Como cultivar uma boa safra de tomates?
Acredita-se que os tomates sejam uma cultura de jardim bastante caprichosa. É por isso que raramente são plantados por residentes de verão novatos. Para escolher a variedade certa de tomates, plantá-los na hora certa e cuidar bem deles, é preciso estudar todas as informações disponíveis e usar as dicas já comprovadas. Isso ajudará a evitar a maioria dos problemas potenciais e a fazer uma boa colheita todos os anos.
Seleção de variedade
Em qualquer loja que vende sementes, você encontra muitas sacolas com nomes e características diferentes. Para não perder tempo e evitar aquisições malsucedidas, é importante levar em consideração várias nuances.
- Considere o clima. Nas variedades do sul, os arbustos são mais altos, com vegetação densa e sistema radicular desenvolvido. No norte, tudo está voltado para a redução do tempo de colheita. Para a faixa do meio, é melhor selecionar variedades resistentes ao mau tempo, pois aquelas que são mais termofílicas em verões frios podem não atender às expectativas em termos de produtividade.
- Escolha um local de pouso. Tomates determinantes (subdimensionados, arbustos) com amadurecimento precoce são plantados em terreno aberto. Para estufas, as indeterminadas, que crescem como vinhas, são bem adequadas. Para cultivo em varanda ou peitoril de janela - pequeno e com maturação precoce.
- Determine o compromisso. As frutas grandes são consumidas frescas ou em saladas. Para conservação, são necessários outros menores. Além dos vermelhos, os frutos podem ser amarelos, rosa, roxos e pretos.
Se o espaço e as condições permitirem, tanto as variedades de maturação precoce como as de maturação tardia podem ser plantadas para colher até o outono.
Condições de cultivo necessárias
Antes de começar a cultivar tomates em campo aberto, você precisa escolher um local adequado. O terreno deve ser ensolarado, mas protegido do vento com uma cerca ou plantações... Se outras flores da noite cresceram neste local (por exemplo, pimentão ou batata), você terá que adiar o plantio. Os melhores precursores e vizinhos para o tomate são cebolas, repolho, legumes e pepinos.
Desde o outono, o local planejado deve ser limpo de plantações anteriores e desenterrado. É então que adubo, palha ou húmus são adicionalmente introduzidos no solo. Se adicionado na primavera, grandes quantidades de nitrogênio podem se acumular. E já antes do plantio pode-se adicionar superfosfato e cloreto de potássio.
O solo para os tomates deve ser de acidez neutra. Se for mais alto, a calagem pode ser realizada na primavera. Essa cultura também adora solo leve e quebradiço. Se a água estagnar na área, é melhor mover os tomates para outro local.
Como cultivar mudas saudáveis?
O tempo de plantio das sementes varia dependendo da região. Para transplantar as mudas para um local permanente a tempo, as sementes são plantadas no sul em fevereiro e no norte em março. Os dias auspiciosos podem ser determinados de acordo com o calendário lunar do jardineiro.
Qualquer agrônomo dirá que metade do sucesso depende da qualidade das sementes. Para rejeitar os vazios, o material de plantio pode ser mergulhado em água salgada - eles vão flutuar. Aquelas que afundaram devem ser escorridas e secas em um guardanapo.
Para reviver e desinfetar as sementes, elas podem ser embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Para o plantio de sementes, é melhor comprar solo em sacos ou pastilhas de turfa. O solo pode ser preparado por você mesmo misturando 2 partes de solo folhoso, 1 parte de turfa e metade da quantidade de húmus bem podre. Você pode torná-lo mais frouxo adicionando areia ou perlita. Para desinfetar esses componentes, eles podem ser congelados, tratados com vapor ou água fervente e, em seguida, bem secos.
Progresso:
- encher caixas de madeira ou recipientes de plástico com um bom sistema de drenagem com solo;
- umedeça e forme sulcos a uma distância de 4 cm entre si;
- espalhe as sementes (após 2-3 cm);
- polvilhe com terra por cima, irrigue abundantemente com um borrifador, cubra com papel alumínio até aparecerem brotos.
As mudas são regadas com moderação, uma vez por dia. A iluminação acima deve ser de pelo menos 16 horas por dia. Os brotos devem ser protegidos de queimaduras solares e correntes de ar. Duas semanas após a germinação, é melhor plantar cada arbusto em um recipiente separado junto com um pedaço de terra. Antes de plantar no solo, você pode começar a endurecê-los - leve-os para a varanda ou para a rua. No mesmo período, um fertilizante complexo é aplicado em cada planta.
Transplante para abrir terreno
Os tomates são plantados em terreno aberto em covas dispostas em fileiras ou canteiros. O esquema e o método de plantio dependem da altura de uma determinada variedade:
- tomates subdimensionados são plantados a uma distância de 30 cm, deixando pelo menos meio metro para a próxima linha;
- para arbustos altos, a distância entre as plantas aumenta para 50 cm e o espaçamento entre linhas - para 70 cm.
Como plantar:
- é bom regar a terra em copos;
- retire o arbusto junto com o solo;
- coloque verticalmente no meio do buraco, polvilhe com terra nas laterais e aperte com os dedos.
Se os tomates estiverem crescidos demais, você pode aprofundar um pouco o arbusto ou colocar sua parte inferior e, em seguida, curvar-se. De acordo com a tecnologia agrícola, ao plantar próximo à planta, é necessário colocar suportes (estacas ou treliças). Claro, é melhor cobrir plantações jovens. Nos túneis mais simples feitos de filme e arcos, eles não têm medo nem mesmo do gelo.
Para o plantio em estufas, o método Kazarin é bem adequado:
- formar um sulco com cerca de 30 cm de comprimento e até 10 cm de profundidade;
- adicione um pouco de composto e um punhado de cinzas, umedeça;
- nas mudas, arranque todas as folhas inferiores, deixando três na copa;
- colocar o arbusto de muda junto com o solo (se não estiver, as raízes devem ser mergulhadas em uma mistura líquida de argila e húmus);
- cubra com terra, amarre o topo a uma estaca.
O segredo desta tecnologia é o seguinte - as raízes do tomate crescem ativamente, obtendo tudo o que precisam do solo, sem regar.
Outro método de cultivo incomum está de cabeça para baixo. O resultado final é o seguinte:
- um orifício é feito no fundo do pote ou em qualquer recipiente adequado, que é fechado com papelão ou filme plástico;
- então a terra é cuidadosamente despejada para dentro e ligeiramente compactada;
- o vaso é virado de cabeça para baixo, o filme é rasgado e, se possível, removido, e um arbusto é cuidadosamente plantado no buraco - assim que enraizar, o recipiente pode ser virado e pendurado no lugar certo.
Os recipientes com tomates assim pendurados não só permitem uma utilização racional do espaço e servem de decoração, mas também proporcionam uma rica colheita.
Mais cuidados
Quando as mudas são cultivadas e plantadas no lugar, não relaxe. Os tomates precisam ser monitorados e cuidados a tempo de prevenir o aparecimento de doenças e pragas que podem arruinar a colheita futura.
Afrouxamento
Idealmente, o solo sob os tomates deve estar sempre solto - isso contribui para uma boa troca de água e ar. Portanto, você pode soltar o solo quase imediatamente após o enraizamento e repetir pelo menos uma vez por semana. Isso se aplica não apenas ao solo ao redor do arbusto, mas também entre as fileiras. Esses procedimentos devem ser combinados com a remoção de ervas daninhas, porque as ervas daninhas não apenas estragam o quadro geral, mas também roubam nutrientes dos tomates.
E se estamos falando de plantas jovens, elas também as sombreiam.
Tomates crescidos não precisam apenas ser soltos, mas também amontoados - isso protegerá as raízes e reterá a umidade.Para o mesmo fim, após regar e desatarraxar, é necessário adicionar cobertura morta - camada que evita a rápida evaporação da água e serve como proteção adicional. Se uma pessoa não tem a oportunidade de estar constantemente presente no campo ou no jardim, a cobertura morta pode economizar tempo para soltar e regar.
Top curativo
Antes do plantio, o fertilizante pode ser aplicado diretamente nos poços preparados. Então, para esse fim, é melhor usar soluções aquosas, cuja composição pode ser diferente:
- 1 pacote de fermento seco e 2 colheres de sopa de açúcar em um balde de água morna - despeje imediatamente meio litro por arbusto:
- 10 gotas de iodo por 10 litros - 1 litro para cada planta para rápido crescimento e floração:
- dissolva um copo de cinzas em um balde de água, deixe por várias horas e regue como de costume;
- infusão de ervas, cujo preparo é necessário encher um balde de grama ou urtiga a dois terços e adicionar água, deixar por pelo menos 3 dias (para regar, diluir 1 litro de infusão para 5 litros de água);
- além dos remédios populares, os tomates podem ser alimentados com fertilizantes complexos (por exemplo, nitroammofos).
Em geral, você precisa fertilizar o tomate em três casos:
- ao plantar, para fortalecer a planta;
- durante o ovário e se as plantas não florescerem bem;
- em caso de detecção de uma doença.
Rega
Como os tomates são plantados em covas bem regadas (pelo menos 5 litros em cada), eles não precisam de rega nos primeiros dois dias. Deve-se permitir que as plantas criem raízes e, para isso, há umidade suficiente no solo.
Então você precisa agir de acordo com o clima:
- se a primavera e o verão forem secos, você poderá regar todos os dias;
- em condições normais, duas vezes por semana é o suficiente;
- se o verão for frio, chuvoso, a rega artificial deve ser mínima.
Após o início da floração, a rega pode ser reduzida, pois os frutos podem rachar por excesso de umidade. Para cada arbusto, 2-3 litros de água são suficientes. É necessário direcionar o riacho para mais perto da raiz, para que não se espalhe, forme sulcos ou sulcos.
A água deve ser morna e, se possível, resolvida com antecedência.
Alternativamente, os tomates podem ser cultivados hidroponicamente, uma solução nutritiva que é fornecida às raízes. Assim, os tomates florescem bem e dão uma excelente colheita. Além disso, este método permite influenciar diretamente a condição das plantas.
Formação de Bush
Outro procedimento importante que não pode ser ignorado é a fixação. Ele permite que você obtenha uma colheita abundante sem desperdiçar o poder da planta no crescimento de enteados - este é o nome dos brotos laterais, que estão sempre localizados no topo da folha.
Se você entender isso, não há praticamente nenhum risco de retirar a parte desejada do caule.
Eles podem ser removidos com uma faca, tesoura de poda ou tesoura, ou mesmo quebrando suavemente. É aconselhável fazê-lo em dias secos, pela manhã. Mas se de repente começar a chover, as seções podem ser polvilhadas com cinzas. Normalmente começam com plantas saudáveis e depois avançam para arbustos em dúvida (com folhas secas, manchas, etc.). Como último recurso, para não espalhar a infecção por toda a área, as ferramentas podem ser tratadas com uma solução de permanganato de potássio. A remendo deve ser feita pelo menos duas vezes por mês, sem esperar o crescimento dos brotos laterais.
Doenças e pragas
Além de tudo isso, é importante para um jardineiro iniciante conhecer os principais sinais da doença do tomate para não perdê-los e tomar as medidas adequadas a tempo. Os danos aos fungos ocorrem com mais frequência devido a cuidados inadequados, alta umidade e ondas de frio prolongadas. Seus recursos são:
- o aparecimento de depressões com manchas escuras (antracnose),
- placa no caule e murcha das folhas (podridão cinza e branca),
- um ponto ao redor do pedúnculo (fomose),
- manchas marrons ou brancas nas folhas (cladosporiose, oídio),
- manchas marrom-acinzentadas (requeima);
- podridão da raiz (perna preta).
Sulfato de cobre, permanganato de potássio, Ridomil Gold, Pseudobacterina, Baktofit, Agat-25 lutam bem contra doenças fúngicas.
É mais difícil combater doenças virais - se ocorrer uma infecção, praticamente não haverá chance de recuperação e colheita das plantas. Se uma deformação do caule ou das flores é notada no local, mudanças em mosaico nos frutos e folhas - a vegetação deve ser destruída e o local deve ser desinfetado. Na maioria das vezes, essas doenças são transmitidas por insetos (pulgões, cigarrinhas), portanto, praticamente não ocorrem em estufas ou estufas.
Mas em condições de estufa, todos os tipos de lesões bacterianas florescem. Dentre os sinais, os mais comuns são necrose do caule, aparecimento de manchas marrons nas folhas, murcha, torção, danos aos pecíolos, manchas brancas e marrons nos frutos. O mesmo sulfato de cobre, "Fitolavin-300" ajudará aqui.
Além de doenças, um grande número de insetos caem no plantio de tomates - conchas, insetos, pulgões, vermes, lesmas, etc. e. Eles podem ser removidos mecanicamente ou pulverizar plantas com compostos químicos.
Dos remédios populares, o tratamento com mostarda em infusão é recomendado.
Colheita
Dependendo da área, as variedades de maturação precoce começam a amadurecer em julho. Em princípio, você pode escolher qualquer tomate que esteja cheio e tenha atingido o tamanho máximo. Mas os mais saborosos são aqueles que começaram a corar no arbusto.
Se o verão for chuvoso e frio, a safra principal é retirada no final de julho, deixando ruborizar em casa. Mas se o tempo permitir, é melhor adiar para meados de agosto. Em seguida, considera-se que os arbustos com bagatelas devem ser retirados. Se isso não tiver sido feito, é melhor armazenar a colheita posterior separadamente da colheita principal para evitar possível contaminação.
Os tomates armazenam bem quando dispostos em uma única camada em caixas de madeira. Frutos de variedades tardias são usados para armazenamento de longo prazo - neste caso, eles podem ser colocados sobre palha, embrulhados em papel ou polvilhados com espuma. É melhor guardar a colheita em um cômodo fresco e escuro - no porão, armário, na loggia.
De vez em quando, as caixas precisam ser inspecionadas e os tomates estragados devem ser jogados fora a tempo.
Dicas úteis
- Não plante mudas com muita frequência - isso fará com que fiquem mais finas e doloridas. Para que as mudas não se alonguem muito em altura, é necessária iluminação constante com lâmpada, rega moderada e temperatura ambiente fresca.
- Em questões de rega, você não deve ser zeloso. Um excesso de umidade levará ao crescimento excessivo de vegetação e ao desenvolvimento de doenças. Nota-se que os tomates menos regados são mais doces, caso contrário, adquirem um sabor aguado.
- Para manter o solo úmido por mais tempo, ele pode ser coberto com cobertura morta. Para isso, húmus, turfa, palha ou uma mistura desses componentes são adequados.
- Para a profilaxia, as velhas folhas inferiores dos arbustos fortalecidos devem ser cortadas.
- Para obter o máximo de ovário possível, durante a floração, os arbustos são pulverizados com ácido bórico dissolvido em água.
- A polinização pode ser estimulada sacudindo o arbusto. Para que as diferentes variedades não sejam excessivamente polinizadas, elas precisam ser plantadas mais longe.
- Mesmo as plantas menores precisam de uma liga.caso contrário, eles correm o risco de entortar e quebrar sob o peso da fruta.
O comentário foi enviado com sucesso.