Como beliscar tomates?
Hoje em dia, vegetais populares como tomates de todos os tipos podem ser encontrados nas camas de quase todos os jardineiros. Claro, cada um deles se esforça para obter a colheita mais abundante e de alta qualidade. Não é segredo que a tecnologia agrícola, neste caso, prevê o cuidado constante das plantas, que tem toda uma lista de características e sutilezas. E, neste caso, não estamos falando apenas de regar e alimentar regularmente.
É igualmente importante saber como apertar bem os tomates. Infelizmente, jardineiros novatos muitas vezes negligenciam esse procedimento, sem o conhecimento teórico adequado e experiência prática.
O que é isso?
Em primeiro lugar, deve-se notar que enteados são processos adicionais (brotos). Eles se formam nos sulcos das folhas dos arbustos de tomate, ou seja, entre a folha e o caule principal (tronco) da planta. Neste caso, o beliscão em si é procedimento agrotécnico, que visa principalmente maximizar o rendimento das culturas hortícolas.
Remover o excesso de brotos permite que os arbustos de tomate se formem adequadamente. Ao mesmo tempo, a ênfase deve ser colocada na criação de condições favoráveis para o desenvolvimento ativo dos ovários. A essência desse processamento está no fato de que, ao retirar os brotos em excesso, toda a energia é direcionada exclusivamente para o desenvolvimento dos pincéis de flores e a posterior formação dos frutos.
Como resultado, a quantidade, o tamanho e a qualidade do último são aumentados significativamente.
Se esses brotos extras não forem cortados, a planta crescerá abundantemente. Como resultado, com um grande volume de copas, há um pequeno número de pincéis de floração e, portanto, os frutos que se firmam. Além disso, os próprios tomates crescerão relativamente pequenos. Um ponto igualmente importante é que a densidade de plantio excessiva freqüentemente leva ao surgimento e ao desenvolvimento ativo de fungos e outras doenças infecciosas das plantas. By the way, algumas variedades de tomates em tais condições não têm tempo para revelar totalmente seu potencial.
Analisando todas as características do procedimento descrito, é importante levar em consideração que eles são determinados pela variedade de tomate... E, acima de tudo, estamos falando de variedades determinadas, indeterminadas de tomates, bem como de híbridos. Como regra, todas as informações necessárias são colocadas nos pacotes de sementes.
Dependendo da espécie, forma-se um arbusto e, portanto, o pinçamento também é realizado.
Muitos produtores de vegetais hoje em dia preferem cultivar a maioria das safras, incluindo, é claro, tomates, em casa de vegetação. Esta abordagem tem toda uma lista de vantagens e, em primeiro lugar, permite maximizar o tempo de colheita (até às primeiras ondas de frio do outono). Porém, mesmo nesses casos, um dos pontos obrigatórios do cuidado com a planta deve ser o beliscão, que prevê:
- a correta formação de arbustos de tomate de qualquer variedade;
- aumentar a resistência das plantas às doenças mais perigosas, incluindo aquelas que podem levar à sua morte;
- aceleração do amadurecimento dos frutos;
- aumento máximo do rendimento.
Acontece que beliscar tomates é relevante para o cultivo de vegetais tanto ao ar livre quanto em estufas ou estufas.
Cronometragem
Na esmagadora maioria dos casos, os primeiros enteados aparecem nas mudas. Com base nisso, ao formar diferentes grupos de brotos, é necessário iniciar a retirada do excesso de brotos imediatamente após o plantio do tomate no solo. É importante notar que durante este período, todos os processos laterais são finos e curtos. As plantas geralmente toleram sua perda sem dor.
Por si só, o procedimento descrito é bastante trabalhoso e requer certas habilidades. Isso é especialmente verdadeiro nos casos em que é necessário cultivar um grande número de arbustos ao mesmo tempo.
Tendo em conta todas as nuances, o pinçamento deve ser efectuado de forma atempada e obedecendo a certas regras. Assim, por exemplo, horticultores experientes e especialistas aconselham cortar os brotos pela manhã. Ficou provado que os brotos se quebram mais facilmente antes da hora do almoço e as feridas nas plantas cicatrizam mais rápido. O intervalo de tempo ideal é entre 9h e 11h.
Também é importante lembrar que o cultivo do tomate deve ser inspecionado pelo menos uma vez por semana para a identificação de novos brotos, que devem ser cortados em tempo hábil. Arrancar grandes brotos será doloroso para a planta, o que por sua vez pode afetar negativamente o crescimento do arbusto e a produção. Em uma estufa, os enteados são removidos a cada 6-8 dias.
Se os tomates crescem em terreno aberto, tais manipulações são repetidas em intervalos de 10-12 dias.
Para garantir uma boa colheita, a pinça deverá ser realizada durante todo o verão.... Isso pode aumentar significativamente não só a quantidade, mas também o tamanho e a qualidade dos frutos futuros. Como mostram muitos anos de prática, enteados desnecessários começam a aparecer mais ativamente e crescer mais intensamente após a formação das primeiras inflorescências.
Esquemas por número de hastes
Na prática, os produtores de vegetais modernos usam vários métodos de beliscar os tomates. Nesse caso, a principal diferença entre os esquemas existentes é o número de hastes deixadas durante a formação dos arbustos. Deve ser lembrado que independentemente da opção escolhida, a retirada faseada dos enteados e a poda das folhas devem ser efectuadas de acordo com as regras gerais.
Em primeiro lugar, significa que o crescimento excessivo é removido antes que tenha tempo de crescer até 3-5 cm de comprimento.
A eliminação de processos espessos que já estão começando a ficar mais fortes levará à formação de feridas suficientemente grandes que levarão mais tempo para cicatrizar.
Além disso, deve-se ter em mente que ao manter os arbustos em 2 ou 3 hastes, as datas de maturação e, portanto, a colheita serão alteradas.
1 haste
Na prática, na maioria das vezes durante o cultivo de tomates em estufas e estufas, os arbustos são formados em um único caule. A propósito, é esse método de cultivo de plantas recomendado para as primeiras variedades de tomate. A lista de suas vantagens claras inclui:
- a possibilidade de aumentar a densidade de plantio das plantas e, conseqüentemente, a produtividade da safra;
- máximo acesso de luz, é necessário para o rápido crescimento e desenvolvimento dos arbustos;
- boa ventilação.
Para formar um arbusto desta forma, é necessário, após a abertura da primeira inflorescência, retirar o enteado localizado diretamente sob esta escova. Faça o mesmo com as folhas inferiores. Depois disso, periodicamente (via de regra, pelo menos uma vez por semana), novos processos são interrompidos.
2 hastes
Este tipo de formação vegetal possui características próprias. Isso, é claro, é relevante para beliscar. A principal diferença em relação ao método de processamento de arbustos descrito acima é que, quando os processos são removidos, resta mais um.
Todos os outros ramos devem ser removidos com cuidado.
Também é importante lembrar que o tiro lateral extra deve ser o mais forte. Além disso, deve estar localizado sob a primeira escova de frutas.
3 hastes
Deve-se notar imediatamente que este método é utilizado com muito menos frequência do que os anteriores e é aplicável, via de regra, quando se formam variedades de tomate de tamanho médio. Inicialmente, um arbusto de tomate é conduzido em 1 haste até a formação do primeiro pincel. No próximo estágio, será necessário cortar todos os enteados, exceto os dois mais poderosos. É importante que permaneçam 3-4 pincéis de flores em cada rebento após a remoção descrita. Se houver mais deste último, então, consequências negativas são possíveis como:
- inibição do crescimento;
- diminuição na produção;
- uma redução significativa no tamanho dos frutos futuros.
Como beliscar corretamente?
Agora, na imensidão da World Wide Web, você pode encontrar facilmente instruções detalhadas nas quais todo o procedimento em consideração é descrito passo a passo, levando em consideração vários esquemas e variedades de tomates. Ao aparar (arrancar) enteados, é importante saber o que exatamente precisa ser removido. Por falta de experiência, é bem possível cortar o arbusto de flores, o que afetará negativamente o rendimento do arbusto. Para evitar tais erros, é necessário examinar cuidadosamente as fábricas como um todo e os próprios processos. As principais diferenças entre enteados:
- mesmo os menores ramos laterais possuem folhas, enquanto rudimentos de floração são formados nos mencionados pincéis;
- borlas de flores nunca crescem das axilas das folhas, elas se desenvolvem diretamente do caule da planta.
Se houver dificuldades em determinar a natureza do crescimento excessivo, é melhor não tocá-lo por um dia, após o qual a diferença se tornará óbvia.
Assim que objetos desnecessários forem identificados e o tempo de pinçamento for estabelecido, será necessário cuidar da disponibilidade de uma ferramenta apropriada. Os rebentos podem ser removidos com um podador ou tesoura afiada. No entanto, na maioria das vezes, os jardineiros experientes simplesmente os arrancam com os dedos. Recomenda-se o uso de luvas de borracha ao fazer isso.
Se, no entanto, a ferramenta mencionada for usada, então ela deve ser devidamente afiada e completamente desinfetada. A segunda manipulação é repetida após o processamento de cada arbusto.
Um remédio eficaz neste caso será uma solução de permanganato de potássio. Beliscar bem feito é indolor para os tomates.
É realizado levando em consideração os seguintes pontos-chave.
- O esquema de acordo com o qual a planta será formada (1, 2, 3 brotos) é determinado preliminarmente, tendo em conta as condições de conservação e as características de uma determinada variedade de tomates.
- Na próxima etapa, a frequência de pinçamento é planejada. Deve-se lembrar que o comprimento dos processos removidos não deve ultrapassar 5 cm.
- É importante escolher o momento certo para aparar as folhas e prender os próprios enteados. É importante lembrar que a irrigação das plantas é interrompida 3 dias antes do procedimento.
- Ao remover brotos manhã à noite as feridas têm tempo de cicatrizar.
- Locais de cortes (beliscões) são recomendados polvilhe com cinza de madeira.
- Numa única tentativa não remova mais de 3 processos.
- A fase final deve ser rega abundante dos arbustos tratados.
A remoção de enteados começa com espécimes maiores. Eles são separados do arbusto-mãe para que permaneça um pequeno toco.
As nuances de beliscar levando em consideração o tipo de tomate
Considerando os objetivos e a importância de tal componente de cuidar do cultivo de tomates como beliscar, é preciso atentar para os grupos em que se dividem essas hortaliças, a saber:
- determinante;
- indeterminado;
- semi-determinante.
O segundo tipo inclui o tomate, cujo crescimento dos arbustos é praticamente ilimitado. Essas espécies, quando cultivadas, na maioria das vezes levam a um único caule, levando em consideração que possuem muitos brotos laterais. Ao removê-los, é imperativo deixar cânhamo pequeno (3-4 mm).
Caso contrário, uma conseqüência aparecerá no mesmo lugar. Além disso, os horticultores experientes recomendam cortar os rins, para que não restem mais do que uma dúzia dos mais desenvolvidos.
Tomates semideterminantes - de altura, podem atingir quase 2 m de altura... Tais arbustos são formados em 2 ou até 3 hastes, levando em consideração o esquema de seu plantio. Nesse caso, não é recomendável apressar o processamento de enteados. Vale a pena remover os brotos apenas quando houver total confiança de que a planta continuará a se desenvolver.
Os determinantes incluem variedades de tomate de tamanho reduzido que requerem menos manutenção em termos de cultivo. Isso significa que pinçar nesse caso é feito com muito menos frequência. No entanto, é altamente indesejável ignorar completamente esse procedimento. A melhor solução é seguir as recomendações do fornecedor da semente. E, em particular, estamos falando sobre duas regras principais de cuidado:
- os rebentos laterais são removidos em lotes (não mais do que 5 peças de cada vez);
- inflorescências também estão sujeitas a beliscões (você deve deixar no máximo 3).
É importante lembrar que a principal tarefa do jardineiro, que escolheu tipos determinantes de tomate para o plantio, é garantir o crescimento dos arbustos não para cima, mas em largura.
Levando em consideração todos os recursos acima, podemos concluir que variedades subdimensionadas requerem manutenção mínima... Mas mesmo em tais situações, a pinça competente e oportuna aumentará significativamente o volume e melhorará a qualidade da colheita futura. O principal é seguir as regras básicas de poda e seguir rigorosamente o esquema escolhido.
Trabalha levando em consideração as condições de cultivo
Hoje, os tomates são cultivados em quase todos os lugares, inclusive nos peitoris das janelas de apartamentos. Naturalmente, o cuidado, inclusive o procedimento de pinçamento e modelagem dos caules, é determinado pelas peculiaridades das condições de manutenção da planta.... Em princípio, as manipulações descritas em situações em que o tomate é cultivado em campo aberto ou em estufa não são muito diferentes umas das outras.
O fator determinante neste caso é a variedade de tomates plantados em canteiros abertos. É importante notar que na maioria das vezes você pode encontrar neles espécies raquíticas (determinantes) ou de tamanho médio. Isso é determinado pelas peculiaridades da liga do talo e pela necessidade de designs apropriados. Em tais situações, o pinçamento é realizado de acordo com um esquema que prevê a remoção dos brotos para a primeira escova de frutificação. Ao mesmo tempo, dois brotos laterais são preservados.
Ao cultivar a categoria descrita de vegetais em estufas, ou seja, em estufas ou estufas, é importante levar em consideração toda uma lista de características.
E, neste caso, estamos falando principalmente sobre as condições de conservação do tomate, bem como as características da própria estrutura. Os mais importantes são os seguintes pontos.
- Para o aproveitamento mais eficiente de toda a área da estufa e ao mesmo tempo a obtenção de uma colheita abundante, variedades indeterminadas de tomate são a melhor escolha. Neste caso, os arbustos devem ser formados em uma haste, que deve ser levada em consideração no processo de pinçamento. Quando essas plantas atingem uma certa altura, são fixadas em treliças e comprimidas nos chamados pontos de crescimento. É importante se livrar de todos os tiros laterais desnecessários em tempo hábil.
- Em alguns casos, indeterminantes no processo de cultivo conduzem com dois brotos (caules)... Esta opção é relevante para estruturas baixas de estufa. Deve-se lembrar que com tal formação de arbustos, é necessário deixar de 3 a 6 escovas em cada uma das hastes.
- Para os tipos determinantes das hortaliças descritas, a melhor opção seria o cultivo, que prevê a criação de 2 ou até 3 hastes... Nesse caso, os brotos ficam sob a primeira e a segunda escovas, e todo o resto é removido. Assim que várias escovas com flores frutíferas são formadas nos brotos adicionais, o principal é imediatamente pinçado e imediatamente, por assim dizer, transferido para um caule adicional de segunda ordem. É importante notar que este exato momento pode ser chamado de uma das principais diferenças entre o cultivo do tomate em casa de vegetação e o cultivo em campo aberto.
- Sujeito a certas regras em estufas, você pode regular o período de amadurecimento da cultura. Nesses casos, torna-se possível deixar um maior número de pincéis de flores formados nos arbustos de tomate em desenvolvimento. Isso, por sua vez, pode aumentar significativamente o rendimento do tomate. Mas vale a pena considerar que serão necessários cuidados mais minuciosos e intensivos em mão-de-obra das plantas, bem como fertilização adicional. Infelizmente, em campo aberto, esta abordagem de cultivo não dará os resultados desejados.
- Não é segredo que a escolha de variedades de tomate determinantes precoces e superdeterminantes oferece uma oportunidade de reduzir significativamente os períodos de crescimento e amadurecimento dos frutos em uma estufa. Nesse caso, beliscar será mais eficaz de acordo com um determinado esquema, que prevê que não mais do que 4 escovas de frutas permaneçam em cada arbusto. Neste caso, as mudas são formadas em um caule, as copas das plantas são pinçadas e todos os processos laterais são cortados (cortados) a tempo.
Resumindo, podemos dizer com total confiança que o cultivo de tomates de diferentes variedades é um processo necessário que possui uma série de nuances importantes. Neste caso, a pinça competente do tomate ajudará a recuperar todos os custos de tempo e mão-de-obra com uma colheita rica e de alta qualidade. À primeira vista, esse procedimento pode parecer assustador para iniciantes. No entanto, tendo se familiarizado com os objetivos e regras-chave, qualquer produtor de vegetais pode lidar com isso.
O comentário foi enviado com sucesso.