- Autores: Mashtakov A.A., Mashtakova A.Kh., Dubinin S.V., Mashtakov N.A.
- Ano de aprovação: 2004
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
As culturas híbridas estão se tornando cada vez mais populares devido às suas características únicas. O tomate Firebird pertence exatamente a essas variedades.
História de criação
A variedade pertence à seleção nacional e foi criada em 2004. Os autores foram A. A. Mashtakov, A. Kh. Mashtakova, S. V. Dubinin, N. A. Mashtakov. O híbrido foi desenvolvido para regiões frias, portanto, quedas de temperatura e geadas não são terríveis para ele.
Descrição da variedade
A variedade é de tamanho médio e pertence a culturas determinantes. A altura do arbusto não passa de 90 cm, o caule é forte e grosso, a copa se espalha. Embora o arbusto não seja tão grande, ele deve ser amarrado a pinos ou treliças.
As folhas são pequenas, alongadas e pontiagudas. A cor das placas é verde intenso. Existem grandes entalhes ao longo da borda.
Recomenda-se formar 1-2 hastes. O primeiro botão amadurece a uma altura de 6-7 folhas ao nível do solo. Subseqüente - a cada 2. A inflorescência da variedade é intermediária. Até 5 pincéis são formados no tronco, de 5 a 7 frutos neles amadurecem.
As vantagens incluem:
- qualidades de sabor;
- compactação de arbustos;
- versatilidade;
- cuidado despretensioso;
- boa tolerância à seca de curto prazo;
- resistência à geada;
- produção;
- períodos de armazenamento;
- transportabilidade.
Das desvantagens, pode-se notar:
- beliscar;
- a necessidade de amarrar a um suporte.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são achatados e redondos. O peso de um tomate é de 130-150 g. Com alimentação e cuidados adequados, os frutos podem crescer até 250 g.
A crosta é lisa, firme e totalmente isenta de fissuras. A pele é de cor laranja.
A polpa é suculenta, carnuda, doce. Existem 1-2 grandes câmaras de sementes no interior. Existem poucas sementes nelas, são pequenas e não são sentidas de forma alguma.
A variedade é adequada para consumo in natura, sucos, molhos, ketchups e decapagem.
Características do sabor
O tomate Firebird tem um sabor único e original. Há um gosto residual doce e a presença de um conteúdo aumentado de ácido ascórbico e outras vitaminas.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido pertence a safras de maturação precoce com um período de maturação de 95 a 105 dias. Embora os frutos se formem ao mesmo tempo, a frutificação da variedade é alongada. Tomates totalmente maduros e aqueles que estão apenas ganhando cor podem ficar pendurados em um pincel.
Produção
Até 13,3 kg de vegetais são removidos de 1m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura é realizada 55-60 dias antes do plantio no solo, ou seja, no início de março. Para isso, são preparadas caixas de mudas. A terra é derramada neles, tudo é derramado abundantemente com água. Os poços são formados com uma profundidade de 2 cm.
As sementes são embebidas em água derretida e depois tratadas com uma solução de permanganato de potássio e um preparado para estimular o crescimento. Após a semeadura, o solo é novamente regado com água, coberto com papel alumínio e colocado no parapeito da janela. Após 5-7 dias, as sementes eclodirão.
A rega das mudas é feita por meio de um borrifador 1-2 por semana. A colheita é realizada após a muda apresentar 2 folhas fortes.
A temperatura ambiente deve ser de pelo menos +18 graus. As folhas híbridas devem ser protegidas dos longos raios diretos. Isso pode causar queimaduras.
O revestimento de cobertura é aplicado conforme necessário, especialmente quando a dinâmica de crescimento é imperceptível.
No início de maio, as mudas são levadas para fora para aclimatação. Eles são transplantados para o solo quando a temperatura diária do ar atinge os +16 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se plantar 5-6 arbustos por 1 m2. O híbrido é compacto, não projetará sombra e não interferirá nos vizinhos.
Crescendo e cuidando
Antes do plantio, a área selecionada é escavada e regada com água. Os orifícios são formados com 15 cm de profundidade.O nitrato de amônio ou nitroammofoska pode ser despejado no fundo do orifício para estimular o crescimento e o enraizamento do sistema radicular.
Para ter bons indicadores de produtividade, é necessário realizar uma série de técnicas agrotécnicas.
- A rega deve ser feita 1-2 vezes por semana. Em tempo seco, a frequência pode ser aumentada. A água deve estar calma e quente. É aplicado apenas na raiz e ao entardecer, quando o sol não estará mais na fase ativa. Não regar as folhas, isso pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
- É preciso amarrar os arbustos por causa dos frutos. Para um arbusto compacto, eles são pesados e podem atingir o solo. A coroa também pode ser amarrada, para que depois seja conveniente colher os frutos.
- A cobertura deve ser aplicada várias vezes por temporada. O primeiro ocorre depois que as mudas são transplantadas para o solo. Fertilizado com todos os minerais contendo nitrogênio. Isso ajudará o arbusto a se desenvolver bem e a ganhar cor. É melhor usar potássio e fósforo durante a formação dos ovários.
- Afrouxe e remova as ervas daninhas em tempo hábil. Idealmente, uma vez a cada duas semanas. Se isso não for possível, a palha da serragem ou do feno é colocada em volta do arbusto. Essa camada impedirá a germinação de ervas daninhas, ao mesmo tempo que retém a umidade.
- A paixão é realizada conforme a necessidade. Este momento é um dos mais importantes, pois o mato é fácil de sobrecarregar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.