Tudo sobre a formação de tomates

Contente
  1. Por que o procedimento é necessário?
  2. Princípios básicos
  3. Esquemas por número de hastes
  4. As nuances da formação, tendo em conta as condições de crescimento

O cultivo de tomates é um processo bastante complicado e trabalhoso. Tudo começa com o plantio de mudas que crescem com antecedência no solo. Uma das condições importantes para a tecnologia agrícola era a correta formação dos caules do arbusto. Para obter uma boa colheita de tomate, é necessário seguir algumas regras agronômicas.

Por que o procedimento é necessário?

Os tomates, como outras hortaliças e frutas, precisam do correto crescimento do arbusto. A colheita futura depende de como o arbusto da planta é formado. No nível genético, o tomate tem uma capacidade estabelecida de desenvolver intensamente os órgãos vegetativos. Parece que é uma boa qualidade, porque os frutos futuros se desenvolvem em brotos adicionais. Mas um grande número de rebentos nem sempre conduz a bons rendimentos. A planta muitas vezes carece de recursos e micronutrientes para fornecer todos os frutos. É por isso que os arbustos devem ser formados corretamente.

A primeira etapa na formação da cultura pode ser chamada de colheita de mudas. Nesse caso, a raiz formada se quebra, encurtando um pouco. Então, novos brotos de raiz começam a se formar, o que permite que a planta absorva melhor os oligoelementos necessários do solo e a quantidade certa de umidade. O próprio processo de formação é construído a partir de determinados eventos, que serão discutidos a seguir.

Todas as atividades de modelagem têm um objetivo - obter alta qualidade e alto rendimento.

Se você não os cumprir, então:

  • a cultura começará a engrossar, o que levará à doença;
  • folhas e caules começarão a sombrear uns aos outros;
  • será necessário regar mais abundantemente e aumentar o uso de fertilizantes;
  • será mais difícil para as raízes fornecer vitaminas para a parte inferior do arbusto;
  • a cultura florescerá abundantemente, mas os frutos serão fracos, pequenos, poucos em número;
  • em variedades altas de tomates, principalmente as frutas mais baixas amadurecem.

A correta formação de arbustos de tomate permitirá:

  • obter uma colheita melhor;
  • melhorar a qualidade da fruta: tamanho do tomate, sabor e porcentagem de açúcar;
  • microelementos e nutrientes diretos para a formação dos ovários e sua maturação em vez da folhagem;
  • aumentar a resistência a doenças virais, fúngicas e outros tipos de doenças;
  • iluminar o arbusto;
  • tornando o tratamento contra doenças e pragas muito mais fácil;
  • remover brotos desnecessários que não produzem safras;
  • acelerar o amadurecimento dos frutos;
  • reduzir a frequência de rega e economizar em fertilizantes;
  • salvar área de pouso.

Princípios básicos

A formação correta de arbustos de tomate significa realizar as seguintes etapas:

  • beliscar;
  • cobertura;
  • aparar folhas;
  • normalização do ovário;
  • amarrando plantas.

Vamos considerar os procedimentos separadamente.

Pisando

Grasshopping é a remoção artificial de brotos laterais ou (enteados). Os criadores não recomendam realizá-lo antes de 14 dias após o plantio das mudas no solo. Durante esse tempo, a planta jovem vai criar raízes, será mais fácil para ele passar por essa operação. Você pode remover processos desnecessários cortando com uma tesoura ou quebrando com as mãos. O principal é que o caule lateral não cresça demais: seu tamanho não deve ultrapassar sete centímetros. Só então o procedimento estressante ficará mais suave.

O primeiro passo é determinar o número de rebentos frutíferos que se planeja formar. Recomenda-se remover enteados em intervalos de 7 a 10 dias.Ou existe outra opção - escolher variedades que dão um pequeno número de enteados. Se for decidido formar um arbusto de tomate de vários troncos, é recomendável deixar o enteado, que se formou sob o ovário da primeira flor. Se dois ou três troncos são supostos, então os enteados ficam com o salto de vários entrenós. Em alguns casos, o ponto de crescimento é redirecionado.

Isso é necessário para algumas variedades de tomate alto para obter um rendimento mais alto. Para substituição, um rebento forte formado é deixado sob o ovário inferior da flor. A haste principal é comprimida após a formação de mais 1-2 ovários. Com o enteado abandonado, as mesmas operações são realizadas como com o tronco principal principal. Esta é uma liga, a remoção de brotos laterais desnecessários. Em alguns casos, o crescimento é restrito.

Cobertura

Beliscar é uma ação durante a qual o crescimento do caule principal é limitado. Isso é feito artificialmente. Eles usam essa técnica para variedades altas de tomate que são cultivadas em estufas ou em regiões onde o verão é bastante curto. Pinçar ajuda a fruta a se formar mais rapidamente e amadurecer em um curto período de verão. Este princípio de formação também é usado para aumentar o tamanho das próprias frutas.

O processo de pinçamento é recomendado no início da manhã. É usado no caso de um arbusto ser formado a partir de uma haste. Freqüentemente, os brotos recém-formados desnecessários também são beliscados se os frutos não tiverem tempo de amadurecer antes do início do clima frio.

Removendo ou podando folhas em excesso

Normalmente, as folhas inferiores são removidas quando o cacho de frutos já está formado e o processo de vazamento já começou. Neste momento, as folhas que estão localizadas sob o pincel formado são removidas. Isso é necessário para que a bucha seja mais bem ventilada. O processo de amadurecimento da fruta será acelerado. Antes da formação do ovário do fruto, as folhas eram necessárias para alimentar os tomates e também serviam como fonte de várias substâncias. Mas, à medida que os ovários se formam, a abundância de folhas começa a interferir no desenvolvimento do fruto. Depois de remover as placas de folhas, o arbusto de tomate torna-se tolerante à seca.

Existem duas maneiras de remover chapas: apertando ou aparando. A operação deve ser realizada com cuidado para que a camada superior da haste não seja danificada. Recomenda-se não remover mais do que placas de 3-4 folhas ao mesmo tempo. O solo antes do procedimento não deve estar muito úmido.

Recomenda-se começar a regar os pés de tomate um dia após o procedimento. O cumprimento dessa condição preservará a qualidade da fruta e sua casca não rachará.

Normalização de ovários

Também é necessário normalizar o volume dos ovários dos frutos. Essas são etapas opcionais, mas em alguns casos não devem ser ignoradas. Os ovários podem ficar deformados ou muito pequenos devido a cuidados inadequados ou mau tempo. Para evitar que tomates de baixa qualidade desperdicem micronutrientes, é recomendado removê-los para formar tomates normais.

As frutas muito pequenas podem estar localizadas nas pontas dos cogumelos e os tomates que estão perto do caule principal desenvolvem-se normalmente. Frutas pequenas também podem ser removidas para que as sobras de tomate se desenvolvam adequadamente.

Amarrando

Amarrar os arbustos também é um procedimento necessário no cultivo de tomates. Esta manipulação pode ser diferente dependendo do tipo de planta. Amarre os caules das colheitas de tomate na estrutura ou na treliça. Nós densos nos troncos não devem ser feitos. O fio deve ser torcido várias vezes ao redor do tronco, fazendo com que a fixação não seja muito rígida.

Esquemas por número de hastes

Antes de plantar as mudas no solo, é preciso decidir em que esquema o arbusto será formado. A distância entre os furos será planejada de acordo com esta regra. Os criadores desenvolveram vários esquemas para a formação da cultura: um caule principal, dois ramos principais, 3 e 4 caules. Para uma formação adequada e obtenção de uma excelente colheita, deve-se seguir as instruções passo a passo.

EM 1

O arbusto principal cultivado em um caule é representado por um chicote grosso, no qual os cachos de tomate são densamente colocados. Este método de modelagem ajudará a economizar espaço no local e obter tomates grandes. Instruções passo a passo para formar:

  • todos os processos extras do enteado são removidos;
  • o tiro principal é amarrado a uma treliça ou outro suporte;
  • no início do amadurecimento, as folhas desnecessárias são removidas;
  • a parte superior da haste do rolamento é pinçada cerca de 40-50 dias antes do final da estação de crescimento.

A distância entre os arbustos formados de acordo com este padrão deve ser de 40-50 cm.

EM 2

Os dois caules principais são formados principalmente por variedades altas que crescem em terreno aberto, bem como por espécies de estufa determinantes. A distância entre os arbustos formados de acordo com este esquema deve ser superior a 50 cm. Para formar duas hastes, um rebento jovem e forte deve ser deixado sob o primeiro ovário da flor. Ao atingir o tamanho desejado, também é necessário amarrar e retirar todos os enteados laterais, excesso de folhas inferiores, beliscar o topo.

ÀS 3

Desse modo, geralmente são formadas variedades subdimensionadas em estufas, assim como tomates determinantes para o terreno aberto. Para a formação, é necessário deixar mais um enteado forte, que fica localizado sob o pincel de flores. É necessário mais espaço para a disposição desses arbustos, de modo que as mudas recebam iluminação suficiente.

AT 4

A formação de um arbusto de quatro hastes segue o mesmo padrão da formação de três hastes. Ele difere apenas porque restam 3 enteados. Este esquema é recomendado principalmente para tomates de baixo crescimento.

As nuances da formação, tendo em conta as condições de crescimento

Para escolher o esquema correto de formação do arbusto, é necessário levar em consideração as condições em que a planta será cultivada: em estufa de policarbonato ou em campo aberto. Para formar tomates em campo aberto, é preciso focar no tipo de arbusto, na variedade da planta, bem como no grau de formação dos enteados.

Para cultivar tomates em uma estufa de policarbonato, você também precisa prestar atenção ao tipo de planta, ao grau de iluminação e à área da estufa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário