Como cultivar tomates e pimentões na mesma estufa?

Contente
  1. Prós e contras do co-cultivo
  2. Seleção de variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas

Uma estufa no local é o sonho de todo veranista. No entanto, nem todos podem ter uma grande área de jardim. E aqui surge a questão de como plantar várias safras em uma estufa, como tomate e pimenta, e se eles podem "ser amigos" uns dos outros.

Prós e contras do co-cultivo

Ambas as culturas pertencem à família das beladonas. Portanto, eles podem ser plantados na mesma estufa. No entanto, algumas características varietais devem ser levadas em consideração durante o cultivo.

As hortaliças precisam de iluminação, umidade e alimentação suficientes para um bom desenvolvimento.

A proximidade da pimenta com o tomate é uma vantagem, uma vez que os tomates emitem fitoncidas que podem repelir as pragas das plantas, especialmente os pulgões. Não será supérfluo considerar a compatibilidade das culturas em outros parâmetros.

  • Umidade... Os tomates preferem crescer a taxas baixas, cerca de 60%. Pimentas não têm requisitos rígidos de umidade do ar. Eles são capazes de se adaptar a qualquer condição de cultivo.
  • Rega... Moderado à medida que o solo seca. Os tomates reagem negativamente ao alagamento, o que pode levar ao risco de desenvolver infecções fúngicas. A pimenta, por outro lado, adora regas abundantes. Mesmo se a água entrar em contato com a folhagem, ela não causará nenhum dano a ela. Você pode polvilhar pimentas uma vez por semana, como um tomate.
  • Arejando... Os tomates precisam de ar puro, não suportam a estagnação. A pimenta não tolera correntes de ar. Portanto, é melhor plantá-lo nas laterais das portas.
  • Temperatura... Para um tomate, o regime ideal de desenvolvimento e frutificação está na faixa de 22-25 graus Celsius, pequenos desvios são permitidos. Mas a pimenta adora altas temperaturas, a partir de +27. Deve ser plantado em locais onde o ar esquenta mais.
  • Ambas as culturas requerem muitos nutrientes... Principalmente potássio, fósforo e magnésio.

Seleção de variedades

Uma vez que a estufa é um espaço específico, variedades híbridas devem ser plantadas para crescer com sucesso e obter uma colheita abundante de vegetais. Os tomates são plantados com um tipo de crescimento indeterminado, alto, e os pimentões são melhor plantados com tamanho menor.

Tanto o pimentão quanto o pimentão podem ser plantados com tomates. As plantas não se afetam.

Aterrissagem

Como as duas hortaliças se dão bem, elas precisam ser posicionadas corretamente na estufa. Jardineiros experientes usam vários métodos que levam em consideração as condições agrotécnicas para o cultivo de plantas.

  1. A estufa é separada por um filme... Usando este método, você precisa esticá-lo do solo até o telhado, criando duas saídas diferentes. Assim, um certo microclima é formado. Mas há má circulação de ar, o que afeta negativamente o desenvolvimento do tomate. Nesse caso, o jardineiro terá que pensar no fornecimento constante de ar puro.
  2. Não compartilhe uma estufa... As plantas são plantadas juntas, mas também levam em consideração as características agrotécnicas. A pimenta é plantada perto das paredes, pois ali há mais calor. Os tomates são colocados no centro, perto da porta e das janelas, visto que adora correntes de ar.

Cuidado

Antes de plantar plantas em estufa na primavera, ela deve ser preparada no outono. A primeira coisa que eles fazem é remover a camada superior do solo em 20-30 cm e despejar uma nova camada da mistura fértil. Isso é necessário para reduzir a probabilidade de contaminação de mudas jovens com fungos e bactérias do solo.E também o novo solo é tratado com um desinfetante.

Para uma adaptação bem-sucedida e um enraizamento eficaz das mudas, é necessário um certo regime de temperatura do ar e do solo. A temperatura ideal do solo deve ser de 20 graus, e a temperatura do ar - 23-25 ​​graus.

As mudas são transplantadas à tarde, regadas em abundância para hidratar bem as raízes, e começam a crescer. É permitido plantar várias variedades diferentes de tomate em uma área, mas você não pode plantar pimentão doce e picante próximo a eles, pois podem ser polinizados. As pimentas doces permanecerão doces, mas as pimentas quentes podem perder sua acidez.

Os arbustos são colocados de forma que seu sistema radicular não entre em contato um com o outro durante o desenvolvimento. Portanto, eles terão nutrientes e umidade suficientes. E você precisa monitorar a taxa de crescimento dos tomates altos. Eles podem sombrear pimentas. Devido à falta de iluminação, o desenvolvimento das plantas diminui, mudando o momento do início da frutificação.

Certifique-se de realizar a modelagem e pinçamento dos arbustos de tomate... O princípio de cultivo de tomates em uma estufa é ligeiramente diferente das condições de campo aberto. Apesar do fato de que uma circulação constante de ar fresco é organizada na estufa, o desenvolvimento de infecções fúngicas ocorre com mais freqüência.

Para prevenir doenças, jardineiros experientes removem quase toda a folhagem, deixando apenas as 2-3 folhas superiores. Via de regra, os arbustos de tomate são formados em um broto, menos freqüentemente em dois.

Remover enteados é um procedimento importante no desenvolvimento do tomate.

O primeiro procedimento é realizado 15 dias após o plantio das mudas, cada procedimento subsequente é realizado uma vez a cada 2 semanas. Ao retirar os brotos de enteados, é necessário deixar 3 cm de broto. Esta medida simples permitirá que ela não volte a crescer no local de um tiro distante no futuro.

O número de cachos de frutos é determinado pela variedade selecionada. Normalmente, são 5 a 9 pincéis. Para que o crescimento não continue, a parte superior do arbusto é cortada e a maior parte dos nutrientes será direcionada para os frutos formados. Para impedir o crescimento da pimenta, aperte o topo de todos os brotos. Se isso for negligenciado, os oligoelementos necessários irão para o desenvolvimento de ramos laterais e folhagem.

E também a poda da pimenta é realizada se muitos rebentos se formarem nas plantas, que devem ser removidos. Eles não são capazes de produzir frutos grandes e muitas vezes quebram com o peso da carga. Na poda, restam apenas brotos bem desenvolvidos e fortes. Este procedimento permite não engrossar a cultura.

É necessário irrigar as plantações próximas com competência e cuidado. O principal é que a umidade entre as plantas seja uniformemente distribuída e a rega seja feita principalmente na raiz.... A água que entra na folhagem e nas flores não só provoca o desenvolvimento de doenças, mas também sacode o pólen, evitando a formação de ovários. E também jardineiros experientes devem colocar cobertura morta nas camas.

Para um crescimento bem-sucedido, as plantas precisam de nutrição adicional. Podem ser fertilizantes minerais e orgânicos. A cobertura é introduzida dependendo dos períodos vegetativos de desenvolvimento. Após o plantio, as mudas precisam de nitrogênio para ganhar massa verde e desenvolver melhor o sistema radicular. Quando os cachos de frutas começam a se formar, as mudas precisam de fósforo, potássio e magnésio. Com o início da frutificação, o curativo superior é interrompido.

Os tomates devem ser amarrados a um suporte. Sob o peso da fruta, os caules quebram facilmente. Para pimentas, a disposição dos suportes depende da variedade escolhida. Se eles são híbridos e frequentemente crescem altos, então você não pode ficar sem suporte. Como regra, essas plantas atingem uma altura de 100-150 cm. A liga é realizada quando os arbustos começam a se inclinar para o lado.

Doenças e pragas

Práticas agrícolas inadequadas freqüentemente levam ao desenvolvimento de doenças infecciosas e ao aparecimento de pragas. Portanto, quaisquer problemas associados com vegetais de estufa são mais fáceis de prevenir do que lidar com eles. Os principais esforços são voltados para a prevenção da ocorrência de doenças por meio de medidas preventivas.

Na maioria das vezes, hastes suculentas de tomates e pimentas são afetadas pulgões... Sucos que as pragas sugam das plantas levam ao crescimento atrofiado, murcha de folhas, brotos e morte de mudas. Além disso, os pulgões atraem formigascapaz de infectar mudas com um vírus.

O espessamento excessivo do plantio pode levar a ao desenvolvimento de murcha de fusarium e requeima. Os primeiros sinais de doença são as folhas amareladas. Fusarium - uma infecção fúngica perigosa, que é muito difícil de combater devido à sua alta resistência à maioria dos produtos químicos.

O princípio fundamental na luta contra esta doença é não humedecer o solo. E também para realizar a desinfecção do solo e das sementes antes do plantio.

A requeima freqüentemente afeta as batatas. Portanto, não é recomendável plantar tomate e pimenta depois dele. Para prevenção, os arbustos são tratados com fungicidas, o nível de umidade e a temperatura são controlados. As plantas doentes e afetadas devem ser eliminadas.

Algumas das formidáveis ​​pragas de plantas são lesmas e caracóis... Esses moluscos vorazes são capazes de destruir quase toda a plantação, espalhando a infecção. Residentes de verão experientes colocam ardósia instalada entre os canteiros da estufa. Durante o dia, um grande número deles se acumula nos lençóis, que são fáceis de limpar.

Não se apresse em retirar as lesmas mortas, pois os outros moluscos que vierem comê-las-ão, não tendo tempo de chegar aos arbustos. Portanto, você pode ganhar um certo tempo para lidar com eles.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário