- Autores: Blochkin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2021
- Sinônimos de nomes: Gigolo
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
A forma original do tomate é uma das características que chama a atenção dos jardineiros. E também o fabricante indica a resistência da variedade a doenças e ataques de insetos. Antes de cultivar a variedade Zhigalo, você precisa aprender sobre todas as características dessa cultura.
Descrição da variedade
A colheita da variedade determinante Zhigalo é geralmente consumida fresca. Os tomates são cultivados em estufas de filme e em campo aberto. As plantas de baixo crescimento crescem até 40-45 centímetros, mas em condições de estufa chegam a 80 centímetros. Os arbustos são densos e compactos. Cor da folhagem - verde, tamanho médio. As raízes são compactas e próximas à superfície do solo.
Os primeiros cachos de frutos aparecem após a terceira folha e se alternam a cada duas folhas. Em cada ovário, de 5 a 6 botões são formados. A variedade Zhigalo não exige muito das condições da tecnologia agrícola, mas se você não cuidar bem dos arbustos, seu rendimento diminui. Sem medidas preventivas padrão, as plantas podem ser atacadas por pragas e doenças perigosas. As inflorescências são simples.
As principais qualidades da fruta
Enquanto os tomates não estiverem maduros, eles são verdes claros, sem manchas no pedúnculo. A safra madura fica vermelha brilhante. Em peso, os frutos ganham de 100 a 120 gramas. A forma é alongada, cilíndrica, com leve nervuras. A casca, como a polpa por baixo, é firme. Os tomates crescem em comprimento de 8-9 a 12-15 centímetros. Diâmetro - de 3 a 4 centímetros. A polpa carnuda contém uma pequena quantidade de sementes.
O tomate raramente é utilizado em saladas devido ao seu ligeiro ressecamento e à densa casca, que se faz sentir ao ser consumido. Mas as frutas são ideais para congelar, fazer molhos ou enlatar frutas inteiras.
Eles cultivam safras tanto para venda quanto para uso pessoal. Os vegetais maduros podem ser armazenados por 1,5 meses sem perder a aparência e o sabor.
Características do sabor
O sabor dos vegetais é considerado doce, com uma acidez sutil. O aroma é agradável e apetitoso.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Zhigalo está no meio da temporada. O período de maturação é de 100-105 dias. Os vegetais são colhidos de meados de julho a setembro. Esta safra de vegetais possui frutificação abundante.
Produção
A variedade produtiva produz de 15 a 15,5 kg de vegetais por metro quadrado de terra. Os tomates são altamente comercializáveis e amadurecem juntos. A frutificação máxima pode ser alcançada cultivando a variedade em condições de estufa, colhendo até 5 quilos de cada arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A data de transplante das mudas para os canteiros é escolhida levando-se em consideração as condições climáticas. O material da semente começa a germinar cerca de 60 dias antes da data prevista. No limite das regiões sul, as obras são realizadas do final de fevereiro ao início de março. Em meados de março, as sementes são plantadas em latitudes médias, e no norte - na segunda quinzena de março. É necessário replantar arbustos jovens depois que as condições climáticas se estabilizem e a geada tenha diminuído completamente.
Para germinar as mudas, é necessário preparar solo leve e solto. Recomenda-se comprar uma mistura pronta especialmente desenhada para vegetais e frutas.E você também pode prepará-lo sozinho, misturando areia (1 parte), solo de jardim (2 partes) e turfa (1 parte). 24 horas antes da semeadura, o solo é desinfetado com água fervente.
As caixas adquiridas podem ser utilizadas como recipientes para o cultivo, que durará mais de um ano. Outros recipientes também são adequados: copos de papel grosso ou plástico, garrafas de plástico vazias, embalagens de suco ou leite. Alguns jardineiros escolhem pastilhas de turfa. Basta molhar o comprimido e colocar as sementes no solo inchado. Você pode encontrar recipientes de semeadura especiais à venda.
Antes da germinação, as sementes passam pelas seguintes etapas preparatórias:
rejeição de sementes ocas;
desinfecção;
endurecimento.
O solo preparado para a germinação é umedecido. As sementes são espalhadas uniformemente na superfície. A semente é coberta com solo com espessura de camada de 2 milímetros. Depois que o recipiente é coberto com vidro ou papel alumínio para manter a temperatura e umidade exigidas. Ao colocar as sementes, uma lacuna de 3-4 centímetros é deixada entre elas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao plantar mudas, eles aderem ao esquema - 40x30 centímetros. A variedade Zhigalo é considerada uma variedade padrão, portanto, um grande número de mudas pode ser cultivado em um local compacto. Devido ao sistema radicular compacto, as plantas não interferem umas nas outras.
Crescendo e cuidando
As mudas precisam de cuidados adequados. Os primeiros brotos aparecem em 5-6 dias a partir do momento da germinação. Assim que as mudas crescem até 1-2 centímetros, o abrigo é gradualmente removido. No primeiro dia, os recipientes são abertos por apenas algumas horas, depois por um dia e assim por diante. É aconselhável germinar as mudas no lado sudeste ou leste. As plantas precisam da luz solar, mas precisam ser protegidas da luz solar direta.
Fertilizar tomates é desejável, mas não necessário. A primeira porção é aplicada 10 dias após a colheita. Use formulações especiais projetadas para mudas. O número máximo de curativos não passa de três. As plantas que atingiram 20 centímetros são transplantadas para um local de pouso permanente. Nesse momento, o sistema radicular estará suficientemente formado. O momento exato depende de cada região específica, mas os tomates não devem ser plantados antes de meados de maio. Quando cultivado em estufas, o trabalho é realizado no início de maio.
O cuidado com os arbustos em um local de germinação permanente deve seguir um padrão específico.
Apesar de seu pequeno crescimento, a variedade precisa de uma liga. Com o peso da fruta, os galhos caem no chão e podem quebrar. Suportes são instalados próximos aos furos com antecedência para realizar uma liga conforme os arbustos crescem.
Para melhorar a frutificação, os arbustos são alimentados. A primeira vez que os tomates são fertilizados três dias após o desbaste. Para uma planta, é usado 1 litro de solução de nitrato de amônio. Antes de adicionar este componente é dissolvido em água (15 gramas de nitrato por 10 litros de água). Na formação do ovário, fertilizantes minerais complexos são usados.Nos buracos, que ficam a 20 centímetros das plantas, é colocada uma composição de potássio e superfosfato. Em vez de curativos minerais, você pode usar matéria orgânica.
As plantas são regadas com moderação devido ao alto sistema radicular. Uma pequena quantidade de líquido será suficiente para dar aos tomates a quantidade certa de água. A frequência da irrigação depende da secagem da camada superficial do solo.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Apesar do fato de que a variedade Zhigalo não pode se orgulhar de um excelente sistema imunológico, os arbustos raramente ficam doentes. O principal é adotar atempadamente as ações preventivas. A requeima é especialmente perigosa para os tomates. O fungo ataca folhas e frutos. A doença pode destruir cerca de 80% da safra. A doença pode ser detectada por manchas pretas e marrom-acinzentadas.
O besouro da batata do Colorado é comum entre as pragas. Este inseto se alimenta não só de batata, mas também de mudas de tomate.