- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: até 64%
Os "talentos" de muitas, muitas plantas são subestimados ou superestimados pelas pessoas. Somente informações corretas e adequadas sobre o mesmo malabarista de tomate podem ajudar os agricultores e protegê-los contra erros. Portanto, vale a pena lidar com as peculiaridades de tal cultura e, acima de tudo - de onde ela veio.
História de criação
O malabarista foi criado sob a orientação da criadora Myazina. Esta cultura não pode ser chamada de completamente nova. A permissão para o cultivo de seu jardim foi concedida em 2008. Em sua essência, é um híbrido. Mas os fornecedores de material de plantio não divulgam as variedades de origem na descrição oficial.
Descrição da variedade
O malabarista é um híbrido com um tipo de desenvolvimento determinante. Segundo informações oficiais, só é adequado para cultivo ao ar livre. O cultivo em estufas corre o risco de raros entusiastas. A participação das frutas que atendem aos critérios de comercialização chega a 64%. Em terreno aberto, os arbustos crescerão até 0,6-0,7 m; aqueles que ainda tentaram cultivar o Malabarista em uma estufa receberam plantas de até 1,4-1,6 m.
As principais qualidades da fruta
Os primeiros frutos, que acabaram de se formar, terão uma cor verde clara. À medida que amadurecem, inevitavelmente ficam vermelhos. A massa dessas bagas varia em média de 90 a 125 g. Na forma, elas são semelhantes a um círculo plano e têm costelas relativamente pronunciadas. 5 ou 6 tomates formarão em um cluster, seus talos têm juntas pronunciadas.
Características do sabor
Os tomates que se formam em 5-6 folhas e depois em 1-2 folhas contêm 4% de matéria seca. Normalmente, não haverá desvios deste indicador. O sabor é decente, adequado tanto para enlatados quanto para saladas.
Amadurecimento e frutificação
A colheita vai amadurecer muito cedo. Se os rebentos verdes eclodirem com sucesso, será possível esperar pelo fruto em cerca de 90 dias.
Produção
Na Sibéria Ocidental, com o cultivo por plantação, a colheita varia de 560 a 778 centners por hectare. Na região do Extremo Oriente, esse número será de 210 a 284 centners. A fertilidade mais alta registrada na Rússia é de 896 quintais por hectare. Isso significa a grande importância das condições de cultivo e da tecnologia agrícola.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Não é necessário colocar as sementes em recipientes até o final de fevereiro. É uma boa ideia fazer isso no início de março também. Para preparar o solo, o mais correto é levar misturas caseiras. As datas específicas de prontidão para o plantio são geralmente 55-60 dias após a semeadura. É necessário verificar se os arbustos atingem a altura de 25 cm.Outro parâmetro de prontidão será a presença de 6 folhas verdadeiras em cada planta.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Deixe espaços de pelo menos 40 cm entre os furos. Normalmente aderem ao sistema 50x40 cm. Em alguns casos, altere para 50x30 cm.Mas isso só deve ser feito por jardineiros experientes que entendem claramente a essência de suas ações e suas consequências.
Crescendo e cuidando
Regar e alimentar os arbustos deve ser sistemático, mas não excessivamente abundante. É necessário cultivar a cultura para que não haja engrossamento. Recomenda-se regularizar a água para irrigação em barris. Se a rega for muito ativa, as plantas vão doer. O malabarista de tomate deve ser alimentado no máximo 5 vezes durante a estação de crescimento.
Entre os curativos, é necessário manter pausas de pelo menos 15 dias. A escolha entre misturas minerais e cinzas de madeira fica a critério dos residentes de verão. Apesar do pequeno crescimento dos arbustos, a amarração é muito útil. Nas regiões do sul, o cultivo sem sementes é possível. Fora isso, quase não há diferenças em relação a outras variedades de tomate.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistente a condições climáticas adversas
Esse tomate tolera períodos de seca. Esta propriedade persiste mesmo se a seca for acompanhada por um calor intenso. A queda na temperatura do ar também é bem tolerada. No entanto, não é apropriado confiar demais na resiliência natural da planta. É necessário apoiá-lo sempre que possível em qualquer situação desfavorável.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para a Sibéria Ocidental. Informações oficiais também indicam sua adequação para hortas do Extremo Oriente. A conclusão é óbvia - em qualquer região com regime climático mais favorável, a coleta de frutos também será grande.
Visão geral da revisão
Os jardineiros observam que as sementes do malabarista brotam com rapidez e sucesso. As mudas se distinguem pela força, não têm tendência a se esticar. Os arbustos estão recobertos por um grande número de frutas de sabor expressivo. Cuidar do plantio não é difícil. Mesmo durante os períodos de mau tempo, as doenças são praticamente excluídas.