O que é tamarillo e como cultivá-lo?

Contente
  1. Descrição
  2. Origem e distribuição
  3. Como colher e armazenar safras?
  4. Aplicativo

Hoje, muitas frutas exóticas podem ser encontradas nas prateleiras das lojas, principalmente o tamarillo. Este andarilho lembra-nos exteriormente do nosso vegetal favorito - o tomate, mas com um sabor incrível, próximo do tomate. No entanto, nem todo mundo vai gostar do sabor específico. Mas os conhecedores de uma dieta variada irão apreciá-lo de acordo com seus méritos. Além disso, as frutas são ricas em oligoelementos e vitaminas úteis. Este "estrangeiro" não é particularmente caprichoso no cuidado, mas tem suas próprias características varietais na criação.

Descrição

A fruta pertence à família da beladona como o tomate, a berinjela e a pimenta. Por isso, entre as pessoas, a planta recebeu outros nomes - tomateiro, também chamada de cifomandra de beterraba ou creme italiano. A árvore atinge uma altura de 3 a 6 metros e pode viver 15 anos.

O tamarillo tem folhas muito grandes, parece um coração alongado. O tronco é coberto com casca marrom. Apesar da aparente força, sob fortes rajadas de vento, os galhos e o caule podem quebrar facilmente.

A frutificação ocorre no segundo ano de cultivo. Ela floresce na primavera com lindas inflorescências branco-rosa, coletadas em um pincel. A fruta é semelhante a um tomate. Um cacho amadurece de 3 a 12 pedaços. São ovóides, ligeiramente afilados na parte inferior. Seu comprimento não ultrapassa 10 cm e o peso máximo de uma fruta é de 300 gramas.

A cor da casca do fruto da cultura depende da variedade e do grau de maturação, mais frequentemente amarelo, vermelho, laranja, menos frequentemente roxo. A casca é fina, macia, lisa, mas amarga. A polpa é principalmente de cor laranja escura, com muitas pequenas sementes pretas que não são sentidas quando comidas.

O sabor harmonioso combina azedo, doce e salgado ao mesmo tempo, às vezes com um toque acentuado. O gosto residual é caracterizado por uma leve acidez, que lembra o tomate. A finalidade da fruta é universal, dependendo do ingrediente principal do prato.

Origem e distribuição

O tomate é originário de países da América do Sul e da Nova Zelândia.... Vale ressaltar que foram os criadores da Nova Zelândia que em 1967 deram o nome a esta planta - tamarillo. Neste país, a cultura é especialmente popular, um grande número de plantações são equipadas para o seu cultivo. Os agricultores prestaram atenção às propriedades benéficas incomuns durante a Segunda Guerra Mundial, quando a população estava em extrema necessidade de vitaminas e boa nutrição em geral.

Variedades

Hoje existem 3 variedades, cada uma do gatoorykh tem seu próprio aroma e sabor únicos.

  • O mais comum - vermelho... Os frutos apresentam um agradável sabor agridoce harmonioso, principalmente quando consumidos crus. A casca é densa, azeda na boca, com amargor. A cor da pele depende da maturação. Quanto mais maduro, mais intensa é a cor vermelha. A polpa é suculenta, de cor laranja com sementes vermelho-escuras.
  • Amarelo os frutos têm casca e polpa do mesmo tom - amarelo. O sabor é mais doçura inerente, como tomate doce para salada.
  • As maiores frutas em laranja ou dourado tamarillo. Sua carne é muito suculenta e carnuda.

Recursos crescentes

Para cultivar um tomate em seu quintal, o regime de temperatura e a qualidade do solo devem ser levados em consideração. A beterraba tsifomandra pertence a plantas tropicais. Portanto, para um desenvolvimento bem-sucedido, ele precisa de calor e umidade.

O solo deve ser fértil e respirável. Pedras de areia clara são bem adequadas para isso. É necessária uma boa drenagem, uma vez que o tamarillo não tolera água estagnada nas raízes. Isso leva não apenas ao desenvolvimento de infecções fúngicas, mas também causa a morte do arbusto.

Cresce melhor nas regiões onde a temperatura no inverno não desce abaixo de 10 graus. Pequenas geadas são prejudiciais à cultura. As árvores maduras podem se recuperar após uma breve geada, mas as mudas jovens morrem imediatamente.

Por se tratar de uma cultura com raízes superficiais, a escolha do local de plantio deve ser feita com o máximo de cautela, pois os fortes ventos podem arrancar a planta da raiz. A casca e os galhos também não são duráveis, quebram-se facilmente com rajadas de vento, principalmente quando a árvore está carregada de frutos.

Planta obtida por crescimento de sementes altas, no primeiro ano de desenvolvimento, deve ser cortada após a primeira frutificação até uma altura de 90-120 cm, o que permitirá que os ramos laterais se desenvolvam melhor e adquiram um arbusto mais compacto.

É necessário podar o tamarillo anualmente após a colheita, uma vez que apenas novos brotos formam frutos. Galhos velhos, secos, quebrados e já férteis devem ser removidos. Deixar de fazer isso engrossará demais a coroa, reduzindo a quantidade de frutas.

Atenção importante deve ser dada à rega, já que a planta é tropical, o solo deve estar constantemente úmido, mas não seco demais e nem pantanoso. Nesse caso, a irrigação por gotejamento é ideal, mantendo a umidade constante do solo.

Tamarillo é uma planta perene. Como a maioria das árvores frutíferas, começa a dar frutos no 2º ano de desenvolvimento. O mais produtivo é de 5 a 6 anos. Porém, se a cultura for bem cuidada, frutos saudáveis ​​e saborosos podem ser apreciados até os 12 anos de idade à árvore.

O tomateiro, assim como o tomate, é bastante resistente a muitas doenças infecciosas. Mas é especialmente instável para o vírus do mosaico do pepino e da batata. Além disso, caracóis, lesmas e estorninhos são capazes de causar danos significativos a ele.

Para prevenção, você pode tratar os arbustos com preparações especiais antes da floração.

No clima quente, os pulgões podem se estabelecer na coroa. Você pode se livrar dele com uma solução comum de sabão em pó. Para aumentar a imunidade, o solo é derramado com iodo, que é diluído na proporção de 1 garrafa para cada 10 litros de água.

É muito difícil encontrar uma muda pronta.... A melhor opção de reprodução são as sementes, menos frequentemente as estacas. Se o método de sementes for usado, a árvore ficará alta. Podem ser propagadas por meio de estacas, são mais curtas, semelhantes a arbustos, o que permite que sejam cultivadas ao ar livre, mesmo em zonas de vento.

Além disso, a reprodução por meio de sementes nem sempre é bem-sucedida, pois as plantas podem perder suas qualidades parentais. Aqui não se deve confundir com a escolha e tirar material de plantio de frutas vermelhas com polpa marrom escura ou amarela e amarela. Normalmente, essas frutas retêm suas propriedades parentais.

Antes de iniciar a germinação das sementes, elas são primeiro bem lavadas, secas em local escuro e colocadas na geladeira por um dia para acelerar o processo de germinação... Depois as sementes são plantadas em um recipiente com solo fértil a uma distância de 50-60 cm entre linhas e 30-40 cm de mudas. As sementes costumam germinar 100% e os primeiros brotos podem ser vistos em uma semana. Eles começam a colher mudas quando há 2 ou 3 folhas maduras nelas.

Começam a plantar sementes no inverno, até maio será possível conseguir mudas fortes para plantar em solo desprotegido... Eles começam a transferir o creme italiano para um lugar permanente quando o solo aquece até + 5 ... 8 graus. A cova de plantio é feita do tamanho do sistema radicular, somando 15-20 cm, sendo imprescindível beliscar a raiz principal para ativá-la.

A cultura responde positivamente à alimentação regular, especialmente orgânica. O composto é aplicado na raiz, e o verbasco é diluído na proporção de 1: 10.

Em campo aberto

Nas regiões do sul, a cultura é cultivada com sucesso em um terreno pessoal. Antes do plantio do tamarillo em campo aberto, o terreno é preparado com antecedência. Escolha o local mais quente e protegido para pousar. Melhor se for uma pequena colina, o solo aquecerá bem. As mudas começam a ser plantadas no final de maio.

A árvore não tolera solos ácidos, por isso o local precisa ser trocado periodicamente.... Se for difícil, então o terreno ao redor do mato é parcialmente removido, substituindo-o por outro mais fértil, ou a área é tratada com farinha de dolomita ou cal.

Durante a escavação da terra no outono, o composto deve ser aplicado; na primavera, o solo é enriquecido com esterco podre e uma pequena quantidade de fertilizantes minerais (nitrogênio, fósforo e potássio).

Para o plantio, leve apenas mudas fortes, sem sinais de doenças. As duas folhas inferiores são removidas, o que permitirá que o sistema radicular se desenvolva mais intensamente. A muda é colocada no buraco até o nível das folhas inferiores remanescentes, coberta com terra, compactada, abundantemente regada e coberta com cobertura morta.

O tempo de corte deve ser levado em consideração. Se for produzido na primavera, amadurece mais cedo. Se for no outono, a frutificação será atrasada e apenas para a próxima temporada na estufa.

Os rendimentos podem ser aumentados removendo a folhagem velha e amarelada na parte inferior do tronco... Essa manipulação melhora a ventilação, o que tem um efeito positivo na saúde da árvore. Eles começam a remover a folhagem somente depois que o primeiro cacho está totalmente amadurecido.

Vale ressaltar que, apesar de seu capricho, hoje o tamarillo se tornou amplamente praticado no paisagismo. Na região de Moscou e na faixa do meio, é mais frequentemente plantado em estufas e estufas. A cultura se adapta rapidamente às novas condições. Quando o arbusto está na loggia no inverno, pode ser colocado no jardim durante o verão.

Em casa

Os amantes de safras exóticas não precisam comprar um lote pessoal para cultivar um tomate. É ótimo em uma panela em casa. Nos meses mais quentes, pode ser colocado na varanda.

Mas para crescer com sucesso, as raízes do tamarillo requerem espaço, não profundidade. Portanto, o recipiente deve ser escolhido raso, mas largo. O cuidado é o mesmo de cultivar uma árvore ao ar livre. O mais importante é protegê-lo das geadas e dos ventos fortes.

Ao cultivar uma cifra em casa, é necessário criar condições de alta umidade, iluminação por pelo menos 12-14 horas por dia. No entanto, deve-se ter cuidado para evitar a exposição direta à luz solar, que pode causar queimaduras na folhagem.... Apesar de a rega ser frequente e abundante, deve-se ter cuidado para que a água não fique estagnada na panela do vaso, caso contrário poderá causar o apodrecimento das raízes e a morte de toda a árvore.

O arbusto deve ser cuidadosamente irrigado durante a frutificação. O tamarillo tem uma característica - os frutos são capazes de acumular uma grande quantidade de umidade, e o excesso dela no interior do fruto pode levar ao seu craqueamento.

Como colher e armazenar safras?

Eles começam a colher os frutos quando estão ligeiramente verdes ou totalmente maduros. O amadurecimento é irregular, portanto, você precisará coletá-lo em vários estágios. Os frutos devem ser retirados da árvore com um talo de 1 cm, para que durem mais do que sem ele.

No entanto, nem todas as frutas são adequadas para a alimentação, sua escolha deve ser feita com cautela. Você precisa prestar atenção aos seguintes indicadores.

  • A casca deve ter uma cor uniforme, sem danos. Por meio de amassados, as bactérias podem entrar na polpa, acelerando o processo de purificação do produto.
  • Atenção especial deve ser dada ao pedúnculo... Deve estar seco e bem ajustado à superfície da fruta. Isso indica sua maturidade total.
  • A maturação da fruta pode ser verificada com uma leve pressão, a superfície se curva um pouco e depois se recupera rapidamente. Se isso não acontecesse e permanecesse um dente na polpa, isso indica um produto maduro demais que não deve ser ingerido.
  • Se você não consegue cultivar um arbusto sozinho, mas quer comer frutas, então, ao escolher um produto em uma loja, preste atenção ao fabricante. Os tamarillos mais saborosos e da mais alta qualidade são fornecidos pela Nova Zelândia.

As frutas maduras são armazenadas na geladeira por no máximo 10 dias. Se não estiverem maduros, são deixados em um local quente e escuro por vários dias. As frutas podem ser congeladas, elas ainda manterão suas propriedades benéficas. Só é necessário descascar primeiro a casca.

Aplicativo

Devido ao seu sabor incomum, combinando notas de frutas e vegetais, a fruta é muito utilizada na culinária. Via de regra, as frutas são consumidas em pratos. Eles são adicionados a molhos, saladas, sobremesas, frutas são excelentes recheios para pizza, lasanha e adições incomuns para carnes, sopas e sanduíches comuns.

As variedades tintas são ideais no paladar para pratos de carne e vegetais, devido à agradável acidez do tomate, mas as amarelas enriquecem as sobremesas com um sabor harmonioso, por serem bastante doces.

Claro, a fruta pode ser comida crua. No entanto, para comê-los, eles devem primeiro ser devidamente preparados. A primeira coisa a fazer é retirar a pele. É denso e amargo. Para retirá-lo, os frutos são escaldados, mergulhando-os em água fervente por alguns minutos. Depois disso, a casca é retirada sem dificuldade. Para comer tamarillo fresco, basta cortá-lo ao meio e raspar a polpa, deixando apenas a casca.

Vale ressaltar que os frutos do tomateiro são ricos em microelementos e vitaminas úteis dos grupos A, B, C, E, PP. Além disso, é um produto de baixa caloria - cerca de 50 kcal por 100 gramas.... Adicionando-o à sua dieta, você pode se livrar das enxaquecas, fortalecer o sistema imunológico e o sistema cardiovascular.

O ácido fólico na composição tem um efeito benéfico na visão, atuando como uma excelente prevenção de problemas oculares. A fruta também é útil para quem sofre de anemia. O consumo regular permite compensar a falta de ferro no corpo.

Frutas com pele escura são especialmente valiosas.... Eles contêm um micronutriente importante que combate o câncer - a antocianina. Ele também tem propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias.

No entanto, um grupo de pessoas, principalmente crianças menores de 10 anos, deve usar o produto com alguma cautela.... Crianças pequenas podem ter uma reação alérgica. E as pessoas com diabetes não podem comer mais do que 3 frutas por dia. Quem tem problemas digestivos, principalmente durante os períodos de exacerbação da gastrite, só pode comer tamarillo termicamente processado.

Como a vida útil das ameixas italianas é muito limitada, você não pode comer frutas que foram armazenadas por mais de duas semanas. Isso pode levar ao envenenamento. Inadequado para alimentos e aquelas frutas que apresentam odor desagradável ou estragam a superfície da casca.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário