- Autores: Gavrish S.F., Kapustina R.N., Artemyeva G.M., Filimonova Yu.A., Redichkina T.A., Kibanova N.A. (LLC "Gavrish Breeding Firm")
- Ano de aprovação: 2015
- Sinônimos de nomes: Estrela da Sibéria F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
O tomate Estrela da Sibéria apareceu há relativamente pouco tempo. No entanto, ele já conseguiu se mostrar bem em jardins privados. E, portanto, você deve entender suas características para obter o melhor resultado.
História de criação
A cultura foi criada na década de 2010. A permissão oficial para o seu cultivo foi dada em 2015. O trabalho principal foi realizado na empresa de criação "Gavrish". O projeto foi supervisionado por criadores:
S. F. Gavrish;
R. N. Kapustina;
G. M. Artemieva;
Yu, A. Filimonova;
T. A. Redichkina;
N.A.Kibanova.
Descrição da variedade
Um sinônimo para o nome é Estrela da Sibéria F1. É um híbrido determinante adequado para uso ao ar livre. Também pode ser cultivado em estufas padrão e de filme. Esse tomate atinge uma altura média (1-1,4 m). Folhagem verde moderadamente grande se desenvolve nos arbustos.
As principais qualidades da fruta
No momento em que os frutos do tomate acabam de sair dos ovários, eles apresentam uma cor verde clara. Mas então, quando ocorre o amadurecimento, essa cor muda para um tom vermelho. O peso do fruto é de 160-180 g. Na forma, o tomate assemelha-se a um círculo achatado e as suas nervuras são muito pronunciadas. O desenvolvimento dos frutos vem de inflorescências simples.
Características do sabor
O tomate Star of Siberia é ideal para consumo fresco. Sua carne é firme e macia. Nas avaliações dos agricultores, a suculência dessas frutas também é observada. Quase todos os consumidores apreciam seu sabor doce.
Amadurecimento e frutificação
O Siberian Star é classificado como um tomate de meia temporada. A maturação necessária é atingida em 110-115 dias. A contagem regressiva é tradicionalmente realizada após o aparecimento do primeiro crescimento verde.
Produção
A descrição oficial menciona que será possível colher 10-11 kg de bagas por 1 m2. A coleta por 1 arbusto chega a 4-5 kg. Tradicionalmente, vale a pena enfatizar a importância das condições climáticas atuais e da tecnologia agrícola.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Você pode começar a produzir mudas em março ou abril. O período específico é escolhido pelos próprios, levando em consideração a experiência e as condições da horticultura. Você pode transplantar plantas para a estufa em abril ou maio. O transplante para campo aberto é realizado em junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O uso de plantas no sistema 400x600 mm é incentivado. Outros esquemas de plantio não são adequados ou muito menos produtivos. Não é recomendável colocar muitas plantas no jardim. É permitido ter no máximo 4 arbustos por 1 m2.
Crescendo e cuidando
O cultivo da Estrela da Sibéria não requer esforços e dificuldades especiais. Esta planta requer o uso de áreas ensolaradas. Ao plantar, o solo é fertilizado com:
10 kg de húmus podre;
0,01 kg de sulfato de potássio;
0,03 kg de superfosfato;
0,1 kg de cinza de madeira.
Arbustos Estrelas da Sibéria devem ser formados em 3 ou 4 tiros. Regue a planta com cuidado e moderação. Quando os ovários são criados, a alimentação é minimizada. Isso permite excluir uma acumulação excessiva de massa verde em detrimento dos próprios frutos. Para tal tomate, é muito importante remover enteados e folhas extras, bem como tratar sistematicamente as plantações de infecções e pragas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistente a condições climáticas adversas
A estrela da Sibéria aguenta muito bem o mau tempo frio. E também os fornecedores do material de plantio indicam que a planta é capaz de sobreviver à umidade severa.
Regiões em crescimento
A estrela da Sibéria pode ser cultivada nas hortas da Sibéria Ocidental, Região de Moscou e Extremo Oriente. E também este tomate pode ser usado em:
Karelia;
Região de Leningrado;
Repúblicas do Cáucaso do Norte;
região central da Terra Negra;
o centro da parte europeia;
Região do Volga;
a faixa do meio.