Como amarrar tomates?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Escolha de materiais
  3. Visão geral do aparelho
  4. Métodos de liga
  5. Dicas úteis

Qualquer que seja a variedade de tomates que um jardineiro experiente escolha para plantar, ele sabe que essa planta dá frutos abundantes e muitas vezes se quebra com o peso dos próprios frutos. Portanto, independentemente da variedade, localização e solo, qualquer tomate precisa de uma liga. Existem muitas maneiras diferentes de consertar um caule de tomate. A escolha depende da variedade da própria planta, do tamanho dos canteiros e estufas e até das condições climáticas da região. Cada residente de verão escolhe aquele que é adequado especificamente para seu local.

Cronometragem

Antes de colocar estacas ou treliças nos canteiros, vale a pena decidir o momento que depende do tipo de cultura a ser cultivada.

  • Determinantes - são tomates de crescimento médio e baixo. O tronco é mais baixo e, portanto, comporta melhor os frutos maduros. Algumas das variedades subdimensionadas, plantadas em terreno aberto, não requerem uma liga e, para algumas, uma única corda é suficiente.

  • Indeterminantes São plantas que não têm limitações de crescimento. Na maioria das vezes, são escolhidos para o plantio em grandes estufas de policarbonato ou vidro, por apresentarem maior rendimento. Essas variedades requerem um laço do caule em vários lugares e, às vezes, ramos individuais.

Ambos os tipos de cultura devem ser amarrados imediatamente após as mudas plantadas começarem a se esticar para cima.

O dia exato depende da variedade em particular e pode até ser indicado na embalagem da semente pelo produtor.

Mas na maioria das vezes os donos do jardim determinam por conta própria. Durante todo o período de crescimento e amadurecimento do tomate, a liga deve ser monitorada e ajustada conforme necessário.

Escolha de materiais

Amarrando tomates melhor com materiais artificiais, uma vez que eles não apodrecem e não espalham doenças bacterianas para o caule vivo. No entanto, nem todas as fibras artificiais são adequadas para uso. Todos os materiais podem ser convencionalmente divididos em três tipos principais.

Têxtil

A maneira mais fácil e orçamentária é liga com fitas de tecido regulares... A largura dessa fita deve ser de cerca de 5 cm para não cortar os tomates em crescimento. Um lençol de algodão ou capa de edredão cortados em tiras funcionam, mas é melhor usar sintéticos.

As meias velhas de náilon ou náilon provaram ser excelentes.

Ao contrário das fitas de algodão, que apodrecem em uma ou duas temporadas, essas ligas podem durar anos. Portanto, você não deve se apressar para jogar fora o item do guarda-roupa que vaza, é melhor colocá-lo na despensa e esperar a primavera.

Plástico

O plástico praticamente não se decompõe e certamente não enferruja e, portanto, uma vez comprados, os clipes especiais podem servir não para um, mas para várias gerações de jardineiros. Basta lavá-los com água e sabão comum no final da temporada e, adicionalmente, desinfetá-los antes de um novo. Algumas pessoas preferem usar braçadeiras de cabos, que geralmente são usadas para prender cabos. No entanto, ao contrário dos clipes, quase nunca podem ser usados ​​no próximo ano, pois são descartáveis. Mesmo se você remover esse tipo de amarração sem cortar, é bastante difícil separar os dentes para o próximo uso.

Metal

Não é o melhor, mas uma escolha bastante comum é fio de metal. Um erro comum é amarrar as plantas com arame muito fino ou até mesmo com linha de pesca. Esses "fios" podem simplesmente cortar o tronco, estragando toda a planta. Se o fio for grande o suficiente para uma liga, enferruja rapidamente e se deteriora com a rega frequente.

Visão geral do aparelho

Para quem prefere economizar tempo e não está preparado para amarrar manualmente fitas de tecido próximo a cada arbusto de tomate, dispositivos e estruturas especiais virão em seu socorro para facilitar a tarefa. Esta questão é especialmente relevante para os proprietários de grandes terrenos com estufas e para aqueles que estão envolvidos no negócio de cultivo de tomate para venda.

  • Tapener ou, como é popularmente chamado, simplesmente uma "liga" é um dispositivo especial, semelhante a um grande grampeador de metal ou pistola de grampos. O conjunto inclui uma fita especial branca ou transparente e grampos de metal. Com a sua ajuda, a planta é presa a um único suporte literalmente com um clique nas alças da mola, como um podador. O método de fixação com tal dispositivo automático é seguro para as plantas: a fita não corta o tronco e conecta com força suficiente para que o arbusto não dobre. O tapener é simples no trabalho, até uma criança pode segurá-lo. O grampeador é levado até a haste conectada e suporte, envolvendo-os com fita adesiva. Ao pressionar as alças até fazer clique, as pontas da fita são fixadas com um suporte de metal e cortadas. Acontece um belo anel que não prejudica o caule em crescimento, feito em apenas um segundo.

  • Grampo... Com a ajuda de pequenos clipes de plástico, a planta pode ser facilmente fixada à estrutura de corda vertical. Quanto mais apertada for a corda, mais seguro será o tronco. Os diferentes tamanhos de tais anéis de plástico permitem que você escolha fixadores para diferentes variedades, diferindo na espessura do barril.
  • Suporte de suspensão - mais um pequeno dispositivo para fixação a uma estrutura de corda. Esse suporte, ao contrário dos clipes, é preso a uma corda horizontal e permite que você empurre levemente o arbusto crescido na direção certa para que ele não obstrua outras plantas.

  • Treliça - estrutura de madeira formada por postes altos com corda ou mesmo uma tela de arame rígido esticada entre eles, à qual são fixadas as mudas. Esse desenho é colocado antes do plantio do tomate no solo e é usado até a última colheita, permitindo que uma planta seja fixada várias vezes à medida que cresce.

Métodos de liga

Existem várias maneiras de apoiar os caules frágeis do tomate, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Qualquer um deles é adequado para sustentar mudas altas, independentemente de os canteiros serem feitos em estufa ou em jardim aberto.

Com apostas

Esse método é chamado de liga individual e é o mais simples e barato, mas é o que leva mais tempo. Ao lado de cada arbusto de mudas plantadas no solo, um pequeno pedaço de madeira ou poste de metal é cavado, por exemplo, aparando velhos encaixes. A profundidade da parte subterrânea deve ser de pelo menos 30-40 cm, caso contrário, essa cavilha simplesmente cairá sob o peso de tomates maduros.

O próprio tronco é amarrado a um pino com um pano, arame ou preso com grampos e laços especiais. Quando a liga é amarrada, o tecido é torcido em forma de oito para melhor fixação.

Pincéis também podem ser fixados em tal coluna ou pau, mas isso não é muito conveniente, porque todas as partes da planta estão na mesma vertical.

Assim, das vantagens, pode-se notar a simplicidade e o preço baixo de tal liga. A desvantagem é que o crescimento das plantas terá que ser monitorado diariamente para movimentar as mesas ou fitas no tempo. Além disso, esse tipo de suporte não é muito confiável, de modo que uma colheita abundante pode não agradar o proprietário se enterrar uma estaca de madeira e um arbusto quebrado embaixo dela.

Com treliças

Este método é mais difícil do que os suportes simples, mas também mais confiável. Consiste no seguinte.

  • Em fase de preparação do jardim para o plantio de tomates fileiras de suportes são formadas perto de cada cama de varas altas de madeira ou metal.

  • Cordas simples ou trançadas são puxadas entre os suportes. No segundo caso, será muito mais conveniente usar tal tapeçaria, mas levará muito mais tempo e habilidades para criá-la, já que a moldura deve ser esticada com bastante força.

  • Quando o caule do tomate atinge a primeira corda, é simplesmente colocado de lado e deixado para crescer mais, pendurado.

  • Depois de alguns dias, quando o broto atinge a segunda corda, é deslocado novamente, mudando de lado.

Assim, o caule do tomate, como uma cipó, se enrola no suporte da corda e não se dobra com o peso da fruta.

Uma das variedades da liga treliça é linear.

Quando a corda horizontal é puxada apenas ao longo da borda superior dos suportes, uma "guia" individual desce dela até cada arbusto, que trançará a haste verde à medida que ela crescer.

Escudo

Essa liga difere de uma treliça porque a rede à qual estão amarrados os arbustos e o caule não é tecida com cordas, mas com madeira ou metal. A construção da estrutura rígida é mais confiável e durável. Se você usar uma grade de ferro, não há necessidade de removê-la do jardim, mesmo no inverno, o metal irá tolerar facilmente qualquer geada e neve se for fixado com segurança em estacas cravadas no solo.

A treliça não precisa ser retangular, pode ser arcos altos ou mesmo uma moldura em forma de círculo, envolvendo cada arbusto de tomate individual por todos os lados.

Claro, comprar ou construir uma grande blindagem é muito mais caro do que comprar braçadeiras e pinos de madeira. Prender tal estrutura aos suportes também é mais difícil do que apenas puxar o barbante. Além disso, colher tomates maduros dessa cama é um pouco mais difícil, você não pode mover as células da malha de ferro com as mãos. Mas esse método é frequentemente usado em grandes fazendas com efeito de estufa como o mais confiável, que não requer atualização por muito tempo.

Dicas úteis

Residentes de verão experientes que cultivaram mais de uma safra grande, ao contrário dos iniciantes no ramo de jardinagem, conhecem muitos truques que economizam não apenas dinheiro, mas também energia. Por exemplo, as fitas de tecido não precisam ser jogadas fora no final da temporada. Eles podem ser bem lavados e desinfetados para serem reutilizados no próximo ano.

O nó de arame ou tira de tecido não deve puxar a haste com força contra o suporte, caso contrário não terá espaço suficiente para crescer.

Para não destruir a planta jovem, é necessário tricotar laços livres, que incluem pelo menos dois dedos.

Ao escolher estacas para uma liga, é importante levar em consideração não a altura das mudas, mas a altura planejada de um tomate adulto. É melhor tomar um suporte com uma margem, se a estação acabar sendo quente e úmida o suficiente, então o mato pode até superar seus indicadores habituais.

Em grandes estufas, bordas especiais são necessariamente feitas entre fileiras paralelas de mudas. Isso não só criará uma aparência limpa, mas também evitará que o solo "se espalhe" pelas camadas. Além disso, é mais fácil lidar com essas áreas cercadas. Os especialistas aconselham o plantio de manjericão próximo a essas bordas, que realça e revela o sabor do tomate maduro, tornando-o ainda mais apetitoso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário