- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Sinônimos de nomes: Golden Canary F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
Um dos incomuns e belos tomates altos indeterminados é o Canário Dourado (sinônimo de Canário Dourado F1). Os frutos do novo híbrido têm forma e cor únicas e altamente decorativas, destinam-se ao consumo in natura, à enlatamento de frutos inteiros, à preparação de saladas e sumos e molhos originais. Por seu sabor adocicado, são consideradas sobremesas, indicadas para pessoas com alergia a vegetais e frutas vermelhas, apreciadas pelas crianças. O híbrido é cultivado em campo aberto e em estufas de policarbonato envidraçadas.
História de criação
O originador do híbrido é o criador V.I. Blokin-Mechtalin; o tomate foi aprovado para uso em 2019.
Descrição da variedade
Arbustos indeterminados altos (a partir de 200 cm) cobertos por folhas verdes claras de tamanho médio. As flores amarelas formam inflorescências simples, os frutos estão presos ao pedúnculo articulado. A primeira inflorescência é colocada acima de 7-8 folhas, todas as subsequentes após 2-3 cortes.
Vantagens do Canário Dourado:
sabor da sobremesa;
aparência decorativa;
frutificação estável e prolongada;
alto teor de nutrientes;
mantendo a qualidade, transportabilidade.
Além disso, a planta possui um arranjo frutífero muito característico. Em um pincel, pode haver de 10 a 30 peças, no entanto, para obter o tamanho e a qualidade ideais, é feito o desbaste - de 10 a 16 tomates ficam em um pincel. Quanto às qualidades negativas, os jardineiros ainda não notaram nenhuma.
As principais qualidades da fruta
Os frutos arredondados, ligeiramente nervurados, com bico pronunciado e de forma imatura, apresentam-se de cor verde claro, passando para laranja na fase de maturação técnica e fisiológica. O peso médio dos frutos nivelados é de 130 gramas.
Características do sabor
Polpa suculenta, carnuda, densa, de sabor adocicado, com acidez sutil. Os frutos são revestidos com pele firme.
Amadurecimento e frutificação
O tomate pertence à categoria de maturação precoce - período de maturação 95-100 dias. A frutificação prolongada permite desfrutar de frutas únicas e vitamínicas até o outono.
Produção
O híbrido dá rendimentos estáveis de 15,9 quilogramas por metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura é realizada no início ou meados de março. As mudas são plantadas em local permanente, ao ar livre, após a passagem da ameaça de geada, ou seja, no início do verão. Eles são transplantados para estufas no início, meados de maio, dependendo das características climáticas da região e da área específica.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para uma frutificação ideal, a planta é plantada de acordo com o esquema de 4 raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
O cultivo do híbrido é feito de forma tradicional, em mudas. Cerca de duas semanas antes da transferência das mudas para um local permanente, as mudas começam a endurecer. Eles são ensinados quanto à temperatura do ambiente externo, às suas mudanças diárias, bem como à luz solar ativa. Para que a colheita seja de alta qualidade, os especialistas recomendam limitar o crescimento dos arbustos quando eles atingem 1,5-2 metros. O tomate é muito exigente quanto à estrutura e composição do solo. O solo deve ser solto, respirável, fértil, com pH neutro.
Após o plantio, as mudas jovens e tenras devem ser protegidas da luz solar direta por pelo menos uma semana. O canário dourado requer a formação de um arbusto de 1-2 hastes e escovas (desbaste), beliscando e amarrando, bem como um forte suporte. Podem ser estacas ou treliças. Após o plantio das mudas, o solo no buraco é compactado, bem derramado com água morna e sedimentada. No dia seguinte, ele deve ser afrouxado para fornecer acesso de oxigênio ao sistema radicular.
Todos os cuidados posteriores consistem em regar, capinar, soltar, amontoar, alimentar e tratamentos preventivos. Para evitar o aparecimento de requeima, as estufas devem ser ventiladas para reduzir a umidade. E também as cinzas de madeira ajudam nisso. A introdução de nutrientes adicionais é feita pelo menos três vezes por temporada. Na primavera, durante o preparo das cristas, o solo é enriquecido com matéria orgânica, fertilizantes minerais complexos. Após 2-3 semanas, os tomates devem ser alimentados com nitrogênio. Durante o período de brotação, a introdução de fertilizantes de fósforo e potássio será necessária. Além disso, você pode alimentar os arbustos algumas vezes com "chá verde" de infusão de urtiga ou solução de verbasco.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A forte imunidade da planta permite que ela resista com sucesso à maioria das doenças características das culturas de erva-moura:
verticilose;
alternaria;
murchamento fusarium.
No entanto, o tomate precisa de proteção contra pragas agressivas:
pulgão;
tripes;
mosca branca;
ácaro-aranha;
Besouros de maio e do Colorado;
urso, verme, lesmas.
Tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a lidar com isso.Deve-se ter em mente que a química praticamente não tem efeito nas lesmas. Elas podem ser tratadas de três maneiras: recolhê-las manualmente, montar armadilhas e evitar o encharcamento do solo, já que um ambiente úmido é o paraíso para esses gastrópodes.
Regiões em crescimento
Felizmente, uma excelente variedade está disponível para cultivo em todas as regiões do país. É cultivado ao ar livre em áreas com climas mais amenos e amplo SAT. Estas são a Crimeia, o Território de Krasnodar, a Região Central da Terra Negra, a Bielo-Rússia, a Moldávia, a Ucrânia, o Norte do Cáucaso, as regiões do Baixo Volga e a maioria das regiões da região do Médio Volga. Em climas mais frios, o Golden Canary é cultivado em estufas. Estas são as regiões norte, noroeste, central, Volgo-Vyatka, Ural, oeste da Sibéria, leste da Sibéria e Extremo Oriente.