- Autores: Seleção siberiana
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-87
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 35-40
- Cor de fruta madura: Vermelho
Para os residentes de verão e agricultores de regiões com clima temperado e setentrional, é muito difícil escolher variedades de tomates para cultivo que se adaptem rapidamente às condições locais e tragam altos rendimentos. No entanto, eles existem. Entre elas está a Zhenechka, uma variedade de tomate muito precoce.
História de criação
A cultura de Zhenechka com uma longa história é um presente para as zonas agrícolas arriscadas da Sibéria e dos Urais. Uma safra de vegetais foi cultivada por criadores domésticos da Sibéria há mais de 20 anos. A variedade é recomendada para cultivo em quase todas as regiões, inclusive em áreas com verões curtos.
Descrição da variedade
O tomate Zhenechka é um arbusto de baixo crescimento, de tipo determinante, que cresce até 35-40 cm, cujos caules são grossos e poderosos. O arbusto é caracterizado por folhagem moderada e um tipo simples de inflorescências formadas após 5-6 folhas. Os galhos dos arbustos estão se espalhando, então há muitas frutas neles. Os frutos são formados por borlas, em média, de 5 a 6 tomates em cada. Este tipo de tomate adapta-se perfeitamente a terrenos abertos. Entre as recomendações dos agricultores, é obrigatório amarrar arbustos a apoios. A planta não requer pastejo.
As principais qualidades da fruta
O tomate tem uma forma arredondada com nervuras quase imperceptível. A cor da fruta madura é vermelha clássica, a princípio verdes claras. O peso médio dos bagos é de 100 gramas, mas às vezes os tomates chegam a 150 G. A casca da fruta é forte, o que garante boa transportabilidade e evita rachaduras. A manutenção da qualidade da variedade é longa, o principal é observar as condições de armazenamento da safra.
Características do sabor
O sabor dos frutos de Zhenechka, característico do tomate, é doce, com um acidez perceptível. A polpa do fruto é carnuda, moderadamente densa, de cor vermelha, bastante sumarenta e com pouco conteúdo de sementes. A variedade é indicada para comer tomates frescos, bem como para enlatar, fazer sumos, molhos e outros.
Amadurecimento e frutificação
Zhenechka é uma variedade de amadurecimento ultra-precoce. Passam menos de 3 meses (80-87 dias) desde o aparecimento dos primeiros rebentos até à fase de frutificação. O amadurecimento ocorre amigavelmente, quase simultaneamente. Quando maduras, as bagas agarram-se firmemente aos ramos, sem se desintegrar.
Produção
Apesar do tipo de cultura anã, a variedade tem alto rendimento. Sujeito a todas as regras de tecnologia agrícola, até 4 kg de tomates podem ser colhidos de 1 arbusto por temporada. A colheita pode demorar até a primeira geada, tudo depende da região de crescimento. A fase de colheita ativa é de julho a agosto. Você pode colher com frutas individuais ou pincéis inteiros.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear sementes para mudas é recomendado 55-60 dias antes do plantio em terreno aberto. Normalmente, este é o período do início de março à primeira semana de abril. As datas de semeadura dependem das condições climáticas da região: zona sul (início de março), temperada (final de março) ou zona norte (início de abril). A semente deve ser desinfetada e testada para germinação. Para o crescimento saudável dos arbustos, recomenda-se o uso de solo leve e solto. Após o plantio, crie um efeito estufa usando vidro ou polietileno para acelerar a germinação das sementes. A sala de cultivo do arbusto deve ser bem iluminada e quente.Com o aparecimento de 3 folhas verdadeiras, é realizado um mergulho. 2 semanas antes do plantio em terreno aberto, recomenda-se endurecer os arbustos para que possam suportar mais facilmente o estresse do transplante.
É plantada em campo aberto de maio a junho. O ar deve esquentar bem e as geadas noturnas devem ser deixadas para trás.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A compactação e diminuição dos arbustos permitem o seu plantio denso - 3-5 plantas por 1 m2. O padrão de plantio ideal é 60x70 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura é cultivada pelo método de mudas. O local é limpo de ervas daninhas, desenterrado, o que melhora a permeabilidade do ar, e fertilizantes complexos também são aplicados. O cuidado da lavoura consiste nos seguintes procedimentos: irrigação, formação de arbustos em alguns casos, liga obrigatória, fertilização na raiz, afrouxamento do solo e prevenção de doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A resistência a muitos vírus e doenças, que muitas vezes sofrem com as safras de beladona, a variedade é alta. Devido à sua maturidade precoce, os tomates não sofrem de requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura é resistente à geada e também se desenvolve bem e frutifica no calor extremo.
Regiões em crescimento
A variedade pode ser cultivada em qualquer zona climática da Federação Russa, Ucrânia, Moldávia. O principal é seguir as regras básicas de atendimento.
Visão geral da revisão
A variedade Zhenechka é apreciada tanto pelos residentes de verão quanto pelos fazendeiros que cultivam tomates para fins comerciais. É caracterizado por ser de alto rendimento, despretensioso, muito saboroso e versátil, sendo especialmente apreciado na culinária e enlatamento. Além disso, os arbustos são compactos, o que permite que sejam plantados em pequenas áreas.