- Autores: Seleção Siberiana
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 40
- Característica de Bush: poderoso, forte
Os tomates amarelos destacam-se no jardim e encantam os olhos com uma cor viva. Acredita-se que eles são mais saudáveis do que suas contrapartes vermelhas, então os jardineiros estão cada vez mais cultivando-os em seus campos. A variedade de seleção siberiana Zolotaya Kluzha tem excelentes características e está ganhando popularidade em diferentes regiões do país.
História de criação
Em 2019, a variedade foi incorporada à linha de tomate Klusha. Suas antecessoras - a variedade Klusha tinto, registrada em 2009, e a variedade Superklusha (rosa) - já conquistaram o gosto dos consumidores, e a novidade, além da cor, repete as principais características varietais da série. O nome engraçado é explicado pela semelhança de um arbusto baixo e esparramado com uma galinha crocante de babados, que cuidadosamente esconde sua ninhada sob exuberantes folhas de penas.
A série foi desenvolvida por criadores da empresa agrícola Siberian Garden. Desde 2007, esta grande empresa de Novosibirsk tem criado, testado e vendido sementes de variedades de vegetais resistentes ao frio. Em termos de vendas de sementes, Sibirskiy Sad AF é a líder do setor na Rússia.
Descrição da variedade
Zolotaya Kluzha, variedade universal resistente à geada, de alto rendimento médio-precoce, forma arbustos poderosos de tamanho inferior, do tipo padrão, com tomates dourados de excelente sabor para sobremesa.
As principais qualidades da fruta
O tomate Zolotaya Klusha distingue-se pelos frutos amarelo-dourado, mesmo arredondados, de tamanho médio, com peso de 150 a 250 g.A casca do tomate é elástica, brilhante, fina, mas elástica e densa, não racha. A polpa perfumada no corte também é dourada, carnuda, macia e suculenta, com poucas sementes.
Recomenda-se retirar estes tomates na fase de maturação e utilizá-los imediatamente ou aproveitá-los para a colheita. Se a safra for colhida verde e deixada para amadurecer, o sabor dessas frutas será menor: o teor de açúcar diminuirá, o aroma pronunciado desaparecerá. Talvez a única desvantagem da variedade seja a baixa qualidade de conservação, mas os tomates toleram um transporte curto perfeitamente.
Características do sabor
Como outras variedades de tomate amarelo-laranja, esta variedade contém menos do antioxidante benéfico licopeno em comparação com parentes vermelhos, mas não causa reações alérgicas. Além disso, as frutas amarelas têm alto teor de vitamina A e baixo teor de ácido e são recomendadas para a nutrição alimentar em caso de doenças estomacais.
Os frutos da Golden Clush distinguem-se pelo sabor e versatilidade da sobremesa açucarada. São indicados para consumo in natura em rodelas e saladas, podendo ser utilizados para conservas e conservas.
Amadurecimento e frutificação
Golden Cludge é considerada uma variedade meio precoce destinada ao cultivo em campo aberto e em estufas. O amadurecimento dos tomates ocorre 105-115 dias após o aparecimento dos primeiros brotos. A frutificação é abundante e longa, dependendo da época de plantio, a colheita é feita de julho ao início de setembro.
Produção
Todos os tomates desta linha são declarados pelo fabricante como de alto rendimento: cerca de 10 kg dos frutos da Golden Klush são colhidos em um terreno de 1 m². Um arbusto dá até 2,5 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas costuma ser feita 50 dias antes do transplante dos arbustos para o local.As sementes podem ser pré-embebidas em uma solução de permanganato de potássio e tratadas com um ativador de crescimento. Com o aparecimento das primeiras folhas maduras, as plantas mergulham em diferentes recipientes com solo fertilizado preparado. Mudas jovens podem ser endurecidas expondo-as periodicamente ao sol e ao ar livre.
Mudas da Tosse Dourada absolutamente não são propensas a esticar: o arbusto acaba por ser viçoso e forte, com folhagem densa. As mudas são transferidas para a área desmatada quando o solo aquece após o inverno e a ameaça de geada passa: no final de abril - início de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A variedade forma um arbusto forte e baixo, de até 40 cm, do tipo determinante. A raiz da planta é compacta, portanto, até 6 arbustos podem ser colocados confortavelmente em 1 m2, mas na maioria das vezes eles usam um esquema de 50x50 cm, colocando-o em 1 metro quadrado. m 4 mudas, que não devem ser excessivamente enterradas no solo.
Crescendo e cuidando
Mesmo os jardineiros inexperientes serão capazes de obter uma colheita estável dos frutos da Clush Golden, porque esta variedade é surpreendentemente despretensiosa e requer medidas agrotécnicas mínimas. Não é necessário formar um arbusto padrão de baixo crescimento; o pinçamento (remoção de brotos laterais desnecessários) também não é realizado. Amarre apenas escovas pesadas com o peso dos tomates maduros, cubra o solo com fibra de agrofibra ou coloque uma camada de feno sob os cachos. O cuidado com as plantas inclui os procedimentos usuais: soltar o solo, regar regularmente à noite, fertilização sazonal, tratamentos preventivos contra pragas de insetos e o fungo phytophthora.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistente a condições climáticas adversas
É natural que a variedade, criada na Sibéria, cresça com sucesso e dê uma colheita abundante na maioria das regiões da Rússia e mesmo nas difíceis condições dos Trans-Urais. A variedade é resistente, pouco exigente para a qualidade do solo, sente-se bem no curto e fresco verão siberiano.