéria orgânica, há opções para isso: solução de verbasco - 1 ação de massa seca é tomada para 5 partes de água, ou uma solução de excrementos de pássaros - 1 ação de massa seca para 15 partes de água . É verdade, vale alertar os iniciantes, o cheiro da alimentação orgânica é muito duvidoso para as condições da casa.
Alimentar, claro, não é suficiente. Os tomates precisam ser regados com disciplina. Essa cultura não gosta de hipotermia, assim que for regada com água fria e / ou providenciar correntes de ar, espere problemas. Portanto, é melhor defender a água para irrigação do sol, também pode-se usar iluminação artificial. As plantas só podem ser regadas com água morna, não inferior a 20 graus.
As nuances de regar tomates caseiros:
- regar muito - as raízes apodrecem;
- o melhor marcador da necessidade de irrigação é a secagem do substrato;
- a água deve ser derramada no solo e não na base da raiz;
- é melhor proteger as folhas da água, caso contrário, pode causar queimaduras na planta.
O ar úmido é outro elemento essencial para o cuidado do tomate caseiro. Se as baterias aquecem em casa, os tomates não gostam muito disso. Portanto, é necessário ventilar regularmente o ambiente, colocar recipientes com água ao lado das caixas / potes com tomates. Mas isso é se a sala estiver abafada. Mas no inverno, os arbustos podem ser borrifados com água morna de um borrifador (lembrando que isso não pode ser feito sob luz solar direta), ou melhor ainda, ligar um umidificador.
Após a rega, a planta pode precisar ser afrouxada. Isso é útil para quebrar a crosta terrestre e muito mais.
Amarrar e moldar
Existem vários outros procedimentos sem os quais os tomates não podem ser cultivados. O que mais você precisa para cuidar de tomates caseiros?
- Polinização. Normalmente, as variedades de tomates de interior são autopolinizadas. Mas você pode até ajudar essas variedades: sacudir levemente os vasos de flores em que estão os arbustos, levar uma pena sobre as flores para transportar o pólen. Isso não significa polinizar a si mesmo; trata-se apenas de manipulações adicionais e desnecessárias.
- Formação de frutos, estimulação. Assim que o processo de colocar a fruta em um arbusto se tornar visível, você pode fazer isso - pegue 1 g de ácido bórico, dilua em 1 litro de água. E borrife os pincéis de trabalho com este líquido.
- Amarrando. Nem todos os tomates precisam de tal procedimento, apenas as variedades em que os tomates grandes amadurecem. Você precisa colocar pinos no recipiente e amarrar os arbustos a eles usando uma bandagem comum ou corda feita de materiais naturais.
- Hilling. Com um garfo comum, você pode pegar o solo até a base do arbusto. Isso é eficaz para criar novas raízes.
E as plantas adultas precisam ser derramadas com mistura de solo. No entanto, o arbusto se desenvolve, o que esgota o substrato.
Doenças e pragas
Um dos maiores infortúnios que os tomates caseiros enfrentam é a requeima. Mesmo que tudo seja feito corretamente, o solo é desinfetado, as sementes são selecionadas, a doença pode vir. Portanto, a prevenção da requeima definitivamente não será uma medida desnecessária. É necessário preparar 1 cristal de permanganato de potássio para 3 litros de água, meia cabeça de alho picada. Essa massa é infundida por cerca de um dia, filtrada. E com essa composição você precisa pulverizar os arbustos.
Que doenças isso significa?
- As folhas enrolam-se durante o dia, possivelmente secas. Isso significa que a planta está quente, abafada. Precisa ser sombreado (com um jornal), ligue um umidificador.
- A folhagem sobe em um ângulo agudo. A planta carece de umidade, luz ou o ar está simplesmente seco. É necessário revisar o cronograma de irrigação, ajustar os indicadores de umidade do ar, não esquecendo da iluminação artificial.
- A planta não floresce, apenas ganha massa verde. Assim, os tomates são superalimentados com nitrogênio.Você precisa parar de regá-las por pelo menos uma semana, borrifá-las com superfosfato e, em seguida, polinizar as flores manualmente (com um pincel).
É óbvio que cultivar tomates no peitoril de uma janela funciona com regras, esquemas, recomendações. Mesmo assim, é preciso cuidar não de um jardim inteiro, mas de vários arbustos.
O comentário foi enviado com sucesso.