- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2020
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Transportabilidade: Boa
- Altura do arbusto, cm: 180-220
Tomato Zlatoyar - um nome "russo antigo" não deve ser enganoso. Esta é uma das mais novas seleções russas de tomates. E, portanto, deve ser dada atenção séria.
História de criação
O criador da planta é o famoso criador Blokin-Mechtalin. A permissão oficial para o cultivo de safras para fins de consumo foi concedida em 2020. Deve-se ter em mente que se trata de uma variedade híbrida. Sabe-se que os recursos de seleção da agrofirm parceira foram utilizados para a obtenção do tomate.
Descrição da variedade
Híbridos indeterminados, incluindo Zlatoyar, são populares com muitos jardineiros. A planta é recomendada para terreno aberto e para estufas de filme. Mas em estufas tradicionais, também pode ser cultivado sem problemas. Na maioria das vezes, a safra colhida é comida imediatamente, fresca. Os arbustos podem crescer até 1,8-2,2 m. A folhagem atinge um comprimento médio. Uma cor verde simples é típica dela.
As principais qualidades da fruta
A cor da fruta verde é verde claro, enquanto a fruta madura é laranja. Ribbing não é claramente expresso. O tamanho de cada fruta é de 40-50 gramas.
Características do sabor
O tomate Zlatoyar é elogiado por sua doçura muito agradável. Está muito bem expresso. Nota-se a firmeza e firmeza da polpa. A casca da fruta é bastante elástica.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Zlatoyar é uma das primeiras culturas de jardim. Entre o descarte dos brotos verdes e a prontidão para a colheita, passam-se em média 90-95 dias. Você pode atirar bagas em julho e agosto. No entanto, as condições meteorológicas em várias situações fazem alterações a este cronograma geralmente aceito.
Produção
O número de bagas é bastante impressionante. Pode atingir 15 kg por 1 m2. Mas tal resultado só é obtido com uma tecnologia agrícola impecavelmente correta e uma escolha competente de um local. O transporte dos frutos colhidos não será difícil.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Você precisa preparar recipientes, solo e sementes para o plantio até março. Se as mudas se desenvolverem normalmente depois disso, a época do transplante para áreas abertas chega em maio. É preciso guiar-se não tanto por termos formais, mas pela real prontidão das próprias plantas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
3 ou 4 plantas são colocadas em 1 "quadrado". A escolha entre essas opções de densidade é, como sempre, determinada pelas prioridades pessoais de jardinagem. A localização dos furos é recomendada de acordo com a regra de 500x500 mm. Os tomates devem ser moldados em 1 ou 2 hastes.
Crescendo e cuidando
É impossível prescindir de uma formação sistemática. Devido à juventude da variedade, outras recomendações para o seu cultivo ainda são pouco desenvolvidas. Na fase de preparação das mudas, você terá que ajudar no desenvolvimento das raízes, mas ao mesmo tempo excluir a floração prematura. As escolhas são realizadas à medida que você cresce. No inverno, a iluminação é necessária, e antes do plantio em terreno aberto, o endurecimento. O cuidado da cultura em leitos de solo é o mesmo que para outros híbridos indeterminados de maturação precoce.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade pode sobreviver com sucesso à exposição a:
murcha de fusarium;
mosaico de tabaco;
cladosporiose;
verticilose.
O craqueamento de frutas também não é muito típico dessa cultura. Mas isso não significa que a necessidade de tratamentos de proteção possa ser ignorada. Como as recomendações de proteção para esta variedade em particular ainda não foram desenvolvidas, você pode seguir as instruções para os medicamentos usados.
Regiões em crescimento
Zlatoyar irá deliciar igualmente os agricultores do norte da Rússia, da região de Moscou e do norte do Cáucaso. Também pode ser aconselhado aos residentes de verão das regiões de Leningrado, Tver, bem como da Carélia. Essa cultura é capaz de dar excelentes resultados nas regiões do Volga e dos Urais. No território da Sibéria Ocidental e Oriental, o resultado será um pouco pior, mas ainda assim a variedade merece atenção. Também vale ressaltar a adequação para o Extremo Oriente e Região da Terra Negra.